Dicas de iPhone e iPad

9 verdades sobre a bateria do iPhone

O carregador rápido do iPhone prejudica a bateria ao longo do tempo? Como prolongar a vida útil da bateria? Especialistas revelam algumas verdades sobre a bateria do iPhone e acabam com mitos comuns entre os usuários.

Anúncios

Um dos assuntos mais controversos da comunidade tecnológica é sobre a bateria do iPhone.

Como pode, depois de tantos anos, a gente ainda precisar conectar o aparelho na tomada todos os dias?

Além disso, diversos mitos são criados sobre o uso e preservação da bateria.

Será que deixar carregando a noite toda sobrecarrega a bateria? E o carregamento rápido danifica a vida útil dela?

Anúncios

E se não usar cabos da Apple, é pior?

Neste artigo você verá o que alguns especialistas falam sobre estes mitos e irá esclarecer algumas verdades em relação à bateria do iPhone.

  Verdade 1   O carregamento rápido não danifica a bateria

A pressão de todos os usuários para ter uma bateria melhor é uma constante para todos os fabricantes de smartphones.

Com isso, foi mais do que natural a popularização do carregamento rápido entre os dispositivos.

Anúncios

No iPhone, ele foi incorporado com os iPhones 8 e X, em 2017, e segue até hoje.

Muitos usuários acreditam que este carregamento rápido prejudica a saúde da bateria física do aparelho. Mas segundo os especialistas, isso não é verdade.

Até 2019, o carregador padrão do iPhone que vinha na caixa era um de 5W. Hoje, nem vem mais carregador na caixa do aparelho e você tem que ir atrás de um bom.

As baterias de carregamento rápido funcionam em dois estágios. O primeiro aplica uma grande quantidade de tensão à bateria que esteja vazia ou quase vazia, que fornece uma carga incrível de 50% nos primeiros 30 minutos.

Isso ocorre porque, durante a primeira fase do carregamento, as baterias podem absorver rapidamente uma carga, sem grandes efeitos negativos sobre a saúde a longo prazo.

Essa primeira fase dura até os 80% da bateria.

A partir daí, começa o segundo estágio, em que a carga fica mais lenta, pois é nesta parte que uma sobrecarga poderia danificar os componentes.

É o iOS quem gerencia todo o processo.

Ele monitora de perto as duas fases da carga e diminui a velocidade de carregamento durante o segundo estágio para dar tempo à bateria para absorver a carga e evitar problemas, e é por isso que pode levar mais tempo para obter esses últimos pontos percentuais.

Então, não, a carga rápida não danifica a vida útil da bateria, porque na fase crítica em que uma sobrecarga poderia ser prejudicial, o sistema se encarrega de fornecer uma carga mais lenta.


  Verdade 2   Deixar carregando o iPhone durante a noite não danifica a bateria

Muitos tem o medo de que, deixando o iPhone carregando a noite inteira, isso possa sobrecarregar a bateria quando ela atingir 100% e continuar conectada.

Mas fique tranquilo, porque não é isso que acontece.

De acordo com os especialistas, o sistema de gerenciamento do iOS é projetado para desligar a carga elétrica quando a bateria atinge 100%, antes que ela possa sobrecarregar.

No iOS 13, a Apple reforçou ainda mais este cuidado.

Para diminuir maiores riscos de sobrecarga, ela incluiu uma função de Carregamento Otimizado da Bateria, que interrompe a carga em 80% e retoma mais próximo do usuário precisar.

Este cálculo é feito com aprendizado de máquina se baseando nos hábitos do proprietário.

Carregamento Otimizado da Bateria

Claro que essa função funciona melhor para usuários que possuem um hábito constante de carregamento, como por exemplo, acordar sempre no mesmo horário ou ter o costume de carregar durante o dia, em um horário específico.

Confira os demais cuidados a tomar com sua bateria na continuação deste texto.

1 2 3 4Próxima página
Fonte
Battery UniversityApple.comCNETSuporte AppleBlog do iPhone

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo