Opinião

[Opinião] Uma lista de desejos para o iOS 9

Está chegando a hora! Falta menos de 1 semana para o keynote de abertura da WWDC, que trará tudo (ou quase tudo) que a Apple vem planejando para a próxima versão do iOS e do OS X.

Se você é leitor da Revista iThing e leu a edição 19 publicada em janeiro, deve se lembrar do texto de opinião em que eu comentei que seria interessante se a Apple parasse de trazer anualmente um caminhão de novidades incríveis implementadas pela metade, e ao invés disso se concentrasse em lançar grandes atualizações do iOS focadas exclusivamente em melhorias do que já existe no sistema.

Qualquer tentativa de adivinhar ou prever o que será apresentado na segunda-feira não passaria de chute. Há, claro, rumores de todos os tipos, e por vezes contraditórios. Alguns sites internacionais conseguem postar no mesmo dia um rumor de que o iOS 9 não terá nenhuma novidade, e horas depois postam outro rumor que diz que o iOS no iPad será redesenhado, permitindo que mais de um aplicativo rode ao mesmo tempo na tela. Tem rumor para todos os gostos.

Porém, desde janeiro eu venho anotando ideias e observações a respeito do que poderia melhorar no iOS. Sempre que algo me incomodou ou que eu pensei em uma sugestão de melhoria para alguma função já existente no iOS, esse pensamento foi para a lista. E agora, chegou a hora de compartilhar esta wishlist com vocês. Confira agora meus desejos para o iOS 9, e não deixe de comentar o que você também gostaria de ver no keynote de segunda-feira. 😉

Siri

A Siri foi uma das maiores revoluções desde o próprio iPhone. Porém, ela está parada no tempo. Enquanto a Cortana e o Google Now só chegaram ao mercado como resposta à assistente da Apple, hoje eles estão bem mais evoluídos do que a Siri. Mas para melhorar não precisa de muito.

Wishlist iOS 9: Siri

Primeiro, falta uma maneira de ativar e interagir com a Siri exclusivamente por texto. Por vezes estamos em um ambiente silencioso, e por algum motivo precisamos usar a Siri. Hoje ou você deixa de usar a assistente, ou você decide usá-la e se torna o chato falando com o celular num ambiente que antes estava silencioso, seja no trabalho ou deitado na cama. Se fosse possível ativar a Siri e interagir com ela por meio de texto, este problema estaria resolvido.

Segundo, também já passou da hora da função ‘E aí, Siri’ funcionar o tempo todo, sem a necessidade do aparelho estar conectado à energia. O único motivo que consigo pensar para esta limitação, é que a função ‘E aí, Siri’ gastaria muita bateria se ficasse ativa o tempo todo. Porém, se outras plataformas conseguem fazer isso, não dá pra imaginar que a Apple não consiga.

E por último, a Apple precisa desenvolver uma forma de fazer a Siri obedecer somente aos comandos da voz do dono do aparelho. Hoje qualquer pessoa que diga ‘E aí, Siri’ pode ativar a função sem mesmo estar segurando o iPhone, o que é um problema não só de usabilidade, mas também de segurança. São frequentes casos de podcasts que citam o nome da função, ativando centenas de iPhones de ouvintes ao redor do mundo. Isso não deveria acontecer.

Mensagens / iMessage

Quem usa muito o iMessage sabe como ele anda meio abandonado. Existem muitos problemas pequenos que acabam tornando o uso frequente do aplicativo de Mensagens uma experiência um pouco frustrante.

Wishlist iOS 9: Mensagens

O principal problema diz respeito a conversas em grupo. Quem tem o iMessage ativado no Mac, iPad, e no iPhone usando tanto o próprio número de telefone quanto a Apple ID, certamente já passou por isso: você recebe uma mensagem de uma das pessoas do grupo, responde, e ao invés da sua resposta ir para a conversa já aberta, o iMessage abre uma nova conversa, com todos os integrantes do grupo. Isso é profundamente irritante, e precisa ser resolvido.

Outro problema bem frustrante para quem usa o iMessage em todos os seus aparelhos é o que chamo de “Função Retrospectiva”. O que acontece é o seguinte: você liga seu Mac ou iPad pela primeira vez depois de dias sem usar o aparelho. Em seguida, começa a receber uma chuva de notificações, com todas as mensagens que você recebeu desde que usou o aparelho pela última vez. E isso não acontece em segundo plano, como seria o normal. As notificações chegam e são anunciadas, exatamente como se fossem notificações novas. Você passa minutos revendo todas as mensagens que recebeu durante dias. Nada legal.

Agora, sugestões de melhorias: primeiro, seria ótimo se fosse possível selecionar somente parte de uma mensagem recebida. Quem usa autenticação em dois passos e está acostumado a receber códigos de verificação por SMS sabe como seria bem mais fácil poder copiar o código e colar no campo de verificação, do que ter de memorizar o número e precisar digitá-lo no campo aberto. Mesma coisa com endereços. Se você recebe uma mensagem com um endereço junto de um texto enorme, seria legal poder copiar somente o endereço para colar no campo de digitação do GPS.

Falando em identificar partes específicas de um texto, seria utilíssimo poder cadastrar palavras-chave que não quero ver no meu iMessage. Quem costuma receber SPAM de baladas, festas, ofertas de apartamentos ou tv a cabo no celular sabe do potencial que esta ideia tem. A Apple vem se esforçando para ajudar a impedir SPAM na plataforma de mensagens, mas esta função faz falta.

Por último, seria ótimo poder marcar uma mensagem como favorita, para poder encontrar mais facilmente depois. Se você já passou um tempão procurando por uma mensagem específica dita há 6 meses por algum amigo, sabe do que estou falando. A ferramenta de busca do iMessage é totalmente quebrada, e marcar mensagens como favoritas seria uma boa alternativa.

Widgets da Central de Notificações

Novidade no iOS 8, os Widgets da Central de Notificações ainda estão bem aquém do seu potencial. Aplicativos como o Launcher, por exemplo, poderiam ser bem mais úteis se pudessem acessar todos os ajustes do sistema. No entanto, o acesso que a Apple dá ao sistema ainda é superficial, limitando um pouco a usabilidade dos widgets.

Se os desenvolvedores já conseguiram criar ferramentas utilíssimas mesmo com todas estas limitações do sistema, mal posso esperar para ver o que eles conseguirão criar se a Apple relaxar um pouco mais em relação ao controle que Widgets podem ter no sistema.

Complicações na Tela de Bloqueio

(aquelas informações extras além das horas que aparecem na tela do relógio)

Depois da chegada do Apple Watch, aprendi que as complicações são uma maneira bem útil para descobrir pequenas informações de uma maneira rápida.

Wishlist iOS 9: Complicações

Adicionar pequenas informações como a temperatura atual ou então o gráfico de atividades físicas do relógio diretamente na tela bloqueada do telefone seria ótimo, e espero que a Apple resolva pegar emprestada esta função tão útil do Apple Watch para implementá-la no iOS.

Teclado

Quando a Apple mudou o visual do iOS com a introdução do iOS 7, ela fez uma decisão muito específica que me dá dor-de-cabeça até hoje: ela mudou o desenho do botão Shift do teclado, adotando um visual que confunde muita gente. Antes era bem fácil saber se o botão Shift estava ativado, mas hoje é quase impossível bater o olho no botão e saber se ele está ativado ou não. Quem aqui nunca precisou digitar, deletar, tocar no botão, digitar, perceber que o botão havia se desativado sozinho, deletar de novo, digitar, etc… até conseguir fazer algo tão simples quanto digitar uma palavra com (ou sem) letra maiúscula?

Wishlist iOS 9: Shift

A tecla Shift já virou piada, e existe até mesmo um site que tira sarro da situação: é o Is My Shift Key On or Not. Aparentemente, ele foi criado para servir como um guia rápido para você saber qual é o Shift ligado, e qual é o Shift desligado. Mas se você atualizar a página algumas vezes, perceberá que as palavras “On” e “Off” mudam de lugar. É exatamente assim que eu me sinto. Nunca sei quando o Shift está ativado ou não, e quando eu acho que entendi, o iOS me prova o contrário.

Wishlist iOS 9: Shift ativado

O que a Apple poderia fazer é exibir o teclado inteiro com letras minúsculas quando o shift está desativado, e com todas as letras maiúsculas se o Shift ou Caps estiverem ativados. Isso já acontece quando você toca e segura teclas como por exemplo a letra A, trazendo o menu de caracteres especiais. Dependendo do estado do seu Shift, as letras irão aparecer minúsculas ou maiúsculas. Por que não adotar isso para o sistema inteiro?

Saúde

Muita gente sequer sabe que o aplicativo de Saúde existe, ou para que ele serve. A impressão que dá é que a Apple fez o aplicativo para o iOS 8, e nunca mais pensou a respeito dele. Se compararmos este aplicativo com as funções de saúde do Apple Watch, que te incentivam a ficar ativo e saudável, propondo desafios e exibindo o seu desempenho, certamente este aplicativo seria mais útil.

É justo mencionar que a proposta da Apple é que você use o aplicativo conectado a outros sensores de saúde, e que o app seja somente uma central que agrupe e catalogue todas as informações coletadas por estes sensores. Mas a realidade é que uma parcela ínfima dos usuários faz isso, e para a maioria das pessoas o aplicativo nunca é acessado.

Armazenamento do iCloud

Ah, o iCloud… Quem chega hoje ao mundo da Apple e do iOS não sabe, mas antes do iCloud a Apple apresentou um serviço chamado MobileMe, que se propunha a fazer mais ou menos a mesma coisa que o iCloud faz hoje: ele centralizaria as suas informações, e todos os seus aparelhos iriam funcionar de forma integrada. Chegou email no Mac? Ele aparece no iPad e no iPhone. Comprou uma música no iPhone? Ela aparece nos seus outros aparelhos.

O problema foi que o serviço funcionou tão mal, que o próprio Steve Jobs veio a público reconhecer que a Apple havia feito bobagem. Foi algo muito pior do que o problema do lançamento do Apple Maps. E o iCloud chegou para substituir o MobileMe, numa época em que serviços como o Dropbox ainda não eram muito utilizados pela maioria dos usuários. Confira no vídeo abaixo o momento em que Steve Jobs tira sarro do MobileMe na introdução do iCloud:

Quando o iCloud apareceu foi ótimo, porém hoje o mercado já está muito diferente. O espaço oferecido pelo plano gratuito do iCloud é minúsculo, e os preços dos planos pagos são muito maiores do que os da concorrência. Hoje é possível ter dezenas de GB de armazenamento gratuito em serviços como o Box, Google Drive ou Dropbox, e muita gente armazena suas fotos e arquivos nestes lugares ao invés de recorrerem ao iCloud. Isso sem dizer que o Flickr dá 1 TERABYTE de espaço gratuito para que todos possam armazenar as suas fotos.

Enquanto isso, no mundo do iCloud, você só tem direito a 5GB, e precisa pagar preços bem acima da média do mercado para ter mais espaço livre. Faz sentido a pessoa comprar um iPhone ou iPad de 128GB de capacidade, e só ter direito de usar 5GB no iCloud? Como ela irá fazer backups do aparelho? O que a Apple poderia fazer aqui é aumentar um pouco o armazenamento gratuito do iCloud, ou então fornecer um armazenamento gratuito proporcional à capacidade somada dos seus aparelhos. Quem tem um iPhone de 64GB e um iPad de 128GB deveria ter mais espaço gratuito do que quem tem um iPhone de 8GB, por exemplo.

Fotos

A Apple vem investindo bastante nos apps de fotos do iOS e OS X, e fora o problema de armazenamento que eu citei há pouco, estou relativamente satisfeito com as fotos no meu iOS. A única coisa que eu gostaria de poder fazer é separar os screenshots que eu tiro nos meus aparelhos do resto das fotos. Se todos os screenshots do iPhone, iPad e Apple Watch fossem armazenados numa pasta chamada Screenshots, ao invés de irem parar junto de todas as fotos que eu tiro no dia-a-dia, seria perfeito. Quem sabe isso não aparece?

Spotlight

Spotlight no Mac

Quem usa o Spotlight do Mac sabe como ele é útil para fazer cálculos e conversões. Se você abrir o Spotlight do Mac e digitar 7*8, verá na lateral a resposta 56. Se digitar 1 USD, verá o valor do dólar em diversas moedas. Se digitar 32 milhas, verá esta unidade convertida em diversas outras. Mesma coisa com unidades de temperatura, pesos, etc. Isso é bem útil no dia-a-dia, e faz uma falta danada no iOS. Um Spotlight no iOS tão poderoso quanto o Spotlight do OS X seria perfeito. Hoje nós brasileiros sequer podemos contar com a busca nativa do Bing, que é algo que já deixou de ser novidade há muito tempo para usuários do iOS nos Estados Unidos.

Central de Controle

A Central de Controle é uma mão na roda no dia-a-dia. Ligar ou desligar o WiFi, colocar o aparelho em Modo Avião, ou ajustar o brilho, sempre rapidamente, ajuda muito no dia-a-dia. Mas a exemplo da Siri e do app de Mensagens, a Central de Controle parou no tempo. Ela poderia ser ainda mais útil, me dando por exemplo a possibilidade de acessar a área de Ajustes > WiFi diretamente a partir da Central, ou então me levando diretamente para a área de Bluetooth para eu poder parear um aparelho novo de uma forma mais eficiente.

Outra coisa que faz muita falta é eu poder adicionar, remover, ou substituir funções. Eu nunca usei o Não Perturbe, e gostaria de substituir por 3G/4G, por exemplo. Bem que a Apple poderia passar a oferecer este recurso. Tenho certeza que não sou o único que gostaria de poder usá-lo.

Perfis

Este pedido é velho, mas continua sendo uma ótima ideia. Muita gente compartilha seu aparelho com outras pessoas. Seja um casal que usa o mesmo iPad, seja um pai ou uma mãe que empresta o iPhone para o filho pequeno brincar, sempre vemos situações assim. Seria ótimo se a Apple implementasse usuários diferentes no iOS, assim como acontece no OS X.

Se a mãe, por exemplo, está utilizando o usuário dela, ela tem acesso aos contatos dela, recebe as mensagens e emails dela, e vê os apps dela. Já se o filho usar o aparelho, utilizando um login só dele, ele poderia ter acesso somente aos aplicativos que a mãe escolheu, e todas as mensagens e emails que chegassem para ela iriam ficar em espera até que ela fizesse o login novamente.

Para famílias que compartilham um iPad, seria melhor ainda. Assim as músicas do filho adolescente não apareceriam junto das músicas do vovô, os aplicativos da filha não iriam encher toda a tela do iPad no momento em que a mãe fosse usar, etc. Este recurso é bastante aguardado por milhares de usuários, e bem que este poderia ser o ano da sua chegada.

NotificaçõesWishlist iOS 9: Notificação

Com a chegada do iPhone 6 e do 6 Plus, a Apple implementou a função Alcançabilidade, que traz o conteúdo para baixo quando se toca duas vezes no botão Início. Porém esta função não ajuda quando recebemos notificações. Mesmo ativando a alcançabilidade, a notificação continua grudada no alto da tela, muitas vezes impossibilitando o usuário de ativá-la se estiver com uma das mãos ocupadas.

Seria interessante se a Apple testasse a opção de ativar as notificações no rodapé do aparelho ao invés do topo, para os usuários que preferissem. Desta forma, mesmo utilizando um iPhone 6 Plus com uma mão só, seria fácil para o usuário ativar ou dispensar uma notificação da mesma forma que usuários de iPhones menores sempre fizeram. Eu devo confessar que já derrubei meu iPhone 6 Plus no chão ao tentar alcançar uma notificação usando a mão que estava segurando o aparelho. E certamente não fui o único estabanado que fiz isso até hoje.

Já uma coisa que a Apple está devendo é a permissão para que desenvolvedores independentes usem as notificações com ações de forma plena. Eu adoraria poder responder uma mensagem do Telegram ou Google Hangouts diretamente a partir da notificação. Porém, por enquanto isso ainda não é possível. Está na hora da Apple deixar os outros devs brincarem com esta API. 🙂

Apps nativos

Quem aqui usa todos os aplicativos nativos no iPhone? Eu certamente não uso, e a maioria deles foi parar dentro de uma pasta que eu nomeei usando o logo da Apple. Isso nunca me incomodou, mas existe muita gente que adoraria poder se livrar de aplicativos nativos para liberar espaço na tela, e até mesmo de armazenamento no aparelho.

A possibilidade de deletar apps nativos é algo que acho difícil da Apple passar a permitir, porém se nos ajustes do sistema houvesse a possibilidade de esconder estes aplicativos, já ajudaria bastante a aliviar o stress de quem se incomoda só de ver o aplicativo de Bolsa de Valores, ou então o de ajustes do Apple Watch.

Ícones inteligentes

Este é um desejo antigo: seria ótimo se, por exemplo, o ícone do aplicativo Tempo mostrasse a temperatura e condição climática atual, ao invés da imagem padrão. Ou então que o aplicativo de Atividade mostrasse o status atual dos círculos de atividade do Apple Watch, ao invés dos círculos sempre completos. A Apple já deu sinais de que algo assim é possível, pois o aplicativo do relógio exibe os ponteiros do horário atual, inclusive o dos segundos. Se ela resolvesse adotar esta função para alguns outros apps, nos pouparia alguns segundos por dia sempre que quiséssemos checar uma informação simples rapidamente.

Ufa! É isso aí. Mesmo se o iOS 9 não trouxer funções novas, isso não significa que ele não possa vir cheio de novidades. E você? O que acha destas sugestões? Tem ideias de outras funções e melhoras que você gostaria de ver no iOS 9? Comente aqui embaixo. Vamos conversar. 😉

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Bruno Mello

    Faço de sua wishlist a minha! hahahah! Nunca fiquei tão ansioso para uma segunda-feira! hahahha

    • Rob Simões 

      Eu estava ansioso. Depois que falaram que não vai mais ter Apple TV até perdi a vontade de acompanhar na hora, pois isto era o que eu mais esperava.

      • Bruno Mello

        Para mim a apple tv de agora está ótima, pois só uso o netflix! Mas merecia um novo design e novas funções… Mas quero mesmo é o IOS 9, vamos ver se vai ser bom… hahah

    • Mateus Miranda

      Sinceramente, não tô nem um pouco ansioso. Tô curioso pra saber quais mudanças vão implementar no iOS, mas sem grandes esperanças de que vou sair satisfeito. E sem a Apple TV a gente tem, basicamente, o cronograma da apresentação na cabeça.

  • Lu Lu

    Um tema Escuro!!! Seria maravilhoso..

