Notícias

Google se prepara para um futuro rompimento com a Apple, adaptando seus Mapas para o Safari

O uso dos serviços de mapas da Google no iPhone vem desde o lançamento do aparelho, em 2007 e, de lá para cá, sempre se manteve firme e forte. Porém, já não é segredo que a Apple está trabalhando há tempos em um sistema próprio de mapas e localização, tanto que já procurou profissionais especializados nisso em 2009 e até mesmo neste ano, em um anúncio que promete “mudar radicalmente a forma como as pessoas interagem com os mapas e serviços baseados em localização”. Inclusive a explicação sobre o locationgate deixou escapar que eles estão recolhendo informações de antenas para um novo serviço que deve ser posto em execução nos próximos dois anos.

Com esta perspectiva de que a Apple substitua o atual aplicativo Mapas do iOS por uma solução própria no futuro, o Google parece já estar se mexendo para não ficar de fora do celular mais famoso da atualidade.

Esta semana ele anunciou que está trabalhando para que o site do maps.google.com seja visualizado como um webapp, cobrindo várias funções de um aplicativo nativo.

Ao acessar o endereço pelo Safari Mobile, a barra superior do navegador desaparece e algumas funções ficam disponíveis, como geolocalização e cálculo de rotas.

Claro que muito trabalho ainda tem que ser feito. O ótimo aplicativo nativo do Mapas possui vários recursos que não possuem equivalentes no navegador, como o Street View, a orientação pela bússola, rotas de transporte público e a indicação de tráfego.

Adaptando seus serviços para o navegador, o Google poderá manter certa independência da Apple no iPhone, ainda mais que as duas empresas se tornam cada vez mais concorrentes em diversos ramos do mercado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    E viva a concorrência!!! Tomara que a Apple faça um com direito a instruções curva-a-curva…

    • Olavo

      O maps com instruções curva a curva é o mehor GPS que existe, pois tem o mapa mais atualizado que existe. Estou cansado de usar o TomTom ou o Sygic e ter mapas que não condizem com a realidade.
      O único motivo que me faria trocar o iPhone por um Android seria isso.

    • Peter

      Não existe concorrência no mundo dos mapas para o Google! Trabalho com softwares GIS e afirmo! A Apple pode ser boa, mas para alcançar o Google nos mapas tem que comer muita farinha com fermento! E mesmo assim não vai conseguir, pois enquanto ela corre atras do prejuízo o Google evolui mais!

  • Márcio Saeger

    Não gosto deste tipo de noticia, visto que, a maioria dos meus serviços na nuvem são todos da Google, desde e-mail a documentos, grupos, contatos, calendários, etc..
    Sou fã dos serviços do Google e acho ótimo a forma como o iPhone se integra com eles.
    Da forma que estou vendo, estou sentindo cada vez mais uma distância com o Google e acredito que se continuar desta forma, ou adotaremos o Android ou deixaremos de usar os serviços do Google.

    (Estou pensando da forma mais radical que possa acontecer).

    • Marcus

      Sei lá, o que eu vejo, é que ambas as empresas estão criando alternativas, para caso uma ou outra resolva romper as “parcerias”. Se a Apple resolver tirar o maps do Google para colocar um serviço próprio, o Google já teria uma opçao paralela para se manter. E o mesmo ocorre no contrário, imagina se o Google resolve não mais disponibilizar seu serviço para o iPhone, a Apple teria um grande problema até conseguir implementar um novo maps.
      Com o aumento da concorrência entre elas, pode ficar perigoso uma depender exclusivamente da outra.

      • Talvez seja igual era a guerra fria Eua-Rússia. Se Apple e Google mostra que podem viver uma sem a outra, ambas continuam juntas! hehehe. Todo mundo sai ganhando, sendo que nenhuma depende da outra!

    • Gabriel

      Nada haver seu comentário, seu o Maps não for mais nativo, CONCERTEZA ele irá pro iTunes daí é só baixar lá.

