Notícias

iOS 8 finalmente permitirá o uso de outros teclados no sistema

Quando lançou o primeiro iPhone (que trouxe diversos conceitos novos na área mobile), a Apple decidiu não ser muito aberta a que outros mudassem certas características de seu sistema móvel, pois como tudo aquilo era novo, ela queria impor um padrão para o usuário “aprender” como funciona e aceitar melhor as novidades. Faz muito sentido, pois se no começo houvesse interfaces muito diferentes no mesmo sistema, isso poderia dificultar a aprendizagem do usuário comum. Hoje, o público já está mais do que acostumado com o mundo mobile e o celular deixou de ser apenas um aparelho que faz ligações e que possuía funções complicadas que muitos não sabiam usar.

Mas a Apple parece não ter acompanhado esta evolução e estava engessada naquela premissa inicial, sem perceber que hoje o usuário já está familiarizado com a interface e quer ter mais opções de acordo com suas necessidades. Felizmente isso começará a mudar no iOS 8, que permitirá que os desenvolvedores usem teclados virtuais diferentes daquele que é padrão do sistema.

O que isso quer dizer? Que no futuro você poderá usar um aplicativo que apresente um teclado diferente daquele que você está acostumado hoje. E os desenvolvedores ficaram tão empolgados que alguns já estão experimentando a novidade, preparando-se para quando o iOS 8 for lançado.

Os criadores de três famosos teclados, Swype, Flesky e SwiftKey já colocaram a mão no código e já estão realizando testes em aplicativos do iOS.

“Este é um momento maravilhoso para os que desejam ser produtivos e usar dispositivos iOS”, disse Joe Braidwood, diretor de marketing da SwiftKey. “Nós acreditamos que construímos um grande produto que deixa mais fácil o ato de digitar em telas sensíveis ao toque, e temos uma grande comunidade de usuários do Android para provar isso. Mal podemos esperar para implementar isso no iOS. Em última análise, isso significa que as pessoas tem mais escolha e estamos muito animados com isso.”

Para entender melhor: o usuário poderá “instalar” no sistema teclados diferentes, para usá-los em seus aplicativos. Isso será possível porque os aplicativos poderão usar funcionalidades de outros, o que é uma grande novidade do iOS 8. Ou seja, basta instalar o aplicativo Swype (quando estiver disponível) e todos os outros aplicativos (adaptados ao iOS 8) poderão usar este teclado. Ainda há uma grande confusão a respeito disso e só saberemos com certeza quando aparecerem apps que usem isso.

Seu amigo que não possui iPhone provavelmente dirá “Isso já tinha no Android“. E é verdade, já tinha, pelo motivo explicado no início deste texto. Isso não foi inventado pelo Google, mas por outros desenvolvedores que encontraram a porta fechada no iOS para implementar suas criações e tiveram que ir para outras plataformas. Felizmente agora a Apple está se mostrando muito mais aberta, o que tornará o iOS um sistema ainda melhor do que ele é. E quem ganha somos nós, usuários. 🙂

via Re/code

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dilton Araújo

    Pra mim foi uma das melhores função no iOS 8

    • Rodolfo

      Pra mim a melhor coisa foi o ditado em português. Teclados passam a ser secundários.

      • Fernando Bravo

        Também gostei bastante da possibilidade de ditado. O ruim é que, no iOS (se não me engano), tudo que é ditado é primeiramente enviado para um servidor pra só depois aparecer na tela, de modo que demora muito, além de depender da disponibilidade da internet. O ideal seria uma interpretação rápida como a que faz o Google Now.

        • Posso estar engando, mas acredito que isso só acontece com a Siri.

          Já utilizei o ditado em inglês e é bem rápido.

          • Fernando Bravo

            Espero que você tenha razão!

            • Marlon Fuhlendorf

              Ja testei o iOS 8 e o ditado é nativo. Bem rápido por sinal, e entende mto bem!

            • Fernando Bravo

              Que ótimo! Espero que isso seja um sinal de que a Siri em português está próxima!

            • Marcelo

              PT BR finalmente virá Fernando! É uma das novas línguas disponíveis no iOS8 com a Siri! Procure no 9to5mac.

            • Diego Azevedo

              Não confunda as coisas!

              A função Ditado é diferente da função Siri, e foi o Ditado que ganhou 24 novas línguas.

              Depois a Siri não ganha essas línguas (e não vai ganhar as 24 de uma vez) e vem uma horda de gente reclamando.

            • Fernando Bravo

              Será? Acho que, se fosse verdade, teria sido dito claramente na abertura da WWDC. Vou aguardar a confirmação pelo BDI… Mas espero que você esteja certo!

        • Denis Brandao

          O ditado em portugues funciona sem internet. Ja testei.

    • Ricardo Marcílio De Britto

      Também gostei muito dessa novidade.

    • João Vitor Bortolotti

      Só achei perigoso a Apple tornar possível que o aplicativo do teclado acesse a internet, mesmo informando e perguntando isso ao usuario. Informações podem ser roubadas muito facilmente, acho que essa decisão não caberia a nós, devia ser proibido, apenas.

      • VictorMartino

        A apple deixou um aviso. Se o usuário quer correr o risco, deixe-o fazê-lo. Eu, por exemplo, vou liberar para o Swiftkey ter acesso total para melhorar ainda mais as previsões do teclado. Não vou fazer isso para qualquer aplicativo, apenas aqueles de empresas que já conheço e confio.

  • João Miranda

    Diferente do Android a Apple começa a abrir as portas para plugins e funcionalidades de terceiros com segurança e a experiência fluida e leve do usuário com o produto final.

  • Felipe

    Finalmente, achei o teclado nativo do iOS 8 muito semlhante ao do WP e alguns android, e eu gosto desses teclado

  • Giulliano Adami

    iLex, para correção, para melhor interpretação dos demais, no final do texto esta escrito “tronará” ao invés de tornará.

    • Tronará vem do verbo “tronar”…
      (colou?) 😛

      Valeu pelo toque!

      • Alfonolbr

        Vc “trollou” agora einh! kkkkkkkkkk

      • Giulliano Adami

        Hahaha

  • Brunosh

    Quem diria… Steve Jobs se revolta no túmulo com certeza! Apesar de tudo adorei, finalmente a Apple ouvindo a opinião dos consumidores. Antes tarde do que nunca!

    • Anne Beatriz

      acho que não..é outro momento em questão de consumidores, mercado, não acho que ele estaria indignado com isso, pelo contrário, o conceito da apple sempre foi ‘pensar a frente, se modernizar para não morrer ” e etc, acho que estão cumprindo com a essência da empresa.

  • Guilherme Andrade

    Só queria saber se isso vai ser como um tweak(instala um teclado novo no iPhone) ou se vem juntamente com os aplicativos. Bom mesmo seria se você instalasse e funcionasse como no lugar do próprio teclado padrão.

    • Dilton Araújo

      Pelo que eu vir ontem na WWDC ficaram no lugar padrão do outro teclado

      • Guilherme Andrade

        Eu achei que eles deixaram sem confirmar como realmente funcionará. Nesse post eu acho que o iLex ficou meio sem saber realmente como funcionará. Não sei.

        • Que deselegante isso, Guilherme. Você não ter entendido o que escrevi não significa que o desinformado seja eu.

          • Guilherme Andrade

            Ao contrário, iLex. Não quis falar isso. Me desculpe se foi isso que você entendeu. É que eu achei que ficou muito na cara de como vai funcionar, mas estarei lendo de novo para ver se consigo entender. Mais uma vez desculpe-me.

          • Victor Lemos

            iLex por favor mostra se a tela de ligações mudou de novo

          • Guilherme Andrade

            Não é questão de você ser desinformado, é questão de ser um sistema beta e que ninguém viu isso funcionando realmente. Não queria passar o sentido que você estava desinformado.

          • Luiz Jorge Bolognesi

            Realmente não sabe responder sem ofender!! kkkkk

      • Joao Werny

        Eu também fiquei com essa dúvida. Me pareceu que só poderá ser usado em aplicativos terceiros mas isso seria terrível, imagina cada app que abre ter um teclado.
        Espero que você possa escolher um novo teclado padrão para usar em todos os momentos.

        • Rennedy

          Você poderá escolher um teclado de terceiro como padrão do sistema.

    • Brunosh

      Boa questão! Espero que seja poder substituir o teclado padrão por um à nossa escolha em TODAS as apps, e não teclados diferentes em cada app de terceiros (isto já não é possível atualmente?), o que seria uma grande confusão.

    • O que eu entendi da WWDC é que os teclados adicionais serial alternáveis assim como os teclados de outros idiomas. O que pra mim é a solução ideal.

  • Pra mim não faz diferença. Nunca consegui usar esse swipe no android.

  • Em off, estou ansioso para ver aquele teclado de passar o dedo funcionando num iPhone…. Desculpa, a força do troll é mais forte que eu, e a Siri em português!

  • Paulo de Tarso Luchesi Coelho

    Isso é interessante, mas existirá uma forma de selecionar um teclado padrão para utilizar em todo sistema? Ou cada app vai abrindo o teclado que quiser?

  • Marcos Antonio Sales Ferreira

    Mais será q conseguiremos alterar o teclado padrão do iPhone tb ou somente será alterado o teclado dos apps ?!????

    • Como muitos ficaram com essa dúvida, incluí um novo parágrafo no artigo:

      “Para entender melhor: o teclado padrão do sistema continuará um só. O que vai acontecer é que alguns aplicativos poderão adotar outro tipo de teclado diferente do padrão; ele virá já no aplicativo, sem possibilidade de escolha (a não ser que o desenvolvedor permita isso, mas não é algo comum). Quem não gostar daquele teclado, terá que usar outro aplicativo que use o padrão ou outro diferente.”

      • Brunosh

        Mas isso é horrível! Imagina cada app com um teclado diferente, vai ser a maior bagunça.

      • Marcos Antonio Sales Ferreira

        horrível mesmo, poderia o usuário escolher o teclado para tudo… vai ser uma zona kd app com um teclado diferente…

      • Thiago Sgrillo

        Imagino muito mais como uma função de idioma, como os emojis. você habilita e pode utilizar conforme desejar.

  • Alfonolbr

    Concordo com o autor… Nós, usuários da Apple, ganharemos com essa nova “cara” da empresa em acompanhar a maré!
    Maaaaaaaaaas… O que eu gostaria mesmo é de ver algo diferente de tudo que existe!
    Algo como uma nova concepção de se digitar no celular… Algo q não desse chance dos fãs de android falar “isso já tinha no S1, S2, S3, S4, S1238…”.

  • Bira Michels

    Só espero não ter que toda vez abrir um aplicativo ter um teclado diferente, acho legal é do usuário escolher qual teclado quer. Porque se começar essa de cada app ter um teclado diferente vai é complicar =(

    • Henrique A.

      Concordo. O correto seria ter a opção de instalar o teclado pelas configurações gerais do iPhone, igual a gente instala o teclado Emoji, atualmente. Aí naquele ícone do globo a gente escolhe qual quer usar! 🙂

      • Rafael Lapa

        Acredito que é bem isso mesmo Henrique. Você irá “ativar” um determinado teclado como padrão no seu iPhone!

        Porque se for cada aplicativo com o seu teclado, ferrou!

        • Henrique A.

          Pelo que conhecemos da Apple ela não permitiria esse carnaval de cada app implementar o seu próprio teclado… Mas… atualmente eu não me surpreendo com mais nada!

          • VictorMartino

            Cada app ter um teclado separado já existe há muito tempo. Com o iOS 8 você poderá instalar um teclado e usá-lo por todo o sistema.

