Curiosidades

Conceito mostra ideias que adoraríamos ver no futuro iOS 10

O iOS 10 já tem data para ser apresentado: dia 13 de junho, na abertura da WWDC. Dificilmente informações sobre ele são vazadas antes do tempo, então é provável que teremos que esperar para ver o que a Apple está preparando para nós.

Mas sonhar não custa nada e é isso que fez Federico Viticci, do site MacStories, fez. Chamou um designer que o ajudou a colocar em gráficos e vídeo o que ele imaginou, e reuniu tudo o que ele acha que deveria vir no novo sistema do iPhone e do iPad. Confira abaixo o vídeo (em inglês) e depois as nossas explicações.

Central de Controle customizável

Este é um desejo antigo dos usuários: poder incluir e excluir funções dos Ajustes no painel inferior do sistema. Além disso, atalhos nos botões da Central, parecido ao que já vimos aqui.

Conceito iOS 10 - Central de Controle

Modo Escuro no Sistema

Há quem goste de tons mais escuros na tela, então por que não disponibilizar um “modo escuro”, que deixaria todo o sistema e aplicativos com tela preta. Nos Ajustes há uma função que faz algo parecido (Ajustes > Geral > Acessibilidade > Inverter Cores), mas inverte exatamente tudo, até fotos e imagens, o que é ruim. No Dark Mode a coisa seria feita da maneira certa.

Mais atalhos no sistema

No aplicativo Mensagens, um atalho para os Emoji facilitariam a procura da expressão exata que você precisar na hora. Eu mesmo demoro muito para achar o Emoji que quero. Sempre.

Previsualização de links nas Mensagens

Outros mensageiros, como o WhatsApp, já possuem isso. Você envia um link para um site ou um vídeo e ele já cria uma prévia visual antes mesmo de você clicar. Seria muito legal se a Apple adotasse isso.

Uma sugestão minha, que não está no vídeo: possibilidade de editar fotos e imagens direto no aplicativo Mensagens, antes de enviar. Até o WhatsApp já tem isso, Apple.

Melhor gerenciamento de arquivos

Ainda não é muito intuitivo o gerenciamento de documentos e arquivos no iOS. O iCloud Drive prometia resolver isso, mas muitos ainda ficam confusos, principalmente ao baixar arquivos.

Melhoria da multitarefa no iPad

Uma das grandes novidades do iOS 9 foi a possibilidade de dividir a tela do iPad e usar dois aplicativos ao mesmo tempo. Mas está na hora disso evoluir. Por exemplo, poder arrastar elementos e seleções de um aplicativo a outro. Outra boa sugestão do vídeo é melhorar a forma de selecionar aplicativos no Slide Over. É uma tortura quando você tem dezenas de aplicativos, ter que escolher deslizando uma imensa e interminável coluna.

Conceito iOS 10

Siri API

Resumindo em uma forma nada técnica, API é uma maneira de desenvolvedores incorporarem em seus aplicativos alguma função ou serviço. Hoje, os apps não podem usar a Siri e ela só faz aquilo que a Apple deixa. A sugestão do vídeo é permitir que a assistente virtual tenha mais integração com os aplicativos de terceiros, o que nos permitiria fazer diversas coisas que hoje só são possíveis nos apps nativos do iOS.


Enfim, o conceito ficou lindo e nos enche de esperanças para saber o que virá no novo iOS 10. Nós aqui estaremos de olho e traremos todas as novidades para vocês.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luan Nogueira

    Sempre a mesma história…

  • Estanislaw Duarte

    Gente corrigindo o texto da matéria em…1,2,3.

    • PoderosoCastig4

      fez fez

      • Estanislaw Duarte

        kk

  • fundo preto no calendario e etc, a tempos já venho mencionando porque poderia melhorar ate o consumo de bateria nos devices antigos.

    • Marquinho

      Na vdd não melhoraria o consumo da bateria pq a tela é IPS! Se fosse Amoled sim!

      • Pedro Henrique

        Exatamente. Em outros smartphones mudar o papel de parede para uma que predomina o preto é até uma boa pedida para economizar bateria, mas na do iPhone atual (até 5SE), no momento vai fazer diferença, quem sabe daqui pra frente com a nova leva de iPhones chegando pode ser que eles realmente adotem esse tipo de tecnologia ou similar 😀

  • Jayme Prado

    Gostei de tudo que foi proposto, excelente.

