iOS 16.4 trará suporte a 5G ‘Standalone’ para operadoras no Brasil
Uma das novidades presentes no segundo beta do iOS 16.4 é a ativação de um recurso que já está presente no hardware, mas que as operadoras no Brasil ainda não tinham acesso no iPhone: a rede 5G Standalone (SA).
Na prática, o consumidor comum não deverá perceber grandes diferenças de velocidade na estrutura atual que temos no Brasil. Mas ter mais opções sempre é algo positivo.
Mas o que é 5G Standalone?
O 5G Standalone (5G SA) é uma arquitetura de rede que permite que as operadoras ofereçam o 5G como uma rede autônoma, independentemente das redes 4G existentes. Essa é a principal diferença para o 5G Non-Standalone (5G NSA).
E por essa razão que ele é também chamado de “5G puro“.
Isso significa que o 5G SA não depende da infraestrutura 4G e pode oferecer recursos avançados de rede, como latência ultrabaixa, alta capacidade e velocidades de download mais rápidas, possibilitando novas aplicações em áreas como realidade virtual, IoT e veículos autônomos.
Esta estrutura independente significa mais custos para as operadoras, então em um país enorme como o nosso, pode significar que algumas regiões demorarão anos para ter acesso a esta rede.
Quais os iPhones compatíveis com 5G SA?
O iPhone já possui hardware compatível com o 5G standalone desde o iPhone 12.
Mas isso não significa que todos serão habilitados para essa rede. É preciso ver o que as operadoras irão apresentar a partir do lançamento oficial do iOS 16.4.
O que muda a partir do iOS 16.4
A atualização habilita a ativação deste tipo de rede para usuários de operadoras brasileiras.

Porém, para que o usuário tenha acesso à rede, é necessário solicitar à operadora um chip compatível com 5G standalone.
A Apple ainda não divulgou uma data definitiva para o lançamento da versão final do iOS 16.4, mas acredita-se que aconteça entre março e abril.