Rumores

[rumor] Apple talvez deixe desenvolvedores usarem a Siri em seus apps

A Siri foi a primeira assistente inteligente para o grande público a ser oferecida em um smartphone. Quando foi apresentada (na véspera do falecimento de Jobs), impressionou por sua capacidade de entender o que o usuário dizia e de responder de acordo com o contexto, não simplesmente por frases prontas.

Foi lindo. O problema é que ela parou no tempo e hoje, depois de 5 anos de seu lançamento, recebeu poucas mudanças significativas em sua estrutura. Os aplicativos continuam não podendo usá-la, e seu campo de atuação é ainda bem limitado. Isso tudo ficou bastante evidente nas últimas semanas com a apresentação da VIV, a irmã mais nova elaborada pelos mesmos criadores originais.

Os concorrentes rapidamente alcançaram a Siri e até a ultrapassaram. A Amazon criou um aparelho doméstico chamado Echo, que permite interagir com outros dispositivos conectados na casa e assim colocar em prática o plano do HomeKit que a Apple sonha ainda em implementar de modo completo. Houve um tempo em que até se cogitava que a nova Apple TV assumiria o papel deste hub, mas não aconteceu e a Amazon foi lá e fez.

Em tempo: eu continuo achando pouco prático um aparelho fixo na sala, ou na cozinha, para fazer a mesma coisa que a Siri faz tendo a vantagem que o iPhone está sempre comigo. Deve ser frustrante eu estar no quarto e não poder dar nenhum comando de voz porque o Echo está em outro cômodo da casa.

Mas a questão é que a Alexa (o nome da assistente vocal da Amazon) e o Google Assistant funcionam em um sistema em que os aplicativos não possuem tantas limitações de segurança e podem interagir entre si, coisa que o iOS não permite (isso, claro, tem seu lado ruim e seu lado bom).

Agora, comentários de bastidores estariam afirmando que a maçã planeja apresentar na WWDC (no dia 13 de junho) um kit de desenvolvimento para que desenvolvedores possam criar novas coisas para a Siri. Seria a primeira vez que a Apple tornaria a assistente vocal aberta para outros poderem usá-la melhor, facilitando a integração entre sistema e aplicativos. Por exemplo, poderia-se usar somente a voz para um app de restaurante pedir uma pizza, pagar e entregar, sem nem precisar tocar no iPhone. Outro exemplo, pedir com a voz que a Siri abra o app do Facebook e poste a última selfie tirada com o iPhone. As possibilidades são ilimitadas.

Mas para isso, este rumor precisa ser verdade. Enquanto a Apple não permitir que se use a Siri em aplicativos de terceiros, ela continuará limitada, sem possibilitar fazer muita coisa além do que a maçã determina.

via The Information

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Espero por isso desde o iOS 7, quando a Apple começou a se abrir mais aos devs. Tomara que isso se concretize, pois irá realizar um grande avanço para a Siri, e quem ganha, é claro, somos nós usuários.

  • Antes a Apple dava as cartas.
    Agora ela corre atrás.

    Vamos ver se a frase do Cook (“Não queremos fazer primeiro, queremos fazer melhor”) vai se concretizar.
    Se a Siri vier com boas possibilidades para interagir com apps e aumentar a possibilidade de trabalhar com o iPhone sem as mãos, volta pra ponta da corrida.

    Caso contrário continuará comendo poeira, algo que já tem se tornado comum em algumas áreas da Maça.

    • JanjaBoy

      Mapas
      Siri
      Musica Streaming
      E no dia que fizer um GPS vamos ouvir as gargalhadas do pessoal do Google aqui.

    • Gaius Baltar

      Na verdade a filosofia de “não ser a primeira, mas ser a melhor” vem desde a era Jobs. O iPod não foi o primeiro MP3 player, mas foi o que revolucionou a indústria da música; o iPhone não foi o primeiro smartphone touch, mas revolucionou o mercado de aparelhos móveis; o iPad não foi o primeiro tablet, mas praticamente criou esse mercado. O problema é que depois disso não tivemos nada que a Apple tenha criado (depois) e tenha sido um marco na área. Nem a Siri, nem o Apple Pay, nem o Apple Maps, nem o Apple Music, nem o iCloud Drive conseguiram ser concorrentes à altura dos serviços já existentes. Talvez o Apple Watch quebre essa sina, mesmo assim é um mercado secundário. Há um certo autismo e excesso de confiança na Apple. Autismo quando se fecha em seu mundo e não se importa com as opiniões dos utilizadores. Nós queremos melhores baterias e eles nos dão smartphones mais finos. Nós pedimos um mouse mais ergonômico, eles nos dão um que não só mantém a fraca ergonomia (embora seja lindo) mas precisa ficar de ponta cabeça para ser carregado, inviabilizando seu uso durante o processo. Nós queremos um MacBook que nos permita trabalhar e eles nos fazem um que ou carrega ou liga uma impressora. Assim fica difícil…

      • Pedro Henrique

        Melhor comentário. Tenho zenfone 2, mas sinto falta do iphone como um todo. A Apple quando faz algo, mesmo que seja algo pequeno.. É feito com uma perfeição sem igual! Apesar de não ter iPhone a 2 anos, continuo acompanhado e digo como usuário do Android que muitas coisas que o pessoal crítica que a Apple não implementa no iPhone é uma bosta, mal feito e na grande maioria ninguém usa! No caso citado acima do Macbook eu também achei que eles “inovaram” demais.
        Off topic: Sou leitor do BDI desde quando tinha o concorrente iTouchbr em 2008 e recentemente fui bloqueado da página no Facebook por expressar minha opinião, que no caso foi contrária da maioria.

  • Towelie

    Fato: o Blog do iPhone não publica rumores (SQN)

    • Se você fosse leitor antigo, veria que o BDI posta rumores desde 2008. Olha o link aí para você aprender um pouco sobre nosso histórico: https://blogdoiphone.com/tag/rumor

      O que talvez você esteja se referindo é que a gente não publica QUALQUER rumor, como muitos sites fazem e acreditamos que isso seja um respeito que temos pelo nosso leitor. E temos orgulho disso. 🙂

    • Alex iPilot

      A enorme diferença a favor do Blog é que ele publica rumor como RUMOR, deixando bastante claro (e ainda assim nem todos os rumores), em vez de publicá-los como NOTÍCIA.

  • Alex iPilot

    A Apple tem sonhado muito e realizado pouco… A justificativa do Cook é compreensível e louvável mas ignora que o julgamento de bom ou ruim, depende do que o usuário/cliente determina como suficiente para si. Por exemplo a tal “fluidez da interface”, pode ser que para mim já seja suficientemente aceitável uma fluidez que para outra pessoa não é, então eu compraria o produto agora e não me incomodaria em esperar um avanço já desfrutando de algo real em mãos.
    Esse sistema da Amazon (se me lembro bem) vende unidades “baratinhas” para se espalhar pela casa, isso é visão de mercado, em oposição ao sistema da Apple que, de tão perfeito, ainda não deu as caras… Aí vem outra questão: a pressão para lançar um produto antes que se consiga atingir essa “sonhada qualidade”: a Apple correu para lançar o relógio depois de longa espera sem o “sonhado” suporte completo à saúde; lançou a nova Apple TV sem suporte a 4K (nem do próprio iPhone); lançou o CarPlay em outros países sem um app de mapas (!!!)…
    Qual o resultado? Como ela se mantem na ideologia de só lançar a perfeição, faz crescer a expectativa e certa a decepção.

    • Carlos Barreto

      Concordo!

    • Gaius Baltar

      Diferentemente de alguns produtos da Apple, seu comentário foi completo. É bem isso. Nós não consumimos Apple porque é Apple. Consumimos Apple porque é excelente. Se o nível deixa de ser excelente e passa a bom há muito por onde escolher. Eu uso a Siri muito no dia a dia e sinto uma raiva enorme quando ela diz: “Desculpe, eu não posso fazer isso. Mas eu posso buscar na internet se você quiser.” Não querida, eu não quero que você busque na internet (até porque a Apple do Google me entende muito melhor), eu quero que você faça coisas básicas. Esperemos que essas mudanças ditas aqui no artigo sejam verdadeiras, para ver se temos novamente coisas boas e que funcionam vinda da Apple.

  • Danchio

    Seria muito bom ler mensagens do Whatsapp (ou Telegram) sem tocar no iphone… Faço isso com as mensagens de SMS, mas hj em dia quase ninguem mais manda torpedos rsrs

    • Alexander

      Só vai ser útil quando a siri tiver inteligência e falar:
      “mestre, fulano te mandou outra jpg falando de futebol. Já apaguei a imagem, deletei o contato, bloqueei o número e denunciei pra anatel”

  • Anderson Campos

    Aí sim, a Siri será útil…

  • Anderson Campos

    O engraçado é que a Apple sabe muito bem o poder dos apps de terceiros no seu SO. Não abrir para eles é um erro grosseiro.

    • Carlos Dasmer

      O aplicativo do Bilhete Único da SPTrans (cartao de pagamento de passagens em ônibus coletivos de SPaulo) que não carrega valor no bilhete, pois o NFC disponível nos Iphones é exclusivo para pagamento do ApplePay que nem chegou no brasil ainda, sendo que em outros aparelhos com NFC é feito normalmente. Absurdo. – Pra que restringir o uso assim, tipo, vâmo brincar? – mas a bola é minha, só eu faço ok? – Cabecinha fechada, que ainda precisa ser aberta.

  • Lu Lu

    Para falar a verdade,na época do iPhone 4S,eu queria aquele iPhone só por causa da Siri. Achava fantástico pedir as coisas e o iPhone fazer. Usei bastante antes do iOS 7,mas hoje nem lembro que ela existe. Seria legal por exemplo ela poder adicionar um contato na agenda,abrir uma conversa no WhatsApp,aletrar uma configuração,ou por exemplo: envie a última foto que tirei para o WhatsApp de minha namorada. Seria uma mão na roda

    • Alexander

      Vai que ela manda aquele nude da claudinha por engano pra sua namorada? Vai alegar bug? Sua namorada é compreensível?

