Opinião

[opinião] Com iOS 8, a Apple mostra-se mais aberta do que nunca

iOS8_iphone

Os usuários da Apple sempre sofreram um dilema: enquanto o iOS é um dos sistemas mais fáceis e intuitivos que existem, além do mais seguro, ele também é um dos mais fechados. E isso faz um pouco de sentido, porque é justamente esta “proteção” dada pela Apple que o deixa mais uniforme e a salvo de ameaças.

Mas nos dias de hoje, novas ideias estão surgindo por todas as partes, com desenvolvedores e empresas tentando oferecer aos usuários o que há de mais moderno. Neste ponto, “ser fechado” é um problema, pois nós somos obrigados a assistir sentados a evolução passar até que a Apple resolva adotar também as novidades em seus sistemas.

Isso, felizmente, está mudando com o iOS 8, que será sem dúvida o sistema operacional mobile mais aberto que a Maçã já fez, permitindo que desenvolvedores implementem novidades no sistema sem ter que esperar a Apple “deixar”.

Nesta semana, vimos na apresentação da WWDC coisas que eram inimagináveis há alguns anos, como o fato de permitir que o sistema aceite extensões em aplicativos, usando informações de outros. Por exemplo, o aplicativo de senhas 1Password vai finalmente poder funcionar com todo o seu potencial no Safari do iOS, como uma extensão, similar ao que sempre aconteceu no OS do Mac. Suas senhas poderão ser acessadas diretamente na página que você estiver visitando, sem precisar sair do Safari para procurá-las em outro aplicativo. Outro exemplo dado durante a apresentação é poder instalar um app do Bing Translate e com isso habilitar um botão dentro do Safari do iOS, capaz de traduzir toda uma página. Este tipo de coisa, óbvia no mundo dos computadores de mesa, chegará agora ao iOS.

Outro exemplo: ao abrir uma imagem no aplicativo Fotos, será possível aplicar efeitos visuais existentes em outro aplicativo (Instagram, por exemplo), sem precisar sair do aplicativo Fotos nativo. É claro que, para isso, o desenvolvedor do app precisa liberar seu app para que ele permita ser acessado por outros aplicativos do sistema.

extensibility

Este tipo de abertura nunca existiu no iOS, porque a Apple sempre se preocupou com a segurança do sistema, fechando cada aplicativo em uma “caixa de areia” sem poder sair dali e acessar outras informações no sistema. Mas agora ela conseguiu uma maneira de permitir isso sem que os aplicativos saiam desta “caixa”, o que não prejudica em nada a segurança.

Aliás, esta é a grande diferença para o Android. Parece que para o Google, um sistema só pode ser duas coisas, aberto ou fechado, e decidiu ser aberto. Mas esta abertura indiscriminada é boa e ruim. Boa por permitir a implementação rápida de novas ideias (teclados diferentes, por exemplo) trazidas por terceiros, mas ruim porque esta mesma abertura permite que o sistema seja vulnerável a programas maliciosos que roubam dados e prejudicam o usuário e fazem o Android representar 99% do mercado de malwares.

A Apple conseguiu uma maneira de ficar apenas com a parte boa de um sistema aberto: ele continua protegido, mas com uma abertura controlada que permite que o usuário receba novidades de outros desenvolvedores, sem prejudicar a segurança. Os aplicativos continuarão presos a tal “caixa de areia”, mas poderão compartilhar informações com outros aplicativos através da supervisão do sistema. Assim, não há perigo de um aplicativo malicioso fazer o que quiser com o sistema, pois ele mesmo não permitirá. Esse tipo de cuidado, o Android não tem.

extensibility2

Isso permitirá, por exemplo, instalar teclados alternativos que possam ficar disponíveis em todos os aplicativos. Uma função solicitada há tempos pelos usuários, que agora é implementada de forma segura.

Além disso, a Apple está disponibilizando diversas APIs que ajudarão ainda mais a integração do iPhone e iPad a acessórios dos mais diversos tipos. Por exemplo, já tem empresas anunciando que seus sistemas de ar condicionado serão compatíveis com os comandos da função Siri a partir do iOS 8, graças às ferramentas disponibilizadas pela Apple para acessórios do lar (o chamado HomeKit) que empresas poderão adotar para adaptar seus próprios acessórios.

Siri

Por exemplo, será possível regular o ar condicionado apenas dizendo “Siri, quero uma temperatura de 21ºC na minha casa“. Ou então “Siri, já vou dormir” e o sistema de segurança irá averiguar se todas as portas estão trancadas e as luzes apagadas. Não limitando o sistema unicamente às suas próprias soluções, a Apple está abrindo um vasto leque de possibilidades, fazendo com que seus usuários aproveitem de forma mais rápida as novidades que aparecerem no mercado. E isso é ótimo.

Outro exemplo é o HealthKit. Muitos tinham dúvida se a Apple apresentaria o novo aplicativo que registra informações de saúde, sem primeiro revelar o tal do “iWatch”. Pois ela fez melhor e apresentou uma plataforma aberta a todos os acessórios já existentes, não obrigando seus usuários a somente comprar os produtos de uma só marca (como fez a Samsung com um smartwatch que só funciona com dois aparelhos, ao tentar imitar o que os rumores diziam). Este tipo de abertura nós não estávamos acostumados a ver na Apple, e estamos muito felizes de ela ter optado por este caminho.

Nunca a Apple apresentou um iOS tão aberto e repleto de possibilidades. É possível que alguns usuários achem que as novidades visuais foram poucas e não houve grandes avanços inovadores. Mas podem acreditar que esta “revolução” feita nos bastidores irá transformar o iOS 8 no sistema maduro que ele sempre quis ser.

Se a única vantagem que o Android tinha sobre o iOS era “ser aberto”, agora ele terá que correr atrás para buscar um outro diferencial.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bruno

    [OFF] Admin, as notificações que chegam no Mac nos trazem até a home, e não ao artigo.

  • Sávio Alves

    tomara que não pequem na segurança.

    • Fernando Bravo

      Justamente! Como eu já disse em outro post do blog, bugs sempre aparecem, inclusive de segurança, não importa quanto cuidado se aplique… Por outro lado, fiquei feliz e empolgado de a Apple estar finalmente sendo mais aberta com o iOS.

    • Perinaldo Cavalcanti Silva Fil

      Não se preocupe quanto a isso Sávio Alves, segundo a matéria, essa “abertura” se dará por meio de sandbox, ou seja, num ambiente controlado pelo IOS e isolado do sistema principal “sistema de produção”. Nada passará a menos que o sistema autentique e permita o acesso.

