Notícias

Apple responde oficialmente às críticas sobre locationgate, com anúncio de atualização do iOS

A Apple finalmente publicou uma resposta oficial sobre a polêmica do registro de informações referentes à locais geográficos por onde o aparelho passa. Veja a íntegra da comunicação para a imprensa:

Gostaríamos de responder às perguntas que temos recebido recentemente sobre ao recolhimento e utilização de informações de localização dos nossos dispositivos.

1. Por que a Apple rastreia a localização do meu iPhone?
A Apple não está monitorando o local do seu iPhone. A Apple nunca fez isso e não tem planos de um dia fazê-lo.

2. Então por que todo mundo está tão preocupado com isso?
Fornecer aos usuários informações rápidas e precisas de localização, preservando a sua segurança e privacidade, levantou algumas questões técnicas muito complexas que são difíceis de se comunicar em uma simples frase. Usuários estão confusos, em parte porque os criadores desta nova tecnologia (incluindo Apple) não forneceram uma educação suficiente sobre estas questões até hoje.

3. Por que o meu iPhone registra a minha posição?
O iPhone não está registrando a sua localização. Pelo contrário, ele mantém um banco de dados de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno de sua localização atual, alguns dos quais podem estar localizados a mais de cem milhas longe de seu iPhone, para ajudar o seu iPhone de forma rápida e calcular com precisão a sua localização quando é preciso. Calculando a localização de um telefone usando apenas dados de satélites GPS pode demorar vários minutos. O iPhone pode reduzir esse tempo para apenas alguns segundos usando hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular para localizar rapidamente os satélites GPS, e até mesmo sua localização triangular utilizando apenas hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular quando o GPS não está disponível (como no interior de edifícios ou nos porões). Estes cálculos são realizados ao vivo no iPhone usando um banco de dados de hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular que é gerado por dezenas de milhões de iPhones que enviam as localizações geográficas nas proximidades de hotspots Wi-Fi e torres de celular de uma forma anônima e criptografada para a Apple.

4. Este banco de dados está armazenado no iPhone?
O banco de dados inteiro é muito grande para ser armazenado em um iPhone, por isso nós fazemos o download de um subconjunto de informações (cache) em cada iPhone. Este cache está protegido, mas não criptografado, e é guardado no iTunes quando você faz backup de seu iPhone. O backup pode ser criptografado ou não, dependendo das configurações do usuário. Os dados de localização que pesquisadores estão vendo no iPhone não mostra o local atual ou por onde passou o iPhone, mas a localização de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno da localização do iPhone, que pode ser mais de cem milhas de distância . Nós pretendemos parar de realizar o backup deste cache em uma atualização de software em breve (veja a respeito no final do texto).

5. A Apple pode encontrar-me com base no meu hotspot Wi-Fi  ou os dados de torre de celular?
Não. Esses dados são enviados para a Apple de uma forma anônima e criptografada. A Apple não consegue identificar a fonte destes dados.

6. As pessoas têm identificado dados de localização de até um ano armazenados no iPhone. Por que o meu iPhone necessita de tantos dados, só para encontrar o meu local de hoje?
Estes dados não são de localização de dados do iPhone — são um subconjunto (cache) da base de dados dos hotspots Wi-Fi e torres de celular que é enviado à Apple para ajudar na rapidez e precisão do cálculo de localização do sistema. A razão pela qual o iPhone guarda tanta informação é um bug que descobrimos e temos plano de corrigi-lo em breve (veja a respeito no final do texto). Nós não pensamos que o iPhone precise armazenar mais de sete dias de dados.

7. Quando eu desligo o Serviço de Localização, por que meu iPhone continua a atualizar a base de dados da Apple?
Não deveria. Este é um bug que pretendemos corrigir em breve (veja a respeito no final do texto).

8. Quais tipos de dados de localização são enviados para a Apple?
A Apple está recolhendo dados de tráfego anonimamente para construir um banco de dados, com o objetivo de proporcionar aos usuários do iPhone um serviço melhor nos próximos dois anos.

9. A Apple fornece atualmente os dados recolhidos a partir de iPhones a terceiros?
Nós fornecemos logs de travamento [de aplicativos] anônimos de usuários para desenvolvedores para os ajudar a depurar seus aplicativos. Nosso sistema de publicidade iAds pode usar o local como um fator de segmentação de anúncios. A localização não é compartilhada com ninguém mais, a menos que o usuário explicitamente aprove isso, dando a localização atual para o anúncio (por exemplo, para localizar a loja Target mais próximo deles).

