Epic Games manda e-mail para usuários do iOS, contando apenas um lado da história
Nas últimas horas, a Epic Games começou a enviar um e-mail para todos os jogadores que usam plataformas iOS, contando por que o jogo Fortnite não receberá a atualização para a mais recente temporada 4 do capítulo 2.
Mas quem está por fora do noticiário tecnológico e só lê o tal e-mail, é até capaz de acreditar que a “pobrezinha” da Epic Games está sendo vítima de atos tiranos da malvada Apple.
No e-mail que os usuários estão recebendo, a empresa conta que não haverá atualização para a próxima temporada porque “a Apple limita a concorrência para que possa coletar 30% dos pagamentos de consumidores, aumentando os valores que você paga˜.
Nossa, como a Apple é malvada!
“A Apple está bloqueando atualizações e novas instalações do Fortnite na App Store e disse que encerrará nossa possibilidade de desenvolver o Fortnite para dispositivos Apple.
A Apple limita a concorrência para que possa coletar 30% dos pagamentos de consumidores feitos em aplicativos como o Fortnite, aumentando os valores que você paga. A Epic reduziu os preços com o uso de uma opção de pagamento direto, mas a Apple está bloqueando o app para impedir que a Epic repasse o desconto sobre os pagamentos diretos para os jogadores.”
Em nenhum momento o e-mail cita que a Epic provocou o banimento para tentar sair de boazinha. Mas além de só contar a sua parte, a Epic mente descaradamente para o usuário.
Epic mente para lucrar mais
O e-mail tenta empurrar o jogador contra a Apple, mas usa de uma mentira para fazer isso.
A mensagem alega que “a Epic reduziu os preços com o uso de uma opção de pagamento direto, mas a Apple está bloqueando o app para impedir que a Epic repasse o desconto sobre os pagamentos diretos para os jogadores“.
A mentira está que, do jeito que ela tentou fazer, a empresa não repassaria o desconto total sobre os pagamentos, como afirma. E qualquer um que saiba fazer cálculo básico consegue chegar a essa conclusão.
A Epic lançou um sistema direto de pagamentos no aplicativo, com um desconto de apenas 20% nos preços.
Ou seja, a ideia era deixar de pagar 30%, mas o usuário final só teria 20% de desconto. Os outros 10% restantes não seriam repassados para o jogador.
Sim! A Epic no final quer ganhar mais. E não há nada de errado uma empresa capitalista querer ganhar mais. O problema é quando ela não é honesta e mente para as pessoas dizendo que os outros são vilões e ela é a vítima.
O e-mail é claramente mentiroso e tem a intenção de contar apenas um lado da história.
Se você quer acreditar na história contada pela Epic, fique a vontade, você tem todo o direito.
Mas eu não caio nessa. Uma empresa que usa mentiras no lugar de argumentos, perde completamente o meu respeito.