  • Paulo de Tarso Luchesi Coelho

    Para mim, ao menos aponta que estão no caminho certo!
    Quero ver deixar mudar o navegador ou o programa de música padrão…

    • PG

      Tb pensei nisso. Mas abrindo o OS dessa forma, essa opção vai chegar mais cedo ou mais tarde.

    • Emmano Frota

      Seria legal poder escolher o navegador padrão, apesar de que pra mim o safari é disparado o melhor.

    • Luiz

      duvido muito isso
      poreeem extensoes para ambos é algo bem provavel…

      exemplo o app de musica ter um equalizador DECENTE por exemplo

  • Brunosh

    Finalmente! Venho dizendo isto desde a apresentação, quando toda a gente só sabe reclamar e dizer que o iOS 8 não traz nada de especial. Só o quickreply, widgets e teclados personalizáveis (coisa que levam a pedir há anos e que eu nunca pensei a apple adotando, quanto mais tudo de uma vez) já mostra como a Apple mudou e está ouvindo os consumidores mais do que nunca.

  • Anderson Diniz

    Show de bola, ótima matéria!

  • Diego Marcelo

    Tal “abertura” já deveria ter sido feita há um pouco de tempo atrás. Acho necessário que isso seja feito, até mesmo para podermos acompanhar a evolução da tecnologia de forma contínua. Sem dúvida alguma, o sistema iOS na minha opinião, é o melhor de todos que existem no mercado. Já utilizei os demais e posso afirmar que o iOS é um sistema rápido e fácil de manusear. Agora que estamos falando em iOS 8, acho que a Apple poderia organizar melhor a CENTRAL DE CONTROLE, pois como todos nós sabemos, a CENTRAL DE CONTROLE é algo muito taxativo, deveria ter mais possibilidades de configurações, como por exemplo, ligar e desligar a rede 3G/4G.

    • JanjaBoy

      Há algum tempo atrás, com Jobs vivo, seria muito difícil qualquer abertura.

  • aW

    Parabéns iLex. Excelente matéria.

  • Felipe

    Não sabia dessa do Bing tradutor poder traduzir uma página da internet diretamente do safari, muito bom isso!

  • Renato Pessanha 

    Um grande passo na direção correta, da maneira correta. Curiosamente se Jobs estivesse lá, acredito que ele não permitira algumas dessas aberturas.

    • Eu tenho minhas dúvidas. Jobs era muito firme em algumas decisões, mas tinha a qualidade de mudar de opinião facilmente caso alguém mostrasse uma lógica muito boa para aquilo.
      Eu acho que a preocupação dele sempre foi deixar o sistema fechado para não sair do controle, e do jeito que ficará agora o controle continuará a existir, mas possibilitando acrescentar novas funcionalidades criadas por outros. É a forma mais inteligente de permitir que os outros façam com que o sistema evolua, sem abrir mão da segurança.

      • Marcus Mendes

        Basta lembrar que antes de introduzir a App Store a Apple havia decidido que desenvolvedores só poderiam fazer webapps pro iPhone, defendendo que eles eram tão completos quanto um app, e uma maneira segura de instalar adições ao sistema “sem a complicação de servidores, distribuição, ou um processo de atualização”. Inclusive um dos pontos que o Jobs destacou na WWDC em 2007 foi que webapps eram tão fantásticos que nem precisavam de SDK. =P

      • VictorMartino

        Não sei, acho que o Steve era bastante cabeça dura. Com certeza nós não teríamos visto o redesign do iOS 7 por exemplo visto que ele era fã do skeumorfismo, apesar do desejo de grande parte dos consumidores por uma mudança drástica do design.

      • JanjaBoy

        Será iLex?
        Jobs era um tremendo de um “control freak” virado no cão!!

  • Alex iPilot

    Penso vir daí a figura do wallpaper, com a visão de algo/alguém emergindo…

    • Guilherme Paviani

      Ou um novo iPhone a prova dgua sei lá rsrsrs

  • Fernando Tuma

    O fato da Apple ter apresentado o Healthkit sem apresentar o iWatch não faz crescer a venda de aparelhos de terceiros e prejudicar um possivel lançamento em setembro?

    • A Apple não costuma lançar “mais do mesmo”. Se for realmente lançar algo do tipo, será bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí. Enquanto isso, ela incentiva o crescimento deste mercado, criando consumidores preocupados neste tipo de acessório. 😉

      • Fernando Tuma

        Sem dúvidas um iWatch iria revolucionar este mercado, mas se ela tem a intenção, não entendi porque abrir o Health para terceiros. O consumidor iria usar os dois? Ou ainda: usaria uma nike fuel band mas não teria a mesma experiencia de um iWatch?

        • Diego Azevedo

          É interessante para a Apple que outras empresas usem o HealthKit. Porque as empresas vão se focar na plataforma dela, até que o WinPhone ou Android tenham algo similar. Ela acaba desviando o interesse das empresas nos concorrentes do iOS.

          Quando ela lançar o iOS com healthkit, já vão ter dezenas (centenas?) de acessórios compatíveis. Não vai ser mais um app para fazer companhia para a Banca.

          O preço a pagar por isso é talvez uma pequena queda na venda de relógios? Uma empresa que não consegue nem suprir a demanda interna do tanto de gente que compra seus aparelhos no lançamento? Não me parece um mal negócio.

        • Eu penso que se a Apple lançasse um iWatch mataria esse mercado de aparelhos relacionados a saúde (de terceiros). Na minha opinião a Apple lucra mais dando suporte e atraindo mais empresas, do que lançando um iWathch…

      • Danilo Melo

        Acredito que ela possa estar criando uma base reunindo essas informações para aí sim lançar seu aparelho com os diferenciais que não são encontrados por aí.

      • Alex iPilot

        “Se for realmente lançar…” Esse é um ponto interessante… O que há de “concreto” no boato do iWatch??? Muita gente já dá como certo o lançamento… Me parece o “boato mais sólido” da História- rsrsrs… E a Apple pode ter demonstrado, justamente, o caminho contrário na WWDC: abrindo o Health para devices de terceiros…

        • Eu também penso que alimentado, dando suporte e atraindo outra industria, a apple ganha mais do que lançando um iWatch (que mataria o mercado de terceiros)…

    • O fato é que a Apple tá preparando o terreno para posteriormente lançar o iWatch, a maior prova é o último comercial divulgado, focado todo na saúde.

