Rumores

iOS 17: O que esperar do futuro sistema do iPhone?

A Apple deve anunciar o iOS 17 durante a sua keynote da WWDC 2023, que acontece no próximo dia 5 de junho. Com a data se aproximando, rumores e especulações sobre as novidades e mudanças que o novo sistema operacional trará para os iPhones começam a surgir.

Entre as melhorias esperadas, estão novas funcionalidades de segurança, aprimoramentos em aplicativos já existentes e maior possibilidade de personalização de funções.

Conheça a seguir algumas das principais mudanças que podem ser anunciadas pela Apple, segundo os mais recentes rumores.

iOS 17 rumor

Quais iPhones poderão instalar o iOS 17?

Esta talvez seja a pergunta mais feita entre os usuários, principalmente daqueles que não costumam comprar o último modelo de iPhone.

Os rumores são bem divergentes quanto a isso. Primeiro se falou que alguns modelos ficariam de fora. Porém outro rumor surgiu afirmando que todos os compatíveis com iOS 16 também poderiam instalar o futuro sistema.

O problema deste último é que a “fonte” é a mesma que foi descoberta recentemente pelo fato da Apple ter vazado informações falsas propositalmente.

Então, é uma incógnita que só ficaremos sabendo no dia 5 de junho.


Verificação de chave de contato do iMessage

Entre as melhorias de segurança, destaca-se a possível inclusão do Verificação de chave de contato do iMessage.

Esse recurso já foi anunciado pela Apple em dezembro de 2022, com a promessa de ser lançado globalmente em 2023. Caso isso se confirme, o iOS 17 seria a versão do sistema operacional em que a ferramenta seria lançada.

O recurso foi criado para proteger usuários que enfrentam ameaças digitais extraordinárias, como jornalistas, ativistas de direitos humanos e autoridades governamentais.

Com ele, os usuários podem verificar se estão trocando mensagens apenas com as pessoas que desejam, e não com espiões ou invasores.

A ferramenta funciona por meio de códigos de verificação que podem ser comparados pessoalmente ou por meio de uma chamada segura.

Caso alguém tente invadir a conversa, os usuários são alertados imediatamente.


Renovação da Central de Controle

A Central de Controle também pode ganhar melhorias no iOS 17, com a possibilidade de maior personalização.

De acordo com informações do perfil @analyst941 (que recentemente foi confirmado pela Apple como um vazador real de informações), a Central de Controle será mais flexível e o ajuste de brilho da lanterna poderá ser feito livremente, e não apenas por meio de quatro níveis pré-definidos.

A possibilidade de ajustar livremente o brilho da lanterna pode parecer uma mudança simples, mas é uma demanda antiga de muitos usuários.

Além disso, a personalização pode ser um passo importante para aprimorar a usabilidade do sistema operacional.

Mas… como o informante desta informação foi descoberto pela Apple, fica sempre a dúvida se esta é realmente uma real informação ou se foi uma historia inventada pela própria empresa para descobrir quem estava vazando informações.

Teremos que esperar o dia 5.


Reformulação do app Carteira

A Carteira é outro aplicativo que pode passar por mudanças no iOS 17.

Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a ferramenta deve ganhar uma reformulação com a inclusão de abas e ferramentas de busca.

Com as novas funcionalidades, será mais fácil organizar e acessar cartões, bilhetes e outras informações armazenadas na carteira digital.


Próxima geração do CarPlay

A nova geração do CarPlay também pode ser lançada em 2023 e a Apple já anunciou que a novidade terá suporte para múltiplas telas, widgets e integração com funções do veículo, como o painel de instrumentos, controles de clima e rádio FM.

A Apple já havia anunciado, na WWDC 2022, que os primeiros veículos com suporte para o novo CarPlay seriam lançados no final de 2023.

Então, é mais do que lógico que essa seja uma das novidades do novo sistema.


App Diário

De acordo com informações divulgadas pelo The Wall Street Journal, a Apple está desenvolvendo um aplicativo de diário para o iPhone que irá competir com o popular aplicativo Day One.

Ainda não há muitos detalhes sobre como o aplicativo funcionará, mas a expectativa é que ele seja lançado junto com o iOS 17, caso esteja pronto para uso.

Acredita-se que o aplicativo permitirá que os usuários criem diários digitais com imagens, texto e até mesmo gravações de áudio e vídeo.

Com a entrada da Apple no mercado de aplicativos de diário, é possível que o Day One perca parte de sua base de usuários.

No entanto, a competição também pode ser benéfica para os usuários, já que isso pode levar a melhorias e inovações em ambos os aplicativos.


Sideloading de apps

Sideloading é o processo de instalar aplicativos em um dispositivo sem usar a loja oficial de aplicativos, como a App Store da Apple.

E para atender aos requisitos da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, a Apple pode estar preparando uma mudança que permitirá que os usuários instalem aplicativos fora da App Store em seus iPhones.

Embora isso possa parecer uma mudança significativa, os últimos rumores afirmam que só acontecerá em países da UE e será implementada gradualmente.

Espera-se que a funcionalidade esteja disponível em uma versão posterior do iOS 17.


Rastreamento de humor

O iOS 17 também poderá trazer novas ferramentas para rastreamento de emoções e gerenciamento de condições visuais no aplicativo Saúde.

A função de rastreamento de humor, que já foi antecipada pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, teria como objetivo ajudar as pessoas a monitorar suas emoções e identificar padrões comportamentais.

Através do app Saúde, o usuário poderia registrar seu humor ao longo do dia, seja selecionando uma opção em uma lista pré-definida ou escrevendo livremente sobre como se sente.

Com o tempo, o aplicativo geraria gráficos e relatórios que mostram como o usuário tem se sentido ao longo do tempo, permitindo que ele identifique padrões e faça ajustes em sua rotina para melhorar sua qualidade de vida.

Esta seria uma ferramenta muito útil para pessoas que sofrem com distúrbios de humor, como depressão e ansiedade. Ao monitorar seus estados emocionais, elas podem identificar gatilhos que desencadeiam sintomas e evitar situações que possam piorar seu estado de ânimo.

Além disso, este rastreamento seria útil para qualquer pessoa que queira melhorar sua saúde mental e emocional. Ao identificar padrões de comportamento, é possível fazer mudanças positivas em sua rotina e criar hábitos saudáveis que ajudem a manter um estado de equilíbrio emocional.

O mood tracking é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da saúde e do bem-estar. Vários aplicativos já oferecem essa função, como o Daylio e o Moodfit (para iPad), que permitem que os usuários monitorem seu humor e acompanhem seu progresso ao longo do tempo.


Alertas de rastreamento indesejado

Com a recente introdução do AirTag, a Apple planeja expandir os alertas de rastreamento indesejado para outros dispositivos com tecnologia similar de outras empresas, como a Tile, para proteger a privacidade do usuário.

Isso faz parte de um esforço mais amplo para combater o uso indevido de dispositivos Bluetooth para rastrear indivíduos.

Marcas como Tile, Chipolo, Samsung, Eufy e Pebblebee já expressaram seu apoio à iniciativa.

Suporte à realidade mista

São cada vez mais intensos os rumores de que a Apple irá anunciar um novo visor de realidade mista (VR e AR). E neste caso, muitas das novidades do iOS poderiam ser relacionado a este tipo de interação.

Reality Pro conceito
Conceito de como pode ser o visto da Apple.

As informações ainda são muito vagas e é difícil prever o que a Apple fará com esta tecnologia.

Por isso, teremos que esperar o dia 5 para saber.


Por enquanto, tudo não passa de especulação baseada em rumores. Só saberemos com certeza as reais novidades daqui algumas semanas, durante a WWDC. E o Blog do iPhone fará a cobertura completa de todas as novidades.

Botão Voltar ao topo