Notícias

Já foram vendidos quase 176 mil iPhones 3G no Brasil, segundo o Instituto Gartner

Pela primeira vez desde que o iPhone foi oficialmente lançado no Brasil, é divulgada a quantidade de aparelhos vendidos no país. Quem informa é o Portal Exame, baseado em uma pesquisa do Instituto Gartner. E com a notícia, uma surpresa: ao contrário do resto do mundo, o BlackBerry ainda dá um banho de vendas no nosso telefone preferido.Vendas de iPhones no Brasil

O estudo mostra todos os aparelhos vendidos oficialmente pelas operadoras oficiais (Claro, Vivo e TIM), se referindo ao único modelo vendido até então, o iPhone 3G.

Como as operadoras não divulgam os números oficiais, fica difícil saber quem vendeu mais. A Gartner obtém informações de várias fontes, como fornecedores de componentes e clientes. Segundo a Exame, os resultados são confiáveis devido à reputação da empresa.

Os números mostram que, desde o dia 26 de setembro de 2008 até agosto deste ano, o iPhone conseguiu conquistar 1% do mercado de celulares no Brasil, o que é uma taxa significativa.

Mas entre os smartphones, a RIM ainda ganha da Apple, sinal de que as empresas brasileiras ainda não adotaram o iPhone como solução empresarial. O BlackBerry vendeu quase o dobro de unidades no mesmo período, chegando a 296.000, o que significa 1,8% do mercado brasileiro.

A Nokia ainda é a líder do mercado, com 14.858.000 de aparelhos vendidos, mas esses números não podem entrar na comparação por não se tratar de smartphones. Afinal, celular a 10 reais vende muito mais mesmo. 🙂

Para se ter uma idéia, este número é equivalente ao que a França vendeu no primeiro ano, com o iPhone Classic.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Davi

    Eu sou um deles!!

  • Henry

    Nem me fale a nokia tem celulares muito baratos mais também que não prestam muito

  • ihenrique

    iphone no brasil é um grande fracasso. alem do numero baixo em vendas, as vendas mais expressivas aconteceram quando o equipamento vendido no pais, ja era obsoleto nos paises de primeiro mundo! brasileiro = passivo.

  • Estou nessa pesquisa também, comprei o meu diretamente com a Vivo. Hehehe

  • Que pena, mas era de se esperar, chegando tão caro já com subsídio da operadora os preconceitos tiveram força e o povo não se motivou a trocar de aparelho.

    Conheço um dono de empresa que tem um blackberry e um iPhone 3G pela Claro, pra ele o blackberry é extremamente lento e complicado de usar, enquanto o iPhone tem uma excelente interface. Se você não gosta do iPhone, é pura comodidade de manter o sistema antiquado de “menu > seta, seta, seta > ok > seta, seta > carrega…. > etc”.

    • Realmente, eu também acho que a política de preços cobrados pelas operadoras nacionais é o que trava o crescimento do iPhone no Brasil.

      Mas apesar de parecer pouco, o número é significativo para um primeiro ano. 1% de um mercado como o Brasil, pelo preço que custa um iPhone oficial, é impressionante.

      • ratox

        Eu lembro de ler algo sobre a apple fazer algo a respeito em paizes como Brasil, Rússia e India, onde o preço do iPhone é extremamente caro e fora da realidade, porém até agora nada….

  • Rocha

    O meu esta nesta estatistica…hehehe

  • Nersoooo

    No brasil ja vai melhorar mais ainda quando os precos mais baixos, e tambem quando muitos nao ter aquele pensamento “tenho um blackbarry da Motorola” ou que o iphone eh frescura e quebra facil. ( direto escuto isso). hehehe fo…!

  • Lucas Macedo

    Três desses aí passaram por mim. Um (1) estava com defeito devolvi para a Vivo e me deram um novo (2), outro eu fui roubado e o seguro pagou um novo (3) que é o que eu estou usando agora! \o/

  • Márcio

    Como já disseram alguns leitores, eu tambem faço parte do grupo que adquiriu o iPhone.
    Conheço alguns amigos que usam Blackberry, assim como outros tambem donos de iPhone.
    A verdade é que cada um defende o aparelho que possui e não vejo nenhum erro nisso, afinal esta defendendo algo que é de sua propriedade e ninguem gosta de depreciar o que lhe pertence.
    Então a decisão de comprar um o outro depende de uma série de aspectos e situações a serem consideradas.
    Eu me sinto muito satisfeito com o iPhone, estudo com muito carinho e cuidado a opção em adquirir o 3GS, bem como o que vou fazer com meu 3G caso compre o novo modelo.
    Não vejo sentido nenhum em questionar o motivo que leva cada um de nós a escolher qual aparelho vai comprar.
    Mas como aqui é um local de apreciadores (e maniacos) pelo iPhone, é lógico que estou nessa…
    Que venha o 3GS!

