Aplicativos

YouTube oferecerá função PiP do iOS 14 apenas para quem pagar

O YouTube já está testando a função PiP entre alguns usuários com assinatura Premium.


Uma das novidades do iOS 14 é a possibilidade de assistir vídeos no iPhone em uma janelinha flutuante, enquanto se trabalha em outro aplicativo. Esta função se chama PiP (Picture in Picture) e já existe no iPad há algum tempo.

A equipe que desenvolve o aplicativo do YouTube já está implementando o recurso para quem está testando o beta do futuro sistema, porém, deixa claro que só irá disponibilizá-lo para quem tem uma assinatura paga de seu serviço.

Apesar da função PiP estar presente no iPad desde o iOS 9, o aplicativo do YouTube nunca permitiu isso.

A razão parece óbvia: quando o vídeo está sendo reproduzido em uma janelinha separada, não é possível visualizar as propagandas em torno daquele vídeo, algo que é um ponto crucial no modelo de negócios do serviço.

iOS 14 Picture in Picture PiP

A solução encontrada foi disponibilizar apenas para os usuários que possuem uma assinatura do YouTube Premium, que não tem propagandas. Desta forma, os criadores de conteúdo continuam sendo remunerados, sem serem prejudicados.

Mas estamos falando exclusivamente do aplicativo próprio do YouTube. Os vídeos visualizados em páginas do Safari do iOS funcionam normalmente com o PiP do iOS 14, o que pode ser uma alternativa para quem precisa muito assistir um vídeo enquanto faz outra coisa no iPhone.

Botão Voltar ao topo