Notícias

Apple pretende evoluir o sistema de mapas e geolocalização no iPhone OS

O site Macrumors descobriu uma oferta de emprego da Apple, onde ela procura um engenheiro de software para fazer parte da equipe que se ocupa do sistema de localização no iPhone OS, com o objetivo de fazer evoluir o aplicativo Mapas.

Queremos elevar o [aplicativo] Mapas a um nível mais alto, repensando o modo como os usuários o usam e mudando a maneira das pessoas encontrarem as coisas. Queremos que isso seja da forma mais descomplicada, interativa e agradável possível. E isso é só o começo.

Hoje, a Apple tem uma parceria com a Google em relação ao sistema de localização do iPhone OS. Porém, as duas companhias estão cada vez mais se tornando concorrentes em diversos pontos, o que faz imaginar que a maçã queira aos poucos criar uma certa independência da gigante das buscas.

A Apple adquiriu recentemente uma empresa chamada Placebase, especializada em… mapas(!), o que cria especulações de que ela estaria mesmo interessada em buscar uma solução própria para isso.

Ela vai ter que realmente apresentar algo muito revolucionário para ultrapassar o omnipresente Google Maps, que, pelo menos nos dias de hoje, parece quase imbatível.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Claudio Zago

    O google maps realmente parece imbativel. Mas quando de trata de Apple, pode se esperar qualquer coisa.

  • Essa empresa é a quem faz a PushPin (ótima tecnologia por sinal) mas não tinha base do Brasil por exemplo.
    Podem testar : http://www.pushpin.com/api/1.3/docs/geocode.html
    tentem o endereço da Apple : 1 Infinite Loop Cupertino, CA
    e tentem qualquer endereço do Brasil pra ver 🙂
    Imagino que lá fora atenda muitio bem, mas igual a base que a google tem hj (mundialmente falando), não sei não…

  • Claudio Zago

    Aproveitando a oportunidade, alguém conhece um bom aplicativo de geotag para fotos?
    Valeu.

    • vsa.mac

      A camera do iphone ja tem geo tagging

  • JanjaBoy

    Está aí uma coisa que não vai ser fácil de equacionar. Diferente da Microsoft o pessoal na Google não dorme sobre os louros e estão sempre buscando soluções novas. Quando a Apple tiver um sistema no nível do Google Maps, o Google Maps será muito melhor, não tenham dúvidas quanto a isso. Já falei, esse pessoal não dorme. Só para se ter uma idéia o OS deles vem aí e vai fazer barulho.

    • ricman1103

      acho que tu tem razao, mas a apple parece querer derrubar o google a qualquer custo. claro que o google maps pode e vai evoluir muito, mas acho que nao vai ser tao dificil pra apple acompanhar. quanto ao sistema, vai fazer barulho sim, mas nao ele nao tah dentro do que o mundo esta preparado pra ter. agente ainda vai ter muita mudanca nessa area e isso vai demorar.

    • Rafael Nogueira

      Tenho a mesma opinião. Porém a Apple está correta em utilizar outro meio.

      A Google já vem produzindo um GPS poderoso com o Maps no Android e provavelmente poderá limitar o serviço para as demais plataformas. Como um concorrente, a Apple tem que sair dessa “dependência” do maps.

      Na minha opinião são as duas empresas com os melhores “serviços” existentes no mundo e na história. Resumindo, elas são incompatíveis se fossem uma só, uma vez que o resto não teriam chances com elas juntas! rsrsrs

  • Mas para nós desenvolvedores, a API do Google Maps no iPhone SDK é cheia de falhas, voltando resultados errados, muito ruim! 🙂 Espero que a Apple melhore o SDK mesmo com essa nova empresa!

  • Eduardo PA

    Uma noticia muito boa, o melhor vai ser poder contar com as duas opções, com certeza a evolução do Mapas também vai ser revolucionária.