      • Matheus

        Nao boto muita fé que vá para o iTunes nao magrão, mas provavelmente pro cydia, pq se ele vai romper como que vai estar disponivel depois? isso nao mudaria nada, apenas ganhariam dinheiro, o que nao seria uma boa ideia visto que particularmente acho terrivel ^^

      • Marcelo

        Meu deus!!! COM CERTEZA essa geração já inventou várias palavras na língua portuguesa!! E dá-lhe MSN, Face Book e afins!!!! Affi…..

    • O Google podia simplesmente lançar um Google Maps na App Store, não? Se eles não querem contribuir para a plataforma pra manter esse diferencial do Android, paciência 🙁
      Eu também uso todos os serviços do Google e não gosto dessa ruptura. Gosto da concorrência, mas da briguinha, não.

    • Juan

      Isso é um caminho quase obrigátório para as duas empresas.
      A quebra da parceria e aumento na concorrência entre elas possuam prós e contras.
      O consumidor ganha por um lado com a criação de novos produtos e serviços como o
      iPhone x Android, gMaps x iMaps, gCloud x iCloud e outros.
      Por outro lado a integração entre as plataformas Apple e Google deve ficar cada vez mais complicada.
      Mesmo com esforços de integração de ambos os lados para ganhar mercado e dar novas opções aos clientes, acredito que ambas as empresas irão criar certas dificuldades (barreiras) para manter a superioridade de integração da sua solução em detrimento da concorrência.
      O bom de tudo isso é que ganhamos opções e podemos escolher qual delas se adapta melhor as nossas necessidades!

  • Filipe Belatti

    Espero que, se isso realmente acontecer, a Apple faça um aplicativo excelente e funcional, pois o atual Mapas da Google é muito bom, especialmente pelos pontos já citados na matéria, como a orientação pela bússola e o sistema de rotas. A Apple disponiblizando essas duas coisas eu fico feliz!

  • Carlos

    E a Apple sempre querendo ser a melhor e diferente em cada detalhe! Por isso ela é o que é hoje.

  • Que pena… eles formam um casal tão bonito…

  • Rafaelpereira

    Acho que a Apple deveria se preocupar em arrumar os seus produtos em vez de querer mecher no que está funcionando. Não agüento mais ter de carregar a bateria do meu 3GS todo o santo dia.

    • Evertonhxc

      Nossa Rafael, meu 3GS ta ótimo com a 4.3.2 nunca esteve tão bom, fico dois dia sem carregar e com wirelles ligado e sempre bá net seja em casa iu no trabalho.

    • Vitor Sá

      Ela já fez isso, chama-se iPhone 4! Hahaha

  • JP

    É realmente uma pena..mas por outro lado….acredito que a Apple tem muito potencial pra criar algo novo…..de um jeito ou de outro não vamos ficar na mão.

    • Marcelo

      Claro que não vai-se ficar na mão….é só baixar alguma coisa da APPStore… e pagar, claro…..pronto.

  • Ou então, quem sabe, o Google poderia colocar um app do Google Maps na App Store. Se já tem um com os mapas do Bing, não vejo motivo para não haver do Google.

    • Concordo com vc, seria bem mais interessante. Não gosto muito de webapps.

  • JanjaBoy

    Se o aplicativo que ficar mandando no pedaço tiver as linha de ônibus e metro, fico com ele.
    Dirigir em São Paulo está ficando MUITO estressante.

  • Ramiro

    Nao sei se me preocupo ou fico feliz… as ultimas atualizações do IOS mostraram que a Apple não é tão boa assim… para largar o Google, vai ter que fazer algo muito bom… e que experiência ela tem em mapas e ferramentas de localização?

  • Não vejo problemas. Tenho certeza de que a Apple apresentará uma alternativa superior e com um acabamento visual bem melhor.

  • Haytham

    MAIS TEM UM DETALHE QUE ESQUEÇEMOS!!!!

    GOOGLE STREET VIEW!!!!!!!!!!!!

    ACHO MUITO PRATICO E LEGAL…SE A APPLE PENSAR EM FAZER ALGO PARECIDO VAI DEMORAR MUITOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

    • Gabriel Castro

      LEIA O TEXTO TODO… POR FAVOR!!!!!