    • Seria ótimo, já que a Apple é a melhor em integração visual.

    • Pelo menos usar o teclado escuro onde quisesse já ajudava

    • Guilherme Oliveira

      Seria um sonho, sempre fico invertendo as cores nas configurações só pra ver como seria um tema escuro. Ficaria lindo!

    • Já teve, no beta do iOS 7. Dark Mode igual ao do Mac.

      Mas removeram, devem ter achado parecido com o Android e fizeram pirraça, kkkk.

    • Marcus Mendes

      O aplicativo nativo do Apple Watch do iOS tem um tema escuro, de certa forma. Fundo preto, links e botões laranja… Quem sabe não estão treinando? 🙂

    • Ze Carlos Deziderio

      Seria ótimo mesmo!

  • Nossa, não posso deixar de concordar com uma vírgula! Perfeito. São mudanças que com certeza se encaixam no conceito de “melhorias”, e não “revoluções”, que certamente fariam do sistema muito melhor! Aguardando ansiosamente a segunda-feira! 😀

  • Gonçalo

    Na minha opinião, na aplicação Mensagens também devia ser possível ARQUIVAR (em vez de apenas apagar) e também era importante existir o LIXO (tal como na aplicação Fotografias, devia ser possível manter as conversas apagadas no lixo durante 30 dias – havendo a opção de apagar permanentemente sem esperar esse tempo e restaurar as conversas apagadas por engano).

  • soaresbento

    Sua wishlist com certeza ficou ótima porém não concordo em 100%. Adicionaria algumas coisinhas:

    1. Não desligar com a tela bloqueada

    2. Tirar o modo avião da central de controle, hoje deixo esta função inabiliatada na tela bloqueada pois se alguém roubar o telefone não tem como deixa lo inacessível. Antes que digam que a pessoa pode desligar leia o item 1

    3. Ser possível desativar o “Apagado recentemente”

    4. Ao criar uma pasta de fotos as fotos ali adicionadas deviam sumir do “rolo da câmera”

    5. Usar 5 ícones no Dock

    6. Abrangir o uso da Siri, por exemplo escrever um texto e enviar no WhatsApp, telegram, messenger…

    7. Otimizar o uso da bateria, por exemplo ao chegar em 20% desativar Wi-Fi/3G/Bluethoot se não estiverem sendo utilizados.

    8. Conseguir salvar um áudio do WhatsApp no “Música”

    Acho que por enquanto é isto, deixar as outras “exigências” pro iOS 10

  • Luiz Assis

    tela dividida ou varios apps na tela. ao mesmo tempo

    • Mateus Miranda

      Pro iPad isso é extremamente necessário.

  • João Vitor Bortolotti

    Nossa essa questão do armazenamento do iCloud tem que melhorar mesmo! Chega a ser ridículo 5GB, sem falar que na última Google I/O foi anunciado backup ilimitado de foto…

    • Luiz Assis

      google quer sempre ser superior, ideia fantástica do upload de fotos ilimitada… mas nunca tinha pensado em algo parecido, até ver a apple… google lança o que ja temos melhor

      google ouve mais usuarios do iOS do que os do proprio usuarios.. acredito que a microsoft começou a escutar os usuarios do WP e aposto que eles são usuários de iphone…

  • Anderson Campos

    Ainda não entendi por que o app Saúde não salva os dados no iCloud. Se já ñ era utilizado, imagina saber que se zerar o iPhone tudo se perde…

    • Questoes de privacidade
      Politica americana de dados de saude pessoais
      Ai o resto do mundo fica sem por causa deles

      • Anderson Campos

        Bem, se for esse o argumento mesmo, fica sem um sentido lógico, porque teoricamente se salvou em meus dados da iCloud, não poderia haver risco de perder a privacidade. Assim como qualquer outro dado meu salvo na iCloud. Enfim…

        • Exatamente. Esse argumento não me parece nada convincente, pois o iCloud tecnicamente salva dados muito mais sensíveis do que a quantidade de passos* que eu dou.

          *Eu sei.

        • os dados de saúde não ficam salvos no iCloud, só local no aparelho. não existe a possibilidade de compartilhar esses dados (lógico, vc pode dar um print na tela e enviar) devido a leis americanas q impedem q esse tipo de dados fiquem armazenados em nuvens… e diferente dos seus outros dados pessoais, teoricamente os de saúde não devem ser compartilhados, por isso não existe a função de envio dessas informações por sms ou email.

    • Murilo Herrmann

      fato, troquei de iphone e adeus dados de saúde.
      *configurei o novo do zero, fico imaginando se os dados teriam passado se eu restaurasse o backup pelo iTunes

      • Teriam passado se o seu backup no iTunes fosse criptografado.

        • Murilo Herrmann

          Huuuum, interessante isso. Vou pesquisar a respeito

  • Tami Otani

    Adicionando ao quesito teclado, eu gostaria MUITO que adicionassem um botão de “. ” do lado do espaço :c mudança pequena, mas pra mim, faria muita diferença… Esse espaço tem espaço de sobra *ba dum tss*

    • Mas é só usar o atalho de ponto final, se você tocar rapidamente a barra de espaço duas vezes ele coloca um ponto final na frase e mais um espaço pra você continuar escrevendo.

      • Arlindo Neto

        Não sabia dessa, muito bom.

    • Mateus Miranda

      Acho o atalho de tocar duas vezes no espaço bem melhor. Tenho um celular que tem o ponto do lado da barra e vivo tocando sem querer.

    • Trocaria o ponto por vírgula. Que falta me faz uma vírgula!

      • Bruno Vinicius

        Não é tão pratico, mas basta tocar na “tecla 123” e arrastar até a virgula… Assim que tirar o dedo da tela, o teclado “alfabético” volta a ser exibido.
        Mais pratico do que “tocar 123 > virgula > tocar 123”.

  • Rapaz, ia morrer sem saber que o Spotlight fazia conversões.

    • Marcus Mendes

      Essas conversões do Spotlight são uma bela mão na roda. Uso pra tudo. É uma beleza.

  • jacinto pinto

    poderia ter atalhos para ver porno sem ficar no histórico, e também um botão para download do vídeo. meu soho

    • Mateus Miranda

      *E aí Siri, entra no xvideos, mas n deixa ninguém saber não*

      • jacinto pinto

        exato hauahuhaua

    • Henrique Imperial

      Navegação privada no proprio safari, e aplicativos de download já existem cara…

  • Hugo Almeida

    Eu adoraria que houvesse na Central de Controle um botão para habilitar/desabilitar a rede, um amigo meu que migrou do android para o iOS a pouco tempo reclamou disso, e eu também concordo que seria útil.

    • Henrique Imperial

      É isso que todo mundo sempre quis na central de notificações/central de controle do iOS, há muito tempo se fala nisso. Até mesmo antes de surgir a central de controle, isto é, antes do iOS7. :/

    • Brendo Saldanha

      Eu uso um atalho direto para esse ajuste, através do Launcher. Não é a mesma coisa, mas quebra o galho.

  • Luan Pacheco

    O ícone do aplicativo Calendário também é inteligente.

    • Hahahahahaha
      Tbm neh! Soh faltava ser um numero fixo la!

      • Luan Pacheco

        Só comentei kkkk

  • Juliano

    concorso com algumas sugestões, como a possibilidade de exibir notificações no rodapé da tela.
    A Siri ser ativado por texto, acho q perderia o propósito de existência desta função. Se é para usar texto, eu abro o Safari e faço as pesquisas que preciso pelo google.
    Mas enfim, vc chegou a encaminhar essas sugestões à própria Apple?

  • Lucas A.

    Essa função de responder mensagens pela notificação não estava disponível para os desenvolvedores? Eu tenho certeza que já usei essa função no Skype… Ou eu to ficando louco?

    • Tarlan Brunet

      A função “existe”. Quando você puxa a barra aparece a opção de responder, mas funciona apenas como atalho para abrir o app. Ou seja: Da no mesmo para o que temos hoje.

      • Brendo Saldanha

        Que eu saiba, dá para responder a mensagem quando chega a notificação, mas somente no App nativo. Queria que tivesse para o WhatsApp.

      • Lucas A.

        Agora que eu vi, é isso mesmo que você falou!

  • Luis gustavo

    Eu achei muita coisa viajada, nada de cara da apple a lista, mais concordo com o item do Icloud, seria bacana ganhar mais espaços com mais idevices, discordo totalmente quanto ao uso do botão não pertube uso muito, esconder apps nativos vejo como perda de tempo ou se permitiria excluir ou deixa la uma hora usa nem que for para tirar a poeira, siri tbm acho que merece melhorias, agora a apple tem muito mais que trazer que se preocupar por exemplo com o botão shift nunca me encomodei com isso, ja a notificação atrasada , imessage esses sim mereceriam um tempo dedicado. abraço

    • Marcus Mendes

      E não é que a Apple se incomodou com o botão Shift tanto quanto eu? No fim das contas o teclado do iOS 9 traz letras minúsculas com o shift desativado, e letras maiúsculas com o shift ativado. 🙂

  • Carlos Muniz

    Uma coisa interessante é que neste ano, os vazamentos têm sido bem poucos em relação a anos anteriores. Seja em hardware ou software/sistema operacional da Apple.

