iOS

iOS 16.4 traz de volta a “virada de página” no app Livros

Se você é daqueles saudosistas que gostava de ver o efeito visual de virada de página no aplicativo Livros, comemore, pois ela irá voltar em breve. O iOS 16.4 traz de volta o recurso.

Desde o lançamento do iPad, o app Livros (antigo iBook) tinha como destaque imitar visualmente uma página de livro virando. Era o ápice do skeumorfismo, tanto aclamado por Steve Jobs.

Mas esse efeito foi eliminado com a chegada do iOS 16, por razões que ninguém entendeu.

Agora o efeito aparentemente voltará como uma opção. Pelo menos ele já aparece no segundo beta do futuro iOS 16.4.

Não se sabe se essa volta foi pressão dos usuários ou se havia algo no iOS 16 que precisava ser adaptado para este efeito. Seja como for, a Apple agora está fazendo o que deveria ter feito desde o início: deixar uma opção para o usuário e não simplesmente eliminar o recurso.

O efeito não vem como padrão, como era antigamente. Ele aparece como uma opção nas configurações, a ser ativada pelo usuário.

Uma nova opção aparece no app para ativar o visual Folhear

Mas por que a Apple tira e bota funções desse jeito? Ela não deveria ser mais organizada?

Deveria. Porém, a empresa tem uma filosofia de trabalho que limita muito suas equipes de trabalho. Isso porque ela precisa desenvolver novas funcionalidades, mas sem que isso seja vazado antes do tempo para a imprensa e sites de rumores.

Então ela precisa manter equipes menores, que devem desenvolver muita coisa ao mesmo tempo.

Parece absurdo isso para uma empresa tão grande como a Apple? Sim, com certeza. Mas um exemplo que reforça muito essa tese é a história do “copiar/colar” do iPhone, que ficou anos sem existir. Uma função tão básica que o celular mais revolucionário daquela década não tinha.

Não tinha porque “faltou tempo para desenvolvê-la“.

Então podemos imaginar que todo esse cuidado para que as novidades não sejam vazadas antes do tempo faça com que as equipes sejam pequenas e com isso, uma simples função de virar uma página seja retirada de uma hora para outra porque não deu tempo de adaptá-la ao novo sistema.

Paradoxos de uma das maiores e mais ricas empresas do mundo.

Botão Voltar ao topo