CuriosidadesiOS

Veja como será a instalação de novos teclados no iOS 8

Swype

Como já comentamos aqui, o futuro iOS 8 permitirá a instalação de teclados alternativos que poderão ser usados no sistema. Muitos usuários ficaram em dúvida de como isso funcionará, mas conforme os desenvolvedores vão testando as alternativas, a coisa fica cada vez mais clara.

Veja como será fácil instalar o teclado de sua preferência no iOS.

A instalação será tão simples como a de um aplicativo. De fato, é bem isso: você irá na App Store, escolherá um aplicativo que ofereça novos teclados e o instalará, como faz com qualquer outro app. Seu ícone ficará na tela inicial, mas provavelmente você o executará apenas uma vez, para configurá-lo do jeito que você quiser. Depois, tudo será feito a partir do próprio sistema.

Com o app instalado, basta ir nos Ajustes e adicionar o novo teclado, como se faz atualmente com os diversos idiomas disponíveis. Com isso, ele ficará disponível em todos os aplicativos usados no iOS.

É interessante notar um aviso deixado pela Apple, que aparece na seção dos teclados: “Quando você usa um destes teclados, ele poderá ter acesso a todos os dados digitados“. Ou seja, será muito importante instalar apenas teclados de desenvolvedores de confiança, para não acabar colocando em seu aparelho aplicativos maliciosos que enviam as informações digitadas para servidores suspeitos (tipo key loggers).

No Android também há este tipo de aviso, mas os desenvolvedores mais sérios afirmam não coletar nenhum dado do usuário.

teclado swype

Veja um vídeo de uma versão alfa do teclado TouchPal no iOS 8, fornecido ao site AppleInsider:

Este estilo de digitação tipo swype (em que você desliza o dedo sobre as letras e o sistema presume a palavra que você deseja) é bastante popular e, para quem tem prática, acelera muito a digitação com apenas uma mão (o que é ideal para telefones celulares). Testamos o mesmo processo em um iPad, mas não foi tão prático, pelo tamanho da tela dificultar o uso de uma única mão.

Quando estiver disponível, o TouchPal terá suporte a mais de 80 idiomas, inclusive ao português. Se você ficou curioso em experimentar como é a digitação tipo swype, você pode instalar um aplicativo de testes no seu iPhone, sem precisar esperar pelo iOS 8. Ele está disponível na App Store através deste link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexbr

    Vamos testar. Valeu Ilex.

  • Eu imaginei que seria assim, como a instalação de um aplicativo. Vou testar! o/

  • Roots

    Lamentando pois a atualização não chegará no iPhone 4 🙁

  • Marcelo

    Nunca usei esse teclado mas parece horrível.

    • Felipe

      Se nunca usou, poderia tentar. A digitação fica mt mais ágil! Comemorei e mt essa novidade!

  • SongBird

    Cara, sou o único que odeia Swipe?

    • Leonardo

      Né?!! Cara, eu até entendo o conceito de funcionalidade/agilidade que ele trás para o usuário mas eu nunca consegui me adequar ao uso desse teclado, independente da plataforma. Mesmo que o “how to use” seja simples, eu me torturo enquanto desenho na tela para formar palavras. Embora, para quem saiba usar, o fazem sem o menor incomodo, uhashusa, ninjas.

      • Marcus Malacarne

        Antigamente eu tinha um Android como “2º telefone”, na época tentei utilizar um teclado swype, mas sem sucesso na adaptação. Baixei o app (indicado no post) pra testar no iPhone agora, porém mais uma vez sem muito sucesso… Talvez com um tempo maior de treino, consiga resultados satisfatórios, mas mesmo assim não acho que valha o esforço, pra supostamente digitar minimamente mais rápido, estou satisfeito com minha velocidade de digitação no teclado atual do iPhone. Não me enquadro no tipo de usuário que “escreve um livro por dia” no celular, meu uso do teclado é bem modesto nesse tipo de dispositivo.

  • Fabio

    Não vou usar.

  • McKoe

    Acesso a tudo o que eu digitar. Não, obrigado. #failtotal

    • Rafael Prado Ferreira

      Ele frisou que isso é um risco quando se usa teclados desenvolvidos por empresas totalmente desconhecidas, e é um risco, não uma unanimidade. Além do mais, duvido que um app de teclado passará pelo controle de qualidade da App Store se ele tiver uma função de Keylogger. Fique tranquilo quanto a isso, os teclados bons normalmente são feitos por empresas bacanas, e a Apple não daria uma furada dessa.

      • Felipe

        Perfeito!

