iOS

iOS 13 traz opção para evitar o desgaste da bateria do iPhone

O assunto bateria foi algo que sempre estressou um pouco os usuários de iPhone. Primeiro porque ela costuma acabar rápido quando usamos demais o aparelho. Segundo porque, depois de alguns anos, ela vai perdendo ainda mais a sua capacidade de retenção de energia, por causa da idade.

A Apple está tentando diminuir este efeito do tempo, encontrando maneiras de estressar menos a bateria física ao recarregar o aparelho. E o iOS 13 já trará novidades a este respeito.





Nos ajustes de bateria do novo sistema, é possível encontrar a opção de Carregamento Otimizado da Bateria, que fica ativa por padrão e que controla quando a carga chega à capacidade máxima.

A função parte do princípio que, quando o iPhone carrega 100% a bateria, cargas constantes em cima disso acabam danificando com o tempo o aparelho. O carregamento otimizado aprende qual é a sua rotina de carregamento, para programar o tempo certo que você irá precisar dele.

Por exemplo, para quem deixa carregando durante a noite. O carregamento irá acontecer até completar 80%. Aí então o sistema determinará mais ou menos a que horas você costuma acordar, e aí completará de 80% a 100% nas duas últimas horas antes de você levantar.


Confira todas as novidades do iOS 13 em nossa página especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Tonon

    Deveria estender essa função pros airpods né? Sempre achei estranho essa história de ficar o tempo todo carregando 100%

    • Luciano Assunção

      Verdade. Pior que eu comprei uma base para carregar meu iPhone e sempre deixo ela em cima da base quando estou no trabalho. Estou ferrando meu aparelho sem nem saber. Já vou evitar ficar carregando acima de 80%

    • Matheus

      Pode cre. Eu tenho o meu também. Não sei com vai ser essa autonomia kkkk, até agora está tudo bem. (2 meses de uso) rs.

  • Paulo Henrique

    Não sabia que deixar o carregador plugado com a bateria completa causava danos. Bom agora eu quero ver se o iPhone vai conseguir se acostumar com a minha rotina e horários malucos.

    • Francisco Clbr

      O ideal é colocar no carregador por volta de 30% da bateria e deixar carregando até uns 85-90%. Assim prolonga os ciclos de vida da bateria. E isso não é só para as baterias do iphone e sim para todos os aparelhos que usam baterias de Lítio.

  • Lucas

    Minha bateria acaba rápido mesmo se eu não estiver Usando 😂😂😂
    A solução foi comprar uma smart case,porém quando estou em casa ou no trabalho,deixo o tempo inteiro o iPhone plugado na tomada ou no USB como se fosse um notebook. Aquele percentual do nível de desgaste da bateria,parou de cair com tanta rapidez depois que passei a deixar o iPhone sempre ligado na energia.

  • Gilles

    E eu sempre achei que atualmente os aparelhos (principalmente o iPhone) já seriam capaz de entender que chegou a 100% e meio que “parar” de carregar….

    • Matheus

      Parece que tem essa função ja. Inclusive tem uma matéria do BDI sobre o assunto. Acho que agora isso está ficando mais ‘inteligente’

      • Rui Neto

        Mas se já existe, não faz sentido dizer que isso faz mal. Ou ainda implementar o sistema inteligente que, se caso uma mudança na rotina seja feita, corremos o risco de ficar com o iPhone sem carga completa.

    • Acontece que, mesmo com 100%, o sistema continua consumindo bateria. E ao cair, o iPhone recomeça a carga até 100%, e o ciclo de repete.

  • Ber

    Meu X tá com 84% de saúde de bateria… será que tá na hora de trocar (a bateria)? Porque se com 100% já era pouco, imagina faltando 16%…. Comprado em dez/2017.

    • Rafs Moreira

      Também tenho essa dúvida, tenho um i8 comprado em março/2018 e tá com 85% de saúde de bateria. Se deixar carregado após atingir 100% afeta a bateria, com certeza esse desgate do meu tem tudo a ver com isso.

    • Amigo,
      Geralmente dizem que a hora pra trocar a bateria é quando o iOS acusa, na saúde da bateria, um valor inferior a 80%.

    • Crítico Impiedoso

      meu 8 estava assim, fiz uma restauração e comecei do zero. a bateria voltou para 92%

    • MJuliani

      Eu também comprei o X em dez/17 e o meu está com 92% , coloco direto no carregador sem fio da Mophie ou no carregador do carro

  • Evertonhxc

    Pq em vez de deixar carregar até 80% não deixa até os 100% e depois não carrega mais, só voltaria a carregar se retirasse o cabo e plugasse de novo. Vai entender né.

  • Marccus Phillipe

    legal, eu sou um dos que coloca pra carregar durante a noite e tiro por volta das 7h00, mas e se um dia eu for sair cedo (5h00) pra viajar, etc. ele ficará só com os 80%?

    • Rui Neto

      Pensei a mesmíssima coisa.

      • Carlos Morais

        Se voce usar o despertador do celular ele vai saber a hora que voce vai acordar e vai deixar em 100%

        • Rui Neto

          Aaah bom, aí sim hein? Tu és um gênio. 😜

  • Bruno

    Mas o carregador não deveria “desligar” automaticamente ao atingir a carga completa?

    Teoricamente fontes inteligentes carregam rapidamente até os 80% e depois com carga lenta até atingir 100%. Depois disso deveriam parar de mandar carga para a bateria, se limitando apenas a compensar o pouco que perde naturalmente.

  • Espera! Ontem coloquei meu celular pra carregar durante o dia que não costumo fazer (deixo durante a noite) e percebi que a bateria não passava dos 80% por nada no mundo. To rodando o beta. Então deve ter sido por isso. Se for, a Apple vai ter que desenvolver melhor essa função porque plugar o carregador fora do habito e não ver a bateria carregar vai gerar uma dor de cabeça absurda. Eu fiquei bem bravo rs. Pelo menos ainda é beta, que melhore com o decorrer de desenvolvimento do iOS 13.

    • Danilo S Lucas

      É só desabilitar a função… ¯_(ツ)_/¯

Back to top button