  • Ismael

    Não perturbe

  • Bom
    Se demorou 7 iOSs pra dar uma repaginada, se começarmos agora, lá pelo iOS 14 talvez ela nos ouça… Talvez…

  • Henrique Imperial

    Concordo com absolutamente tudo… Lendo esse artigo, parei para refletir, e parece realmente que a Apple começa muita coisa e não finaliza, ou as deixa paradas no tempo… O iCloud, a Siri, e outras coisas que poderiam ser otimizadas/mudadas no sistema e estão esquecidas.

    Só acrescentaria o que já disseram sobre o tema escuro, seria ótimo! E também gostaria de uma possível personalizaçao de teclado, poder mudar algumas teclas, pois uma coisa que me incomoda muito, não sei se acontece só comigo: é que o lugar em que clico na barra de espaço, é próximo ao botão retorno, e quando estou digitando algo na “barra de enderecos” do Safari (para fazer uma pesquisa no Google por exemplo) ao invés de clicar no espaço, acabo clicando no ponto.e.fica.tudo.escrito.assim.

    • Tiago Albuquerque

      Tenho esse mesmo problema. Até mesmo no whatsapp é comum.eu.escrever.separando.tudo.por.ponto.
      Amaria também um tema escuro. O claro além de não ficar tão bem nos devices pretos ainda pode dar dor de cabeça em quem tem fotofobia.

    • Mateus Miranda

      É.um.saco!

  • Sidclei

    Caramba, concordo com tudo. Depois de ler esse artigo, me senti com um sistema ultra mega defasado. Deu vontade até de testar algum Android da vida por aí.

  • Israel Ponte

    Eu tinha um pé atrás no Android.. mas vamos ser sinceros, algumas coisas são muito mais avançadas no Android, do que nós no IOS.

    • Alex iPilot

      Sim! Acho IMPRESSIONANTE a resposta aos movimentos com o aparelho, como erguer no ouvido para atender ou fazer ligações, virar de cabeça para baixo e pausar música e vídeo, também possível apenas desviando os olhos da tela!!!!

  • Alex iPilot

    – Modo econômico de emergência na bateria. Deixando até a tela monocrática, como na concorrência, fazendo a bateria durar 12 DIAS!!!
    – Botão de Emergência, vc aciona e o aparelho tira fotos com as câmeras e envia junto com a posição GPS para alguns contatos
    – Bloqueio de app por senha
    – Notificação com foto e posicionamento, em caso de tentativa de desbloqueio do aparelho
    – Senha para desligar o aparelho
    – Todas as telas girando 360°
    – Opção de deixar o vídeo tocando somente o som (com a tela apagada)
    – Mais facilidade em organizar e mover apps entre as telas, fazendo as telas “circularem”, por exemplo, depois da última vem a primeira e recomeçam…

    • Anderson Santos

      no Safari isso é possível, basta dar play no video e apertar o botão Home, depois vá até a central de controle e dê play novamente e bloqueie a tela 🙂

      • Alex iPilot

        Mas eu me refiro ao app Vídeo, mesmo.

    • bcayres

      Cara, suas sugestões são as melhores! Você saca de segurança.

      • Alex iPilot

        Grato! Mas não são originais minhas… São funções do Android… 🙁

    • senha no app é oq mais quero, principalmente no Whatsapp

      • Evertonhxc

        Acredito que o pessoal do WhatsApp que não quer colocar, tem vários aplicativos com senha.

  • AurelioLMF

    “Dependendo do estado do seu Shift, as letras irão aparecer minúsculas ou minúsculas.” Não seria maiúsculas ou minúsculas? E ainda demorei para descobrir a diferença com Shift ligado e ligado… Ops DESL… desligado.

    • Marcus Mendes

      Ops! Arrumado. Valeu!

  • Alex iPilot

    Na ativação do Shift, deveria mudar todo o teclado, como no Windows.

  • Anderson Santos

    Uma coisa que já passou da hora, e que na verdade poderia ter sido acrescentado desde os primeiros iPhones é o sistema de não acender a tela quando chegar notificação e o iDevice estiver no bolso.
    Outra coisa é o app de Música, que quando eu estou andando e resolvo ouvir algo sem precisar tirar o iDevice do bolso e com o app fechado, é só apertar o botão central do fone que ele dá play… mas ultimamente isso não tá funcionando como deveria, hora funciona, hora não.
    Outra coisa que me irrita muito é quado pego pra assistir um video qualquer no Safári por exemplo, e ele abre o player de video, ele começa o video e pausa no mesmo segundo, ai depois quando eu termino de ver o video e vou pra fechar no botão de “OK” no canto superior esquerdo, ele simplesmente não obrdece e dá como se tivesse dado um toque na tela pra sumir as faixas de opções, ai fico nessa luta até fechar a bendita kkkkkk

    • Essa luta com os botões de fechar o vídeo eu também tenho! hueauhueauhae Mas associei com os meus dedos grandes, então simplesmente aceitei ficar perdendo essa briga. Nos apps do facebook (facebook, whatsapp, groups, pages, messenger) pelo menos dá pra arrastar o vídeo pra baixo e ele fecha, já ajuda muito.
      O problema do app Musica é porque se você abrir outro app que funcione no mesmo padrão do música (tocar som com a tela bloqueada) ele passa a ficar como o “atalho” do botão central do fone. É sempre o último app aberto desse estilo que entra no atalho, entendeu?

      • Anderson Santos

        ia morrer sem saber disso do atalho do fone kkkkkkkkkk, obrigado

  • Israel Ponte

    Pessoal, aproveitando a oportunidade… Alguém sabe indicar algum app que posso acompanhar o Disqus por app?

  • Artur De Sousa Saconato

    Eu acho o gesto de zoom com apenas um dedo presente no Android e no app do Google Maps excelente(basta dar dois toques na tela e deslizar para cima ou para baixo), é uma mão na roda para quem usa o aparelho com apenas uma mão. As vezes faço esse gesto instintivamente no iOS e me frustro! Bem que a Apple poderia adotar algo do tipo..

    • Rob Simões 

      No iOS é possível ativar o zoom tocando duas vezes na tela, mas com três dedos.

      • Artur De Sousa Saconato

        Pois é, mas nem de longe tem a mesma utilidade para quem usa o aparelho com apenas uma mão como no Android!! E não sei se é ignorância minha, mas se eu tenho três dedos disponíveis é bem mais prático utilizar o gesto de pinça mesmo, não? Hahaha

        • Rob Simões 

          Não, pois o zoom do iOS funciona em qualquer lugar, já o gesto de pinça somente em apps e situações específicas. E se a idéia for dar um zoom em alguma página no Safari, basta dar dois toques com um dedo.

          • Artur De Sousa Saconato

            O problema é que essa função de acessibilidade do iOS exige 3 dedos, o que a torna limitada. Quanto ao Safari, é útil porém não permite escolher a “intensidade/profundidade” do efeito. Eu gostaria mesmo que algo assim abrangesse a maioria do sistema.

            Eu pensava que a função de zoom da acessibilidade apenas funcionava em janela, mas agora já verifiquei que ela também funciona em tela cheia, ainda assim não achei tão intuitiva. Até por ser uma função de acessibilidade, acredito que o propósito seja ser útil para quem precisa.

            • Rob Simões 

              Sim, concordo que deveria ser algo mais intuitivo e mais fácil, sem ser uma opção de acessibilidade, mas pelo menos dá pra quebrar um galho e até regular a intensidade. Mas precisa melhorar mesmo.

  • Bruno

    Oi Marcus, tudo bem?
    Sou usuário Apple desde o Mac OS 7. Não tenho nenhum dispositivo Android, mas como trabalho com sistemas, ontem fui assistir ao Keynote da Google IO 2015 no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=7V-fIGMDsmE). Assista e certamente você irá adicionar alguns itens na sua lista… Muito legal mesmo. Outras coisas dá pra ver que só estão tirando o atraso mesmo.
    Abraços

  • Celso Aimola

    Para mim, sinto falta dos antigos PERFIS que havia no Nokia: mudando o perfil mudava-se volume do toque, vibracall, se as mensagens seriam notificadas ou não… Hoje ou temos o NÃO PERTURBE ou desabilitamos manualmente as notificações… Antes bastava mudar para o perfil que quiséssemos…
    Não quero estar numa reuniu é meu WhatsApp ficar avisando que chegou mensagem, mas pra isso só desabilitando a notificação, que eu teria de habilitar de novo ao chegar em casa…
    Faz falta…

  • Laylson Alves

    Acho que a Apple precisa mesmo inovar nesta WWDC, pois corre o risco de ficar muito para trás da concorrência.

    A que mais me incomoda é o iCloud Drive. Ela precisa criar um aplicativo para gerenciar o armazenamento, pois coloco arquivos no iCloud Drive e não consigo visualizar nos meus dispositivos, apenas no navegador. Tenho 200 Gb de armazenamento e muitas fotos em pastas criadas na nuvem. Mas quando subo fotos para a nuvem ela ocupa espaço no meu MacBook e também no meu iMac. Perco muito espaço!

    São coisas que quero deixar apenas na nuvem, mas não tenho esta opção.

  • Marco Portuga

    Poderiam corrigir o erro “ocorreu um erro com esta página da web por isso ela foi reiniciada” que ocorre o tempo todo no iPad……

    • Henrique Imperial

      Amigo, não tenho esse problema aqui não… Uso o iPad há 7 meses e nunca aconteceu, no iPhone acontece as vezes, mas é raro!

