Reviews

Como funciona o carregamento rápido com fio dos iPhones

50% da bateria do iPhone em menos de 30 minutos

Uma das novidades dos iPhones 8 e X em 2017 foi a possibilidade de recarregamento de forma mais veloz que os outros modelos. Seu conector suporta carregadores de maior potência, o que significa uma recarga mais rápida.

Nós fizemos diversos testes com os modelos compatíveis para saber o quão mais rápido é este carregamento, e explicaremos a seguir os acessórios necessários para isso.

Processos do carregamento

A Apple explica em seu site que divide em dois o processo de carregamento das baterias do iPhone e iPad. Até completar 80% de carga, o carregamento é feito de forma veloz a fim de oferecer mais carga em menos tempo. Depois disso, a corrente elétrica diminui e ele passa a ser carregado de forma mais lenta até os 100%.

Isto demonstra que o sistema é capaz de regular a quantidade de corrente elétrica que é absorvida pelo dispositivo. Por isso, mesmo que o carregador ofereça uma corrente maior, o aparelho só irá absorver a que for compatível com ele.

Tipos de carregadores

Cada carregador tem uma potência de saída e como já vimos, o iPhone é capaz de lidar com isso.

FIQUE ATENTO: muita gente chama erroneamente o cabo USB de “carregador”. NÃO! Carregador é exclusivamente a fonte de energia que se conecta à tomada elétrica. O cabo você deve chamar simplesmente de… cabo.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Muita gente chama erroneamente o cabo do iPhone de “carregador”. Você é uma dessas pessoas?

Uma publicação compartilhada por Blog do iPhone (@blogdoiphone) em

Geralmente os dispositivos da Apple sempre aceitaram 5V (padrão USB) a no máximo 2.1A. O carregador que vem na caixa do iPhone oferece 1A enquanto o que vem com o iPad disponibiliza 2.1A. É por isso que este último carrega mais rápido o iPhone.

Origem
Tensão
Corrente
Potência
Porta USB de um PC
5 V
0.5 A
2.5 W
Carregador do iPhone
5 V
1 A
5 W
Carregador do iPad
5 V
2.1 A
10 W
Porta USB de um Mac
5.2 V
2.1 A
10 W
Carregador USB-C do MacBook
15 V
2 A
30 W

Em carregadores de outras marcas também é possível constatar que os que possuem saída 2A carregam o iPhone de forma mais rápida que as de saída 1A.

USB Power Delivery

Os novos iPhones (a partir dos modelos 8 e X), assim como os iPads Pro, são compatíveis com a norma USB-PD (USB Power Delivery), o que significa que eles podem ser carregados mais rapidamente. Usando um carregador compatível e um cabo USB-C to Lightning que suporte grandes velocidades, é possível carregar 50% da bateria do iPhone em menos de 30 minutos.

O USB-PD foi lançado em 2012, mas demorou alguns anos para começar a ser adotado. O próprio Google recomenda fortemente que os fabricantes de dispositivos Android adotem este padrão ao invés do Quick Charge da Qualcomm, por considerá-lo mais seguro e com mais futuro.

Segundo um documento da Apple, é possível usar qualquer carregador compatível com o USB-PD e não necessariamente o carregador 30W do MacBook Pro (que tem o preço bem elevado). O cabo, porém, não basta ser apenas USB-C to Lightning, mas tem que suportar também o padrão veloz do USB-PD.

A Apple disponibiliza 3 diferentes carregadores de MacBook: 30W, 61W e 96W. Aí você pensa, “Quanto maior a potência, mas rápido carrega, certo“? Errado. Se você pretende comprar um carregador especialmente para isso, saiba que o iPhone irá se comportar da mesma forma com todos eles. Então, opte pelo menos caro.

Nossos testes

Nós testamos o carregamento dos novos iPhones usando um Carregador USB-C de 30W da Apple, junto com um cabo Lightning to USB-C. Todos os aparelhos foram inicializados com 0% de carga e foram anotadas as porcentagens alcançadas em cada faixa de tempo. O resultado pode ser visto na tabela abaixo:

 Carregamento rápido

iPhone 8

iPhone 8 Plus

5 min

10%

9%

10 min

20%

19%

20 min

39%

36%

30 min

54%

51%

Como a bateria do modelo Plus é de maior capacidade, é normal ela demorar mais para carregar.

A título de comparação, também fizemos uma sessão de carregamento usando o carregador de 5W que vem na caixa do aparelho, para entender o quanto mais rápido é o carregamento usando o USB-C. Veja a diferença no iPhone 8 menor:

 iPhone 8 5 W USB-PD
5 min

5%

10%

10 min

10%

20%

20 min

20%

39%

30 min

29%

54%

40 min

37%

69%

50 min

46%

74%

Demora praticamente 2x mais para carregar os novos iPhones usando o adaptador de 5W que vem na caixa em relação ao uso de um compatível com USB-PD.

Carregador do iPad

Antes que você pergunte: sim, fizemos também o teste usando um carregador de 10W do iPad, para comparar com os resultados do carregamento rápido. E nos surpreendemos com a pouca diferença em relação ao super-mega-blaster-carregador do MacBook.

Na nossa opinião, ele pode ser uma boa alternativa para quem não quer investir em acessórios extras. Compare:

5 W

10 W

USB-PD 29 W

5 min

5%

9%

10%

10 min

10%

18%

20%

20 min

20%

33%

39%

30 min

29%

49%

54%

40 min

37%

65%

69%

Confira também:

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo