iOS

Confira as 26 novidades que vieram no iOS 16.4


O iOS 16.4 é a mais nova versão do sistema do iPhone que já está disponível para todos os usuários. Que tal conhecer todas as suas novidades?

Esta é uma lista completa e definitiva de tudo o que o futuro sistema traz para os usuários.

A seguir, veja todas as novidades do iOS 16.4:


 1.  Novos Emoji

New Emoji 2023 iOS 16.4

Ok, não tem como não começar pelo que grande parte dos usuários mais valoriza: Novos Emoji! São eles que começarão a ser usados por todas as redes sociais, então é importante ficar por dentro de todos os novos que aparecem.

Ao total são 21 novas figuras, além de suas possíveis variações de cor. Confira a lista de todos eles neste outro artigo.


 2.  Efeito de páginas no app Livros

Virada de pagina - Livros iOS

Aquele clássico efeito de virada de página dos livros no iOS, que tinha sido eliminado no iOS 16.0, agora volta no 16.4.


 3.  Notificação Push para web apps

Assim como acontece com aplicativos, será possível que sites web também ofereçam notificações push no iPhone. Isso já é possível há algum tempo no computador, mas no iOS só agora haverá esta opção.

E o interessante: não apenas no Safari, mas também em outros navegadores.


 4.  Atalhos Web de tela inicial com outros navegadores

Você pode adicionar o ícone de um site na tela inicial do iOS, como se fosse um app, para poder ter acesso facilitado a ele.

Mas até então, isso era possível apenas com o Safari. Mesmo que você colocasse outro navegador como o padrão do sistema, não tinha como fazer um atalho que abrisse nele.

Com o iOS 16.4 isso muda e será possível adicionar sites na tela de apps através de qualquer outro navegador. E esse atalho será aberto pelo navegador padrão configurado no sistema.


 5.  Nova arquitetura do app Casa

A prometida nova arquitetura do app Casa que deve pavimentar o caminho para o padrão Matter no iPhone deve voltar agora em definitivo.

No iOS 16.2 a Apple teve que retirar essa mudança do ar por problemas de compatibilidade, mas aparentemente ela conseguiu resolver para essa nova atualização.


 6.  Nova gestão de versões beta

Até então, para instalar uma versão beta em um dispositivo da maçã, era necessário ter um perfil de configuração que se baixava pelo site da Apple.

O “problema” disso é que enquanto o perfil está instalado, o aparelho continua recebendo atualizações beta futuras, o que fazia muitos de nossos leitores nos perguntarem sempre “Como se tira o iOS beta para instalar a versão final“?

A partir do iOS 16.4 esse gerenciamento será melhorado. Não precisará mais instalar perfis, pois o próprio sistema identificará quando aquele Apple ID for associado a uma conta de desenvolvedor (ou beta público).

Confira mais detalhes em nosso outro artigo.


 7.  Cobertura do AppleCare nos Ajustes

Os Ajustes passam a trazer informações mais detalhadas para quem tem assinatura do AppleCare.


 8.  Atualização Rápida de Segurança

Será desta vez que teremos as atualizações parciais de segurança prometidas desde setembro? Durante o beta do iOS 16.4, a funcionalidade foi testada algumas vezes.


 9.  Segurança de Comunicação em Mensagens

Uma função que existe desde o iOS 15.2 agora é finalmente liberada no Brasil.

Segurança de Comunicação


 10.  Ativação do 5G Standalone no Brasil

A rede 5G SA passa a ser compatíveis com determinadas operadoras brasileiras. O recurso existe desde o iPhone 12.


 11.  SOS de Emergência em mais países

O serviço de envio de mensagens de emergência via satélite se expande para mais 6 países, entre eles, Portugal.


 12.  Nova organização do aplicativo Dicas

Talvez nem todo mundo saiba, mas o iOS possui um aplicativo instalado chamado Dicas. A Apple parece ter dado mais atenção a ele e agora os assuntos são divididos em categorias, de forma mais organizada.


 13.  Apple Music Classical

Finalmente, depois de tanto tempo de rumores e códigos perdidos dentro dos betas, a Apple lança seu aplicativo dedicado especialmente para música clássica.

É um aplicativo separado, mas é integrado à assinatura normal do Apple Music.


 14.  Formatação independente de números do sistema

Conforme já explicamos aqui, com o iOS 16.4 é possível mudar os formatos dos números do sistema sem precisar mudar todo o idioma.