  • iegor s jr

    Quem usa jailbreak sabe que várias dessas sugestões – todas ótimas – já foram resolvidas lá. Algumas há bastante tempo até. Falta a Apple dar o braço a torcer.
    Uma coisa que gostei bastante nas últimas atualizações do iOS foi a possibilidade de selecionar o fuso horário (time zone) dos lembretes do calendário. Só não entendi por que isso não foi estendido aos alarmes do relógio.
    Seria bastante útil para quem viaja bastante.

  • Vandder Lima

    Excelente post. Parabéns!

  • Murilo Herrmann

    “fazer a Siri obedecer somente aos comandos da voz do dono do aparelho”
    Com o lançamento do Homekit isso vai ser fundamental. Já pensou você no trabalho e aí um engraçadinho pega teu telefone e manda ligar o ar condicionado em uns 40°C
    quando vc chegar em casa vai ser aquela sauna. kkkkkk

  • Shin Kamae

    Eu gostaria que o Fotos tivesse mais recursos para edição como naquela primeira foto do que seria ele, o Pré-Visualização tem mais recursos de edição do que o Fotos. Eliminar o Iphoto para Colocar um aplicativo com menos recursos não me agradou não.

  • RogerioFilho

    iLex, Você deveria enviar estes desejos para a Apple nos EUA !!!! Seria muito legal ter você como mentor das alterações….Parabéns…

    • Ou o Marcus, que foi quem escreveu o artigo… 😛

      • Jefferson Soares

        Mas acredito que teria um peso maor pelo fato de você ser o editor-chefe do blog.

        • Eu sou só o carinha que põe o site pra funcionar. Não tenho essa importância toda que alguns dão não. E você pôde constatar isso pessoalmente, Jeff. 😉

          • Jefferson Soares

            Você é gente boa pra caramba!
            Sem desmerecer o Marcus, que também é muito competente, mas suas sugestões para a Apple teriam um peso maior, pois é você quem assina como editor-chefe.

          • Jefferson Soares

            Você é gente boa pra caramba, e pude perceber isso pessoalmente. Aliás, você é mais legal pessoalmente do que moderando…kkk

            Brincadeiras à parte, sem desmerecer o trabalho do Marcus Mendes que é uma excelente pessoa, acredito que sua opinião à Apple seria muito importante. Afinal é você quem assinaria o e-mail como editor-chefe, né?

            Quando enviar o e-mail à , não esqueça de falar para eles incluírem o aviso de recebimento de SMS no iPhone, conforme te falei aquele dia na Apple Store Morumbi…kkkkk

            P.S.: O Marcus Mendes tem muito bom gosto, pois vi que ele tem uma mochila da Samsonite igualzinha a minha.

          • Jefferson Soares

            Olha aí, não falei? Kkkk

  • Israel Ponte

    Pessoal, aproveitando a oportunidade… Alguém sabe indicar algum app que posso acompanhar o Disqus por app?

  • TechBr

    Fod* é ver que a maioria das funções citadas já tem no Android..

    O iOS parou no tempo :/

  • Leonardo VimpriO

    E o layout do iOS6 de volta! :@

    • Guilherme

      To só esperando sair o jailbreak pro 9.3 pra fazer isso! Não suporto esses ícones do iOS 7…

  • Italo Camarotti

    Eu, minha mulher e meu filho temos iPhones 6 e iPhone 6 Plus de 128GB. Usamos iPhones a cinco anos (conhecemos algumas gerações deles) e eu sempre defendi muito o iPhone e o iOS, em discussões com usuários do Android que detonam o iOS. Mas, há três anos eu também tenho a linha Samsung Galaxy S com o Android (que eu só comprei porque eu queria uma tela maior e a Apple teimava em manter a tela pequena) e posso comparar os dois sistemas. Continuo preferindo o iPhone, pela beleza do aparelho, pela segurança, desempenho e estababilidade do sistema e pela loja de aplicativos. Mas, não me entendam mal, posso afirmar que tem muita coisa no Android que é muito melhor que no iPhone. Por exemplo, a maioria dos desejos listados acima já estão no Android há anos. As que mais sinto falta são funcionalidades nas fotos e notificações. O Android já cria automaticamente pastas para fotos e vídeos tirados pelo aparelho, recebidos pelo WhatsApp, os screenshots, os downloads, e transfere automaticamente as fotos e vídeos para estas pastas. O Android consegue fazer o mesmo com grupos de fotos e vídeos sobre um mesmo assunto (ex.: viagens, esportes, objetos, etc.). Parece mágica. As notificações recebidas no iPhone acendem a tela e mostram o que está chegando, fazendo consumir mais bateria. Não tem como desligar. Se você está esperando receber uma notificação, mas não tem tempo de ficar olhando para a tela o tempo todo e não viu a notificação chegar, terá que ficar ligando e desligando a tela o tempo todo, para saber se já chegou, fazendo consumindo mais bateria. No Android, você pode desativar o acendimento da tela e pode ativar o Led com uma cor específica para cada tipo de notificação, que ele fica piscando para te notificar da chegada. Isso ajuda muito. Você não precisa ficar de plantão, nem ficar ligando a tela. Economiza esforço, tempo e muita bateria. Não vou citar muitas outras coisas melhores no Android, porque já escrevi um texto longo demais e para que ninguém pense que estou detonando o iPhone e iOS. Mas a Apple poderia implementar facilmente estas funcionalidades no iOS. Só não entendo o porque não implementam.

  • Ismael Santos

    Achei bem interessante todas as sugestões, BDI. Realmente seria ótima se a Apple adotasse todas ou a maioria. Meu único pedido seria que a Siri fosse aberta aos desenvolvedores. Por exemplo, receber uma mensagem pelo WhatsApp e a partir da Siri conseguir responder, ou até mesmo:
    ” Siri, exibir próximo episódio de Arrow no netflix” e ela já iniciar o netflix no meu ultimo episódio. Sei que parece muito fantasioso, mas acho que a Siri seria muito mais utilizado por todos nós.
    Abraço.

    • Mateus Miranda

      “Siri, exibir (…)” essa formalidade é bem pouco prática. Melhor ainda se ela entendesse quando eu dissesse “Siri, quero ver o novo episódio de House no Netflix”.

      • Henrique Imperial

        Quem dera um novo episódio de House… Meu sonho. :’)

        • Mateus Miranda

          Pensei nisso quando escrevi hahaha
          muita saudade de House

          • Henrique Imperial

            Melhor seriado de todos os tempos!

            • Mateus Miranda

              Vish, fala isso não senão os fãs de Greys Anatomy vão jogar um mol de pedras aqui. hahaha

  • Mateus Miranda

    “E por último, a Apple precisa desenvolver uma forma de fazer a Siri obedecer somente aos comandos da voz do dono do aparelho. Hoje qualquer pessoa que diga ‘E aí, Siri’ pode ativar a função sem mesmo estar segurando o iPhone, o que é um problema não só de usabilidade, mas também de segurança. São frequentes casos de podcasts que citam o nome da função, ativando centenas de iPhones de ouvintes ao redor do mundo. Isso não pode acontecer.”

    Esse mesmo problema acontece com os outros assistentes que têm a função tipo *e aí, Siri* ativada o tempo todo? Se sim, talvez a Apple esteja esperando esse tipo de solução pra implementar esse tipo de comando pra qualquer momento.
    Mas achei todas as sugestões para o iOS muuuuuito boas. Uma das que eu sempre esperei foi implementada há um tempinho no app Músicas, que é a *reproduzir a seguir*. Todas essas correções são muito oportunas e deixariam muita gente feliz, mas a que mudaria de verdade o iPhone seriam as notificações com ações e os ícones inteligentes. Lembro que gostei muito do ícone do relógio do iOS 7 justamente pq sempre imaginei ele fazendo aquilo no iOS 6. Seria legal ver mais ícones inteligentes.

    • Marcus Mendes

      “Esse mesmo problema acontece com os outros assistentes que têm a função tipo *e aí, Siri* ativada o tempo todo?”

      Nops. A função “OK Google Now” só funciona com a voz do dono. Quando você configura o aparelho, você cadastra a sua voz, e aí a função só passa a funcionar com ela.

      • Mateus Miranda

        Caramba, que legal! Não sabia que isso já era possível nos celulares. Uma das poucas coisas que gosto no Android é o Google Now.

  • Mauricio Bonani

    Sobre a questão dos perfis, acho que a Apple já previu a possibilidade de problemas.

    Pensem o seguinte, uma família tem um iPad com 64GB e seu uso é compartilhado por três pessoas (pai, mãe e filho). O perfil do pai tem pouco mais de 30GB de tamanho, o da mãe tem aproximadamente 20GB e o do filho passa dos 40GB. A conta não fecha, mesmo que haja alguma forma de otimização a fim de evitar ítens duplicados não há espaço de armazenamento suficiente.

    A empresa deve estar procurando formas de resolver essa dificuldade, acredito que o provável serviço de streaming já seja um passo nesse sentido. Pelo menos diminuiria a demanda de espaço para músicas e, talvez, vídeos.

  • ricardo garcia

    O que eu queria era o suporte ao usb-otg e micro-usb

    Zueira!

    Mas a possibilidade de desinstalar muitos aplicativos nativos seria providencial. Além da possibilidade de diminuir a resolução da câmera. Tudo para poupar espaço para os devices de 16 e 8gb

  • Fábio Marques

    Gostaria que o acesso aos arquivos mais “genéricos”, como por exemplo o pdf, armazenados no iCloud Drive, ganhassem um acesso facilitado a partir do iOS.

  • Deny Williams Cury Haddad

    Belo artigo! Parabéns! No meu ponto de vista, gostaria que fossem implementados dois recursos: 1) bloqueio de chamadas anônimas (minha esposa teve há uns dez anos um celular que bloqueava ligações anônimas, razão pela qual não entendo porquê um iPhone não faz isso); 2) que fotos de contactos sejam espelhadas em Centrais-Multimídias com aptidão para tal (é vergonhoso que eu não consiga tal entre meu carro e meu iPhone, ao passo que amigos meus que possuem Android com o mesmo modelo de carro consigam).

  • Bruno Goulart

    Acho que falta muito ainda pra melhorar com relação ao iCloud Drive!
    Eu sinto muita, muita falta de um app nativo que dê acesso a todas as pastas do iCloud Drive. Utilizo o Documents, mas ao acessar pastas que não seja a dele mesma criada no iCloud, sempre trava o app e muitas vezes dá crash.

    Aproveitando, acho que seria legal também a inclusão de uma pasta Fotos no iCloud Drive e nessa estariam todas as fotos que estão no aplicativo Fotos. Poderia haver esta integração entre os dois mesmo mantendo os dois apps em uso.
    É um saco ter que abrir o Fotos no Mac, procurar a foto, copiar para a Mesa, para que então eu possa enviá-la por e-mail ou iMessage.

  • Daniel Zibordi

    Marcus Mendes, por favor, vá trabalhar na Apple e torne essa wishlist em realidade!
    Sinto falta das mesmas coisas.. Umas mais umas menos!
    Para mim a principal, também citada na sua wishlist, é a ativação da Siri sem que esteja conectada energia.

  • Juliano Nieckel

    Não é o que muitos querem, mas quando já se está “dentro” da Siri dá pra chamar ela só pela voz, mesmo sem o aparelho estar conectado. Testem 🙂

  • Jefferson Soares

    Para mim seria de extrema utilidade que nos deixassem escolher o teclado escuro e pudéssemos tirar a acentuação automática “É”. Me irrita profundamente ter que apagar o “é” para escrever somente o “e”.

  • Vinicius Pinheiro

    Pessoal, não existe a palavra “GIGAS”. O Correto seria Gigabytes ou “GIGA”… De resto, ótima matéria

    • Jefferson Soares

      Trata-se de uma abreviação, não de uma palavra.

      • Vinicius Pinheiro

        A Abreviação correta é GIGA. 1 GIGA, 2 GIGA, 3 GIGA… N GIGA.

  • José de Paula Neves Neto

    O que eu queria saber é como informar um bug no funcionamento do iOS em em algum aplicativo nativo. Para aplicativos de desenvolvedores normais, você pode ir na AppStore. Mas para o próprio iOS e seus aplicativos, não vi ainda uma forma de comunicar um problema. E eu já vi alguns.

    Eu uso um recurso de acessibilidade que é o Zoom. Acontece que, na maior parte do tempo, por algum bug, eu não consigo acessar a Central de Controle e nem a área de Notificações quando passo o dedo de cima para baixo ou de baixo para cima na tela. Simplesmente some.

  • Arlindo Neto

    Sinceramente, não tenho problema algum com o Shift do iOS, consigo perceber tranquilo. O que eu realmente sinto falta do iOS é um iCloud mais eficiente, pago o plano de 200gb mas pra mim é confuso usar o iCloud, deveria ser mais organizado e poder acessar as pastas pelo iPhone.
    Nos outros apps de nuvens eles usam as fotos automaticamente ou tem que abrir o app e passar?

  • Cristiane Ribeiro

    O meu maior desejo de todos esses é maior espaço no Icloud…ridiculo eu ter que fazer backup via fio no Itunes do PC… Me poupe Apple…paguei 400,00 a mais no meu iphone 6 para ter 64 GB e vcs me dão 5GB na nuvem…tá de brincadeira comigo né??? E me nego pagar por mais espaço. Se fosse um pagamento único até me disporia a pagar… mas ainda por cima é mensalidade… sou fã da Apple mas tem coisas que sinceramente… aqui no sul a gente diz…”me caiu os butiás do bolso”…

  • Gustavo Arcanjo

    Pra quem quer que os screenshots sejam organizados automaticamente, eu super recomendo o app IFTTT (If This Than That) e essa “receita” faz o trabalho: https://ifttt.com/recipes/126865?z=2422751

    Mas aí vem um problema outro que eu queria que arrumassem: permitir que imagens possam ser apagadas do celular acessando elas de dentro dos álbuns, e não só removidas dos álbuns

  • Um dos melhores posts do ano. Excelentes anotações, queria que alguém da Apple estivesse lendo isso. Sou cético, acho que não vão implementar nem 10% disso… infelizmente.

  • Netto Santana

    Nunca passei com esse problema com o botão ‘SHIFT’, como a pessoa pode confundir uma coisa tão simples? Kk

  • silverrocha

    Uma coisa que seria bom e acho que não foi menciona é a limpeza de cache dos aplicativos.
    Poderia ser algo parecido ou igual ao tweak cache cleaning do Ryan Petrich.

  • Bruno Mello

    ”2. Tirar o modo avião da central de controle, hoje deixo esta função inabilitada na tela bloqueada pois se alguém roubar o telefone não tem como deixa lo inacessível. Antes que digam que a pessoa pode desligar leia o item 1” Também deixo esta função inabilitada pelo mesmo motivo…

  • Bruno Valente

    Amigos, vocês mencionaram no trecho “outros sensores de saúde” para o aplicativo Saúde. quais dispositivos “wearables” vocês recomendariam? Gostaria de achar uma pulseira fitness de qualidade que tivesse essa integração com o iOS. Obrigado

    • Marcus Mendes

      Dá uma espiada na Misfit Shine. O pessoal tem gostado bastante dela. Eu testei 2 modelos da Jawbone Up, e apesar de tomar bastante cuidado, os 2 quebraram depois de uns 6 meses. E o mesmo aconteceu com diversas pessoas com quem eu conversei. Apesar de ser uma ótima pulseira, o material que eles usam não é dos melhores. Vê se a Misfit Shine cabe no orçamento, que atualmente ela parece ser a mais bacana do mercado.

      • Bruno Valente

        Opa, Marcus, vou correr procurar por ela. Obrigado pelas dicas

  • Marcus Mendes

    Fala, Bruno! Eu assisti dia desses. É interessante notar que eles também tiraram esta versão para dar uma arrumada na casa, ao invés de focarem 100% em novidades. Tem muitas ideias do Android que seriam muito bem-vindas no iOS, assim como várias do iOS acabaram entrando e sendo muito bem-aceitas no Android nos últimos anos.

    Sorte dos usuários dos 2 sistemas, que saem ganhando. 🙂

  • Matheus Valadares Gomes

    Melhoras na Bateria, aguardo ansiosamente.

  • Bruno Vinicius

    Eu incluiria na lista:

    Aplicativo câmera:
    Uma interface mais limpa, sem a “tarja” preta no topo e fim da tela. Perdemos muito espaço na captura de uma imagem por conta dessas limitações.

    Senhas salvas Safari:
    É horrível quando você esquece uma senha salva e precisa busca-la nas configurações do Safari. A lista na minha opinião é super confusa. É um verdadeiro “rolê” achar uma senha naquilo. (Quando se tem muitas senhas salvas, que é o meu caso.)

    Melhoras na bateria. Bateria do iPhone 6 + iOS 8.3 tá legal, mas dá pra melhorar.

    Central de notificações:
    Isso pode ser frescura minha, mas esse “plano de fundo” da central de notificações tá feio pra caramba.
    Se você desce a CN na home, por exemplo, o fundo fica cheio de “bolinhas coloridas”. Esse “projeto de transparência” eu não gostei não…

    Tela de bloqueio precisa ser reformulada. Acho que tá muito “simples”, em relação aos concorrentes.

  • Rob Simões 

    Eu já estava trabalhando na minha listinha há algum tempo, e muitas coisas são iguais a essa. Vamos lá.

    ESTABILIDADE
    Apps que fecham do nada, problemas para conectar Wi-Fi, reinício do sistema, teclados de terceiros cheios de bugs, tamanho gigante do sistema operacional, etc, etc. O iOS 8 veio com muitos recursos, mas a instabilidade também veio junto, e a Apple precisa trabalhar para que o iOS 9 não seja tão problemático como foi o iOS 8 no início, e eu espero que o programa beta público ajude nisso;

    APLICATIVO PARA O ICLOUD DRIVE
    Basta incluir um app do iCloud Drive, que permita criar pastas, mover, copiar e renomear arquivos, e fazer como eles prometeram no iOS 8, permitindo que os aplicativos acessem e modifiquem os arquivos sem criar cópias, e que qualquer aplicativo de terceiro tenha acesso a isso;

    AUMENTAR O LIMITE GRATUITO DO ICLOUD
    Já passou da hora da Apple aumentar o limite de armazenamento gratuito do iCloud de 5 GB para no mínimo uns 20 GB, já que os concorrentes oferecem mais que isso para seus clientes e esse espaço está cada vez mais inviável;

    DEFINIR APLICATIVOS PADRÃO
    Permitir que possam ser escolhidos como aplicativos padrão pelo menos o navegador, o cliente de e-mail, o serviço de mapas e o calendário;

    APAGAR APLICATIVOS NATIVOS
    Permitir que a maioria dos aplicativos nativos sejam apagados dentro dos ajustes com um botão para baixar novamente caso desejado, como já acontece com apps integrados como Facebook e Twitter;

    ESCONDER ÍCONES DE APLICATIVOS
    Outra opção para aquela pasta de aplicativos inúteis que todo mundo tem seria poder esconder os ícones de aplicativos nativos. Eles ainda existiriam e poderiam ser acessados pelo Spotlight e também poderia ser útil para esconder aplicativos de terceiros pouco usados ou que não queremos que ninguém saiba que temos instalados, ou ainda para deixar somente o essencial na área de trabalho.

