Curiosidades

Conceito mostra ideias que adoraríamos ver no futuro iOS 10

O iOS 10 já tem data para ser apresentado: dia 13 de junho, na abertura da WWDC. Dificilmente informações sobre ele são vazadas antes do tempo, então é provável que teremos que esperar para ver o que a Apple está preparando para nós.

Mas sonhar não custa nada e é isso que fez Federico Viticci, do site MacStories, fez. Chamou um designer que o ajudou a colocar em gráficos e vídeo o que ele imaginou, e reuniu tudo o que ele acha que deveria vir no novo sistema do iPhone e do iPad. Confira abaixo o vídeo (em inglês) e depois as nossas explicações.

YouTube video

Central de Controle customizável

Este é um desejo antigo dos usuários: poder incluir e excluir funções dos Ajustes no painel inferior do sistema. Além disso, atalhos nos botões da Central, parecido ao que já vimos aqui.

Conceito iOS 10 - Central de Controle

Modo Escuro no Sistema

Há quem goste de tons mais escuros na tela, então por que não disponibilizar um “modo escuro”, que deixaria todo o sistema e aplicativos com tela preta. Nos Ajustes há uma função que faz algo parecido (Ajustes > Geral > Acessibilidade > Inverter Cores), mas inverte exatamente tudo, até fotos e imagens, o que é ruim. No Dark Mode a coisa seria feita da maneira certa.

Mais atalhos no sistema

No aplicativo Mensagens, um atalho para os Emoji facilitariam a procura da expressão exata que você precisar na hora. Eu mesmo demoro muito para achar o Emoji que quero. Sempre.

Previsualização de links nas Mensagens

Outros mensageiros, como o WhatsApp, já possuem isso. Você envia um link para um site ou um vídeo e ele já cria uma prévia visual antes mesmo de você clicar. Seria muito legal se a Apple adotasse isso.

Uma sugestão minha, que não está no vídeo: possibilidade de editar fotos e imagens direto no aplicativo Mensagens, antes de enviar. Até o WhatsApp já tem isso, Apple.

Melhor gerenciamento de arquivos

Ainda não é muito intuitivo o gerenciamento de documentos e arquivos no iOS. O iCloud Drive prometia resolver isso, mas muitos ainda ficam confusos, principalmente ao baixar arquivos.

Melhoria da multitarefa no iPad

Uma das grandes novidades do iOS 9 foi a possibilidade de dividir a tela do iPad e usar dois aplicativos ao mesmo tempo. Mas está na hora disso evoluir. Por exemplo, poder arrastar elementos e seleções de um aplicativo a outro. Outra boa sugestão do vídeo é melhorar a forma de selecionar aplicativos no Slide Over. É uma tortura quando você tem dezenas de aplicativos, ter que escolher deslizando uma imensa e interminável coluna.

Conceito iOS 10

Siri API

Resumindo em uma forma nada técnica, API é uma maneira de desenvolvedores incorporarem em seus aplicativos alguma função ou serviço. Hoje, os apps não podem usar a Siri e ela só faz aquilo que a Apple deixa. A sugestão do vídeo é permitir que a assistente virtual tenha mais integração com os aplicativos de terceiros, o que nos permitiria fazer diversas coisas que hoje só são possíveis nos apps nativos do iOS.


Enfim, o conceito ficou lindo e nos enche de esperanças para saber o que virá no novo iOS 10. Nós aqui estaremos de olho e traremos todas as novidades para vocês.

Botão Voltar ao topo