 15.  Foco para a Tela Sempre Ativa

Para os usuários de iPhone 14 Pro, agora é possível associar a função de Tela Sempre Ativa a um filtro de foco do sistema. Então, o usuário pode, por exemplo, fazer com que o recurso fique ativo apenas em horário de trabalho, e desative quando estiver em casa.


 16.  Widgets de Rastreamento de Pedidos

O iOS 16 trouxe a possibilidade de incluir o acompanhamento de encomendas em negócios que ofereçam a função.

Rastreamento Carteira

No iOS 16.4 o usuário poderá adicionar um widget na tela, para que esse acompanhamento fique ainda mais acessível.


 17.  Reduzir Luzes Intermitentes

O iOS 16.4 adiciona uma configuração de acessibilidade que será de interesse para qualquer pessoa que tenha epilepsia ou uma condição semelhante, ou também qualquer pessoa que não goste de vídeos que pisquem rapidamente com luzes brilhantes.

No aplicativo Ajustes, na seção Acessibilidade, você encontra uma nova opção chamada “Reduzir Luzes Intermitentes“.


 18.  Novas ações para o app Atalhos

O app Atalhos permitirá criar novas ações específicas com funcionalidades do iPhone. Eis algumas delas:

    • Tela de Bloqueio: Bloquea a tela do dispositivo.
    • Definir o Recebimento do AirDrop: Define o recebimento do AirDrop como Desativado, Somente Contatos ou Todos por 10 Minutos. Isso permite que você escolha quem pode ver seu dispositivo e enviar conteúdo através do AirDrop.
    • Definir Tela Sempre Ativa: Define a configuração da Tela Sempre Ativa do seu iPhone para ligar ou desligar.
    • Definir Night Shift: Ativa ou desativa o Night Shift.
    • Definir Silenciar Desconhecidos: Ativa ou desativa a opção Silenciar Desconhecidos. Quando ativada, as ligações de números desconhecidos serão silenciadas e enviadas ao voicemail. As ligações ainda aparecerão na lista Recentes. As ligações que não serão silenciadas incluem as pessoas que estão em seus contatos, os números para os quais você ligou recentemente e as Sugestões da Siri.
    • Definir True Tone: Ativa ou desativa True Tone. Quando ativado, a tela do seu dispositivo se adaptará automaticamente com base nas condições de iluminação ambiente para fazer com que as cores pareçam consistentes em diferentes ambientes.
    • Definir VPN: Conecta, desconecta ou altera a configuração Sob Demanda para uma Configuração de VPN neste dispositivo. 
    • Desligar: Desliga ou reinicia o seu dispositivo.

 19.  Alterar ícone de apps com o Atalhos

Também novo no Atalhos é uma atualização do seletor de ícones quando você cria uma ação “Abrir Aplicativo”.

Antes, ele atribuía automaticamente o ícone oficial do aplicativo, mas você pode alterá-lo para uma das figuras e cores disponíveis.


 20.  Classificação de Playlists por pastas no iOS

As playlists em pastas que você organiza no Apple Music do macOS agora serão sincronizadas também com o iPhone.


 21.  Isolamento de voz em ligações telefônicas

Um recurso que já existia em chamadas do FaceTime e WhatsApp agora pode ser usado também em ligações de celular: o isolamento de voz.

Ele melhora as ligações telefônicas, pois diminui os barulhos externos em uma chamada, deixando a voz mais clara e nítida.

 22.  Duplicatas em álbuns compartilhados

A função de encontrar fotos duplicadas passa a funcionar também com álbuns compartilhados no iCloud.


 23.  Desativação do rastreio de COVID

A partir do iOS 16.4, os órgão governamentais de cada país poderão decidir se interrompem ou não o acesso à API para notificação de exposição à COVID, recurso lançado durante a pandemia em parceria com o Google.


 24.  Suporte do VoiceOver para mapas no aplicativo Tempo

Agora os mapas do aplicativo Tempo também contam com o recurso de VoiceOver, importante para usuários com dificuldades visuais.


 25.  Solicitação de compras por crianças

O iOS 16.4 corrige um problema em que as solicitações de Pedir para Comprar de crianças podia não aparecer no dispositivo dos pais


 26.  Ajustes na Detecção de Acidentes

A Apple otimizou o recurso de Detecção de Acidentes do iPhone 14 para tentar evitar que ele gere falsos alarmes durante movimentos bruscos do cotidiano.


Essas são as principais mudanças que chegam com o iOS 16.4.

Compartilhe o link deste artigo com seus amigos e familiares, para todos ficarem atualizados com os mais recentes recursos para o iPhone. 😉

Qual iPhone vai parar de atualizar em 2023?

Botão Voltar ao topo