10. A Apple acredita que a segurança das informações pessoais e a privacidade são importantes?
Sim, nós acreditamos fortemente nisso. Por exemplo, o iPhone foi o primeiro a pedir aos utilizadores para dar a sua permissão para cada aplicativo que queria usar a localização. A Apple vai continuar a ser um dos líderes no cuidado da segurança das informações pessoais e da privacidade.

Atualização de Software

Dentro de poucas semanas, a Apple irá lançar uma atualização do sistema iOS que:

– reduzirá o tamanho do banco de dados de Wi-Fi e torres de celular em cache no iPhone,
– não fará mais backup deste cache no iTunes,
– excluirá esse cache completamente quando os Serviços de Localização foram desligados,
– o cache presentes no iPhone passarão a ser criptografados.

Resumo da história: logo mais teremos mais uma atualização de sistema (iOS 4.3.3?) com reparação do que a Apple considera bug de localização.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus

    Muito barulho por nada.

    • Concordo.. muito barulho por nada.

      Parece que as pessoas não tem o que fazer.

      • Diogo

        A imprensa só estava tentando gerar mais notícia com isso.

        O próximo assunto vai ser: o iPhone branco fica amarelado depois de ser mergulhado no café.

      • Walter Junior

        nao eh ”por nada”
        eh ki assim…
        a Apple eh a diferente do padrão, por isso, qqr coisa q sirva pra meter o pau nela, ja eh motivo pra um escandalo desse promovido pela mídia…
        o android tbm faz isso, e nngm fala p*#$a nenhuma…
        agr pq os jornais fazem isso??
        pq falar mal da Apple eh oq dah ibope, oq faz as pessoas visitarem o blog x ou o blog y…
        simples assim

    • Concordo com vc.

      • xon

        Quero ver se meu iPhone branco vai ficar amarelado mesmo.

        • Robson ricardo

          Quero ver vc mergulhar ele no café filma pra nos

    • Cleuby

      Quero ver se vão fazer “barulho” com a resposta da Apple.

  • Heleno

    Vejo uma sinceridade enorme nestas declarações.

    • Vitor

      Tambem vejo sinceridade assim nos discussos politicos

  • Bruno

    Não sei se vocês viram, mas na página da apple já mostra o iphone branco! haha.

    dane-se esse locationgate, não vai dar em nada! 😉

  • José Bernardo

    Eu discordo, o mapeamento que eu fiz se refere muito detalhadamente a lugares onde passei e passo e não de antenas a centenas de milhas de distância.

    • Tambem acho. A apple mais uma vez tenta sair pela tangente. A culpa e das outras empresas, que nao nos dao opcao a nao ser utilizar iphones. Acorda concorrencia, reaja!

      • Discordo, acho que a Apple está falando a verdade, pois no meu caso achei o mapa muito impreciso. Por exemplo, dando zoom em Vitória-ES, onde só estive uma vez a trabalho, durante 24 horas, vi pontos espalhados uniformemente por vários bairros, inclusive bairros por onde nem passei. Não dava pra traçar a rota que eu percorri (que era bem simples, por sinal), só dava para saber que meu iPhone já esteve em Vitória… (UAU!)

        • nynrod

          O mesmo aconteceu comigo em Brasília.

          Se fosse me basear nos dados do posicionamento eu teria nadado no Lago Paranoá, fumado umas ervas Alucinógenas com uma delegação de índios Amazônicos, tomados umas biritas com o Lula, aliviado a bexiga na rampa do Planalto Central e Comido um podrão na esplanada dos ministérios bem no meio de uma reunião do ministério da fazenda…

          Como eu só fui do aeroporto para o escritório e do escritório para para o cliente e depois para o aeroporto creio que meu iphone deu umas voltas sem mim….

    • Felipe

      Caro José Bernardo,
      comigo já aconteceu diferente, como comentei aqui em outro post, tem lugares no iphone tracker que nunca passei na minha vida!!!! 🙂

  • Danilo Ferreira Gomes

    sensacionalismo puro…

  • Olá, voces poderiam postar o link original do comunicado?

  • “A Apple nunca fez isso e não tem planos para nunca fazê-lo.”

    Ou o nunca ou não tem que sair dessa frase =].

    • postei sem atualizar o post. =/
      Um monte de gente já falou disso.

  • A tecnologia está aí pra isso. Pode ser verdade, pode ser mentira… Quem não é rastreado? Agora, realmente, um alarde desse, é como qualquer um leigo entrasse em seu computador e rastreasse sua vida… Francamente, talvez se isso cair no “lado negro da força” possa ter alguma inutilidade de (oooohh) me rastrear… Aff… E tome teoria da conspiração… Vai ser usado para o bem? Para o mal? Fins militares? Maridos ciumentos? Cenas dos próximos capítulos… #AbafaApple. Pena que a Apple foi “pressionada” a responder…

  • Mark

    Poxa, mas precisa entender muito de tecnologia para adivinhar isso? Claro que os dados são necessários para um melhor uso e conforto do usuário… muito escândalo por nada…

    Muito pior é a localização de esposa, essa sim me rastreia e procura saber todos os locais que estive…rss não quer essas facilidades ou localização? Simples, não use email, não use internet, não use gps no carro, não use celular, em resumo, saia de casa com o RG e 10 conto no bolso… e seja feliz…

  • Espero que essa atualização do iOS não prejudique o banco de dados dos hotspots Wi-fi e a localização atual, mas isso significa que eles ficarão sempre na memória do iPhone?

  • Raul

    Sinceramente? Caguei pro locationgate.

    “Quer me rastrear? Bota um chip na minha pica” – Mc Catra

    • Bruno

      AGREED! haehahe.

      O povo quer um smartphone que vai ter que virar um stupidphone por conta de 1 ou 2 que não querem ser “rastreados” heehe.

      Isso pra mim é coisa de quem faz coisas muito erradas haha.

      TEM MEDO? Não tenha um iphone, simples.

      #prontofalei.

    • Caguei um balde também!

  • Fernando Fonseca

    …as pessoas adoram criar um monte de baboseiras a respeito desses supostos rastreamentos…diz pra mim o que uma empresa do tamanho da Apple iria fazer com a minha localização???? Um João Ninguém que está no Brasil há milhares e milhares de Km de distancia….

    …as pessoas elogiaram tanto o Find me Iphone, porém se esqueceram que ele é a maior arma que outra pessoa pode utilizar para poder saber onde vc está…basta que essa pessoa (sua esposa, p.ex.) descubra sua senha…

    …então, acredito que isso seja mais uma forma da imprensa fazer nome em cima dos iphones e ipads…a Apple não estaria sozinha nesse “rastreamentos armazenados”….e se isso acontecer, com ctz não seria novidade nenhuma, porém, tbém não acredito que isso interesse à empresa de alguma forma…

  • O pessoal pira muito hoje em conspiração e coleta de dados. Eu acredito nas explicações da Apple. E não sou fanboy da empresa da maçã.

  • Algus Helm

    Nem me estresso com isso… quem tem que se preocupar por onde eu ando sou eu e mais ninguém…

    • Leandro

      Errado! Quem tem que preocupar onde estou, eh a dona patroa..auhahua.
      Eu sei certinho onde estou…rs

  • fernando

    no item 5 eles falam que não podem encontrar os usuários mas tb falam que recebe esses dados.

  • Cristian

    É assim que se diferencia um empresa séria das outras. Alguma outra já se manifestou?

  • Gustavo Merlim

    Falar em bug de localização o meu ta assim, sou de São Paulo mais o GPS afirma que estou em São Caetano lol

  • Italo

    Eu não estou muito preocupado com isso, eu só quero que meu gps continue funcionando de forma rápida e precisa como atualmente.

    • Roberto Torres

      Nem mais… nunca tive nenhum que funcionasse tão como no iPhone.

  • Canastrao

    Eu acho a maior besteira isso. Isso tudo é apenas para gerar publicidade na mídia. As pessoas adoram ganhar dinheiro divulgando novidades sobre iPhone. Então qualquer coisa que saia e possa virar polêmica é logo noticiado. Não importa se é verdadeiro ou não, o importante é ganhar dinheiro com visita.

  • Diogo Freire

    É que sempre digo. Quem quer privacidade, some do mundo. Desliga a internet, desliga os celulares, enfim, se isola em uma caverna que terá sua privacidade.

    Agora compartilho a preocupação com outros usuários. Será que com essa atualização nosso GPS e a localização do Wi-fi vai ficar tão rápida como atualmente?

  • Rodrigo Schneider

    iLex,

    Podia criar uma enquete para ver a porcentagem das pessoas que se importam ou não com esse fato mesmo depois das suas explicações e da apple.

    Faz aí só por curiosidade… O ruim é ter que criar mais um post desse assunto dando mais e mais audiência!

  • Arthur

    As pessoas não querem saber onde estão, e usam foursquare, geotagging em fotos e no twitter… Não acho que faça diferença.
    Podiam fazer esse auê com o problema do despertador do iOS, que pelo visto nunca vai ser resolvido 😛

    • Leandro

      Verdade cara.
      Falando em despertador, o meu funciona o dia que quer. Eh uma bosta isso!

      • Diogo

        Ainda não descobri se o meu não está tocando ou sou eu que desligo e volto a dormir sem perceber =D

    • Carlos

      Cara, você falou tudo…
      Como posso “encanar” com a Apple me rastreando se uso o Foursquare, o Google Latitude, me dou ao trabalho de por geotag até na fotos da minha camera e ativo o “geotag” do Twitter…?

      Muita falta do que fazer. Nâo quer ser achado? Não usa celular!

  • Thiago

    Não sou um político importante, não sou famoso, não devo nada a ninguém…
    Então fou…se se a Apple vai ver q eu estou entrando num motel.

    Oq eu quero eh q meu iPhone não demore a localizar minha posição
    Mostre o local exato onde tirei as fotos
    Encontre meu iPhone quando eu perder (oq acontece regularmente comigo, jah perdi um nextel i1 e um n95)

    Em resumo viva a localização.

  • Eduardo Carioca

    Quem não deve não teme!

    Eu quero maior agilidade na triangulação do meu GPS e de outros sinais!

    Mais uma coisa: como já foi dito antes, o iPhone não é o único a fazer isso! Não devemos tacar pedra na melhor fabricante de smartphones atualmente…

    Abcs

  • Guilherme

    Cara, qual o problema toda as informações como o proprio falou eh criptografada nao tem como eles saberem, parem de ficar assim nossa. Fazem um escarcel pra nada, vao c preocupar com coisas mais importantes como NOSSAS operadoras abusam de nos.

  • Gabi

    Quero um programinha desses tb para PC pra poder rastrear meu passado! hohohooo!!!!!!
    Se um dia existir, avisem aí!!! Ou se tiver outra forma de ver esse rastreamento, quero saber!
    Esse “problema” todo nem é um problema… é uma diversão! Queria tanto ver meu mapeamento antes dessa “correção” que vai apagar o tal do meu backup… =/

  • Miguel primacera

    A bateria do meu iphone4 ta durando 1 dia após a nova actualizacao… É normal em voces..? Abracos

  • Leandro.ES

    Sinceramente, é fazer tempestade em copo d´água! Pelo jeito que as coisas estão sendo tratadas, parece que todas as pessoas vão invadir e roubar os registros de localização de todos os usuários de iPhone. Quer me localizar? Eu não devo nada a ninguém!

  • Anderson Bernardo

    Ou seja, graças a 6 dúzia de gato pingado, provavelmente vamos ter perdas maiores de sinal e maior tempo de recuperação do mesmo na próxima atualização do iOS.

    Se assim já demora, imagina na próxima…

    E esse negócio de localização é muito interessante aqui no Brasil… bandido lendo essas notícias se sentiria “ameaçado” em roubar nossos iDevices…

    Acho que esses negócios de localização deveriam ser usados a nosso favor

  • Marcelo

    É brincadeira ver um monte de gente reclamando desse assunto e bombardeando o mundo com 4sq, Geotags e outro tanto de coisas…fora que os caras postam foto até das idas ao banheiro, mostram família, hábitos, rotinas e depois quando acontece alguma coisa a culpa é da Apple? Ah, me poupem!

  • Carlos Arcas Neto

    Temos Iphone por ter a certeza de estarmos com o melhor aparelho do mercado. E tambem por termos a certeza de que a Apple e uma empresa muito séria. A mais séria do mercado.

  • Vanessa

    Também acho que esse povo faz muita ladainha por nada!!!

    Esse povo tá é com medo de ser localizado hahahahahahahaha

  • Juliano Palokowski

    Pois eh, por isso que eu ainda to com o 4.2 e nao vou mudar logo. pra mim ta bom assim e assim ficara. hehe

  • Hudson

    Impressionante como a população mundial quer se privar disso. Quando se fala em GPS o povo treme as pernas. Ninguém para Pra pensar que não tem privacidade nenhuma em uma navegação na internet, por exemplo. Porque a Apple iria querer saber onde estou, o que faço??? Diante da empresa deles não sou nada, assim como milhares de outras pessoas que possuem os produtos dela. Somos apenas consumidores e mais nada. Existem muitas coisas que a população deveria se preocupar, por exemplo, esses mesmos dados que as operadoras tem e que alegam que só podem utilizar se tiver uma ordem judicial, em um país que Pra tudo se dá um “jeitinho”, conhecendo um amigo que trabalha na operadora você consegue rastrear fácil. Assim como outras milhares de formas de te localizarem existem, essa daí é ficha e não acha nada. Eu tenho plena certeza que isso foi movimentado por alguma grande concorrente que está perdendo no mercado ou ate mesmo uma empresa que esteja perto de entrar nesse mercado de smartphones. O pior é quando esse tipo de informação chega aos ouvidos de leigos e desinformados, causando um caos, pensando que desativando esse recurso, irão se isolar no mundo. Tá com cheiro de concorrência.

  • Rodrigo

    acho engraçado que as pessoas achem que sua vida é tão tão mais tão interessante a ponto de alguem em outro continente passar o dia cruzando dados sobre ela

    • na verdade, tudo e feito automaticamente atraves de rotinas executadas por computadores, cruzando dados. É importante pq nao vao t mostrar chimarrao se vc estiver na Bahia. E só. Sem estresse!!!

    • Anderson Bernardo

      Pois é. É a mesma merda do Twitter. O povo acha que alguém se importa com o que eles estão fazendo. Se sentem importantes e tal. Isso é ridículo.

      Essas merdas de redes sociais só servem pra fazer pessoas medíocres

  • Matheus Ferreira

    Acho que muita gente não entendeu o comunicado da Apple. De certa forma a Empresa acalmou os usuários, mas ao mesmo tempo teve a humildade de admitir diversas falhas, além de já anunciar correções do sistema em breve. Se essa polêmica não tivesse se instalado, será que essas correções sairiam tão cedo? Parabéns à Apple pelo comunicado sincero. O irônico é que a Apple foi menos “applemaníaca” que muitos usuários, que defenderam com veemência a improcedência total dos problemas relacionados à geolocalização.

    • Rafael

      Por isso que quando vejo alguem com um iphone aqui no Brasil, trato de esconder o meu. Pq senão fica uma babação de ovo tremenda que enche o saco. Nos EUA o pessoal é mais critico, não engole tudo, como a maioria dos comments daqui. E tem outra, se não violasse alguma lei de privacidade dos EUA(viola), a apple nao “arrumava o bug”. To esperando a atualização.

      • João Pacheco

        Concordo. O povo confunde o direito a privacidade com neuroses. A questao nao é e nunca foi se rastreiam ou nao. É simplesmente o fato de vc ter o direito de não ser se não quiser. Não se pode querer ter um smartphone sem ser rastreado? Acho que deveria poder. Engraçado esse povo que diz: não quer ser rastreado então não tenha um smartphone. Como se tecnologia fosse desculpa para qualquer coisa.

  • romrocha

    Deprimente a mentalidade de metade das pessoas que comentam.. a questão não é coletar ou não, o que a Apple vai fazer ou não, é simplesmente pedir sua autorização. Se Você autoriza, ok, q colete. Isso inclusive infringe leis de data privacy de diversos paises.

    A pergunta matadora é, se você desligar o Location Services do aparelho, dados de localização continuam a ser coletados? A resposta foi Sim , o erro está ae. Coloca mais um toggle ali para todos os outros tipos de coleta, se o usuário concordar ele vai deixar ON. pronto.

    • RaphaTevfik

      Concordo com vc e com o Matheus Ferreira.
      Também é mágico ver como agora ninguém se importa tanto quanto antes rs diferente dos comentários nos posts anteriores.
      “Apple menos applemaníaca que os clientes dela” -fato

  • Orlando

    Mais e os outros iPhone que nao foram inclusos nessas atualizações??? O 3G e o iPhone original??

