Notícias

Patente da Apple prevê cabo MagSafe no iPhone para substituir porta Lightning

Quando a Apple (re)introduziu o conceito de MagSafe no iPhone 12, ela reaproveitou uma nomenclatura antes usada nos cabos dos MacBooks, que grudavam magneticamente na entrada de energia para recarregar a bateria do computador.

No iPhone a forma como ele foi implementado é um pouco diferente, mas talvez não por muito tempo. Uma recente patente enviada pela empresa descreve um conector no celular muito parecido com aqueles que equipavam os antigos notebooks da maçã.

O registro foi feito esta semana no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, e descreve uma maneira de recarregar por cabo (e não por indução) o iPhone, através de um acoplamento magnético.

O conceito, aliás, é muito próximo daquele do Smart Connector do iPad Pro, que permite a transmissão de energia e dados apenas com o contato.

Havia inclusive rumores que apontavam que o iPhone adotaria este conector, mas isso acabou não acontecendo.

A vantagem é que seria muito mais fácil de conectar e desconectar o cabo no dispositivo, como já acontece com as bases por indução. Com o diferencial de contar com uma conexão por cabo, que é bem mais rápida.

Claro que abandonar o conector Lightning (que foi lançado em 2012 com o iPhone 5) não deverá ser algo que veremos em breve, mas pelo menos a patente demonstra que a Apple está estudando soluções alternativas.

Como sempre destacamos, o simples registro de uma patente não significa que aquela ideia se tornará um dia em um produto real. É apenas a equipe de pesquisa e desenvolvimento da maçã que está experimentando coisas diferentes. Poderemos ou não ter isso no iPhone algum dia.

Via
patentlyapple
Botão Voltar ao topo