2011ARQUIVOCuriosidades

Você sabia que o iPhone pode lhe dizer qual ônibus pegar?

Imagine a situação: você está visitando uma grande capital e precisa de deslocar para um lugar específico. Como não conhece a cidade, poderia ir de taxi, mas de ônibus e metrô sai mais barato. Qual linha pegar? Muitos talvez não saibam, mas é possível perguntar isso ao seu iPhone. :)

Desde 2009, o Google Maps no iPhone possui acompanhamento de rotas em algumas capitais do país (São Paulo, Rio de janeiro, Goiânia e Belo Horizonte), que permite traçar um trajeto entre um ponto e outro da cidade, com indicação dos transportes públicos que devem ser usados. Uma verdadeira mão na “rota”. :P

Para utilizar o recurso, siga os seguintes passos:

1. Abra o aplicativo Mapas e toque na pequena flecha situada no canto inferior esquerdo da tela. Isso fará com que ele lhe localize geograficamente. É preciso uma conexão internet para carregar as imagens.

2. Agora toque no botão Itinerários (ainda na parte de baixo da tela). Defina o início como Localização Atual e o fim com o endereço onde você deseja chegar. Ao tocar no botão azul Itinerário, ele traça o percurso completo de como chegar.

É importante selecionar, no alto da tela, a opção para transportes públicos, simbolizada pela imagem de um ônibus. Ou outros são para trajetos de carro ou a pé.

Pronto, neste momento ele traça a rota para você, com a indicação da linha de ônibus ou metrô que você deve pegar. Inclusive com cálculo de custo e estimativa de tempo de trajeto.

Apesar de alguns não acharem que ônibus combine com iPhone, a utilização é cada vez mais comum e um serviço destes é excelente. Esperamos que a Google não demore muito para implementar também em outras cidades.

A coluna Você Sabia é dedicada a novos usuários do iPhone, iPod touch e iPad. Para conferir outras dicas, clique aqui.

Botão Voltar ao topo