    • Esses aparelhos “já eram”, kkk O original n tem gps e o 3g tem claras limitações de hardware pra acompanhar as novas atualzações. Aos 3g users, fiquem na 3.1.3, se quiserem ser felizes. fui!!

  • Alex iPilot

    Hehehe… A resposta 2 nos chama de ignorantes… 😛

    Me passa uma impressão sci-fi de que o iPhone é uma espécie de “entidade consciente”, faz o que quiser, não se sabe ao certo o porque, vide caso do relógio, e a Apple batalha para “controlá-lo”, hehehe… Vejam a resposta 8, por exemplo…

    • Monty

      Alex, foi você uma vez que estava se perguntando como diabos o iPad dava a localização só com wifi, não foi? Isso sempre me intrigou também. Pelo menos esse locationgate serviu para nos trazer essa resposta! (de fato não havíamos sido ‘educados’ pela Apple sobre isso) 😛

  • Luciano

    Muito barulho por NADA!!!
    Todas as ‘notícias’ que envolvem a Apple e iPhone são distorcidas e repercutidas de forma amplificada.
    De quem será o interesse?
    Falta competência na concorrência.
    Se não vai de um jeito, vai de outro…

  • Palhano

    Finalmente a Apple fechou essa questão com chave de ouro.
    Depois perguntam por que ela demora tanto tempo para responder esse tipo de coisa, hehe.

    Abraços gente!

  • Vinicius

    Sinceramente? É muita polêmica em cima de pouca coisa que ninguém tem certeza. Com tanto bug pra se preocupar, vem se preocupar com se o seu iphone guarda por onde tu passou ou não, se fod*r viu? Muito melhor a apple focar em outros bugs! u_u #Falomesmo

    (parece mamilos, mamilos, são muito polêmicos. )

  • felipe

    O pessoal ta reclamando de que o iphone sabe aonde ele está, depois entra no appstore baixa o foursquare e fica mostrando para todo o twitter aonde está e por onde passou :/

  • Urso

    A Apple devia aproveitar que está respondendo as dúvidas, pra falar sobre o defeito nas soldas do CI WIFI dos iphones 3G e 3GS…

  • Xand

    A Apple diz que era pra facilitar a comunicacao do iphone
    com as torres quando fosse solicitado.
    Mas ai que tá…mesmo quando nao era solicitado..
    ele tava la…rastreando tudo…e registrando…
    Com certeza mais que necessario esse novo iOS.

  • Anderson Bernardo

    Essa merda de a Apple saber sua localização é a mesma merda do Twitter….
    O povo acha que alguém se preocupa com o que eles pensam, o que ouvem ou onde estão… sem chance.. se alguém se importa com isso ,é só sua mãe e olhe lá… Vcs não são importantes pra Apple, nem pra ninguém (exceto sua mamãe)…

    essas redes sociais só servem pra fazer excluídos socialmente se sentirem importante por terem lá 200 amigos ou 200 seguidores…

    Se orienta, galera…

    • Daniel

      Disse tudo agora hein!
      Isso é o cúmulo do absurdo gente. Pra que uma empresa grande, que zela pela segurança e privacidade de seus usuarios, ia precisar saber por onde vc anda, ou que caminho vc faz para ir ao trabalho ou para a faculdade? Não. Isso é sem comentários.

      Agora esse bando de desocupados, e seguidores dos mesmos, obrigou a Apple desenvolver MAIS UMA atualização para correção de bug. Pô gente, desse jeito vamos chegar na 4.5.5. Ah, fala sério!

      Valeu iLex.

  • Marcos F

    Será que essa atualização não vai piorar a recepção do iPhone e fazer demorar mais pro GPS localizar satélites?

    • Heleno

      É e se isso acontecer, Aguenta os mesmos trazendo nova polêmica.

    • Alex

      Isso que eu estava pensando, quem teve n95 que demorava uns 5 a 10m para achar o sinal do gps e olha la, rapidamente perdia, era uma verdadeira merda. O gps do iphone é excelente nunca me deixo na mão. O engraçado é ver sites como gizmodebrasil que só sabem criar polemica, colocaram somente a resposta da apple em que fala do software e nada mais sem ser na integra pra ver o que realmente aconteceu e como os usuarios são desinformados cairam matando na apple. Gizmode um site que eu nunca mais visito!

