iPadNotícias

Códigos internos do beta do iOS 8 preveem telas divididas para o iPad

 Tela dividida

Aquele rumor de que o iOS 8 iria permitir que a tela do iPad pudesse abrir dois aplicativos ao mesmo tempo (leia: “iOS 8 pode trazer a função multi-tarefa com tela dividida no iPad“) não se realizou na WWDC, mas isso não significa que ele não irá acontecer. Segundo alguns desenvolvedores, os códigos internos do beta preveem a possibilidade de se abrir dois aplicativos ao mesmo tempo na tela do iPad.

O conhecido desenvolvedor Steven Troughton-Smith (já entrevistado por nós aqui no Blog) descobriu nos arquivos do Springboard (a parte do sistema que gerencia a interface do usuário e a tela inicial do iOS) menções sobre aplicativos disponibilizados lado a lado. Eles poderiam assumir tamanhos diferentes de “janela”, representando 1/2, 1/4 ou 3/4 da tela. Não se fala especificamente apenas do iPad, mas a lógica é que isso seja implementado na tela maior do tablet, visto que a do iPhone ficaria tudo muito apertado (até mesmo se vier um aparelho maior).

Ou seja, é algo que ainda pode ser implementado na versão final ou, quem sabe, em uma versão 8.1 no futuro.

Confira um conceito feito por um designer independente de como poderia ser implementada a multitarefa na mesma tela:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dilton Araújo

    Boa

  • Alex iPilot

    Talvez um dos recursos exclusivos para os novos modelos…

  • Diego Marcelo

    Era o que estava faltando no iPad, espero que realmente se concretize.

  • Anderson Campos

    E será q funcionará no iPad mini?

  • Marco Aurélio Chilá

    Já pensei e repensei na utilidade, mas não vejo uso para isso… acho que se trata de algum teste e que acabou ficando a menção no código fonte… claro, não uso o iPad para trabalhar, apenas para lazer, mas mesmo assim, não consigo ver um ganho de produtividade…

    Arrastar uma foto de uma página, direto para um email ou mensagem? Nem no desktop fazemos isso… usamos o famoso CTRL+C CTRL+V…

    • Alex iPilot

      Fundamental, por exemplo, quando vc lê um texto e escreve outro, em pesquisas, traduções,… quando faz comparações lado a lado, analisa gráficos, figuras… Mantém dois site simultâneos, conversa num app enquanto lê o conteúdo mostrado em outro (que pode ser o assunto da conversa, por lazer ou trabalho)… Minhas aplicações, sem falar nos usuários que lidam com artes, músicos, desenhistas,…

    • Adahilton Maciel

      O simples fato de poder ter o calendario lado a lado com um mensageiro já seria ótimo. Eu, por exemplo fico no bate papo fazendo ajustes na minha agenda de trabalho. Ficar olhando pro calendário enquanto faço esses ajustes é a melhor forma. Mas acho que existem várias situações que isso poderia ter utilidade.

    • Fillipe Nader

      E um dos que mais uso com JB pois para eu que uso na faculdade tenho que ter o texto proposto pelo professor e o Pages/Excel aberto para escrever a matéria.
      Quando esqueço minha 12C(Calculadora) abro o Pages/Excel e a 12C do lado.
      Eu entendo que para você não é necessário porque você só usa para lazer, para quem tem que trabalhar/estudar é muito útil.

    • Bruno

      É muito útil para quando você esta em um chat com alguém enquanto navega pela internet por exemplo, você nao vai precisar ficar alternando entre o safari e e Facebook Messenger já que poderia deixar os dois lado a lado

  • Wendell Gonçalves

    Facebook – Twitter na mesma tela. Os social mídia pira

  • Leandro Izaias

    ILex, não vai disponibilizar os wallpapers da copa este ano??? Abs

    • Luana Nascimento

      Pega uma foto do descaso daqueles 170 mil que foram expulsos das suas próprias casas por causa dessa mísera Copa que vc vai ter um ótimo wallpapper para descrever essa Copa !

  • Jonatas Pereira

    Tomara…. isso é importante nos estudos.

  • odeiosenhas

    Só vai ter pro próximo ipad. Apple espertona

  • Nelson

    ai sim um up grade legal !!

  • TiãoGavião

    Minis não!!

  • Ronnie Dilli

    Muito bom esse vídeo-conceito!

  • Bruno

    É, e outros códigos também sugerem que a Apple poderá trabalhar somente com EarPods feitos pela Apple.
    Hoje, os EarPods feitos pela Apple possuem o mesmo padrão de todos os fones de ouvido do mercado, 3,5mm. Isso significa que você pode usá-los com qualquer outro dispositivo com uma porta de áudio de 3,5 mm. Também significa que você pode usar praticamente qualquer outro par de fones de ouvido que não sejam da Apple no seu iPhone. Mas uma especificação que foi silenciosamente atualizada pela Apple, “Made for iPhone” (IFM), sugere que isso pode mudar em breve.
    A Apple vai modificar o padrão MFi para que os futuros fones de ouvido possam se conectar aos dispositivos iOS através da porta relâmpago, ao invés do fone de ouvido. Se ela fizer isso, as implicações serão enormes, particularmente para os audiófilos e desenvolvedores de aplicativos.
    Os Fones de ouvido conectados através da porta relâmpago serão capazes de receber áudio de 48 kHz digital lossless, bem como enviar 48 kHz mono, através de um microfone. Assim como acontece com fones de ouvido de 3,5 milímetros, os fabricantes são capazes de determinar e controlar a reprodução do volume remoto. Mas isso é apenas o começo. Porque a porta relâmpago também poderia fazer com que o fone de ouvido possa trabalhar exclusivamente com um determinado aplicativo, os fabricantes de auscultadores também serão capazes de fazer fones de ouvido com cancelamento de ruído ativo sem precisar de uma bateria externa.
    Então imagine o seguinte: os aplicativos de música e o iTunes Radio (ou o da Beats) futuramente, só poderão funcionar com os EarPods da Apple. O mesmo poderia ser verdade para fones de ouvido e aplicativos de terceiros, é claro.
    Usar a porta relâmpago tem algumas vantagens para audiófilos também. Porque os dispositivos analógicos que podem usar essa porta de saída não enfrentariam degradação do sinal de transmissão. O chamado, descasamento de impedância, é um problema que pode causar alterações na resposta dos auscultadores, assim como a perda da freqüência do sinal analógico no cabo. Essencialmente, os designers de fone de ouvido poderão escolher o melhor DAC, DSP, e amp que eles quiserem (a depender do nível de qualidade de som que você esteja disposto a pagar).
    O lado negativo é quando você estiver usando o fone de ouvido conectado a porta relâmpago, você não poderá carrega o iPhone ao mesmo tempo.
    Poderia esta especificação indicar que a Apple vai abandonar o fone de 3,5 mm em futuros dispositivos iOS? Creio que não. A Apple desenvolveu um rico ecossistema com os acessórios de terceiros, e quer que o iPhone seja o centro de utilidades da sua vida. Mas isso não quer dizer que a Apple não possa eventualmente, abandonar o fone de 3,5 mm, em algum momento no futuro.
    Mas a Apple já introduziu este novo padrão, só que ele ainda não funciona. A empresa precisa ativar o recurso, o que poderia ser feito assim que o iOS 8 for lançado.

    • Alex iPilot

      Rapaz! No dia que eu não puder usar meus fones AKG nos aparelhos da Apple, não quero os devices nem de graça, rsrsrs… Eu já li aqui no Blog um artigo mostrando uma patente da Apple para um conector 3,5mm “dobrável”, para ficar menor e possibilitar um iPod de menor espessura. A espessura do iPod já é limitada pelo conector 3,5 padrão. Nessa patente, o conector sai do aparelho e se abre, ficando maior e encaixando o plug padrão dos fones.
      A porta relâmpago (Thunderbolt?) já não é maior do que o conector 3,5mm? Seria outro modelo de Thunderbolt?

  • Cleberson Pertile

    Independente da utilidade ou da certeza do recurso, o cara mandou MUITO bem no conceito hein? Caramba.

  • George Menezes

    Gostei do “relatório financeiro anual” do BDI, isso sim! hehehe…

  • Paulo Sousa

    Para mim que utilizo o iPad para música interligando-o a um teclado controlador via interface MIDI, será uma mão na roda, podendo utilizar dois apps de música como o CMP Grand Piano e o BS16i.