2010ARQUIVO

Disputa pela marca ‘iPad’ pode atrasar lançamento do tablet no Brasil

Pouco antes da apresentação do iPad, muito se especulou sobre qual seria o nome do tão rumorizado tablet. Parecia que até mesmo a Apple estava em dúvida, pois insistia em registrar o nome iSlate (leia “Apple registrou o domínio iSlate.com, possível nome do futuro tablet“). Esta demora e indefinição comprometeu o nome em várias partes do mundo, que já tinham a marca iPad registrada. Um dos países envolvidos, inclusive, é o Brasil.

Em nosso país, a marca i-PAD Fast já é registrada desde janeiro de 2009. É o nome de um desfibrilador portátil comercializado no Brasil pela empresa Transform Tecnologia de Ponta. A denominação é relacionada à sigla em inglês PAD (public access defibrillator).

Somente no mês passado a Apple fez o requerimento de marca ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), porém a lei brasileira garante o nome para quem registrou primeiro. Wilson Ferracini, advogado da Transform, já declarou que a empresa estuda um processo de cancelamento do pedido da Apple, que tem até o final de maio para resolver o caso.

Se a Maçã perder, terá que então negociar com a empresa nacional o uso do nome no país, o que poderá atrasar o lançamento do tablet em terras tupiniquins.

As previsões mais otimistas diziam que o novo produto da Apple poderia chegar no Brasil no início de junho. Porém, com este imprevisto, ficou ainda mais indefinida uma data de lançamento em nosso país.

fonte

Botão Voltar ao topo