A integração entre o acessório Nike+ e o iPhone 3GS foi uma das funções exclusivas do novo modelo anunciadas na WWDC, em junho. Até então, imaginava-se que ela só seria ativada com a presença do sensor, mas uma análise mais cuidadosa revela que a função está já embutida no aparelho, mas desativada por padrão.
Vamos dar uma olhadinha nas novidades deste novo aplicativo nativo do iPhone que não pode ser encontrado na App Store, além de mostrar como ativá-lo para quem já comprou ou ainda vai adquirir o 3GS.
Eu mesmo demorei para descobrí-lo, pois as configurações ficam escondidas à parte no meio das de outros aplicativos comuns. Basta ativá-lo para que o ícone apareça na tela inicial do aparelho.
No mesmo painel de ajustes encontramos outras configurações, como peso, distância e preferências de músicas para os exercícios. Tudo isso será usado no aplicativo propriamente dito.
A interface dos ajustes é a padrão da Apple. Já a do aplicativo segue a mesma identidade visual do site oficial, com detalhes em vermelho, preto e cinza claro.
Nele você pode regular, antes das atividades físicas, todos os parâmetros e acompanhar a evolução em tempo real. Estas informações depois são sincronizadas com o iTunes e enviadas para a sua conta no site da Nike, onde você visualiza seu desenvolvimento.
O serviço é uma parceria da Apple com a Nike e até então só era compatível com iPods mais modernos. O 3GS é o primeiro da família iPhone a ganhar também esta compatibilidade.
Para usar o serviço, porém, é necessário comprar o sensor da Nike, que é acessório obrigatório para a função por ser ele quem envia todas as informações para o celular, como passos e velocidade.
Este acessório está disponível no Brasil nas revendas autorizadas, mas quem sabe não fará parte do catálogo da futura Apple Store Online brasileira que abrirá daqui há algumas semanas? :)