iOS

iOS 16.4 inicia processo de desativação de apps governamentais da COVID-19

No ano de 2020, todos passamos por uma situação nunca vista nas últimas décadas. O mundo foi assolado por um novo vírus desconhecido, que ninguém sabia como enfrentar, não havia vacinas e milhares de pessoas morriam por dia.

Na tentativa de apresentar uma solução, Apple e Google fizeram uma parceria e desenvolveram um sistema comum para rastrear e identificar pessoas próximas ao celular que tinham testado positivo há menos de 14 dias.

O esforço acabou não surgindo muito efeito, principalmente pelo tema ter sido muito politizado. Também necessitava que cada um que testasse positivo informasse voluntariamente o sistema, coisa que raramente acontecia.

A pandemia ainda não foi oficialmente finalizada, mas atualmente já sabemos bem mais do que naquela época. As vacinas já se popularizaram e as pessoas entenderam como se comportar em relação ao outro.

Com isso, a Apple está implementando no iOS 16.4 um dispositivo para os governos encerrarem o rastreio de seus apps de notificação de exposição.

A decisão é a cargo de cada órgão governamental (no caso do Brasil, o Ministério da Saúde). Se optarem, podem encerrar a API e assim não acompanharem mais o rastreio de infectados.

Quando isso é feito, o usuário receberá uma notificação do sistema:

Sua autoridade de saúde desativou as Notificações de Exposição. Seu iPhone não está mais registrando dispositivos próximos e não poderá notificá-lo sobre possíveis exposições. Os dados de exposição coletados anteriormente são excluídos automaticamente.

Lembrando que você não precisa esperar para desligar definitivamente este rastreamento, caso queira. Em nosso tutorial você fica sabendo onde ativar e desativar esta função:

Botão Voltar ao topo