    GERENCIADOR DE DOWNLOADS
    É de extrema urgência um gerenciador de downloads integrado ao Safari ou até mesmo ao próprio iOS pois aquele menu “Abrir com” não é prático e é ultrapassado;

    MODO ESCURO
    Nem todo mundo aprecia o branco excessivo implementado a partir do iOS 7. Seria de muito agrado a inclusão de um modo escuro no sistema (como já existe no OS X) ou em alguns apps nativos como o música, cuja interface toda branca é bastante questionada. Basta se inspirar no visual escuro do Spotify ou até mesmo no excelente visual do app do Apple Watch;

    CENTRAL DE CONTROLE APRIMORADA
    Inclusão de mais “toggles” (acesso pessoal; dados celulares), bem como um atalho para acessar as configurações mais rapidamente, afinal, se eu quero selecionar uma rede específica ou um dispositivo Bluetooth, ainda tenho que navegar no app Ajustes. Seria fácil resolver isso. Bastaria tocar e segurar no ícone do Bluetooth para, por exemplo, ir direto para as configurações do Bluetooth nos ajustes. Também seria importante poder personalizar os atalhos da Central, pois não é todo mundo que precisa de um atalho para o relógio ou para a calculadora;

    MULTITAREFA REAL – Isso foi prometido no iOS 7 e ainda não chegou. É simplesmente ridículo o OneDrive parar com o upload automático das fotos ou o Spotify parar com a sincronização das músicas porque estão em segundo plano. Quando eu vou sincronizar uma playlist do Spotify sou obrigado a deixar o app aberto em primeiro plano e o iPhone com a tela desbloqueada, senão a sincronização para. Isso PRECISA acabar;

    USAR DOIS APLICATIVOS NA MESMA TELA
    Recurso muito pedido nos iPads e que já existe na concorrência. As vantagens de poder usar dois app diferentes na mesma tela são muitas, e já passou da hora de ser possível no iOS, principalmente nos iPads, mas poderia ser aplicado também aos últimos iPhones com tela maior;

    RESPONDER NA TELA BLOQUEADA
    No iOS 8 a Apple permitiu que uma mensagem pudesse ser respondida diretamente na tela bloqueada, mas isso só funciona no aplicativo nativo Mensagens. Seria muito bom se a Apple liberasse uma API que permitisse que os apps de mensagens de terceiros pudessem ter acesso a esse recurso;

    ATALHOS PARA O FACEBOOK E O TWITTER
    Um dos recursos mais úteis introduzidos no iOS 6, e que ainda está presente no OS X, desapareceu misteriosamente no iOS 7. A Central de Notificações mudou e ficou bem melhor, mas os atalhos para o Facebook e o Twitter fazem muita falta, já que os widgets de terceiros disponíveis para isso não funcionam com a mesma facilidade;

    REFAZER O APLICATIVO CONTATOS
    Confuso, sem graça, complicado, burocrático. É o que se pode dizer do atual app Contatos. Muitas coisas precisam mudar. Por exemplo, permitir que as fotos apareçam ao lado dos contatos como já ocorre nos favoritos; permitir a criação de grupos de contatos como família, amigos, colegas de trabalho, empresas, etc, cada grupo aparecendo um após o outro, ordenados como nós quisermos; aproveitar a integração com o Facebook e Twitter e permitir que se mande mensagens diretamente do aplicativo para os contatos cadastrados nessas redes sociais, entre outros aplicativos instalados; poder apagar contatos com simples gestos, e várias outras coisas;

    REFAZER O APLICATIVO MÚSICA
    Aplicativo muito ruim, principalmente no iPad onde ele é um app de smartphone esticado. Precisa ser totalmente refeito. Parece que muitos de seus problemas serão resolvidos no iOS 8.4, mas ainda está longe do ideal, ainda mais porque continua com aquele visual todo branco que não me agrada em um app musical;

    AUMENTAR A QUANTIDADE DE APPS EM PÁGINAS DE PASTAS
    Um grande recurso implementado no iOS 7 foi permitir pastas com uma quantidade infinita de aplicativos, separados por páginas. No entanto, cada página exibe somente 9 apps, o que é um grande desperdício de espaço, ainda mais nas telas grandes dos iPads e dos últimos iPhones, além da perda de tempo em passar várias páginas. As pastas deveriam mostrar 12 apps nos iPhones de 4 polegadas, 16 apps nos iPhones de 4,7 e 5,5 polegadas e 20 apps nos iPads;

    DASHBOARD COM WIDGETS
    Os widgets introduzidos na Central de Notificações do iOS 8 são muito úteis, mas ainda perdem em funcionalidade para a concorrência, primeiro porque desempenham funções muito básicas, e segundo porque a localização deles não ajuda, ainda mais quando se tem muitos instalados. A Apple poderia implementar uma dashboard parecida com a existente no OS X, sendo acessada na primeira tela à esquerda da tela principal, da mesma forma como o Spotlight era acessado até o iOS 6, e os widgets com tamanho pré-definidos seriam acessados lá, e teríamos quantas páginas fossem necessárias;

    MELHORIAS NO APLICATIVO FOTOS
    No iOS 8 o app Fotos melhorou muito graças à sua integração total com a nuvem, mas muita coisa ainda precisa ser melhorada. Exemplos: ter uma seção exclusiva para os álbuns que eu criei; permitir a configuração do tamanho dos thumbnails das fotos nos álbuns; poder escolher a foto da “capa” dos álbuns; permitir a exibição dos nomes dos arquivos, bem como poder renomeá-los; opções para a ordem de exibição dos álbuns e fotos, podendo ser ordem alfabética, crescente ou decrescente, data de criação, personalizada (principalmente personalizada); suportar outros tipos de arquivos, como PNG e RAW; permitir a proteção de álbuns com senha ou Touch ID, criar pastas e colocar álbuns dentro das pastas, entre outras coisas. Alguns desses recursos estão disponíveis no Fotos do OS X mas misteriosamente não existem no Fotos do iOS;

    CHAMAR A SIRI SEM O GADGET ESTAR CONECTADO
    Permitir que o comando “Hey Siri” possa ser utilizado sem o aparelho estar conectado. Se a Apple até hoje não implementou isso para economizar bateria, pelo menos que dê a opção de ligar isso ou não, para que tenhamos escolha, ou pelo menos que faça como no Apple Watch. Poderia funcionar apenas quando a tela estivesse acesa. Ao levantarmos o iPhone à altura do nosso rosto ao tirá-lo do bolso, por exemplo, a tela se acenderia por alguns segundos e poderíamos chamar a Siri nesse intervalo de tempo sem precisar pressionar nenhum botão;

    CRIAR UM MODO SILENCIOSO DE INTERAÇÃO COM A SIRI
    Às vezes estamos em um ambiente silencioso onde conversar com o smartphone não é a opção mais conveniente, como em uma reunião de trabalho ou em uma biblioteca, ou estamos em um ambiente barulhento demais onde fica difícil falar com a Siri pois você não a escuta e ela não te entende. Tudo isso seria resolvido com um modo silencioso, onde as interações seriam feitas por texto, ou seja, digitar ao invés de falar, e a Siri responderia somente com o texto na tela, sem falar. E isso poderia ser ativado de forma bem fácil automaticamente sempre que o aparelho fosse colocado em modo silencioso pelo botão lateral;

    LIBERAR A SIRI PARA APLICATIVOS DE TERCEIROS
    Já está na hora da Apple liberar uma API que permita aos desenvolvedores integrarem a Siri aos seus apps, algo que criaria inúmeras interações que facilitariam demais as nossas vidas;

    APLICATIVO TEMPO NO IPAD
    Não dá pra entender porque o aplicativo Tempo, que ficou muito bonito no iOS 7, ainda não está disponível no iPad. Na tela maior ele ficaria bem mais bonito e poderia exibir bem mais informações;

    SUPORTE A MÚLTIPLOS USUÁRIOS NO IPAD
    É um recurso que eu não usaria, pois considero o iPad um dispositivo muito pessoal, mas muita gente quer e poderia se beneficiar disso, pois além de famílias e casais que compartilham um iPad, isso também poderia ser útil no ambiente educacional e corporativo. Poderia ser criada também uma conta de convidado, para aquelas situações onde vamos emprestar o iPad para alguém abrir um site ou assistir um vídeo sem ter acesso a todas as nossas informações pessoais;

    MELHOR APROVEITAMENTO DA TELA DO IPAD
    Uma das coisas que menos gosto no iOS é a forma como a área de trabalho do iPad é sub-utilizada pelo sistema. O iOS deveria ser repensado no iPad, de forma que fique levemente diferente do que é no iPhone, a começar pela grade de ícones, afinal temos mais ícones nos últimos iPhones do que nos iPads, e isso não faz sentido. Deveríamos ser capazes de escolher o tamanho e a quantidade de ícones, bem como sua posição na tela, sem seguir uma ordem. Seria um “grid” customizável;