  • Joao Andre

    O seu é o limite. #semprepelobrasil

  • Vitor Tinoco Morais

    Acho que o teclado que mais gosto e vou crer experimentar é o Fleksy

    • VictorMartino

      Pena que não funciona em português.
      O Swifkey é tão bom quanto, além de ter a função swipe e estar disponível em português.

  • Henrique Rocha

    Pelo o que eu entendi da WWDC e do site da apple, o teclado podera ser o padrao do sistema.

    New third-party
    keyboard experiences.
    Swipe rather than type, or go old school with the classic keyboard layout. For the first time, iOS 8 opens up the keyboard to developers. And once new keyboards are available, you’ll be able to choose your favorite input method or layout systemwide.

    • Você tem razão. Eu corrigi o texto do artigo. 🙂

  • Damyhonn Paulino

    Poxa.. eu achava q poderia ser uma escolha de teclado nas configurações .. =( Queria muito o swiftkey como padrão pra todos os aplicativos do iphone.. uma pena..

  • Isso é muitoooooooooooo bom, é muito legal que a Apple esteja mais aberta a esses tipos de funções.
    Se bem que eu estou muito acostumada com o teclado do iOS e acho difícil desacostumar, mas é sempre bom ter opções novas. 🙂

  • Thiago

    Ou estou ficando doido ou esse artigo já mudou umas 3 vezes!

  • Cleiton Xavier

    A Apple já divulgou a lista de idiomas que a Siri passará a suportar?

    • Leonardo Negrisoli

      Idiomas falados, nenhum novo até o momento.

      O que foi incorporado em nosso idioma é o ditado, o que para mim, é o suficiente.

    • Marcelo

      Sim, divulgou! Procure no 9to5mac Siri em PTBR FINALMENTE!!!!

  • Perfeito, nem vejo a hora!

  • Robson Wolmer

    Muito bom, gostei

  • Emmano Frota

    O que eu mais espero é o swipe pra mover o cursor em textos e me livrar de uma vez por todas da maldita lupa

    • VictorMartino

      Já existe isso como tweak chamado SwipeSelection, mas agora sim, será possível lançá-lo na App Store =D

  • Rudineli D Silva

    A respeito do iCloud Drive, terá algum acesso via navegador da internet? pelo que vi, em um Mac, tem aquela paradinha, como o OneDrive no Win, será liberado essa função também? ou somente no Mac?

    • Anne Beatriz

      no win tem o painel de controle para baixar e no navegador, no mac deve ficar ainda mais fácil, não sei se tem atualmente, mas pra win já tem 🙂 só não possui a opção icloud drive, claro

      • Rudineli D Silva

        Exatamente, eu uso no win, com o OneDrive, mas a duvida é se vou poder usar o iCloud Drive no Win, via navegador ou via Win Explorer!

        • Anne Beatriz

          acho bem provável que sim, só vai ser acrescentado um ícone. Aliás tenho 99% de certeza que ele afirmou no keynote que teria no win..Apareceu até um pc cinza do lado do macbook nos slides

  • Anne Beatriz

    somos dois. odeio swype.. aparece cada coisa Oo’ prefiro corretor ortográfico mesmo, aquela previsão também nem sempre é útil, mas é melhor que o swype na minha opinião.

    • VictorMartino

      Eu já tive uma experiência infinitamente melhor com o Swype e o Swiftkey. Digito com o Swiftkey no Android com apenas uma mão mais rápido do que digito com duas no iPhone.

  • Michel Barutot

    Muito bom, apesar de gostar do teclado nativo.

  • Fernando Bravo

    Assim esperamos! Só não podemos esquecer que no iOS também ocorrem bugs, inclusive de segurança. Vamos torcer para que esse espírito de maior abertura não afete a segurança e a estabilidade do iOS.

