Dicas de iPhone e iPad

Bateria do iPhone descarregando rápido demais. O que fazer?

Se você acha que a bateria do seu iPhone está descarregando bem mais rápido do que o normal, veja aqui as possíveis causas e como resolver.


Um dos calcanhares de Aquiles da Apple sempre foi a bateria do iPhone, que por mais que melhore, nunca será suficiente para fazermos tudo o que queremos antes de reconectá-lo na tomada.

Sim, muitos de nós gostaria de ter autonomia de 5 ou 7 dias, como era com os celulares de antigamente. Mas os tempos são outros: os smartphones modernos, com suas telas de alta definição e centenas de aplicativos, se tornaram grandes consumidores de energia.

Porém, há casos em que a bateria descarrega bem mais rápido do que o normal e é preciso estar atento para entender a causa que está fazendo isso acontecer.

Por este motivo, mostraremos a seguir algum motivos que podem estar fazendo a bateria do seu iPhone descarregar rápido demais, e o que fazer para melhorar esta performance.



Se sua bateria está acabando mais rápido que o normal, veja se algum dos motivos a seguir pode ser a causa do problema.


1. Uso maior do iPhone

Um dos motivos da bateria estar durando menos do que o habitual pode ser você estar usando mais o seu iPhone. Parece bobagem, mas muitas vezes a gente nem percebe quando usa mais o celular, e em algumas circunstâncias isso pode estar acontecendo.

Por exemplo, quando a Apple lança um novo iOS e você está louco para descobrir todas as novidades. 🤗

Nos dois ou três primeiros dias após a atualização, é bem normal a bateria durar menos do que de costume, justamente porque você, sem perceber, usou mais o aparelho.

Outro fator que pode contribuir para o maior uso do celular é o distanciamento social causado pela pandemia. Em momentos em que ficamos mais em casa, até mesmo para trabalhar, é comum acabarmos mexendo mais no iPhone do que se estivéssemos no trabalho ou na rua.

Claro que muitos aproveitam o fato de estar em casa para deixar o iPhone ligado na tomada. Mas se este fosse seu caso, você não estaria aqui lendo este artigo. 😛

Tente avaliar e perceber se você está usando mais o iPhone ultimamente e se isso pode ser a causa da bateria acabar rápido demais.


2. Problemas em algum aplicativo

É possível que você esteja usando algum aplicativo que seja responsável pelo grande consumo de bateria.

Para descobrir isso, abra os Ajustes › Bateria e veja uma lista dos aplicativos que mais consumiram energia nas últimas horas ou dias.

Se tiver algum que esteja exageradamente consumindo energia, pode ser ele o problema.

O ideal é que você tente saber se existe alguma atualização dele para o novo sistema que funcione de forma mais otimizada.

A regra geral é sempre manter todos os aplicativos atualizados para a última versão, a fim de que eles não apresentem problemas com o sistema.



3. Cobertura ruim de celular

Muita gente esquece deste detalhe, mas se você estiver em uma região com uma cobertura ruim de celular, o iPhone vai ficar a todo momento tentando procurar a rede e isso acaba com a sua bateria rapidamente.

É muito comum isso acontecer em viagens para o interior, praia ou em estradas onde há poucas antenas de operadoras.

A solução é você desligar a conexão celular quando estiver nessas regiões sem cobertura. Ou, se for um local em que o problema seja apenas com a rede 4G, configure para captar somente o 3G em Ajustes > Celular > Voz e Dados.


4. Altas temperaturas

A bateria do iPhone não se comporta muito bem em temperaturas adversas. Isto significa que caso o aparelho esteja em um ambiente em que a temperatura esteja em menos de 0º ou mais de 35ºC, a bateria vai ser consumida de forma irregular.

No Brasil, é raro termos temperaturas muito baixas (apesar que nos últimos tempos não dá para duvidar mais de nada). Porém, temperaturas acima de 35º em algumas regiões podem ocorrer com mais frequência. Nesse caso, a bateria consome mais rapidamente.

Nunca deixe o aparelho fechado dentro de um carro, ou em uma bolsa no sol da praia. Altas temperaturas, além de ativar o sistema de segurança que bloqueia o uso do aparelho, também danifica a vida útil da bateria de forma permanente. Já falamos sobre isso aqui.



5. Problemas na atualização do iOS

Não é regra, mas quando a gente atualiza um sistema operacional em cima de outro existente (em vez de restaurar do zero), algumas coisas podem não dar certo durante este processo.

Arquivos internos podem sofrer pequenas corrupções que acabam afetando o desempenho do sistema. Isso infelizmente não é raro no mundo tecnológico, inclusive em computadores.

Portanto, se você está vivenciando problemas de desempenho ou bateria que é consumida muito rápido, o ideal é você instalar novamente o iOS. Em 90% dos casos isto é o suficiente para que a bateria volte ao normal.

Para fazer uma restauração completa do sistema, é preciso conectar o aparelho no computador. Antes disso, faça um backup do iPhone para se certificar que não irá perder nada importante.

Se você decidir não recuperar o backup após a restauração, é ainda melhor, pois ele muitas vezes traz os arquivos corrompidos antigos que também podem influenciar no desempenho geral. Nós ensinamos aqui no blog como fazer o que chamamos de Instalação Limpa do iPhone.

É uma solução mais radical, mas é a que mais funciona. Se ela mesmo assim não resolver seu problema, então a causa pode ser mais séria.


6. Problema na bateria física

Uma possibilidade a ser considerada é que seja um problema na bateria física.

Todo e qualquer smartphone possui baterias que se desgastam com o tempo, e isso é inevitável com a tecnologia atual.

Nós explicamos isso em detalhes em nosso artigo sobre as verdades sobre a bateria do iPhone. Vale a pena dar uma lida para saber como lidar com sua bateria.

Portanto, se seu aparelho já tem alguns bons anos “de vida”, é possível que a autonomia da bateria não seja mais a mesma.

Mas como saber? É bem fácil, na verdade. Felizmente o iOS possui uma maneira de diagnosticar problemas na bateria física.

Para saber se seu aparelho está sofrendo problema na bateria, abra os Ajustes e vá no menu Bateria. No topo da tela, caso o hardware esteja com problema, um aviso aparecerá solicitando que você procure uma assistência autorizada.

Bateria do iPhone descarregando rápido

Neste caso, não resta outra alternativa a não ser trocar a sua bateria.

Você também pode verificar quantos ciclos tem a bateria do seu iPhone, para saber em que estado de saúde ela está.


Otimize suas configurações

Os procedimentos comentados neste artigo são para averiguar se há algum problema excepcional que esteja provocando um consumo anormal da bateria.

Mas você também pode otimizar o seu uso cotidiano, tomando algumas atitudes para reduzir o seu consumo de bateria, com dicas para desligar ou reduzir o uso de algumas funções nativas.

Nós fizemos um belo artigo aqui no BDI sobre isso mostrando as atitudes que você pode tomar para gastar menos a bateria no seu dia a dia:

Você tem alguma outra sugestão? Então compartilhe conosco aqui nos comentários. 😉

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar