Tutoriais

Como descobrir os ciclos da bateria do seu iPhone, direto no iOS

.
Veja neste tutorial como descobrir a quantidade de ciclos da bateria do seu iPhone, diretamente no iOS.

Anúncios

A bateria do iPhone é um dos assuntos mais procurados pelos leitores aqui do BDI, pois claramente é uma das maiores preocupações dos usuários.

Afinal, dependemos da duração dela para podermos fazer tudo o que precisamos em nossos dispositivos. 

Sabemos que toda a bateria degrada fisicamente conforme o tempo vai passando, e um dos indicadores para conhecermos a situação é descobrir quantos ciclos completos aquela bateria já tem.

Pouca gente sabe, mas há uma maneira de descobrir a informação precisa dos ciclos direto no iOS, sem precisar instalar nenhum aplicativo.

Anúncios

E é isso que iremos mostrar como fazer nesse tutorial.

Natureza das baterias

As baterias modernas, de íons de lítio, são projetadas para manter até 80% de sua capacidade original durante os primeiros 500 ciclos de carga.

O iOS tem um indicador interno de Saúde da Bateria, que nos mostra como está a porcentagem desta saúde. Para acessá-lo, basta ir em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.

Todas as baterias recarregáveis têm duração limitada e por isso precisam ser revisadas ou recicladas. A duração da bateria varia de acordo com o uso e a configuração do seu dispositivo. Apple

Anúncios

Vamos pegar como exemplo um iPhone novo que venha com a bateria com capacidade de 3.110mAh. Depois de alguns anos de uso, a capacidade máxima dele pode cair para 80%, o que significa que ele só poderá reter no máximo 2.488mAh. 

Ou seja, quando você for carregá-lo totalmente, esta carga irá durar menos tempo do que durava na época em que o aparelho era novo.

A Apple sugere que quando essa saúde fica menor que 80%, o ideal é trocar a bateria física por uma nova. De fato, o próprio sistema pode forçar a redução da performance do aparelho todo, para evitar apagões repentinos.

O que influencia no tempo de vida útil é o número de ciclos que ela tem. 


O que são os ciclos da bateria

As baterias de íon de lítio funcionam em ciclos de carga. 

O ciclo é contado cada vez que a bateria recebe o equivalente a uma carga completa, mesmo que ela não seja contínua. Ou seja, você pode começar a carregar, parar no meio, usar o aparelho e voltar a carregar depois, continuando o processo.

Ciclo da bateria do iPhone

Com isso, se você carregar seu iPhone em 60%, tirar da tomada, usá-lo e depois recarregar de novo, ele fechará o ciclo teórico quando ele receber outros 40%.

Segundo a Apple, até 500 ciclos a bateria do iPhone se mantém com 80% da capacidade, que é suficiente para o bom desempenho do aparelho. 

Toda bateria recarregável tem uma vida útil limitada, que com o tempo vai diminuindo cada vez mais. Por isso, se você tem um iPhone mais antigo que a carga já está dando dor de cabeça, talvez trocar a bateria dê um novo gás para ele, evitando que você tenha que trocar de aparelho.

Essa é uma das verdades sobre a bateria do iPhone da qual já falamos aqui no BDI.

Como visualizar os ciclos da bateria do iPhone? Veja a seguir:

1 2Próxima página

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo