Nos Estados Unidos e no Japão, a caixa do iPhone sempre foi 40% menor que a vendida no resto do mundo, pois em ambos o adaptador de energia USB (para carregar o aparelho pela tomada elétrica) é menor que aquele destinado a outros países (leia “Brasil não terá direito ao novo carregador elétrico do iPhone“). Inclusive a própria página da Apple Brasil sempre mostrou a foto da caixa americana, em desacordo com o que se vê nas lojas.
Pois alguns países parecem também estar recebendo a caixa menor, indicando que a Apple pode ter resolvido adotá-la no resto do mundo. A primeira a notar isso foi a França.
As lojas das operadoras francesas começaram já no mês passado a alojar em seus estoques os dois tamanhos de caixas. Se for mesmo uma decisão global da Apple, com certeza é mais uma iniciativa voltada ao meio ambiente. A lógica é: quanto menor as caixas, mais unidades cabem ao mesmo tempo no transporte, emitindo assim menos poluente na atmosfera. A caixa do 3GS já era menor que as dos modelos anteriores (leia nossa “Comparação da caixa do iPhone 3GS com as dos outros modelos“).
Infelizmente nenhum francês que comprou seu iPhone já com a nova caixa mostrou publicamente como é o adaptador, que hoje é igual ao usado no Brasil, mas com os pinos redondos. Curiosamente, o modelo usado até então na França tem o formato já compatível com o novo padrão brasileiro de tomadas elétricas, exatamente igual ao vendido atualmente com os aparelhos brasileiros:
Por enquanto, nenhum outro país europeu notou diferença em suas caixas.
Quem for comprar aparelho com a Oi, fique de olho no tamanho da caixa e nos avise caso ela for a pequena. ;)