  • LUCASMUNIZZ

    Esperar pra baixar o IOS 10.1.3

  • Rafael Boiko

    Nossa, por mim já fechava nesse iOS.

  • Victor Moreno

    Muito apple-like… curti…

  • São pontos que precisam mesmo de atenção, principalmente a Siri.
    Finalmente temos um assistente virtual trazendo coisas novas que é a Cortana. Se a Siri não evoluir vai ficar igual o app Mapas.

    • Vinicius Diagonel

      Ela tem preguiça de até atender ligações kkkk

  • Nadyer Deejay

    pq fazer desta vez se pode fazer mais pra frente.

    • Vinícius

      Como os toggles customizáveis que até hoje nada? Como o HUD de volume no meio da tela avacalhando o background desde sempre? Mais pra frente em Agosto né!? A gosto de Deus….kkk…Apple não faz porque não quer. Ponto. Uso desde sempre e me incomoda até hoje. Coisas incrivelmente simples que fazem grande diferença na experiência de uso. Vivo esperando aparecer num update desses iOS da vida, algo do tipo e nada…mas é o preço que se paga por gostar e se adaptar apenas à essa plataforma..

      • Nadyer Deejay

        Quando digo “mais pra frente” é exatamente isso. Eles podem e são capazes de fazer agora. Mas como o produto de “agora” não tem os recursos que queremos é está vendendo. Pq fazer?

        • Vinícius

          Entendi. Justamente o famoso “não mexer em time que está ganhando”. É esperar e torcer.

      • Estanislaw Duarte

        Um coisa que me irrita desde o iOS 7, e já mandei vários e-mails, a tecla limpar no discador, mudou-se da barra inferior para a parte superior, totalmente sem ergonomia. E dois espaços vazios ao lado do botão verde… Patético.

  • Bruno d’El-Rey

    kero

  • Espero que tenha o Dark mode e que seja compatível com o iPhone 5 ?

    • Estanislaw Duarte

      Eu não gosto de Dark Mode, mas pensando bem, com esse aparelhinho negro, com essa tela negra que se estende pra o corpo dele, que belo upgrade né. 😀

  • Vinícius

    O problema de ficar vendo esses conceitos, é que a gente fica chupando dedo em pensar que nem um “selecionar todos” no camera roll a gente tem, todo mundo vê e ninguém faz nada….Apple: a dor e a delícia de ser quem é!

    • Estanislaw Duarte

      Moço mas eu fico triste demais com essas coisas. Há opções tão básicas e possíveis que não arrancaria pedaço da interface e nem do desempenho e a Apple não traz. Deveria ter um programa BETA de votação das coisas, e passar pelo crivo da empresa o que é bom ou não. Porém penso que tudo é entregue em gotas porque o auge da tecnologia em um smartphone já foi atingido. A única diferença de um para outro é a experiência. Algo que de iPhone para iPhone não muda muito, não que isso seja ruim, porém faz comprarmos menos, e a Apple não quer isso. 🙂

      • João Galdino

        “…porque o auge da tecnologia em um smartphone já foi atingido”. Discordo totalmente do final dessa frase!

        • Estanislaw Duarte

          Se discorda, dê exemplos de como o smartphone pode ser usado ou acrescentado tecnologia que de alguma forma já não estejam presentes. Falei de experiência de uso, os smartphones continuam iguais aos aparelhos vendidos em 2007… Só aumentaram números e juntaram coisas… O que não deixa de ser mesmice.

  • Eu particularmente gostei mais do modo escuro. A esposa agradece.

  • MA Reformas

    Um sonho que podera ganhar vida durante os anos…

  • Uma das coisas que mais me irritam (e que foi colocada, de certa forma, no conceito), é o gerenciamento de arquivos. Não é possível fazer download (err, dá pra fazer, mas o Safari gerencia isso porcamente, não tem nenhum elemento visual, não tem como gerenciar, etc), e o iCloud Drive resolve a questão EM PARTES, ao meu ver. Acho meio ridículo ter um iPad de 128 GB (não é o meu caso, mas a capacidade existe) e não poder ter e gerenciar arquivos offline, no device, apenas na nuvem (cuja capacidade gratuita é de apenas 5 GB).

  • Estanislaw Duarte

    Eu já ficaria feliz com o botão de apagar no discador voltasse para a parte inferior da interface. 🙂

  • Diniz

    Só eu achei que o Dark Mode lembrou bastante o tema do Windows Phone?