Watch

A partir de hoje, Apple Watch não é mais vendido com monitoramento de oxigênio no sangue nos EUA

A partir desta quinta-feira (18), a Apple deixará de disponibilizar o recurso de monitoramento de oxigênio no sangue em seus modelos de Apple Watch nos Estados Unidos.

Essa decisão é resultado de uma recente derrota da empresa em uma batalha judicial relacionada a patentes que envolveu a funcionalidade de oximetria de pulso baseada em luz.

O veredito desfavorável à Apple foi proferido pelo tribunal de apelações dos EUA para o Circuito Federal, que negou o pedido da empresa para suspender a proibição de importação dos smartwatches enquanto aguarda a resolução da apelação contra a decisão que bloqueou a venda desses dispositivos.

A decisão do tribunal foi baseada em critérios legais, incluindo a probabilidade de sucesso da Apple em suas reivindicações, o risco de danos irreparáveis para a empresa sem a suspensão da proibição, o impacto sobre as partes interessadas no processo e o interesse público.

O litígio de patentes que levou a essa reviravolta envolve a empresa californiana Masimo, que alegou que os relógios da Apple infringiam duas de suas patentes relacionadas à funcionalidade de monitoramento de oxigênio no sangue.

Essa disputa legal teve origem em uma decisão de janeiro de 2023, quando a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) determinou que os Apple Watches violavam as patentes detidas pela Masimo.

Após o presidente dos EUA, Joe Biden, optar por não vetar a decisão da ITC, a Apple recorreu e retirou os relógios do mercado em 21 de dezembro.

Para continuar vendendo os modelos de Apple Watch Série 9 e Watch Ultra 2 nos Estados Unidos, a Apple implementou uma solução de software que desabilita a capacidade de monitoramento de oxigênio no sangue.

Esses relógios, no entanto, permanecem disponíveis nas lojas físicas e online da Apple e são comercializados pelos mesmos preços anteriores.

Os modelos afetados agora têm números de peça que terminam em “LW/A”, de acordo com materiais de suporte atualizados da Apple.

Embora a capacidade de monitoramento de oxigênio no sangue tenha sido removida, os usuários ainda verão um ícone de oxigênio no sangue em seus relógios.

Ao tocar no ícone, os relógios exibirão a mensagem: “O aplicativo de oxigênio no sangue não está mais disponível. Saiba mais no aplicativo Saúde em seu iPhone“. Os usuários podem então acessar um artigo de suporte no site da Apple para entender a situação.

A Apple também está explorando atualizações de software que possam contornar as alegações de infração de patente enquanto mantêm a funcionalidade de monitoramento de oxigênio no sangue.

No entanto, a empresa não forneceu detalhes sobre quando ou como essas atualizações podem ser implementadas.

É importante observar que essa decisão afeta apenas os Estados Unidos, e a Apple planeja continuar vendendo os modelos de Apple Watch com a funcionalidade de monitoramento de oxigênio no sangue fora do país. No Brasil, por exemplo, nada muda.

Botão Voltar ao topo