  • Guilherme Andrade

    É bem isso. Como iLex falou eles estão mais abertos(de forma segura) do que nunca! E o pessoal não entende e fica achando que a WWDC foi “meh”. Essas novas API’s vão permitir passos gigantes no iOS. Estava lendo essa matéria no New York Times e é exatamente isso que penso, olha o que o cara falou: “But today, as you say, we are seeing a big shift in Apple’s thinking. It would be too simplistic – and wrong – to say it is aping the Android model. But the company does seem to be trying to offer developers the power of Android while still preserving the ease of use we associate with Apple.” Quem quiser ler a matéria toda: http://bits.blogs.nytimes.com/2014/06/03/wwdc-dissected-a-new-era-for-apple-but-an-end-for-some-apps/?_php=true&_type=blogs&partner=rss&emc=rss&smid=tw-nytimes&_r=0

    • Guilherme Andrade

      A Apple nunca copia, mas pega as coisas mal feitas de outros e as melhoram de um forma mágica. Se demorou pra isso foi para que fosse feita da maneira melhor possível e com segurança.

      • Comentário mais fanboy impossível. É claro que a Apple copia. Mas qual o problema de copiar? Não vejo nada demais. Todas as empresas são assim. Uma copia da outra e é por isso que temos concorrência.

        • Guilherme Andrade

          Com certeza que ela “copia” de certa forma, mas uma coisa é copiar jogado e outra coisa é pegar aquela feature e refinar ela. Se a questão fosse só copiar a Apple já teria colocado de tudo no iOS. Até porque se essas features do Android que ela “copiou” são tão velhas pra que ela iria copiar? A todo um processo de refinamento. Isso faz parte da Apple, sempre fez. A Apple pega coisas mal feitas e simplesmente as conserta. Não sou um fanboy, isso faz parte da empresa desde sempre. Acredito que Apple tem uma sistema totalmente robusto e integrado, a questão não é ficar parecido ou ter mais features que outras empresas, é esse sistema sempre estar evoluindo.

        • Guilherme Paviani

          Não vejo como um comentário fanboy mais sim uma realidade. Quando a Apple lançou o primeiro IPhone em 2007 celulares já existiam. Ela não criou o celular. Mais criou um aparelho que fazia tudo que qualquer outro não fazia na época. E revolucionou o mercado de celulares existente.Assim como fez com o IPod, IPad, IMac é mais recentemente o novo Mac Pro totalmente diferente de qualquer computador existente.

          • Cara, as pessoas que curtem os produtos da Apple, nem falo fanboy, porque esses pra mim não serve de opinião, mas muitos não aceitam o fato de que realmente a Apple copia, independente se refina, cria algo na sua “ideologia”, mas copia. O fato dela melhorar, não quer dizer que ela não copiou.

            Como o @joaoareas:disqus falou, não tem problema copiar, mas sim copiar e fazer uma cópia pior do que a original, ai sim.

            • aW

              Mas quem é que não copia? Apenas Deus cria do nada…

  • Bruno

    Otimo Texto, Aguardando Ansioso! um pouco Aberto, porem seguro! Mais seguranca em primeiro lugar! e o diferencial da Apple.

  • Bruno Bertolo

    Cada dia minha preocupação aumenta, E O SIRI EM PORTUGUÊS?

  • Danilo Melo

    As vezes tenho a impressão que o iOS evoluiu muito mais em 2 anos com o atual vice presidente do que anteriormente com Forstall. Minha experiência começou com o iOS 4 e as duas versões (5 e 6) embora tivessem sua evolução, penso que em comparação com 7 e 8 as novidades foram muito mais significativas. Será este o diferencial entre os dois VPs? Pelo perfil traçado pela iThing sobre o atual VP acho que o iOS irá evoluir muito a partir de agora. O que vocês acham?

    • Brunosh

      Sem dúvida. O iOS 6 deve ter sido a pior atualização do iOS de sempre! Não tenho saudades nenhumas do Forstall

  • Maria Clara Rodrigues

    Finalmente a apple se tocou que estava ficando para tras…
    Eu que sempre fui uma “IOS maniaca”, que nunca concordei com ninguém que vinha me dizer que android era melhor e isso e aquilo, quando vendi meu 4S e fiquei uns dias sem telefone, quase abri mão do iPhone por um samsung. O unico ponto que me fazia pensar era, não gosto do “android em sí”, trava muito, bem mais que qualquer iphone lotado, é feio, e os aparelhos são de plastico… Realmente a qualidade da foto do samsung me impressionou, e com criança em casa, ter um telefone que vc pode baixar app livremente tbm seria um diferencial…
    Mais, pensei e repensei, preferi ficar com o iphone. Por mais que não consigamos largar o IOS, ele tbm tem que seguir avançando e não parar e deixar os concorrentes terem motivos realmente para nos fazer acreditar que são melhores!

    • Guilherme Andrade

      Isso mesmo. A questão não é ter muitas features como outros, é o sistema continuar evoluindo da forma correta.

      • Jean Lavallé

        Não sei o que é forma correta. De forma fechada? O Linux é o SO mais seguro e aberto do mundo. E agora?

        • Brunosh

          Secalhar porque a % de pessoas que usam o sistema é ínfima e nem vale a pena perder tempo em malwares para esse sistema?

          Peço desculpa se estou a dizer alguma asneira, mas como utilizador leigo foi o que me veio à cabeça.

          • Jean Lavallé

            O Servidor Web mais usado no mundo é o Apache, Software Livre, então o argumento de que não tem vírus porque não é usado não vale. E eu estou falando no Linux nos supercomputadores, em sua maioria são utilizados. Não interessaria para os EUA furar a segurança do Super Chinês, que é o mais potente do mundo e é Linux?

  • Wesley Nunes de Souza

    Oba! Mais brechas pra jailbreak!

  • Floydbh

    Ontem anoite assisti a apresentação do Swift, na WWDC, a nova linguagem de programação da Apple para OsX e iOS. Também ponto para eles neste quesito! ficou muito bacana e simplória a nova linguagem!! Isso vai incentivar maiores publicações e melhores apps!

  • A apple deveria liberar o iMessage para todas plataformas. Iria matar o WhatsApp.

    • Jean Lavallé

      Tudo na Apple é monopólio, isso que desanima.

      • Até hoje estamos esperando o FaceTime for Windows.