  • José Luiz

    quando as pessoas se derem conta do leque de possibilidades que o ihpone abre, se as demais empresas de telefonia nao seguirem o mesmo passo, ficarão na história.

    eu particularmente não gosto de aplicações java.

    a interação que i iphone possibilita por deixar todos desenvolverem aplicativos é a grande jogada.

    Eu vendi meu ihpone 2g pra comprar um 3g só que estou sem.. bah isso é revoltante ficar sem.. é igual a carro..

  • Guilherme

    Será que ainda compensa comprar um 3G ? … A Vivo me deu uns pontos ai… até amanhã.. e com eles posso pegar um 3G – 8gb a 1.300,00 será que compensa? Minha dúvida mesmo é em relação a quanto vai vir o 3G S aqui. …. to vendos e compro o 3G e espero da uma baixada no 3G S..

    Uma roubalheira os preços praticados aqui no Brasil.

    Sad…sad..

  • Pessoal,

    A questão não é o preço. Leiam o que o iLex escreveu no artigo:

    “sinal que as empresas brasileiras ainda não adotaram o iPhone como solução empresarial”

    Conheço algumas empresas que fornece smartphones para seus gerentes. Olha, e só em uma delas devem ser alguns milhares. Adivinha qual é a marca homologada? Sim, a RIM (Blackberry). Nada de iPhone, que ainda é visto como um “brinquedo” para estas empresas.

    • ratox

      Discordo do seu ponto.
      Em paises como EUA, o iPhone é principalmente dissiminado por usuários comums e não por funcionarios de empresas.
      A pesquisa também não é específica a funcionários de empresas, e sim no Brasil como um todo.
      O iLex apenas levantou um ponto, que nas empresas, o Blackberry ainda reina, não só aqui no Brasil como em outros paises tbem

  • José Luiz

    Mas na real o Blackberry é melhor para gerencia e coisa e tal.. como uma ferramenta apenas para e-mail, que é o que normalmente as empresas utilizam, vejo isso na empresa onde trabalho, que só utiliza blackberrys para diretoria e gerencia. eles não querem pois acham que o iphone é fragil e blablabla

    alem de o sinal ser melhor no blackberry (eu tinha um iphone ja fiz testes com co blackberry, realmente o blackberry tem sinal melhor)

    O iphone é muito mais que uma ferramenta movel de e-mails, e o preço é sim absurdo, esse é um dos motivos pelo qual as empresas não utilizam o iphone como ferramenta de trabalho..

    Blackberry tem 20 modelo diferente de variados preços e com mais ou menos caracteristicas, iphone só tem um (bem completo por sinal) então voce ou pode pegar um blackberry de 1500, ou um de 600 agora iphone voce só pega um pois é o unico que tem a venda, e convenhamos, mesmo para pessoa juridica não sai barato pegar em grandes quantidades.

  • Krikaoli

    Smartphone ainda representa 10% dos celulares no Brasil. A tendência é o smartphone se tornar o padrão. Ainda tem muito chão pra crescer as vendas da Apple. A questão é que além da política de preços as operadoras deveriam começar a melhorar o pós-venda desse tipo de aparelho também.

  • Ale

    Concordando com o Jose Luis, iPhone só tem um e BlackBerry tem vários.
    Correto seria separar por modelos de BlackBerry e ver o resultado….

  • Jumella

    As operadoras enfiam essa porcaria de berry goela abaixo de todo mundo, provalvelmente porque ganham muito $$ com isso, devem pagar um valor insignificante e repassam com planos carissimos e ainda mais pra empresas. Pra conseguir que um representante inclua um iphone nos planos empresariais, precisei brigar e muito, ainda apelando de mudar de operadora, senão ia ser um shitberry goela abaixo pra mim tbem…. O prolema é que as empresas não tem ninguem que entende de tecnologia pra adquirir esses aparelhos e engolem qualquer coisa que os vendedores falam… Lamentavel, mas é coisa de Brazil!

  • Leonardo Barbosa

    Ei iLex, dá uma olhada nesse link não tem a ver com o post mas é legal.

    http://www.apple.com/hotnews/apple-answers-fcc-questions

  • Guiga

    @Guilherme Em São Paulo vc pode comprar o 3G na Fast Shop por R$ 1.300,00 à vista, com chip da Vivo.

  • Bruno

    com os precos praticados no iPhone, ainda acho q venderam muito….

  • Enquanto o Iphone tiver sendo vendido nesse preço aqui no Brasil não vai chegar no topo dos smartphones nunca.

  • Alex iPilot

    Porque não há anúncios e propagandas do iPhone??? A grande maioria das pessoas nem sabe o que é! Uma amiga minha disse que “era a cópia do LG Cookie Chocolate Não Sei Das Quantas”!

    Não tem jeito, as operadoras e o comércio já taxaram o iPhone como um “brinquedinho de luxo” que só deve ser vendido para quem tem grana… Aposto que o 3GS vai custar mais de R$3000…

    • “Não tem jeito, as operadoras e o comércio já taxaram o iPhone como um “brinquedinho de luxo” que só deve ser vendido para quem tem grana” [2]