Fotografia

As fotos da lua que são tiradas com o Samsung Galaxy são falsas, dizem especialistas

Nas redes sociais é muito comum vermos postagem de proprietários de smartphones da Samsung se vangloriando que conseguem fazer fotos da lua de forma bem mais nítida do que o melhor iPhone. Mas agora se descobriu que todos esses usuários foram iludidos.

Como assim, falsas? Não é a foto da lua? É uma foto da lua sim, mas não a tirada pelo usuário. A Inteligência Artificial cuida de redesenhar uma lua perfeitinha que não usa as reais informações capturadas pela câmera.

Um usuário no Reddit percebeu algo estranho ao fazer fotos do nosso satélite natural usando o seu Galaxy S20 Ultra. E após fazer alguns testes, ele está convencido que as imagens geradas são enganosas.

Toda IA gera imagens falsas?

Podemos entrar em uma discussão filosófica sobre o conceito de “o que é verdadeiro em imagens geradas por IA“. Dá para chamar toda foto melhorada por Inteligência Artificial de “falsa”?

Sim, é bem verdade que os processos de IA praticamente recriam uma imagem com pouca resolução para transformar em outra imagem nítida. Não dá para dizer que aquela foto é uma reprodução fiel e original do que a lente da câmera registrou naquele exato momento.

Outro dia mesmo eu falei sobre isso aqui no BDI, em um artigo sobre um aplicativo que melhora a qualidade de suas fotos usando IA.

Aplicativo melhora resolução de fotos no iPhone usando Inteligência Artificial

Eu inclusive comento no texto de como a técnica parece um redesenho da imagem original.

“Na imagem acima é possível ver os detalhes que o aplicativo é capaz de melhorar em uma imagem. Ele refaz toda ela, como se a redesenhasse, criando assim uma melhor resolução.”

De fato, é nítido que em fotos de pessoas, a IA olha para aquela imagem desfocada e “imagina” como seria ela nítida, criando assim uma nova imagem em cima do que processou.

A prova é que nem sempre o resultado fica perfeito, e o rostinho de uma criança pode ficar parecendo o de uma boneca de porcelana.

Então, sim, a IA recria a imagem, baseado no que imagina que ela poderia ser. Nesse caso, a foto pode ser de qualquer coisa, desde a lua até um queijo suíço, que a imagem seria redesenhada de acordo com que os cálculos computacionais criaram.

Mas não parece ser o caso do que acontece nos celulares da Samsung, que usa muito em sua publicidade a “capacidade de tirar fotos perfeitas da lua”.

Imagem pronta da lua?

O Galaxy Ultra tem uma funcionalidade chamada de “Space Zoom”, que muitos usam nas redes sociais para mostrar a lua. E o resultado fica muito, mas muito melhor que a mesma foto feita com um iPhone Pro.

A questão é: as lentes de um celular são realmente capazes de fazer uma imagem nítida da lua?

Bem, o fotógrafo Ray Wong fez um teste, usando uma DSLR com uma lente profissional com zoom ótico de 400x. E não, nenhum celular hoje tem nada nem perto disso.

O resultado foi que, estranhamente, a lente super profissional que custa 4.000 dólares perdeu feio para a do S21 Ultra.

Toque para ampliar a imagem

Então pronto, podemos aposentar as máquinas profissionais, pois o Samsung Galaxy é melhor que elas, certo? Bem, talvez alguns fanboys achem isso.

Mas não existe mágica. Não existe milagre que faça uma lente compacta de uma câmera de celular ter um zoom tão absurdo assim. E se existisse, por que o iPhone também não tem?

Bem, segundo alguns especialistas, é como se o software da Samsung “colasse uma imagem já pronta da lua” em cima da foto, quando ele identifica que o objeto é o satélite natural da Terra.

Não se confunda. O que estamos falando é algo diferente da manipulação de imagem feita pelo IA a qual comentei do tópico anterior. Nesse caso do Space Zoom na lua, é enganação mesmo.

É como se alguém dissesse para o software: “Coloque digitalmente uma lua nítida ali“. Não é a foto real.

Por que cobrar tanto por um celular que faz o que um simples aplicativo de edição de imagens também faria?

Os desenvolvedores do aplicativo Halide, que geralmente fazem extensos estudos sobre qualidade de fotos feitas por smartphones, também comentaram no Twitter sobre o caso.

O usuário do Reddit descobriu que o ‘Space Zoom’ da Samsung simplesmente substitui as fotos da lua do usuário por imagens de alta resolução da lua. Isso não é fotografia computacional — é a inserção de imagens que simplesmente não existem.

Você pode conferir os testes feitos pelo usuário do Reddit, que tirou uma foto de uma imagem borrada na tela do seu computador em um quarto escuro, e o Galaxy S20 Ultra transformou em uma foto nítida da lua.


A discussão sobre o que é fake ou não em imagens melhoradas por IA é antiga e parece que não acabará tão cedo.

Há quem defenda que é este o caminho da fotografia digital daqui por diante, outros que afirmam que essas mudanças só enganam os olhos e que daqui a pouco não precisará nem tirar a foto, pois o computador fará a imagem sozinho.

O que eu acho é que a IA pode sim ser de grande ajuda para melhorar as imagens que tiramos, principalmente em ambientes de pouca ou muita luz, destacando os detalhes importantes da foto.

Afinal, isso faz para o usuário o trabalho que fotógrafos profissionais já fazem ao tratar imagens no computador, a chamada “pós-produção”. Ou alguém vai afirmar que fotos melhoradas no Photoshop também são falsas? (OK, algumas são, principalmente as de revistas de moda. Mas estamos falando de pós-produção simples e honesta).

O problema é o computador sobrepor imagens praticamente “prontas”, retocar detalhes que já estão previamente registrados no algoritmo. É sintetizar imagens que não foram realmente captadas pelo sensor fotográfico.

Comparação feita pela Samsung entre fotos feitas com o S21 e o iPhone 12 Pro

Por mais que alguns tentem defender a Samsung nesse caso, é preciso primeiro responder ao questionamento feito pelo usuário do Reddit: como pode o celular tirar a foto de uma tela de computador com uma imagem desfocada e sem nenhuma resolução e transformá-la, magicamente, em uma foto em alta resolução da lua? Também vão usar a desculpa do “zoom de 100x peri-ultra-mega-scópico“?

Veja a Via Láctea fotografada pelas lentes de um iPhone 14 Pro

Botão Voltar ao topo