  • Lu Lu

    Falando em Siri,ela está com uma brecha na tela bloqueada,mesmo com a senha,ela está mostrando todos os seus lembretes,e você pode marca-los como concluído sem inserir a senha. Antes era as notas,agora os lembretes.

  • Lu Lu

    Mudando de assunto,até quando a Apple vai continuar com a mesmice que está o iOS ?? Vamos evoluir e avançar !

    • Alexander

      Imaginei o/a lulu chegando no escritório central da apple, batendo palmas, depois colocando a mão na cintura e falando “vambora trabalhar?”. Aí sim a apple lança até o iphone 9 esse ano

  • Lu Lu

    Eu poderia pedir para a Siri por exemplo: apague minha lista de ligações,apague minha ultima nota,envie tal nota por e-mail,e apagar um contato etc.

    • Alex iPilot

      A Apple não abre a Siri nem para ela mesma! Rsrsrs… Ela ainda precisa melhorar a Siri nos próprios apps, estou usando agora com o Watch e é decepcionante a sua limitação. Ela poderia entender, por exemplo: “Se der ocupado, continue discando e me avise quando chamar”. Isso é uma assistente!

      • Alexander

        Assistente é a shirley, que faz tudo isso e ainda te chama de doutor no final

        • Alex iPilot

          Naaaooo… ESSA é a Soninha! É não é de “doutor” que ela me chama no final… 😉

  • Antonio Frederico

    A Apple está abusando da sorte faz tempo, daqui a pouco alguém chega com um argumento matador e daí não adianta mais vir com essas coisas atrasadas, já será tarde demais.

  • Welington

    Realmente a Siri é muito mal aproveitada no iOS, eu mesmo uso uma vez na vida.

  • Fabio Correa

    Sinceramente, a Siri não serve para nada.
    Muito limitada!
    Só sabe responder que não entendeu ou responder as perguntas com links para várias páginas na internet.
    É duro reconhecer, mas a Apple parou no tempo após a morte de Steve Jobs.
    Minha última esperança é a segunda geração do Watch e o iPhone 8.

    • Vinicius Jota

      A Siri está longe de ser perfeita, mas também está longe de ser a porcaria que vc descreveu. Eu uso a Siri o dia inteiro, mais ainda hj em dia por causa do Watch, e ela faz algumas coisas muito bem, como criar lembretes na hora ou local desejados (ex.: me lembre de cobrar um aumento para o meu chefe quando chegar ao trabalho), mandar mensagens e emails, checar o tempo pela manhã enquanto me troco para ir trabalhar, etc.. mas realmente, falta muito para ser excelente.

      • Fabio Correa

        Eu não disse que a Siri era uma porcaria, eu disse que não serve para nada. É um verdadeiro lixo eletrônico!
        Sinceramente a Apple pode agregar mais funcionalidades à Siri. Ou melhor, pode desenvolver um assistente revolucionário.
        Não adiante construir uma sede fantástica. O que o público quer ver é tecnologia de ponta, inovação.

      • Russo

        É sério que você realmente precisa de lembrete pra algo como cobrar aumento do patrão? Onde esse mundo vai parar?

        • Vinicius Jota

          Não seja bobo, é óbvio que foi apenas um exemplo. De qualquer maneira, eu sou o patrão… Talvez por isso eu use tanto a função lembretes

  • Fabio Correa

    O iPhone só é o que é por causa dos desenvolvedores que mostraram o potencial dele. Limitar o acesso deles à Siri, foi um grande erro.

  • Carlos Dasmer

    O iphone disfarçado numa capinha esquisita foi demais – Ele esta em todas. rss

  • Felipe Nyitray

    Alguem ja viu o Jibo?
    Apesar do formato ser “preso a uma tomada” acho bacana
    https://www.indiegogo.com/projects/jibo-the-world-s-first-social-robot-for-the-home#/

  • Segundo o vídeo, o texto possui um erro.

    “Deve ser frustrante eu estar no quarto e não poder dar nenhum comando de voz porque o Echo está em outro cômodo da casa.”

    Segundo o vídeo, Alexa pode te ouvir de qualquer cômodo da casa, mesmo se a TV estiver ligada, ela ainda pode te intender claramente, não necessitando estar no cômodo para utilizá-la, como diz o texto acima. Pelo menos foi isso que entendi.

    • Alex iPilot

      Talvez o microfone seja MUITO bom, realmente… Mas também vendem unidades menores, Echo Dot, por 80US, metade do preço, para “espalhar pela casa”…

  • Wall-e Eva?

  • Mauricio

    Seria excelente pra gente que escuta música pelo Spotify, por exemplo, solicitar à Siri que execute uma música, o que é possível de ser feito apenas com o app nativo.