        • Jean Lavallé

          Ela não vai fazer, amigo Juliano. Nem abrir o protocolo iMessage, mesmo com a porcaria do WhatsUp. É tanta burrice só para manter os sistemas fechados para os outros que dá raiva.

  • Isso é verdade, o que mais se via na apresentação é “alguma coisa kit”.. Healthkit, homekit, etc…

  • Alex iPilot

    Aberto, semiaberto ou fechado… Não me importa o conceito… O que eu quero mesmo é arrastar e soltar minhas fotos, músicas, vídeos e livros, sem sincronismos e bibliotecas… Simples assim.

    • Isso seria e será ótimo quando eles conseguirem fazer isso de maneira inteligente e auto-organizada. O que creio que há na cabeça do pessoal em Cupertino é: Não pode virar uma bagunça e estragar a facilidade de utilização diária.

    • Luan Carlos Schmitz

      mas como ficaria as compras de músicas, filmes e demais itens da iTunes? se eles fizerem isso qualquer um poderia comprar e compartilha-los.

      • Alex iPilot

        Aí é outra discussão, onde a Apple quer ser “mais realista do que o rei”… Qualquer CD, filme, livro que vc compre É SEU, vc faz o que bem entender (sem fins comerciais). Se eu compro é meu… Mas isso é outro papo, se ela quiser fazer para o conteúdo do iTunes, emtão que faça, compre quem concordar… Mas ela não tem o direito de “controlar” da mesma forma O MEU CONTEÚDO, as minhas fotos, minhas músicas, filmes, etc…

        • Jean Lavallé

          Sem palavras. É isso aí.

  • Ovídio Andrade

    ótimo texto, os redatores estão de parabéns, parabéns pelo o melhor blog do mundo apple.

  • Ronaldo Shine

    iBlackList ( quem falar que o iOS possibilita a mesma coisa é porque nunca teve o iBlackList), 5IconDock (fica até mais estético, alem de muito mais funcional) e Alterar as opções da Central de controle.

    Possibilitando esses 3 itens…. muita gente vai deixar de fazer Jailbreak

    • Jean Lavallé

      Tem muito mais, amigo, concordo com você. Iphone sem jailbreak não serve pra quase nada.

      • Brunosh

        Que generalização. Não uso jailbreak (nem preciso) e uso o meu iPhone para tudo o que eu quero.

        • Guilherme Paviani

          Exatamente por isso que pode ser que Jailbreak atende muitos e outros não. Agora quando você precisar enviar um documento, ou musica, enfim qualquer tipo de arquivo via bluetooth pra alguém porque onde você está não tem rede wifi nem 3g ai sim a história muda. Quando eu tinha jailbreak eu utilizava o app tweak AirBlue Sharing, que permite enviar qualquer arquivo para qualquer aparelho via bluetooth.
          Muita coisa vai mudar agora no iOS 8 então… o negócio é esperar e ver quais serão todas as possibilidades…

          • Fillipe Nader

            Uma das coisas que mais gosto soh tem no JB, dividir a tela em 2 no Ipad.(Unico tweak que uso).
            Tinha saido que a Apple colocaria isso nativo no 8 mas nao rolou. Então vou continuar usando o JB.

          • Jean Lavallé

            Rapaz, eu não consigo ver alguém que já teve jail break depois conseguir viver sem, rs.

        • Jean Lavallé

          Talvez porque você não tenha se tocado o quanto você poderia fazer com um celular de R$ 3000,00 , por causa de uma política monopolista da Apple.Vou dizer as coisas mais legais que eu tenho:

          Adblocker, bloqueia propagandas;
          Bluetooth, posso me comunicar ponto a ponto onde não tem Internet;
          Asphaleia, bloqueio com TouchID os apps que eu não quero que outros vejam;
          Bridge, importo músicas sem o lixo do iTunes;
          iBlacklist, bloqueio ligações de telefones;
          CCTogles, acrescento outros botões no ControlCenter.
          Gravar ligações telefonicas, etc, é tanta coisa, isso é só alguns apps que eu tenho.

          • Guilherme Paviani

            Boa.. Falou tudo !!!

  • Giulliano Adami

    Belo Artigo iLex. Que comecem os comentários polêmicos !

  • Clovis

    Fiquei animado, mas tô pagando para ver. Literalmente, até porque, né…essas coisas nunca foram caridade de empresa alguma.

    Se tem alguém que pode abrir o sistema de forma segura, esse alguém é a Apple, mas ainda assim é uma tarefa muito difícil. Sobre a sincronização na nuvem — outro ponto interessante da apresentação — ela não tem um bom histórico; basta medir a velocidade do app nativo de notas ou dos documentos no iCloud. Apps de terceiros (Simplenote, Dropbox) são bem mais rápidos. Se para sincronizar o iMessage com o Mac levou um tempão para corrigir (ainda assim, imperfeito), o cara querer me convencer de que a composição do email recomeça onde parei… só vendo para crer.

    Espero que funcionem como prometido, mas só no uso é possível saber. A parte boa é que há um bom período de testes, e a empresa não tem medo de cortar o que ficar imperfeito.

  • Lucas Nunes

    Depois de 14 WWDC finalmente a Apple entendeu que quem a fez ela ser o que ela é hoje foram seus desenvolvedores espalhados pelo mundo inteiro ,com uma criatividade inigualável eles que primeiramente raqueando o primeiro iphone fazendo com que várias mentes férteis criassem app,para mais tarde revolucionar a indústria de gadgets.
    Não estou dizendo que as criações do nosso querido Jobs não tenha sido de grande importância (pelo contrário) acredito até hoje que ele mudou o humo da história nos possibilitando sonhar com um futuro não tão mais distante. Porém a Apple cria coisas tão grandiosas que nem ela mesma sabe os poderes que tem nas mãos, e quem faz as engenhocas da Apple funcionarem com o seu limite total é o jeambreak. Pelo menos até hoje

  • Andre Abidala

    otima publicao iLEX. eu acho realmente que dessa vez a apple acertou em cheio e vai finalmente fazer com que o iOS seja o melhor sistema em todos os requisitos

  • Danilo Araujo

    EU particularmente acho que muita coisa que foi anunciada será só para encher liguinça.
    Este Health KIt e Home Kit não são coisas que funcionarão muito bem por aqui. primeiramente porque dependem de dispositivos de terceiros (que provavalmente não existirão ou serão o olho da cara por aqui )para funcionar e segundo porque brasileiro não tem hábito de comprar estas bugingangas.
    O Carplay é um bom exemplo,está aí desde o 7.0 e até agora nada de vir para a nossa realidade,e pelo que vi aqui no Blog Mesmo só carros top dos top virão com ele integrado,mesmo o Pioneer tendo licença pra produzir nunca vi na pratica.