  • Danilo Alonso

    Só espero que esses teclados não herdem a lentidão e a má “sensibilidade das teclas” como há no Android (no meu caso quando eu apertava uma tecla, sempre saia a tecla errada, de 4 palavras 3 saiam erradas, já no iOS isso não acontece, é mágica kkkkkkk)

  • Foi a melhor coisa que a Apple fez… Tem vários teclados melhores que o nativo…

  • Guilherme Paviani

    Esse negócio de varios tipos de teclado pra mim não rola. O iOS vai ficar parecendo um carnaval, não vai ter mais padrão de identidade visual nenhum. ( pelo menos no teclado ). A não ser que a opção do teclado possa ser desativada. Por ex. No um app que vem com um teclado diferente do da apple voce poder desativá-lo se quiser continuar com o teclado clássico do iOS.

    • Antonio Frederico

      Entendi sua preocupação, mas acredito que a Apple terá essa mesma preocupação. Contudo, vamos aguardar pra saber se isso vai mais ajudar do que atrapalhar.

  • Jailbreak agora será feito usando a brecha do teclado

  • Diógenes Magnus

    isso já existia a muito tempo no iOS pra quem usa JB
    apenas mais um motivo para não usar JB… Até o iOS 10 acho que paro de usar rsrs

  • Antonio Frederico

    Pessoal tem que entender que a mudança do teclado via app tem que ter um critério pra isso, acredito que não vá virar carnaval (como estão dizendo ai) porque o app ainda terá que passar pela aprovação da Apple, isso não quer dizer que virará bagunça mas sim que haverá mais diversidade.

    Depende de como cada um vê a coisa.

  • Sheldon Mendes

    SwiftKey *-*

  • João

    Swiftkey é na minha opinião o melhor app para o Android. Apple acertou em cheio permitindo outros teclados!

  • Antonio Gonzaga

    o iOS está quase lá, para mim, faltando muito pouco para que eu volte à usar o iPhone, e entre os “faltantes” é a tela maior, pois já estou extremamente acostumado com telas “grandes”, realmente acho pequena a do iPhone, penso que ao lançar um com tela grande (parece que isso ocorrerá) + o iOS8, posso me aventurar nessas terras novamente.

  • Marcus Malacarne

    Eu não tenho interesse em usar outro teclado. Tentei usar o Swipe em um celular Android que eu tinha mas não gostei, odiava ficar deslizando meu dedo na tela, sem contar que saía tudo errado o que eu tentava escrever (talvez eu que sou meio ignorante e não sei usar, kkkkkk….)
    Acho legal ter a opção pra quem curte… Mas eu gosto do teclado normal e não tenho nenhuma necessidade ou intenção de mudar.

  • Rodolfo Lima

    Senti falta de uma atualizada no design do iOS 8. Só eu que esperei por isso?

    • VictorMartino

      Eu só queria que mudassem os ícones da câmera e dos ajustes, que são horrorosos =S.

  • Mairon

    Ja estou experimentando o IOS 8, esperei muito pela função ditado no teclado mais o meu não aparece o microfone no teclado, o que tenho que fazer? já fui no teclado em ajustes mais não encontrei nada. Ajudem por favor

  • Fabricio

    Não pode-se negar como a concorrência faz bem aos mercados. Afinal, essa solução pôde estar disponível e evoluir em outra plataforma antes da Apple abrir as portas.

  • João Grillo

    Espero que ela (apple) dê uma oportunidade de colocarem Português no SIRI. (rs). =D

  • Dan Gomes

    muito legal a Apple estar tornando iOS mais aberto.
    Mas espero que essa abertura não signifique transformar o sistema na zona que é o Android atualmente. Onde você pode customizar um monte de coisas e no final nada funciona como deveria de tanto que você instalou coisas de terceiros. Ter um sistema fechado tem suas vantagens e desvantagens.
    Ao liberar para que qualquer desenvolvedor crie algo tão essencial no sistema como o teclado, vejo pela primeira vez a Apple dizendo “tornem o iOS melhor vocês mesmos” . E não mais aquele lance de “nós criaremos o que vocês ainda nem sabem que querem”

  • Fabrício Cunha

    Taí uma reinvindicação antiga que finalmente estará sendo disponibilizada.

  • Marcelo

    Obrigado por moderar meu comentário. Foi bem democrático.

    • Marcelo

      Depois de publicar a matéria da Siri em PT-BR, publique tb quem foi o primeiro a falar disso aqui iLex

  • Alex Carlos

    Só quem usa ou usou o swiftkey no Android, sabe o quanto ele ajuda no dia a dia. O app parece que prevê o que você vai falar, pq ele aprende o modo que você escreve, lendo as suas conversas no facebook e outros mensageiros.

    Acredito que o ditado não seja uma coisa muito boa, pois é uma função que não funciona sempre com precisão e se torna uma função não muito confiável.

    Mas estou gostando de como a Apple está aberta ao mercado e prestando atenção tanto nos seus usuários quanto na concorrência. Ex.: A tela de 4.7 polegadas, que vai deixar o celular muito mais legal de usar e mais bonito, e com os engenheiros tão bons da Apple, com certeza irão conseguir deixar o iPhone com o mesmo tamanho do 5s ou pouco maior, diminuindo as bordas laterais e toda a parte frontal sem uso do aparelho.

    No mais o ios está cada vez melhor e continua liderando quando se fala em sistema operacional seguro e instável e muito bem desenvolvido.

  • Gilmar

    Pessoal, ao instalar o iOS8 deu erro de ativação e fui instruído a registrar o meu aparelho no Programa de Desenvolvedor da Apple. Tem como reverter para o iOS7 ou conseguir avança essa etapa?

  • Gilmar

    Fiz o cadastro pelo UDID e também como desenvolvedor, mas minha conta ainda está como pendente. Alguma dica pra finalizar? Abs

  • Eu tenho um iPhone 5S que é para meu uso pessoal e um Galaxy S4mini com Android, para uso em trabalho. Não da nem pra discutir a superioridade do iPhone sobre o Android (nesse galaxy s4mini), mas sempre senti falta de um teclado do tipo swiftkey, tao famoso e premiado no sistema Android. Agora com novos teclados, a facilidade de uso do iPhone vai aumentar muito. Esse update realmente me interessou!

  • Danilo Araujo

    Ver usuário de IPhone comemorando poder trocar o teclado como s fosse a novidade do século,foi o mesmo que ver os usuários de Windows Phone comemorando a chegada do Instagram 3 anos depois.
    Pra mim isso deveria ter vindo já no IOS 7 e terem deixado algo que REALMENTE impactasse para o IOS 8

  • VictorMartino

    Eu fiquei chocado é como a Apple não deu tanto ênfase a esta função. Pra mim é A melhor novidade do iOS 8. Talvez seja porque muitos usuários de iPhone não conheçam os teclados alternativos do Android, mas assim que usarem o Swiftkey eles verão o quão incrível ele é.

  • Nathi S.C.

    Tô com vcs dois. Nunca achei o swipe bom. Prefiro o teclado normal com previsões que já me acostumei há muito tempo.

  • Giovanni Santin

    iLex, esse trecho “Isso será possível porque os aplicativos poderão usar funcionalidades de outros, o que é uma grande novidade do iOS 8.” quer dizer que finalmente poderemos enviar links, por exemplo, do youtube direto pro whatsapp, tipo android?

  • Um dos recursos que sempre quis no iOS foi o teclado Swype, se o teclado original já excelente, fico imaginando com tecnologias que melhoram a digitação.

  • Marcelo

    Tem razão. Li na empolgação e portanto, não li e digeri corretamente. São 24 new dictation languages. É a vontade de ter a Siri em nossa língua madre.

  • KentuckyFriedGalo

    Se “isso já tinha no Android”, então posso falar “isso já tinha no Windows Mobile 6!” hahahaha

  • Danilo Macedo

    Uma das poucas coisas que me fazem falta do android, é o teclado TouchPal… Simplesmente um ótimo teclado. Boa evolução da apple, uma pena que o iOS 8 não vira para o iPhone 4 então eu vou ter que seguir mais um tempo com o teclado padrão mesmo.