iOS

Todas as novidades do iOS 9.3

A Apple lançou mais uma versão do seu sistema operacional móvel, com algumas novidades interessantes. Veja, neste artigo, um resumo com todas as novidades que estão por vir.

Quais são os dispositivos compatíveis com o iOS 9

Os dispositivos compatíveis são os mesmos que já rodam o iOS 9:

  • iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6, iPhone 6 Plus. 6s e 6s Plus
  • iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4), iPad Air (1 e 2) e iPad Pro
  • iPad mini (todos)
  • iPod touch de 5ª  e 6ª geração

Porém, tudo tem o seu custo. Para conseguir implementar o novo sistema em dispositivos antigos, ela foi obrigada a cortar funções nos modelos anteriores e nem tudo o que roda nos mais novos rodará nos outros.

O que muda:

→ Modo Noturno

Alguns estudos indicam que a luminosidade normal de monitores e telas de dispositivos eletrônicos podem atrapalhar no sono. Uma solução para isso seria diminuir a luz azul, deixando tons mais quentes que relaxam os olhos, sem interferir na sua noite. Por isso, a Apple disponibilizará um Modo Noturno (Night Shift, em inglês), que deixará a tela do iPhone, iPod touch ou iPad “amarelada” quando o sol se pôr, voltando ao normal ao amanhecer.

iOS 9.3 Night Shift

Veja em detalhes como esta função funciona e quais dispositivos a terão neste nosso artigo especial.

→ Notas com senha e TouchID

Muita gente sempre pediu que o iOS um dia nos possibilitasse colocar senha nos aplicativos. Isto ainda não é possível, mas está mais perto. No iOS 9.3 será possível criar notas com senha no app Notas, que só poderão ser visualizadas pelo proprietário do aparelho ou por quem tiver seu dedo cadastrado no TouchID. Será possível também classificar a visualização das notas pela data que foram criadas, modificadas ou pela ordem alfabética.

notas senha

→ App Saúde mais completo

No iOS 9.3 o aplicativo Saúde mostra os dados do app Atividade, que por enquanto continua funcionando apenas com o Apple Watch. Era de se admirar que estes dois aplicativos tenham ficado tanto tempo sem interagirem um com o outro, ainda mais que o relógio teve um grande apelo na parte de exercícios físicos. Além disso, quando você abrir o aplicativo, ele mostrará sugestões de apps que medem aquela categoria, como peso, corrida, etc.

health_large

→ Mais atalhos do 3D Touch em apps nativos

Vários aplicativos nativos ganharam novos atalhos do 3D Touch (que por enquanto funcionam apenas no iPhone 6s e 6s Plus): Saúde, Tempo, Bússola, App Store, Bolsa e Ajustes. Será possível, por exemplo, abrir o menu de Wi-Fi, Bateria e Bluetooth, apertando com força o ícone dos Ajustes. Este atalho, porém, é bem similar ao que se consegue com aplicativos existentes, como já mostramos aqui.

atalho Settings

→ Duplicação de fotos

Uma função que não era muito óbvia, mas que se mostra muito útil no dia a dia. O aplicativo Fotos terá um botão para duplicar fotos do rolo fotográfico. Isso é muito útil quando você quer transformar uma Live Photo em foto normal, por exemplo, para enviar para alguém, mas não quer perder a foto original. Ou então manter duas versões da mesma foto, uma com e outra sem aplicação de efeitos. Depois de usar algumas vezes, nos perguntamos como vivemos até hoje sem esta função.

Duplicar Foto

→ Pareando mais Apple Watches

Com o iOS 9.3 é possível parear mais de um Apple Watch no mesmo iPhone.

→ Livros nas nuvens

Se você costuma usar bastante o aplicativo iBooks para ler e guardar livros, sofre toda vez que tem que restaurar o aparelho, porque deverá colocar manualmente todos os livros que não foram comprados na iBooks Store. Com o iOS 9.3 isso muda, pois todos os seus livros e documentos PDF são gravados no iCloud e ficam disponíveis para todos os seus dispositivos com iOS 9.3.

→ CarPlay

O CarPlay (sistema de integração do iPhone com o carro) ganhará mais integração com o Apple Music.

→ Melhoras no aplicativo News (não para o Brasil)

O aplicativo News (Notícias) fica mais pessoal e personalizado no iOS 9.3, com mais velocidade na hora de mostrar as notícias. Não existe ainda versão em português e portanto usuários do Brasil e de Portugal não têm acesso a ele. Entretanto, se você souber um pouco de inglês e quiser testá-lo, basta ir nos Ajuste > Geral e mudar o país do sistema para Estados Unidos, para que o aplicativo apareça depois de uma reinicialização do aparelho.

→ Multiusuários no iPad (apenas em escolas)

A Apple pensa em incluir algumas funções bem legais para o uso educacional em escolas e universidades. Uma delas é o tão sonhado e esperado multiusuário no iPad. Vários alunos poderão se conectar no mesmo tablet e manter seus dados pessoais, sem que outra pessoa tenha acesso. Isso é um sonho antigo dos usuários comuns do iPad (principalmente famílias), mas que por enquanto estará disponível apenas para escolas.

→ App especial para escolas

A Apple também oferecerá um aplicativo especial chamado Classroom (Sala de Aula), para professores organizarem melhor suas turmas e alunos que usam iPads escolares. Mas isso por enquanto apenas nos Estados Unidos, pois o site brasileiro não fala nada sobre a função.

Botão Voltar ao topo