    • OverlordBR

      Depende… não sei como a Apple licenciará o HomeKit… se vai cobrar por isto ou não.

      Agora, se qualquer fabricante puder utilizar o HomeKit sem pagar nada para a Apple, teremos uma enxurrada de produtos aparecendo… se bobear, até lá no Deal Extreme e similares. 🙂

      • Danilo Araujo

        Duvido que a Apple deixe qualquer um usar.
        Eles sempre fazer a gente comprar tudo especial deles,se é assim com um cabo de carregar imagina com algo médico

        • OverlordBR

          Também acho que não… mas vamos esperar.

          Se liberasse, seria sensacional.
          Imagina poder comprar produtos de automação no DX que fossem integrados com o iOS?

  • Jean Lavallé

    Se ela simplesmente só consertasse, não teria aplicativos fantásticos no jailbreak, muito melhores do que na AppStore.

  • Anderson Campos

    Se a Apple não lançar mesmo o iwatch, vai ser uma grande trollada na Samsung. A ponto de ter registrado a marca. Kkk

  • Patrick Rademaker Burke

    Excelente artigo! Não tinha conseguido ver as coisas por essa perspectiva!

  • Acho que ficará mais vulnerável, mas o mercado estava pedindo devido a concorrência. Aos criadores do Whatsapp, que estão “chorando” com o iMessage renovado, que tal para com o mimimi danado. Vocês copiaram o ícone do Message nativo da Apple aproveitando o layout para se popularizarem, agora agüenta. Até pq as melhorias já estavam presentes em muitos aplicativos além do whatsapp. – Aceitem…que dói menos!!! – boa tarde.

  • OverlordBR

    O HomeKit e todas as possibilidades que ele traz me deu uma vontade de voltar a programar! 🙂
    Até já andei dando uma olhada lá no The Home Kit Framework…

  • VictorMartino

    Eu quase chorei de alegria com a apresentação do iOS 8. Depois do iOS 4 com a multitarefa, esta é a melhor atualização na minha opinião. Teclados alternativos é uma novidade MUITO GRANDE, e assim que saírem o Swiftkey, o Swype, o Fleksy e um outro que eu esqueci o nome os usuários verão o que estavam perdendo e reconhecerão a importância dessa nova versão do sistema.

  • Edu Del Santi

    Alguém sábe o nome do app da 2ª foto ? Por favor?

  • mmcaldeira

    Eu já disse isso algumas vezes, e vou repetir: áureos tempos em que a concorrência corria atrás da Apple…

    • Diego Silva

      Concordo totalmente, já foi o tempo. O que se percebe cada vez mais é que o sistema agora começa a permitir para os usuários do IOS (Eu por exemplo) o que os usuários de outros sistemas já tinham condições de utilizar a tempo. Sem contar a parte de “tomar emprestado” funções de outros apps e agregar ao sistema como se isso fosse uma inovação. Como disse o amigo Ricardo Sampaio, saudades da era Jobs…

    • Pois homekit e healthkit já existem nos outros sistemas, né?

  • Ricardo Sampaio

    saudades da era Jobs…

    • Magrathiano

      Sem essa… A Apple me surpreendeu com essa WWDC 2014 e acredito que eu não fui o único, está repleta de coisas ótimas pro usuário, aliás essa matéria está falando de coisas boas que a Apple vem fazendo pro usuário… Palhaçada esse comentário medíocre de sempre, meu Deus…

      • Alex iPilot

        Easy, mate!!! Eu quero crer que estejamos num ambiente civilizado… Precisa ser grosso e ofender alguém com uma opinião diferente da tua? Eu tenho também saudades, qualquer um que admire a Apple e a contribuição de Steve Jobs ao mundo tem saudades do tempo em que ele estava vivo, acertando ou errando, despertando amor ou ódio…

        • Magrathiano

          Pow, mal cara. A minha intenção não foi ser grosso, pelo contrário, como você disse, eu também tenho saudades desse tempo e a contribuição do Jobs pro que a Apple é hoje é indiscutivelmente enorme. O que quis dizer com o comentário, é que o Jobs infelizmente já se foi e a Apple não está decepcionando sem ele por lá, estão continuando seu legado do modo deles, portanto achei desnecessário tal comentário. Mas retiro o que disse e até peço desculpas publicamente aqui..

          • Alex iPilot

            Exatamente como pensei: estamos num ambiente civilizado! Parabéns por ter reconhecido e se desculpado!

  • Luck

    Eu quero poder baixar músicas e arquivos no ios,e quem sabe,usa lo como um pen drive,assim como acontece no windows phone e android,sem precisar de um pc pra isso.. Realmente,o ios precisa melhorar nesses sentidos,e parece que a Apple percebeu isso.. Quanto mais flexível e atender as necessidades de cada um,melhor.

    Claro,sem Perder a ordem,a segurança,e a facilidade de uso.

  • Antonio Frederico

    A Apple está remando a favor agora, mas ela precisa dar um jeito de baratear um pouco o iPhone, esse preço alto vai dar cada dia mais espaço para aparelhos que não são tão bons quanto o iPhone, mas que similarmente atendem às expectativas sendo economicamente viável.

    Antes que me critiquem: não me iludo com iPhone 5S a 999,00, eu disse “um pouco” mais barato…

  • João Grillo

    Confio na Apple! 😉

    • mozartml2003

      Eu era usuário Android por dois aparelhos e desde fevereiro de 2014 adquiri um IPHONE 5S. Confesso que relutei pra comprar um. Todavia toda experiência tem sido ótima com a Apple. Acredito que as mudanças no IOS 8 podem ter sido poucas, mas denotam novos ares de mudanças boas para todos nós usuários da Apple. Que a fluidez, segurança e estabilidade do sistema continuem proporcionando uma ótima experiência.

      • Eu tbm relutei muito em sair do Android e hj não tenho arrependimento nenhum!!!

  • Antonio Delfino

    eu acho maravilhoso a apple ter dado essa abertura, mas ainda sim creio que eles podiam dar mais liberdade pra transformar “meu” iphone no MEU iphone, como por exemplo reorganizando a central de controle e alterando icones, assim como novos live wallpapers e atalhos no lockscreen… acho que apple segue no caminho certo em relação a isso, so esta um pouco atrasada; do outro lado, isso tudo é possivel no android, mas ainda o acho aberto de mais.

  • Gabriel

    Queria é poder usar o controle do ps3 no jogos, tipo Asphalt, isso sim ia ser top!

  • Finalmente! É muito bom ter opções variadas e só dando essa abertura a Apple teria isso.
    Só espero que a segurança continue a mesma, que pra mim, é mais importante do que qualquer customização.

  • Daniel Alencar

    Excelente texto. Estou ansioso para o lançamento. Parece realmente muito incrível. Pena que o i4 nao tem suporte 🙁

  • Arnaldo

    estou triste de não poder instalar o ios 8 no meu iphone 4..o proximo smartphone que tiver vai ser ser da samsung gastei tanto dinheiro no iphone 4 para nada,a apple devia de devolver o dinheiro ao pessoal ou dar em troca o iphone mais recente e o pessoal dar o excesso.quem concorda?

    • Isso se chama tecnologia … Em alguma hora um aparelho de 2010 tem que se defasar… Uma coisa já foi demonstrada com o iOS 7 que o iPhone 4 já foi perdendo o poder que antes era quando era o top de linha , iPhone 4s por exemplo é 2x iPhone 4 , i5 4x iPhone 4s … A tecnologia evolui amigo…

  • Filipi Jacob

    Sera por isso a “agua” como simbolo do ios8?

    Como dizia o mestre lee
    “Coloque agua em um copo e ela se torna o copo, seja como agua”

  • Jackson Freire

    Posso comprar case do iPhone 5/5s pra o meu 5c? Se não, qual um site bom para cases?

    • As capinhas do 5/5S não cabem no 5C, as medidas são diferentes.

  • Jackson Freire

    O que viria a ser a iWitch que tantos falam??0

    • [Post editado para atender as normas de comentários do BDI]

      Acho que quis dizer iWatch, se for isso mesmo, é um “relógio” inteligente (smartwatch) que seria uma extensão do seu iDevice. Por exemplo, um dos recursos é você poder ver quem esta ligando pra você sem tirar o aparelho do bolso, e será possível fazer muitas outras coisas. É um negócio bastante interessante, mas que ainda não foi lançado ou apresentado pela Apple. Dê uma pesquisada mais ampla pra você saber mais, aqui mesmo no BDI tem algumas informações sobre.

      PS: Não acredite nessas imagens que andam mostrando por aí. A maioria, senão todas, são apenas concepções artísticas, isto é, vem da imaginação de pessoas que manjam muito de desenho.

  • Matheus Oliveira

    E a bateria do iPhone 5s? Mesmo com as mudanças no iOS 8, acho que a Apple ainda peca em não ter mais se focado em economizar e otimizar a bateria de seus iDevices, por exemplo o iPhone 4s ja irá drenar um pouco mais, e assim sucessivamente. Mas vamos ver o que os Desenvolvedores bolarão, quem sabe não atualizo o meu 5s para essa versão.

    • Eu acho que o teste de bateria só poderá ser feito após lançarem a versão final do iOS8, porque na versão beta, o iPhone costuma enviar dados constantes para os servidores da Apple, e isso deixa a bateria instável.

      • Matheus Oliveira

        Claro claro, isso é comum mesmo. O 8 ainda ta cheio de bugs e etc, mas eu ainda sigo a minha opnião em eles fazerem um sistema bem mais otimizado e focado nas baterias dos iDevices da empresa.

        • Esse é o sonho de todo mundo, uma bateria douradora. Também queria que eles investissem um pouco mais na bateria. =/

          • Matheus Oliveira

            Esse é um dos problemas dos iDevices, claro o sistema é bem otimizado para seus processadores (5s) no entanto, eu não falo em apenas aumentar a bateria, mas em dar mais opções aos usuários de poder controlar mais o sistema em quesito de bateria, por exemplo, um sistema (opniao sobre o iOS 8) que diminuisse o consumo mais ainda de toda a bateria com a tela bloqueada ou uma opção low mode, que diminuisse a qualidade grafica do iPhone para diminuir o tempo de processos em andamento no iPhone quando mais a gente precisasse da bateria dele é claro.

  • Filipi Jacob

    Será por isso a “agua” como fundo do ios 8?

    Como disse o mestre lee

    “A agua em um copo se torna o copo, seja como agua”

    • A água de cabeça pra baixo realmente foi uma dica do que a Apple fez literalmente com o iOS 8 ao torná-lo mais “aberto”, ela revirou os limites que conhecíamos até então.

  • Francis

    Esse texto é mais um momento bom do BDI. Gostei muito.!!

  • Junior Manoel

    Mudou a fonte do blog ou é impressão minha?

  • Diógenes Magnus

    Este esquema de mandar o iphone fechar as portas da casa… Lembra que os ladrões roubavam as BMW em questões de minutos??? Já to vendo gente culpar a Apple por roubarem suas casas kkk (sendo que o erro provavelmente vai ser do app de segurança)

  • Pedro Nicolazzi

    Hummm. Ninguém clamando por Jobs dessa vez. Finalmente!

  • Bruno

    Depois que a Apple apresentou seus novos softwares esta semana, especialmente a atualização do Spotlight cujo motor de busca é o Bing, supostamente executado em back-end, fico imaginando por quanto tempo a Apple usará um produto de pesquisa da Microsoft antes que ela decida ter o seu próprio. A Apple tem dado o seu melhor para manter sua posição e conseguir ofertar sua caixa de areia movediça, pura e cristalina. Porque é só desta forma que ela pode promover a si mesma como algo especial e único. Não é atoa que ela tem trabalhado bastante para se divorciar do Google depois que este tornou-se um sério rival no mercado de telefones e tablets. Mas a Microsoft sempre foi um rival. Isto significa que a empresa tem que desenvolver uma pesquisa para poder lançar uma espécie de iSearch, ou algo com um nome um pouco mais fashion. E a Apple é a única empresa no planeta que possivelmente poderia bolar um sistema de busca que rivalize com o Google e o Bing, porque tem reservas de US $40 bilhões em dinheiro que ela deve usar para para poder fazer algo diferente, do que comprar empresas de fone de ouvido ou algum outro modismo. O mundo inteiro sabe como os motores de busca dão dinheiro, se forem bem feitos é claro. O motor de busca do Google já está cansado e problemático. O Bing é funcional mas não é muito diferente. Não vejo razão porque a Apple não possa montar uma equipe melhor do que a do Google, ou pelo menos igualá-la. Ultimamente, muitas pessoas estão recorrendo a buscadores menores, desde que estes não os rastrei e não simule os mesmo algoritmos de classificação de página supostamente viciados do Google, porque eles são sujeitos à manipulação. Quem usa o Google para pesquisar informações há muito tempo já observou que os resultados estão entupidos com sites de spam e anúncios de produto que nós nunca testemunhamos no passado.Tem que haver uma maneira nova e melhor de fazer pesquisa. Pesquisa é parte integrante da experiência de usuário no software da Apple. Ela não pode deixar essa experiência no controle de qualquer concorrente, especialmente a Microsoft. Ela tem que fazer algo sobre isso, da mesma forma que ela decidiu fazer o seu próprio navegador Web, o Safari. Assim como foi com o Google, a Apple deve ser perfeitamente capaz de atingir esse nível de sucesso. A Apple tem fãs, ao contrário de qualquer outra empresa. Seus fiéis vão migrar instantaneamente para um buscador da Apple (a menos que ele seja horrível, o que parece improvável). Neste ponto, com o Google inérte, um buscador da Apple poderia realmente desbancar o Google. Além disso, a Apple não encontraria nenhum problema em caçar “furtivamente” empregados do Google e da Microsoft para montar uma equipe de desenvolvedores, mas a empresa poderia comprar alguns buscadores menores, também. A Apple já dá outras opções de busca no Safari, e, acho até que vai oferecer mais opções no iOS 8 e OS X. A Apple também precisa de novas fontes de receita. Um motor de busca pode fornecer isso. E claro, se a Apple fizer um motor de busca, isso seria como cravar um parafuso no meio dos olhos do Google, depois que este, saqueou o negócio de smartphones da Apple. Presumo que a Apple já tenha pensado nisso e já esteja explorando o desenvolvimento agora. Com US $40 bilhões ela poderia bancar paralelamente vários projetos com pouco esforço. Eu gostaria de ver novas idéias vindas da Apple para um buscador de pesquisa. Por um tempo, um número de motores alternativos surgiram e rapidamente foram engolidos pelo Google ou pelo Yahoo, alguns até nunca chegaram a ver a luz do dia depois disso. A facilidade com que esses motores de busca vieram e se foram, indicou que não era impossível desenvolver um motor de busca do zero. Mas nenhum dessas empresas tinham bilhões como a Apple. Isto tem de ser feito, e deve ser feito o mais breve possível, para que a Apple possa continuar mantendo sua filosofia de um sistema rigidamente fechado e que não possa ser controlado por alguns aplicações de terceiros (sob a forma de apps de especialidade). A Apple nunca foi uma caixa aberta, como o Windows ou o Linux, por exemplo. Se teve uma coisa que a WWDC desta semana nos ensinou, foi que a empresa está vulnerável e cheia de brechas para os concorrentes. A Apple precisa se fechar rapidamente. Agora tudo o que ela precisa é pesquisar bastante e ir em busca de um motor de busca.

    • Alex iPilot

      MS e Apple NUNCA foram rivais!!! Procure no YouTube a fantástica entrevista que Steve Jobs e Bill Gates deram juntos, convidados da D5… Encontro histórico… Levantam essa questão da rivalidade e Jobs comenta:”Nunca! Nunca fomos, nunca vi por esse lado… E talvez por isso eu perdi…” Muitos risos… A Historia vale muito mais quando é contada pelos próprios personagens! Por isso o encontro é fantástico!

      • KGB07

        Acredito que Jobs “somente” quis ser simpático, politicamente correto ou amistoso. Até porque penso que não tem como “perder” sem estar em alguma disputa, rivalizar. Sugiro ver também “a entrevista perdida” de Jobs.

        • Acho que é a primeira vez que vejo alguém usar as palavras “simpático” e “amistoso” para se referir a Steve Jobs. 😛

          • KGB07

            O cara era meu amigo. Super simpático rsrsrsrsrsrs

          • Alex iPilot

            Depois que a gente morre… Rsrsrs…

        • Alex iPilot

          Ele fez a piada com o sentido de que a MS era muuuuito maior do que a Apple e o Windows detinha o mercado absoluto… Mas ambos pontuaram justamente isso, enquanto corria o “folclore” da rivalidade, da inimizade entre ambos, a prática de colaboração entre as duas empresas, muitas vezes nos bastidores, comprovava o contrário!

  • Marcel Stefanuto

    A palavras “aberto” e “nunca esteve” foram repetidas 1279 mil vezes nesse texto. Cada uma. Ok, deu pra entender que o iOS está mais aberto, não precisava de tanta redundância.

  • Ricardo Teixeira

    Seria legal um aplicativo que pudesse colocar senha em outros, como acontece no Android. Outra opção seria ter bloqueio por senha no padrão do aplicativo, como o Dropbox.

