Segundo a Macworld Brasil, a Gartner acaba de divulgar um levantamento das vendas do iPhone no Brasil feitas pelas operadoras Claro, Vivo e TIM no terceiro trimestre de 2009, ou seja, julho, agosto e setembro. No período, cerca de 77 mil unidades do celular foram vendidas oficialmente.
Se comparado com o trimestre anterior, houve uma queda de 28,8% nas vendas, o que é bastante lógico se considerarmos o contexto do período.
As vendas na verdade começaram a diminuir já em junho, quando foi anunciado o novo modelo 3GS e essa espera durou até o final de agosto, quando ele foi finalmente lançado no país. Além disso, duas semanas depois, as operadoras já começaram a apresentar problemas de abastecimento, decorrentes da alta demanda. Havia compradores interessados, mas que não encontravam aparelhos para comprar. A situação só foi se normalizar em meados de outubro, mas aí os números já contam como 4° trimestre.
Mesmo com todos os problemas, as operadoras registraram a venda de 77 mil unidades entre julho e setembro, um aumento de quase 44% em relação ao número total de iPhones vendidos no país, segundo a mesma Gartner. Foi o segundo melhor trimestre para o iPhone no Brasil desde que ele foi lançado, em setembro de 2008.
Mesmo com os números positivos, os problemas não permitiram que a Apple acompanhasse os concorrentes e sua participação no mercado de celulares caiu para 0,7%. No segundo trimestre era de 1%.
O levantamento leva em consideração apenas os aparelhos vendidos oficialmente no país e não os comprados no exterior.
A expectativa agora é ver qual será o resultado para o quarto trimestre (out/nov/dez), o mais importante em vendas devido às festas de final de ano. Ainda mais com a entrada da Oi como operadora oficial, meu palpite é que ele ultrapasse os números do 2° trimestre, que foram de 108 mil unidades.
O resultado teremos em fevereiro de 2010. ;)