  • Ah meu Deus, mais um update? Nem vou fazer, por mim continuava nesse firmware, preguiça de fazer outro JB é imensa. Americano parece ter paranóia enorme de perseguição.

    • Marcus

      Eu nem fiz esse último que saiu ainda. Por que? Simplesmente por preguiça…

      Não sei se a Apple foi sincera nessa publicação, mas me convenceu.
      Principalmente porque eu estava cagando e andando pra esse caso.

    • Rafael Damasceno

      Americanos e até mesmo você podem instalar o pacote “untrackerd” no Cydia, disponível no repositório do BigBoss. Daí deixa de haver necessidade de fazer update e JB 🙂

      • Rafael Damasceno

        Caso não tenham entendido para quê, é simples: ele instala um daemon (programa que abre no arranque do sistema do iPhone) que remove por completo a base de dados onde estes dados de localização são armazenados. Sem eles, será impossível usar esse programa.

  • TiãoGavião

    A mesma conversa de sempre, blá, blá, blá!!
    Conversa pra boi dormir, realmente alguns apps pedem sua autorização, mas se vc não der ele não funciona obrigando vc a aceitar, portanto…

  • Thy

    O fanatismo de algumas pessoas que comentam aqui chega a assustar….

  • Rodrigo

    Não considero barulho nem blá, blá, blá. Apple, Google e cia devem ter política de privacidade clara e objetiva com seus clientes. O que pra mim era abuso para a Apple agora tornou-se BUG? A Sony pode dizer a mesma coisa amanhã pra justificar a falta de segurança dos seus serviços. Em todo caso, quem acaba levando a pior somos nós: clientes!

  • Arthur

    Putz, esqueci a senha de criptografia do backup…. alguém sabe como recuperar?

    • Arthur

      lembreiiiiii

      era tão fácil que eu nem lembrava dela…. bastou apenas multiplicar a soma da minha data de nascimento com o mês e o ano e depois dividir pela raiz quadrada da distância da terra até a lua e depois somar ao resultado a tangente de 90.

      ufa…

      brincadeira gente…

      iLex, parabéns pelo blog mais uma vez

  • Henrique S. Baloneker

    A resposta da Apple parece que foi fundada nos posts do iLex…
    Acertou literalmente todas!!!

  • Rei/SP

    Bug?… pode ser mas não acredito. A Apple idealizou uma forma de permitir rapidamente a localização do iPhone utilizando o enquadramento através dos sinais das antenas e Wi-FI. Suponho que é desta forma que se pode ajudar a localizar um iPhone qdo está perdido, por ex. O fato de ficar armazenado no iPhone um certo banco de dados no que se ref. aos dados da localização é pelo fato que a grande maioria dos possuidores de um iPhone mantém uma certa rotina de localização, não costumam se afastar do padrão individual de cada um, isto é, todos os dias, em um certo período de tempo, o indivíduo está em sua residência, desloca-se ao trabalho, outro período de tempo em seu local de trabalho, nos dias de folgas, passeios, etc… não costuma se afastar de uma determinada área, há sempre um padrão. Se fosse um bug, seria perceptível pela Apple já há muito tempo, é tb uma das causas do consumo da bateria e para o especilaista, é um indicador de que algo ocorre no aparelho, afinal, a Apple não é incompetente, o aparelho é diariamente posto à prova em seus laboratórios, nunca ignoraram este fato. Além do mais, qq celular é rastreado facilmente, qdo se quer, com equipamento apropriado, é assim que uma investigação procede. Algo semelhante e talvez, pior ocorre nos nossos computadores, determinados “anti-virus” qdo rastreiam o disco à procura de “vírus”, está acessando registros, ip’s acessados e uma série de informações de softwares instalados, cujas infs, são enviadas e supostamente, compartilhadas com determinados grupos, empresas de software, setores de segurança etc… etc… Em qq sistema de segurança governamental, não se utilizam softwares de anti-virus que há no mercado e nem Windows, Mac OS por ex. Como foi dito por um colega nosso, se quer se isolar, quer privacidade total, desligue tudo, internet, celular, bip, rádio digital, Tv a cabo, luz, água, gás e vá morar em uma caverna, de preferência que esteja sempre sob o “céu nublado”, por causa dos satélites!

  • iFlavio

    A tecnologia está deixando todo mundo maluco!
    Ainda não consigo entender o motivo de tanto alarde…

  • cccaio

    O iphone 5 é aprova d´agua?