  • Bruno

    Depois que a Apple apresentou seus novos softwares esta semana, especialmente a atualização do Spotlight cujo motor de busca é o Bing, supostamente executado em back-end, fico imaginando por quanto tempo a Apple usará um produto de pesquisa da Microsoft antes que ela decida ter o seu próprio. A Apple tem dado o seu melhor para manter sua posição e conseguir ofertar sua caixa de areia movediça, pura e cristalina. Porque é só desta forma que ela pode promover a si mesma como algo especial e único. Não é atoa que ela tem trabalhado bastante para se divorciar do Google depois que este tornou-se um sério rival no mercado de telefones e tablets. Mas a Microsoft sempre foi um rival. Isto significa que a empresa tem que desenvolver uma pesquisa para poder lançar uma espécie de iSearch, ou algo com um nome um pouco mais fashion. E a Apple é a única empresa no planeta que possivelmente poderia bolar um sistema de busca que rivalize com o Google e o Bing, porque tem reservas de US $40 bilhões em dinheiro que ela deve usar para para poder fazer algo diferente, do que comprar empresas de fone de ouvido ou algum outro modismo. O mundo inteiro sabe como os motores de busca dão dinheiro, se forem bem feitos é claro. O motor de busca do Google já está cansado e problemático. O Bing é funcional mas não é muito diferente. Não vejo razão porque a Apple não possa montar uma equipe melhor do que a do Google, ou pelo menos igualá-la. Ultimamente, muitas pessoas estão recorrendo a buscadores menores, desde que estes não os rastrei e não simule os mesmo algoritmos de classificação de página supostamente viciados do Google, porque eles são sujeitos à manipulação. Quem usa o Google para pesquisar informações há muito tempo já observou que os resultados estão entupidos com sites de spam e anúncios de produto que nós nunca testemunhamos no passado.Tem que haver uma maneira nova e melhor de fazer pesquisa. Pesquisa é parte integrante da experiência de usuário no software da Apple. Ela não pode deixar essa experiência no controle de qualquer concorrente, especialmente a Microsoft. Ela tem que fazer algo sobre isso, da mesma forma que ela decidiu fazer o seu próprio navegador Web, o Safari. Assim como foi com o Google, a Apple deve ser perfeitamente capaz de atingir esse nível de sucesso. A Apple tem fãs, ao contrário de qualquer outra empresa. Seus fiéis vão migrar instantaneamente para um buscador da Apple (a menos que ele seja horrível, o que parece improvável). Neste ponto, com o Google inérte, um buscador da Apple poderia realmente desbancar o Google. Além disso, a Apple não encontraria nenhum problema em caçar “furtivamente” empregados do Google e da Microsoft para montar uma equipe de desenvolvedores, mas a empresa poderia comprar alguns buscadores menores, também. A Apple já dá outras opções de busca no Safari, e, acho até que vai oferecer mais opções no iOS 8 e OS X. A Apple também precisa de novas fontes de receita. Um motor de busca pode fornecer isso. E claro, se a Apple fizer um motor de busca, isso seria como cravar um parafuso no meio dos olhos do Google, depois que este, saqueou o negócio de smartphones da Apple. Presumo que a Apple já tenha pensado nisso e já esteja explorando o desenvolvimento agora. Com US $40 bilhões ela poderia bancar paralelamente vários projetos com pouco esforço. Eu gostaria de ver novas idéias vindas da Apple para um buscador de pesquisa. Por um tempo, um número de motores alternativos surgiram e rapidamente foram engolidos pelo Google ou pelo Yahoo, alguns até nunca chegaram a ver a luz do dia depois disso. A facilidade com que esses motores de busca vieram e se foram, indicou que não era impossível desenvolver um motor de busca do zero. Mas nenhum dessas empresas tinham bilhões como a Apple. Isto tem de ser feito, e deve ser feito o mais breve possível, para que a Apple possa continuar mantendo sua filosofia de um sistema rigidamente fechado e que não possa ser controlado por alguns aplicações de terceiros (sob a forma de apps de especialidade). A Apple nunca foi uma caixa aberta, como o Windows ou o Linux, por exemplo. Se teve uma coisa que a WWDC desta semana nos ensinou, foi que a empresa está vulnerável e cheia de brechas para os concorrentes. A Apple precisa se fechar rapidamente. Agora tudo o que ela precisa é pesquisar bastante e ir em busca de um motor de busca.

  • Wallace Miranda

    Ansioso pelo Swyfkey! =D

  • Ezequiel

    Achei interessante essa abertura. E a meu ver isso é fruto da concorrência!

    Embora tenha saído do mundo apple (no que diz respeito a telefone) para me aventurar no WP, acho que finalmente a Apple viu que não dá para ficar totalmente fechada!

    O WP surgiu como sistema mais fechado possível, seguindo a tendência da Apple, que realmente é o correto, mas agora, no WP 8.1 ele abriu muitas possibilidades, principalmente com um gerenciador de arquivos!

    Enfim, cada vez mais , nós usuários e entusiastas pela tecnologia temos a ganhar!

  • Nuno123

    Assim é mais fácil para alguns perceberem a lógica de existir o jailbreak, e não estar dependente que a Apple implemente funções agora que são básicas como o quick reply, entre outras!

  • Perinaldo Cavalcanti Silva Fil

    Pra mim só falta abrirem o Bluetooth, pq ficar usando ele apenas para pareamento com outros dispositivos de áudio é complicado. Mas com esse IOS8 já ficarei extremamente satisfeito. Até chegar no IOS 7 a Apple já integrou muita coisa que antes só tínhamos através de Jailbreak como a criação de pastas com apps ilimitados, escolha de música do app para utilizar com despertador, control center, etc.
    Tanto que antes usava em meu antigo 3GS e IPad 3 jailbreak e hoje no IPhone 5S e IPad utilizo sem jailbreak por não ver mais necessidade a não ser pelos apps de graça, mas isso não me deixa melhor que os outros. Por isso decidi ser correto e quando quero algo vou e compro. O jailbreak era bom mas deixava o IPhone lento e hoje não vejo mais necessidade mesmo. Aguardando o IOS 8 pra poder utilizar o ditado em português nas postagens de Face, em notas, Whatsapp, etc e um dia espero que a Siri também fique em português Brasil, mas isso já é um achado!

  • Leonardo Silva Marques

    so quero saber de uma coisa! Essa tal de Siri ai, vai falar portugues ou não!?

  • Ismael Faleiro

    mas nao vai ser agora que vou ver os lindos wallpaper live no iOS

  • George Menezes

    Concordo com algumas opiniões de outros sites e especialistas, de que tudo o que foi apresentado “prepara o terreno” para os novos hardwares que vem por aí – um novo iPhone, novo iPad, novo iPod (ou não), o tal iWatch.

    Teremos muitas novidades até o final do ano ainda… e a Apple continuará a nos surpreender!

  • Ricardo Barnabe

    Há meu ver, esta solução já existia antes do Jobs falecer… só acho que naquela epoca o aparelho ainda não tinha o “poder” de processamento que necessita para realizar esta atenuantes, sem prejudicar a experiencia do usuário. Acho que este é ou foi o grande legado de Jobs!

  • Na verdade, parece que seus conhecimentos é que são superficiais. Eu aconselho que você se informe das coisas antes de ficar julgando artigos que apontam fatos.

    Dica de estudo: procure saber porque o Android possui 99% dos malwares do mundo mobile e o iOS não possui nenhum vírus.

    Ah, e não vale aquela baboseira de “o hackers investem no sistema de maior propagação”, porque essa premissa é falsa. Os usuários de iOS possuem geralmente maior poder aquisitivo e vírus nessa plataforma renderia roubos de informações muito mais importantes.
    Eles não fazem malwares para iPhone simplesmente porque não conseguem. 🙂

    Se informe mais, Anderson!

  • lelio

    Existem algumas coisas simples que podia liberar logo neh?
    Enviar uma foto ou video pro seu parça num lugar onde nao tem internet…
    Comprar uma musikinha no itunes pra usar de toque ali instantaneo….
    Acho q nao custa nada… Tem q abrir mais kkkkkk