Notícias

[aperitivo iOS 9] Sistema permitirá fazer anotações em PDFs

Vez ou outra precisamos fazer anotações em documentos PDF para enviar para alguém, destacando partes do texto ou até fazendo correções. Ou então, colocar nossa sinasinatura em um documento digital, nesse mundo com cada vez menos papel. Hoje, existem na App Store vários aplicativos que fazem isso, mas a partir do iOS 9 este será um recurso nativo do sistema.

Quem tem Mac e utiliza arquivos PDF com frequência já deve conhecer o recurso Marcação do OS X, que permite que você faça anotações, desenhos insira textos, assinaturas eletrônicas, etc. Este foi um recurso que a Apple destacou bastante durante a apresentação das  funcionalidades do aplicativo nativo de email no OS X Yosemite no ano passado, e hoje muitos usuários já não conseguem mais viver sem ele.

Na época, muita gente ficou frustrada ao descobrir que o iOS 8 não viria com a mesma função. Porém esta frustração está prestes a acabar, pois o iOS 9 irá trazer para iPhones e iPads o recurso. Curiosamente, a Apple resolveu não contar esta novidade pra ninguém durante a WWDC. Estranho, né?

iOS 9 Markup

No novo sistema, ao receber um arquivo PDF por email você tem algumas alternativas para acessar o recurso Marcação (Markup em inglês). Ou você toca e segura sobre o anexo até o balão de compartilhamento aparecer, ou então você abre o anexo, e em seguida toca no ícone de Marcação no canto da tela. Você pode ainda tocar rapidamente sobre o PDF, ativando os botões contextuais. No iOS, o recurso virou uma extensão, facilitando ainda mais a vida de quem for utilizar a ferramenta.

Barra de ferramentas

Ao abrir a extensão, você vê o PDF e uma barra com algumas ferramentas: a primeira permite que você faça rabiscos; a segunda,  que você aplique zoom em uma área específica da página (podendo inclusive controlar a intensidade e abrangência do zoom); a terceira deixa você inserir um texto, com a opção de escolher a fonte, cor, tamanho, e a justificação que quer usar no texto. Por último, há a ferramenta de inserção de assinatura eletrônica.

Caso você já tenha uma assinatura eletrônica armazenada no seu Mac, o iCloud irá fazer a sua mágica e você terá acesso a ela também no iOS. Porém, caso você não tenha nada salvo previamente, poderá fazer sua assinatura eletrônica ali mesmo, com o dedo. No começo é estranho, mas bastam algumas tentativas para pegar prática. ;)

Marcação: Ferramentas

Todos os elementos que você adiciona podem ser movidos, redimensionados, duplicados e deletados. A ferramenta é bastante completa, e é bem estranho ter sido omitida durante o evento de apresentação do iOS. Durante os nossos testes, ela se mostrou um pouco instável, fechando vez por outra. Talvez para evitar reviews negativos de quem nunca entende que isso é esperado em versões beta, ela tenha deixado o recurso meio escondido por enquanto. É possível também que ela não consiga deixar a função pronta a tempo e tire da versão final do sistema.

De qualquer forma, a notícia é muito boa, e vem para reforçar ainda mais o grande foco em produtividade que a Apple parece ter adotado durante o desenvolvimento do iOS 9. Que venha a próxima surpresa!

Dica do nosso atento colaborador Felipe Kellermann :)

Botão Voltar ao topo