iOS

Veja como funciona a nova função Saúde da Bateria do iPhone no iOS 11.3

Após toda a polêmica da descoberta de que o iOS baixa a performance do iPhone quando a bateria está desgastada, a Apple prometeu incluir no sistema uma opção para o usuário escolher quando quer (ou não) que a performance seja prejudicada, além de uma análise mais transparente do estado da bateria.

Esta novidade está presente a partir do iOS 11.3.


Os ajustes da bateria ganharam um menu a mais, chamado Saúde da Bateria.

Neste menu, é possível ver a capacidade máxima atual da sua bateria e, se ela estiver abaixo de 80%, o sistema passa a diminuir o desempenho do processador para preservar o aparelho ligado. A Apple chama isso de Gerenciamento de Desempenho. Neste caso, aparecerá a opção (bem discreta) para o usuário desligar o gerenciamento, caso queira que a performance continue original.

Porém, é importante notar algumas coisas:

  • Dispositivos que forem atualizados para o iOS 11.3 terão o gerenciamento de desempenho inicialmente desativado por padrão; ele será ativado apenas se o dispositivo sofrer um desligamento inesperado.
  • Se você desligar manualmente o gerenciamento de desempenho e o aparelho vier a se desligar novamente de forma inesperada, a funcionalidade é reativada automaticamente, até você desligá-la manualmente.
  • O gerenciamento de desempenho estará presente somente nos modelos iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Outros modelos não sofrem redução de performance por causa da bateria e por isso os usuários não precisam se preocupar.
  • A capacidade máxima da bateria avalia a capacidade da bateria do dispositivo em relação a quando ela era nova. As baterias iniciarão em 100% quando forem ativadas pela primeira vez e terão sua capacidade diminuída conforme a bateria “envelhecer” quimicamente, o que pode resultar em menos horas de uso entre as cargas.

É muito bom saber que a diminuição da performance não estará ativada por padrão e só será acionada quando houver um desligamento inesperado antes da bateria chegar aos 0%.


Aplicativos de terceiros

Sempre fomos bem desconfiados aqui sobre a eficácia de aplicativos que dizem conseguir analisar o estado da bateria do iPhone. A Apple não dá muita liberdade para aplicativos da App Store analisarem informações do hardware, então é bem difícil algum deles afirmar que é capaz de dizer o estado da sua bateria física.

Nós aqui apontamos um programa de computador que analisa a bateria através do cabo do iPhone (veja o link do artigo completo) e muitos de vocês puderam assim descobrir como estava a sua. Com o beta do iOS 11.3, fizemos a comparação da avaliação feita pelo novo sistema e pelo programa, em um iPhone 7. E o resultado foi bem parecido:

Já alguns aplicativos da App Store acabaram mostrando resultados bem diferentes daqueles da Apple.

Um dos mais populares, o Battery Life, se mostrou ineficiente em analisar o estado físico da bateria, apresentando uma porcentagem bem diferente da real.

Portanto, repetimos o que já dissemos aqui algumas vezes: não confie em aplicativos da App Store que alegam analisar o estado físico de sua bateria. Eles não conseguem e só servem para lhe despejar publicidade.

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close