      • Thy

        Não gostei desta noticia…assistam o video de lançamento do iPhone “1” o Jobs só elogia o google maps e fala que é besteira desenvolver um aplicativo do zero sendo que já existe um aplicativo excelente….eu acho besteira…mas se até la houver o app pra baixar com todos os recursos, a apple pode gastar rios de dinheiro a vontade!!!

    • Quem esqueceu? E quem está surdo aqui?

    • Marcelo

      é verdade…mas o que ESQUECEMOS mesmo foi a língua pátria….essa, como diria o Tiririca, móóóórrreuuu….

  • Lucas Dangas

    Agora eu lhe pergunto se a Apple mudar o App de Mapas em um iOS futuro, como fica o povo com o iPhone 2G e o iPhone 3G?

    • Gabriel Castro

      Para a Apple, esses dispositivos não existem mais.

    • Pedrao

      a culpa é da apple agora? se a primeira geração roda-se tudo que roda na quarta, ninguem compraria a versão mais nova.. a resposta ta na cara, primeira e segunda geração vai ficar sem nada 😉

    • Marcelo

      BINGO! Essa é a grande diferença da Microsoft e Apple…Enquanto a MS, com o Windows, vem trazendo a compatibilidade com SO’s passados, para não perder a freguesia, que é grande, a Apple se lixa para aqueles que não atualizam ($$$) seus gadgets e afins….. e tome-lhe dinheiro….

  • Edu

    Pode jogar fora esse google maps, uma porcaria q me deu mais problemas q soluções. Da Google só uso a pesquisa mesmo…

    • Marcelo

      Concordo plenamente! Pra mim h[a muita babação de ovo pra cima da Google…só vale mesmo a pesquisa, e esta, se não cuidarem, vai pro saco também com outros serviços mais robustos e confiáveis…vide processos que a google leva por oferecer em suas buscas sites não confiáveis….

  • Rodrigo Reis

    A rota transporte publico e a opção de ver o trafego estão disponíveis sim. O primeiro é só calcular uma rota que aparece a opção de carro, transporte publico e rota a pé. Já trafego, se a cidade tiver essa opção, ele aparece nos layers, onde você pode mudar para satélite ou mapa também.

  • Raphael Nascimento

    Acho que a Google poderia fazer um webapp com o site maps.google.com, e um aplicativo gratuito no iTunes pra quem quiser continuar utlizando o aplicativo mapas original.

  • @blackhan

    Eu gosto muito do Google maps, espero que esse da Apple seja tao bom quanto, ou melhor, pq ela sempre surpreende, mas espero que esse maps tenha algo tipo street view, pq como ainda nao tenho idade para dirigir e estudo no centro de SP sempre o uso quando preciso ir para algum lugar :s

  • Rodrigo

    Acho ótimo a Apple estar desenvolveldo mapas próprios. Essa versão capado do Maps no IOS é bem ruim comparada com a versão do Android que é coisa fina, integrando tudo num app só (latitude+places+mapas+navegação). Acredito que a Apple deva esta pensando em algo bem legal…

  • JanjaBoy

    Será que o YouTube vai no futuro perder a versão para iOS ? 🙁

  • TiãoGavião

    Briga de cachorro grande!! 🙂

  • Marcos F

    Acho o street view fundamental. Alias ele funciona melhor no iPhone que no PC.

  • JanjaBoy

    O iLex ainda não é o CEO da Apple.
    Até lá, você pode achar qualquer coisa. Ano que vem eu já não sei…

  • A “parceria” Apple e Google com o IOS é realmente fantástica. Como já foi dito, a integração do iPhone com os serviço do Google na “nuvem” são uma “mão na roda”!

  • PG

    Tava na cara que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde!

    De parceiras, passaram a rivais desde que o Google mergulhou de cabeca no Android. A ruptura é inevitavel..

  • Ramiro

    É fácil manter o lema do Google “Don’t be Evil” quando não há concorrência a altura. Quando a Apple entra em jogo, o robozinho pode ser muito mal!