iOS

Apple altera o modo de como instalar versões beta do iOS no iPhone

Para instalar versões beta do iOS, o usuário precisa ter configurado um perfil no seu aparelho, que é o que permite baixar a versão direto no iPhone. Sem esse perfil, a atualização beta nem aparece nos Ajustes e é por isso que grande parte dos usuários não tem acesso a ela.

Por questões de segurança do próprio usuário, a Apple primeiro libera os betas para desenvolvedores cadastrados, para ter certeza que não há nenhum bug grave, e só depois de um tempo disponibiliza o chamado beta público.

Essa é a teoria. Na prática, acontece um pouco diferente.

De fato, o arquivo que instala esse perfil que dá acesso ao beta funciona em qualquer aparelho. Então, se um desenvolvedor disponibiliza esse arquivo para alguém que não é registrado na Apple, ele pode instalar o beta mesmo não sendo desenvolvedor.

O problema disso é que acaba incentivando a criação de sites de distribuição de perfis beta para quem não é desenvolvedor. Muitos inclusive vendendo esse acesso. E a Apple não gostou nada disso.

A partir do iOS 16.4, será incorporado ao sistema um novo processo de instalação destes perfis, tornando mais complicado a instalações de versões beta no iPhone.

O perfil agora será diretamente associado ao ID do desenvolvedor (ou testador beta). Então, mesmo que o arquivo seja compartilhado com um terceiro, ele não funcionará em aparelhos que não estejam conectados com aquele ID.

Na prática, isso acaba de vez com gambiarras e maneiras paralelas de se instalar o beta, com a Apple tendo mais controle de quem pode instalar ou não.

O que diz a empresa:

A partir da versão beta do iOS e iPadOS 16.4, os membros do Apple Developer Program verão uma nova opção para ativar os betas do desenvolvedor diretamente na Atualização de Software nos Ajustes. Esta nova opção será ativada automaticamente em dispositivos já inscritos no programa que atualizar para a versão beta mais recente. Seu iPhone ou iPad deve estar conectado com o mesmo ID Apple que você usou para se inscrever no Apple Developer Program para ver essa opção em Configurações. Em futuras versões do iOS e iPadOS, essa nova configuração será a maneira de habilitar betas de desenvolvedores e os perfis de configuração não concederão mais acesso.

Com a mudança, ficará bem mais fácil para desenvolvedores e usuários cadastrados no beta público instalarem futuras versões beta, pois a configuração já aparecerá nos Ajustes do iPhone.

Em contrapartida, agora somente desenvolvedores poderão instalar o beta assim que for disponibilizado. Usuários comuns só poderão testar se tiverem um registro no Programa de Beta Público, que geralmente libera os betas mais tarde.

Ou seja, a farra dos perfis beta está chegando ao fim. Muita gente que comprava o acesso Desenvolvedor e fazia dinheiro revendendo esses perfis na internet, vai ter que arranjar outra maneira de ganhar dinheiro.

Botão Voltar ao topo