Opinião

Coisas que gostaríamos de ver no futuro iOS 10

Falta apenas uma semana para descobrirmos como será o futuro iOS 10. Na abertura da WWDC, que acontece na próxima segunda, Tim Cook e sua equipe apresentarão ao mundo (e aos desenvolvedores presentes) as novidades que prepararam para o novo sistema, que deverá chegar às mãos dos usuários na metade do segundo semestre deste ano.

Neste momento, aproveitamos para conversar com vocês de algumas coisas que ficaríamos muito felizes de ver no novo sistema. Nem todos os pontos veremos tão cedo, mas mesmo assim fica de sugestão para o futuro.

➤ Editar fotos no iMessage

Você que já enviou imagens pelo iMessage sabe que o aplicativo só permite incorporar fotos que estejam na Fototeca do aparelho. Se você quiser cortar a imagem e mandar apenas o que interessa, terá que sair do iMessage e editar no app Fotos (ou em outro app qualquer) antes de enviar. Outros aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, Twitter e o Telegram já permitem editar a imagem diretamente na própria mensagem, antes de enviá-la. Portanto, não é algo que pareça complicado e a concorrência já está avançada neste ponto.

Editar a imagem antes de enviar no WhatsApp
WhatsApp: Possibilidade de editar a imagem antes de enviar

➤ Redução de imagens enviadas

Ainda no mesmo assunto do ponto anterior, o iMessage atualmente só permite enviar fotos em tamanho completo, sem redução. Ou seja, se você (ou seu interlocutor) estiver na rede celular e quiser mandar uma foto que acabou de tirar, o aplicativo só envia a imagem original, com seus 2 ou 3MB de tamanho, gastando parte significante do seu plano de dados, desnecessariamente. A Apple poderia adotar a mesma filosofia que já faz no app Mail do iPad, quando incorporamos uma foto: ele pergunta se queremos reduzir o tamanho da imagem antes de enviar. Isso faz muito mais sentido no mundo mobile que no de computadores, então já passou da hora da Apple adotar também nas mensagens, que hoje fazem parte do dia-a-dia dos usuários.

wishlist10_1

➤ Navegação de mapas no Brasil

Isso é algo que outros países possuem desde o iOS 6, mas depois de 5 longos anos, ainda não temos no Brasil a funcionalidade de navegação curva-a-curva nos Mapas da Apple. E isso é frustrante, principalmente para quem usa o CarPlay no carro. Não conseguimos entender a razão deste esquecimento para com os brasileiros, mas torcemos que, um dia, ainda possamos usar esta função.

wishlist10_3

➤ Mais aplicativos no CarPlay

Falando em CarPlay, é muito frustrante você investir em um equipamento ou até mesmo em um carro que possibilite a instalação do tão falado CarPlay, e depois descobrir que ele é muito limitado em relação a aplicativos. São muito poucos os apps compatíveis, e os mais procurados (como navegadores GPS e de trânsito) não podem ser rodados nele. A Apple precisaria ser mais aberta no seu sistema para carros, para que ele cresça cada vez mais. Por que do jeito que está, ele não mudou muito desde que foi lançado, há dois anos.

CarPlay

➤ Personalização da Central de Controle

falamos disso aqui e é uma coisa que muitos usuários querem ver há tempos: a possibilidade de você poder escolher o que quer colocar nos atalhos da Central de Controle. A Apple nunca foi muito de dar este tipo de poder ao usuário, mas visto que nos últimos anos ela mostrou uma relativa abertura (principalmente com as extensões e maior integração entre os apps), podemos nutrir a esperança de que isso seja algo que ela possa fazer em breve. E se for para fazer, que seja logo neste iOS 10.

Conceito iOS 10 - Central de Controle

➤ Esconder apps nativos

Quem nunca quis apagar o aplicativo “Dicas”, ou até mesmo o do Apple Watch (quando não se possui o relógio)? Esta velha vontade de muita gente bem que poderia ser satisfeita agora neste próximo sistema, ainda mais depois que o próprio Tim Cook já declarou que é algo que eles vêm estudando. Nem todos os aplicativos podem ser apagados, porque alguns fazem parte do centro do iOS (apagar os Contatos, por exemplo, poderia dar problemas em outros aplicativos que usam esta informação), mas outros pouquíssimos usados poderiam desaparecer.

Apps nativos

➤ Perfis de usuários no iPad

Este é um desejo antigo e já pedimos por ele no mesmo artigo do ano passado, mas até agora nada da Apple implementá-lo. Apesar que ela chegou perto no último iOS 9.3.

O iPad é um aparelho que geralmente é usado por mais de uma pessoa da família. Então, seria ideal possibilitar o gerenciamento de usuários diferentes no mesmo dispositivo, criando perfis distintos para mais de uma pessoa. Por exemplo, quando a esposa digitasse o seu usuário e senha, teria acesso às suas mensagens, emails e conta do iCloud; já quando o marido fizesse o mesmo, veria apenas as suas mensagens e dados, sem ver os da esposa. Já existe isso nos computadores, portanto não é nenhum conceito novo e revolucionário.

O ponto positivo é que a Apple já implementou algo parecido para as escolas no iOS 9.3, permitindo multiusuários no mesmo iPad. Agora basta liberar isso para o resto dos clientes.

Multiusuários

➤ Siri em português na nova Apple TV

A função Siri foi um dos grandes atrativos da nova Apple TV, porém infelizmente o sistema em português não conta com a assistente vocal traduzida. Seria ótimo se o iOS 10 consertasse essa injustiça, pois o dispositivo é muito caro em nosso país para vir capado de uma função tão importante.

Siri Apple TV


O que a Apple pode apresentar

Infelizmente grande parte dos desejos listados acima não estão entre os rumores do que deverá ser apresentado realmente. Dizem que a Siri será uma das protagonistas da WWDC, com a abertura de sua API para permitir a integração com mais aplicativos. Ela também pode aparecer no macOS para ser acessível também nos computadores da maçã.

Dizem também nos corredores (ainda sem nenhuma informação oficial, obviamente) que o aplicativo Fotos poderia começar a permitir anotações nas imagens, como já se faz no Mail (leia mais aqui). Em países que já possuem o Apple Pay, é possível que o app iMessage permita transferência de pagamentos, como já é feito em outros aplicativos tipo PayPal.

Falam até de um leve redesign visual, talvez não tão radical quanto aquele do iOS 7, mas que se faça notar. Enfim, tudo rumor que deve ser absorvido com cuidado, para não criar falsas expectativas caso não se confirmem.


Bem, listamos aqui as coisas que gostaríamos muito de ver no novo iOS, que melhorariam o uso de nossos dispositivos. É claro que esta lista poderia ser bem maior, mas deixaremos que vocês a completem, com suas próprias sugestões. Para você, o que faltaria a Apple implementar no iOS?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Leia mais sobre:

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar