Apple descobre fonte de vazamentos dentro da empresa e despede funcionária
A Apple identificou e demitiu uma fonte de vazamentos que vinha compartilhando informações precisas sobre os próximos lançamentos de software da empresa, de acordo com uma postagem do próprio vazador, conhecido como @Analyst941.
Esta conta tinha se tornado popular no Twitter ao compartilhar detalhes sobre novos recursos que viriam no iOS 17, watchOS 10 e outros.
No entanto, após divulgar informações incorretas sobre o lançamento do Final Cut Pro e do Logic Pro para iPad, que foram anunciados oficialmente pela Apple antes do previsto, a fonte foi descoberta pela empresa em uma operação de “múltiplos passos”.
A fonte, que dizia ser irmão de uma funcionária da Apple, afirmou que sua irmã havia sido demitida após ter sido identificada como a fonte dos vazamentos. A fonte disse ainda que teme por possíveis ações legais da Apple contra si e sua irmã.
Como a Apple descobriu
De acordo com a postagem do próprio vazador, a Apple descobriu a fonte dos vazamentos através de uma operação de “múltiplos passos”.
A empresa teria plantado informações falsas sobre o lançamento do Final Cut Pro e do Logic Pro para iPad com um único funcionário interno, que teria acesso a essas informações confidenciais.
De fato, na semana passada o tal @Analyst941 postou que a empresa tinha planos de lançar uma versão para iPad do Final Cut Pro, porém apenas em 2024. Fato que se mostrou inverídico esta semana, quando a Apple anunciou o app para daqui poucas semanas.
Quando essas informações falsas foram divulgadas pelo vazador em sua conta do Twitter, a Apple pôde identificar a fonte e demiti-la.
A casa caiu
Após ter sido descoberto pela Apple, o vazador postou uma mensagem de despedida em sua conta no fórum MacRumors.
Ele explicou que sua irmã, que supostamente trabalhava na empresa e era sua fonte de informações, havia sido demitida após a operação da Apple para identificar a fonte dos vazamentos.
Ele também expressou medo de que a empresa pudesse tomar medidas legais contra ele e sua irmã, mas não forneceu muitos detalhes sobre o assunto.
Desde então, a conta do vazador no Twitter foi desativada e não há informações sobre o que aconteceu com ele após a revelação da Apple.
O que ele já revelou
Se a Apple realmente interviu para tirar este canal de vazamento de circulação, podemos então avaliar que tudo o que ele revelou poderá mesmo acontecer.
Eis algumas coisas que Analyst941 adiantou que acontecerão:
- Rumor sugere que Apple Watch poderá parear com outros dispositivos
- Renovação da Central de Controle
- Widget do Mapas na tela de bloqueio do iPhone
- Um novo layout no sistema do watchOS, baseado em widgets
- Botões táticos no iPhone 15 Pro
Há sempre a possibilidade de tudo isso ser apenas uma história inventada pelo tal personagem. Mas seria muita perda de tempo para nada se fosse o caso.
Se qualquer maneira, no próximo dia 5 de junho ficaremos sabendo quais serão as verdadeiras novidades. E se a lista acima se confirmar, então validará a história do leaker e de como a Apple desvendou mais uma fonte de vazamentos.