Rumores

Botões táticos do iPhone 15 funcionarão mesmo com o aparelho desligado, afirmam rumores

Na semana passada, quando publicamos sobre os possíveis novos botões táticos do iPhone 15 Pro, um leitor inteligentemente levantou a seguinte questão: se os botões serão virtuais, como eles funcionarão quando o aparelho estiver desligado? Agora, uma nova informação responde a essa dúvida.

Segundo um novo rumor revelado pelo site MacRumors, os botões “virtuais” funcionarão mesmo com o aparelho desligado ou sem bateria, graças a um novo microprocessador que será incorporado ao modelo.

O desafio de botões virtuais

Decidir colocar botões “virtuais”, ou seja, partes fixas que dão uma resposta tática ao serem pressionados, imitando botões reais, não é algo banal.

Isso porque geralmente este tipo de botão só funciona com o aparelho ligado. É preciso energia elétrica para identificar a pressão e fazer reagir o botão.

Um exemplo disso é o botão frontal do iPhone 7 (que é o mesmo do 8 e SE 2/3), que é virtual. Como ele não funciona com o aparelho desligado, a Apple teve que alterar a sequência de teclas para reiniciar o aparelho.

E esse tipo de procedimento é importante, principalmente quando o aparelho trava. Sem a resposta do sistema, o botão virtual não funciona.

Então, como fazer?

Nova tecnologia

Segundo o mais recente rumor, a Apple está tentando resolver essa questão testando um microprocessador de baixíssima energia dedicado aos botões capacitivos, que não dependem do sistema para funcionarem.

Isso significa que, mesmo se o aparelho estiver desligado ou travado, os botões poderão ser acionados por funcionarem de forma independente.

E esse microprocessador não servirá apenas para isso. Ele também pode ser usado para substituir o atual “modo de Baixa Energia“, que atualmente existe nos atuais iPhones e que permite, por exemplo, usar o Apple Pay Express mesmo quando acabou a bateria do aparelho.

Ele também poderia ajudar (e muito) na função Buscar Meu iPhone, melhorando a localização mesmo quando o aparelho estiver desligado.

Se o rumor irá se confirmar ou não, só saberemos em setembro, quando a Apple apresentar oficialmente os novos modelos. Porém, faz todo o sentido, se acreditarmos que o iPhone 15 Pro terá mesmo os botões capacitivos.

Afinal, sem alguma solução do tipo, não tem como adotar botões virtuais, pois eles não funcionariam quando o aparelho estivesse desligado.

Então, nos resta esperar para ver se surgem mais detalhes sobre a implementação desta tecnologia nos futuros iPhones.

Botão Voltar ao topo