    • Caio Belisario

      Ele tem acesso a tudo o que vc digitar, para melhorar o seu teclado, essa função existe no Android, e vc pode conectar redes sociais, para o teclado se adaptar a sua maneira

  • Aurélio

    custa a crer que a apple permitirá um teclado que colete o que vc escreve.

    • Brunosh

      Né? Só essa parte já me deixou desanimado. E eu que pensava que a implementação desse recurso ia ser super segura. Imagina uma app de terceiros recolhendo dados como senhas de banco, email, entre outros.. Uma coisa impensável para a Apple de há uns anos atrás.

    • Douglas Fischer

      Como diabos você quer que se desenvolva um teclado sem acessar o que você digita? É cada um…

      • Alex iPilot

        Mas o Aurelio tem razão! Não entendi a tua indignação… O desenvolvedor não precisa receber o que foi digitado… O alerta é para lembrar que há essa possibilidade… Daí a questão: se a Apple analisa os apps para aprovação, ela permitiria um “key logger” na AppStore???

        • Douglas Fischer

          Claro que o cara precisa ter acesso ao que foi digitado, ele precisa processar, validar, fazer algo útil, se não for pra ele acessar o que se digita não tem porque existir teclados de terceiros. A idéia de um teclado de terceiro é justamente ele processar seu texto afim de te ajudar a gerar um texto melhor.

          Ele não precisa necessariamente trafegar isso para um servidor e/ou armazenar o que você escreve, mas ter acesso é óbvio que precisa. Aliás, o teclado que gera o texto, é tecnicamente impossível qualquer tipo de teclado que não tenha acesso ao que você digitar.

          A Apple poderia ter barrado comunicação de rede vindo dos teclados de terceiros, mas novamente, reduziria muito a utilidade de um teclado de terceiro, uma vez que ele deve ficar sincronizando dicionários, melhores práticas para detecção de touch e afins.

          Já existe um bloqueio para campos de segurança. Se for um campo do tipo “password” a Apple não deixa ele ser preenchido usando um teclado de terceiro. A questão de privacidade dos demais textos será com uma relação de confiança, igual acontece em qualquer outro tipo de plataforma no mundo, seja lá qual for. Vale lembrar também que ninguém é obrigado a instalar ou aceitar um teclado caso não confie nele. Não existe forma do desenvolvedor forçar o uso de um teclado especial.

          • Alex iPilot

            Acho que alguém tem uma ideia errada sobre “teclados de terceiros”… Quando escrevemos um email, um trabalho de escola, um texto em rede social, bate-papo, o que o teclado tem que “processar, validar, fazer algo útil”????? Eu acho que nada… Eu penso que a função deles é FACILITAR a digitação, nunca “me ajudar a escrever um texto melhor”, como vc diz… Então, pelo que vc diz, um teclado de terceiro analisa, processa e valida o que eu digito? Me faz escrever um texto melhor???

            • iJef

              Acredito que a forma de entendimento dele não está incorreta, mas sim a sua compreensão amigo.

              Por que digo isso? Pois o escrever um texto melhor não é o teclado fazer uma correção de seu texto, mas sim auxiliando com palavras sugestivas às suas frases/colocações.

              Uma forma de explicar isso foi outro comentário existente aqui neste artigo, mas que eu aproveito para citar a seguir:

              “o swiftkey coleta dados do usuário, mas é apenas para sincronizar com outros dispositivos através de sua conta swiftkey. de forma que ao usar vários dispositivos, ele aprende em todos e usa esse aprendizado em todos.”

              @minatonami:disqus

  • Eu sempre gostei muito do Touchpal, mas a parte dos emojis me desanimou muito. Só as carinhas não vão ser suficientes. =(

  • Patrick Rademaker Burke

    ILex, por que meu comentário foi bloqueado? Não infringi nenhuma regra do blog?!

  • Bruno

    Esse estilo de digitação é bastante elegante. Muitos usuários de Android já o utilizavam a muito tempo. Mas sempre achei que a maior parte das experiências de utilização dos gadgets com Android sempre deixaram muito a desejar…
    Assim que a Apple disponibilizar esse recurso, vou experimenta-lo no meu iPhone.
    Me parece que o atual zeitgeist para as
    Empresas de tecnologia é: não basta ser o melhor no que faz. Você tem que ser o melhor também no que os outros fazem.
    Isso é muito bom pra todos os consumidores.

  • Felipe

    Essa de instalar app na home screen é ridículo.. Imagina, 5 teclados diferentes com vários apps inuteis na home screen, deveria aparecer só a primeira vez e depois sumir, podendo configurar nos ajustes do iphone.. Ou melhor ainda, nem aparecer icone quando se trata de teclado..

    • iJef

      Poderiam haver diversas formas…mas se essa é a que foi aplicada, a sugestão fica para a criação de uma pasta contendo os ícones “não utilizáveis” 🙂

  • yan

    Fala Ilex! Eu tenho IOS 8 beta 2 e desde que instalei estou com problemas com o “Quick Type” a barrinha nao aparece mais nem nas mensagens nem no mail, e o “Quick Type” esta ligado no ajustes do meu IPhone. Isso aconteceu com mais alguem? tem alguma soluçao ?

  • Minatonami

    o swiftkey coleta dados do usuário, mas é apenas para sincronizar com outros dispositivos através de sua conta swiftkey. de forma que ao usar vários dispositivos, ele aprende em todos e usa esse aprendizado em todos. é um recurso incrível, e é provável que seja adicionado o modo de divisão de layout, para facilitar a digitação com os polegares em tablets, dessa forma

    http://fs02.androidpit.info/userfiles/4202397/image/mayo-2014/swiftkey-android-portada.jpg

    outra coisa, pelo menos no android, qualquer teclado tem seu sistema de previsão e autocorreção desabilitados em telas de logins. permanece APENAS a aparência do teclado, de forma que não é possível coletar e aprender senhas. Sei que o blog tem ( ou pelo menos tinha) um nexus 7, e poderá atestar isso

  • Eduardo Jorge

    Nao vou usar um teclado q tem acesso a td q eu digitar

    • Minatonami

      Tenho uma notícia pra você 😮 teclado da Apple tem acesso a tudo que você digita

      • Eduardo Jorge

        É mas na Apple eu confio, mas em um desenvolvedor qualquer nao

        • iJef

          Por isso a frase do artigo:
          “será muito importante instalar apenas teclados de desenvolvedores de confiança”

          😀

  • Lázaro Monteiro

    Muito bom. Ansioso pra usar.

  • Alex iPilot

    Curioso: por que os comentários que “aguardam moderação” aparecem pra mim? Falha do sistema? Eles não deveriam aguardar, afinal???

  • Bira Michels

    Curti o fato de arrastar o dedo pra cima ele digita números.

  • Fer Schio

    Vai ficar um ícone na tela inicial? Que mal feito, deveria apenas aparecer nas configurações.

    • Ruter JR

      concordo, vai ficar estranho e poluido, porém se ficasse nas configs, mudaria o jeito de instalar um app, acho que a apple não quer isso. então melhor viver com o icone mesmo! hehe

    • Não acuse de “mal feito” de você desconhece as exigências técnicas de como isso funciona. Senão sua crítica fica vazia e não contribui à discussão.

      No Android a adição de teclados de terceiros acontece exatamente da mesma maneira.

      • leo

        Ele pode ter opinião própria iLex? Ou tem que concordar com tudo o que se diz aqui no blog?

        • Gustavo Brant

          Concordo.

        • Teresa

          Perfeito!!! Aqui se você tiver opinião própria, seu comentário “vaza”!

          • leo

            Eu estava na leva dos primeiros 150 assinantes da revista dele. Um belo dia comentei aqui no blog que sentia falta da época em que se lia 3,4 ou 5 matérias por dia. O comentário foi apagado! Duas vezes!

            Outro dia vi um uma pessoa ter seu comentário ridicularizado pelo iLex por ser divergente do pensamento dele.

            Por essa e outras que cancelei a assinatura da revista. Acho que o sucesso subiu a cabeça do iLex.

      • Joaoo

        Ilex, eu vi o que você fez no calendário da copa, Samsung X Argélia kkkkkkkkkkkk

  • Bárbara Godoi

    Não pretendo pegar outro teclado não.

  • FABITO

    muito showw.. gosti.. rs é bom…

  • Felipe

    Comemorei e muito essa novidade!
    Particularmente prefiro digitar desta forma, pois fica mt mais ágil!
    Ansioso p testar logo, hahahaha!

  • Depois da instalação é possível deletar o aplicativo? Ou ele tem que ficar em alguma pasta perdida por aí?

  • JardeL 

    Demoro! Hehe

  • Evandro Cartaxo

    ilex
    Os novos teclados do tipo swype disponíveis na App Store para o IOS 8 ainda não suportam o português

    • Ué, este citado no texto suporta.

      • Evandro Cartaxo

        Eu baixei o TouchPal (a versão que está no link de seu artigo não está mais na loja) e comprei o swype e ambos estão sem suporte. O TouchPal informa que a versão para o PT-Br ainda está em desenvolvimento (e apresenta um link para votar em quais linguagens priorizar).

      • Evandro Cartaxo

        Acabei de descobrir que o App swiftkey suporta o Português