Tutoriais

Ative este recurso para diminuir o desgaste físico da bateria do seu iPhone

Aprenda neste tutorial como funciona o carregamento otimizado da bateria do iPhone e como ativá-la


O assunto bateria do iPhone foi algo que sempre estressou os usuários.

Primeiro porque ela costuma acabar rápido quando usamos demais o aparelho. Segundo porque, depois de alguns anos, ela vai perdendo a sua capacidade de retenção de energia, por causa da idade.

A Apple tenta diminuir este efeito do tempo, encontrando maneiras de estressar menos a bateria física ao recarregar o aparelho.

E por isso ela incluiu um recurso de carregamento otimizado da bateria diretamente no sistema do iPhone, para preservar a vida útil dela.

Veja nesse tutorial o que é este recurso e como tirar proveito dele.

O que é o Carregamento Otimizado do iPhone

Nos ajustes de bateria do iOS é possível encontrar a opção de Carregamento Otimizado, que fica ativa por padrão e que controla quando a carga chega à capacidade máxima.

carregamento otimizado iPhone

A função parte do princípio que quando a bateria chega nos 100% de carga, mas continua recebendo corrente elétrica, isso pode trazer um stress físico ao equipamento e danificá-lo com o tempo.

Então a ideia é atrasar o carregamento para que ele só chegue nos 100% quando você realmente precisar. Mas como o iPhone irá saber qual é esse momento?

É aí que entra a inteligência artificial do iOS.

O carregamento otimizado aprende qual é a sua rotina de carregamento, para programar o tempo certo que você irá precisar dele.

Por exemplo, para quem deixa carregando durante a noite, o carregamento irá acontecer normalmente até a carga da bateria completar 80%. Aí então o sistema determinará mais ou menos a que horas você costuma acordar, e completará o restante que falta somente nas duas últimas horas antes de você levantar.

Não é demais?

Uma notificação aparecerá informando você da estimativa de horário que a carga chegará em 100%.

carregamento otimizado iPhone
Imagem <a href=httpssupportapplecompt brHT210512 target= blank rel=noopener noreferrer>Apple<a>

Mas digamos que você acordou mais cedo e naquele dia vai precisar sair de casa antes do que o habitual. Basta tocar e segurar a notificação, e então tocar em Carregar Agora.


Se o carregamento otimizado não ativar

Se você ativou o carregamento otimizado da bateria nos Ajustes do iPhone, mas mesmo assim ele não faz o processo quando você deixa carregando, é porque o recurso precisa de alguns requisitos para funcionar.

Ele foi desenvolvido para ser ativado apenas nos locais em que você tem por hábito passar muito tempo, como a sua casa ou seu local de trabalho. Isso significa que você precisa deixar ativado os seguintes ajustes de localização:

  • Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços de Localização.
  • Ajustes > Privacidade> Serviços de Localização > Serviços do Sistema > Personalização do Sistema.
  • Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema > Locais Importantes.

O recurso não é ativado quando os hábitos de uso são sensivelmente alterados, como durante uma viagem, por exemplo, ou quando você estiver temporariamente na casa de outra pessoa.


Como desativar o carregamento otimizado do iPhone

Se por algum motivo você não quiser que este recurso fique ativo no seu iPhone, é bem simples desativá-lo.

Conforme comentamos no início deste artigo, siga os passos:

  1. Abra os Ajustes do iOS
  2. Toque na opção Bateria
  3. Toque em Saúde da Bateria e Carregamento
  4. Desabilite a opção Carregamento Otimizado

A partir daí o sistema não irá mais limitar o carregamento do iPhone quando a carga chegar aos 80%.


Carregamento otimizado do iPhone: vale a pena?

Sim, vale muito a pena.

As baterias realmente se desgastam com o tempo e isso é algo que não conseguimos fugir com a tecnologia atual. Quem sabe no futuro isso mude, mas agora o que temos que fazer é o máximo de esforço para elas durarem mais.

E o recurso de carregamento otimizado é uma maneira de fazer com que ela não sofra com excessos de carga.

O fato do aparelho diminuir a intensidade de energia quando você não está usando o iPhone, e ainda calcular através de inteligência artificial o momento que você irá precisar da carga completa é algo que só nos traz benefícios.

Então não parece haver grandes argumentos para sugerir que devamos desligar esta função. Ela está aí para nos ajudar a prolongarmos o máximo possível a vida útil de nossos iPhones.

Botão Voltar ao topo