iOS

Como ativar o 5G Standalone no iPhone com o iOS 16.4

Uma das novidades presentes no iOS 16.4 é a ativação de um recurso que já está presente no hardware do iPhone, mas que as operadoras no Brasil ainda não ofereciam para o celular da Apple: a rede 5G Standalone (SA).

Na prática, o consumidor comum não deverá perceber grandes diferenças de velocidade na estrutura atual que temos no Brasil. Mas ter mais opções sempre é algo positivo.

Mas o que é 5G Standalone?

O 5G Standalone (5G SA) é uma arquitetura de rede que permite que as operadoras ofereçam o 5G como uma rede autônoma, independentemente das redes 4G existentes. Essa é a principal diferença para o 5G Non-Standalone (5G NSA).

E por essa razão que ele é também chamado de “5G puro“.

Isso significa que o 5G SA não depende da infraestrutura 4G e pode oferecer recursos avançados de rede, como latência ultrabaixa, alta capacidade e velocidades de download mais rápidas, possibilitando novas aplicações em áreas como realidade virtual, IoT e veículos autônomos.

Esta estrutura independente significa mais custos para as operadoras, então em um país enorme como o nosso, pode significar que algumas regiões demorarão anos para ter acesso a esta rede.

Quais os iPhones e iPads compatíveis com 5G SA?

O celular da maçã já possui hardware compatível com o 5G standalone desde o iPhone 12.

São eles:

  • iPhone 12 (e variantes)
  • iPhone 13 (e variantes)
  • iPhone 14 (e variantes)
  • iPhone SE (3ª geração)
  • iPad mini (6ª geração)
  • iPad Pro 11 (3ª geração)
  • iPad Pro 12.9 (5ª geração)
  • iPad Air de 5ª geração

Saiba que é necessário ter um chip compatível com o 5G Standalone. Então, fale com sua operadora para se informar sobre isso.

O que muda a partir do iOS 16.4

A atualização habilita no iPhone 14 a ativação deste tipo de rede para usuários de operadoras brasileiras.

Opção aparece no iOS 164<span style=text align center color 2b2b2b font size 16px> <span><span style=text align center color 2b2b2b font size 16px> <span>

Porém, para que o usuário tenha acesso à rede, é necessário solicitar à operadora um chip compatível com 5G standalone.


Como ativar o 5G Sandalone (SA) no iPhone

Não basta apenas atualizar para o iOS 16.4. Além de precisar da compatibilidade do hardware, a operadora precisa disponibilizar a rede para a opção aparecer nos Ajustes.

No momento em que este artigo está sendo escrito, apenas as operadoras Vivo e TIM estão disponibilizando a opção. A Claro, apesar de ter prometido compatibilidade, não a disponibilizou no lançamento do iOS 16.4.

Para conferir se seu aparelho está com o 5G Standalone ativo, siga os passos:

    1. Certifique-se que já atualizou para o iOS 16.4
    2. Abra o app Ajustes do iOS
    3. Toque no menu Celular
    4. Toque em Dados Celulares
    5. Abra a opção Voz e Dados
    6. Ative a opção “5G Standalone”

Usuários da Vivo e TIM já estão conseguindo ativar a opção. Já os da Claro não, mesmo após uma atualização dos Ajustes da Operadora (versão 54.1.0), que aparentemente não resolveu o problema.

Atualizacao Ajustes Operadora
Versão Claro Brasil 5410

É bem provável que tenha sido um atraso na dinâmica da operadora e nos próximos dias ela deva resolver a questão. Solicitamos esclarecimentos para a Claro e assim que tivermos uma resposta, atualizaremos este artigo.


ATUALIZAÇÃO:

Segundo nos informa a operadora Claro, é preciso ter um chip especial compatível com o 5G Standalone. Chips preparados para o 4G não permitem conexão à rede 5G.

Outro ponto interessante: com exceção do iPhone 14, a conexão ao 5G SA é automática nos iPhones compatíveis com o recurso e não precisa habilitar nada. Somente no iPhone 14 é que aparece uma opção nos Ajustes para habilitar ou não.

Então, se você está com o iPhone 14 e não consegue ativar o recurso nos Ajustes, terá que procurar sua operadora.

Botão Voltar ao topo