    WALLPAPERS DINÂMICOS
    Este recurso foi implementado no iOS 7, porém trouxe somente os poucos Wallpapers da Apple, que desde então sãos os mesmos. Seria muito interessante permitir que terceiros criem wallpapers dinâmicos para o sistema;

    ÍCONES DINÂMICOS
    Alguns ícones de aplicativos nativos do iOS são dinâmicos, ou seja, contém alguma animação ou mudam alguma informação conforme a necessidade, como o Relógio e o Calendário, e este é mais um recurso que deveria ser liberado para apps de terceiros, e outros apps nativos também deveriam ter seus ícones dinâmicos, como o app Tempo exibindo a temperatura e uma imagem para cada condição climática, por exemplo;

    INSTALAÇÃO DE RINGTONES NO PRÓPRIO APARELHO
    Atualmente se eu quiser instalar um ringtone no iOS tenho que usar o iTunes pra isso, o que é ridículo. O correto seria deixar eu criar meus próprios ringtones a partir das minhas próprias músicas e me permitir instalá-las direto no aparelho, sem precisar de um computador pra isso;

    DELETAR CACHE DE APLICATIVOS
    Auto explicativo. Vários aplicativos como o Facebook acumulam um grande cache e a única maneira de apagar é deletando o próprio app e instalando de novo. A habilidade de poder deletar o cache de qualquer aplicativo sem deletar o app será muito bem vinda;

    COMPARTILHAMENTO VIA BLUETOOTH
    A Apple PRECISA entender que em muitas ocasiões precisamos compartilhar arquivos diretamente com pessoas que não usam iOS, e que o Bluetooth ainda é a forma mais prática e rápida de fazer isso. É um absurdo eu precisar compartilhar uma foto que eu mesmo tirei e ser obrigado a mandar por alguma maneira via internet porque o Bluetooth é bloqueado;

    SPOTLIGHT MELHORADO
    No OS X o Spotlight é muito útil e permite até mesmo fazer cálculos, conversões, entre outras coisas, mas por alguma razão misteriosa no iOS ele não faz nada disso. A Apple deveria equiparar o Spotlight em ambos os sistemas;

    MELHORAR O TECLADO NATIVO
    Eu não estaria pedindo isso se os teclados de terceiros tivessem a mesma performance do nativo, que é excelente em rapidez e fluidez mas não tem muitos recursos. A Apple deveria começar pela tecla Shift que nunca sabemos quando está ligada ou não, e exibir os caracteres em letras maiúsculas e minúsculas conforme a posição do Shift, como qualquer outro teclado virtual do UNIVERSO já faz. Depois disso, coloque todas as excelentes funções do SwiftKey, como o recurso “Flow”, de escrever arrastando o dedo, além de outros como temas diversos, sincronia do aprendizado na nuvem, permitir usar mais de um idioma ao mesmo tempo sem precisar alternar (essa é essencial e não vivo mais sem isso), entre outros;

    MELHORIAS NO FIND MY IPHONE
    O bloqueio de ativação introduzido no iOS 7 foi ótimo, mas como os bandidos estão sempre se superando, e pedindo a senha do iCloud, a Apple precisa melhorar a segurança, e a primeira coisa a fazer é impedindo que o desbloqueio seja feito imediatamente, esperando uns dois ou três dias para que outro Apple ID seja usado. O mesmo valeria para a troca de senha, que só poderia ser trocada alguns dias após o pedido de troca. Dessa forma, se um ladrão pedir a senha do iCloud no momento do roubo, o dono poderia mais tarde cancelar o desbloqueio pelo site do iCloud ou outro device. Seria interessante também que um aparelho colocado em modo perdido tire fotos com as duas câmeras e as envie para o e-mail do dono, bem como enviar a localização também;

    CHAMADAS DE FACETIME EM GRUPO
    Considero o FaceTime o melhor sistema de videochamadas existente, mas seria bom se a conferência pudesse ser feita com mais de uma pessoa ao mesmo tempo;

    GESTOS MULTITAREFA NO IPHONE
    Algo que já existe no iPad há muito tempo e que faz muita falta no iPhone, ainda mais com as telas maiores que temos agora;

    MAIS INFORMAÇÕES NA TELA BLOQUEADA
    A tela bloqueada do iOS é um desperdício de espaço, e poderia mostrar mais informações úteis, como condições do tempo e temperatura. Se isso fosse configurável pelo usuário seria melhor ainda. Afinal, se na tela minúscula do Apple Watch dá pra colocar várias informações junto com as watch faces, o mesmo poderia ser feito na tela de bloqueio do iOS, principalmente no iPad.

  • Parrini

    – Quando se usa um teclado de terceiros como o SwiftKey, a Apple não permite a funcionalidade de ditado.

    – Não é possível ajustar o volume de toque com a tela bloqueada.

    – Imagens de downloads deveriam ser armazenadas em uma pasta diferente, assim como você sugeriu os screenshots.

    – Deveria ser possível encerrar todos os aplicativos em segundo plano com apenas um toque.

    – Deveria ser possível colocar uma pasta na barra inferior da home screen.

    – Ao sair de um app que está numa pasta pressionando o botão home, deveria ser exibida a home screen e não a pasta aberta.

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      Sobre encerrar todos os aplicativos em segundo plano de uma única vez, seria interessante e mais prático. Não utilizo muito esse tipo de função (ficar fechando eles), pois nunca senti necessidade… mas acredito que para quem utiliza, deverá ser uma mão na roda.

      Agora sobre incluir pastas da barra de aplicativos inferior.. não!! Sei lá, essa barra é justamente para por os “mais acessados”, como se fosse um atalho fixo na tela.. se colocar pasta, vai ficar muito fora do padrão e feio… rsrs

    • Assim?

      • Parrini

        Sim, só que sem jailbreak…

      • Parrini

        ***facepalm***

      • Parrini

        ***facepalm***

  • Falls Dias

    Gostaría de tudo que você disse, Gostaría uma melhora no modo de admnistrar o uso da bateria e um aplicativo de lixeira como tem no mac os x e windows

  • George Soares

    Minhas mudanças seriam :
    Teclado. Tinha que ter um jeito de travar o idioma que vc esta usando para evitar a constante troca , causando erros,
    Bluetooth : Do que a adianta vc ter acesso ao bluetooth ali na central se depois vc tem que fazer um longo e chato percusso para emparelhar o equipamento? Inútil isso !
    Acionar 3G e 4G na central : Se pode acionar o Wi-fi e o bluetooth , o 4G e o 3G não, outro vacilo besta !
    Email precisa melhorar e muito, principalmente na hora de anexar arquivos.
    O iOS poderia ter um serviço nativo para limpar o cache, liberando espaço no telefone. Quem é Heavy User do Spotify sabe o que estou falando. Por enquanto é isso….. rsss

  • Roger Dat.

    Cara, impressionante, todos os itens, tirando a parte sobre saúde e o iCloud, da sua lista de desejos já estão resolvidos no meu iPhone. Tenho Jailbreak, e sinceramente, essa atualização tem que ser muito muito boa pra me fazer atualizar. Outra coisa que eu adicionaria à essa lista é a seleção de texto no iPhone. A solução original é MUITO ruim, quem usa SwypeSelection no jailbreak sabe. A siri aqui tá sempre ouvindo, e sinceramente eu não notei piora substancial na bateria além disso eu coloquei novas funções nela, até desligar as luzes do meu quarto com comandos personalizados ela desliga! Minha lockscreen mostra tudo que eu quiser, muito mais útil. Tenho um usuário “Convidado” que impossibilita o acesso à certos aplicativos que eu determinei, posso emprestar meu celular tranquilamente à qualquer um sem medo que a pessoa veja meus nudes ;P. Eu só gostaria que a apple parasse de assumir que seu sistema é perfeito e disponibilizasse uma alternativa estilo jailbreak só que oficial. Eu até pagaria outra vez pelos meus tweaks se eles fossem em alguma plataforma oficial. As noticias que o iOS 9 dificultaria mais ainda a possibilidade de fazer JB num aparelho me entristeceu.

    • Guilherme

      SwypeSelection é vida! Tbm fiquei triste com essa possibilidade do iOS 9 não ser possível fazer jailbreak, mas os hackers sempre acham um buraco no sistema. Só vou atualizar pro iOS 9 quando tiver um jailbreak ou se meus apps não serem mais compatíveis com o iOS 8.

  • Robertinho Almeida

    eu espero que venha muitas novidades que comece o evento da apple haha

  • Sobre FOTOS acho que se eles criarem um albúm para guardar os screenshots ia atender a necessidade de muita gente. Mas também tem gente que gostaria de guardar as fotos do Whatsapp todas em um albúm separada, também tem gente que gostaria de guardas as imagens de um APP que gosta separado. Ai o iPhone ia vira um Android que cria 1 milhão de pasta com todas as img do celular (eu ja tentei proc. uma foto no cel de um amigo e nao consegui, me perdi.)

    Sobre PERFIS achei muito complexo essa parada de perfil, é quase um PC rodando.. muita coisa pra processar.. bateria vai igual água, processador tem qe ser mais rápido.. acho qe tira um pouco o foco do iPad e também da Apple de se ter um computador pessoal. 😉

  • Phillip César

    Tenho um adendo:

    No Texto diz: “Com a chegada do iPhone 6 e do 6 Plus, a Apple implementou a função Alcançabilidade, que traz o conteúdo para baixo quando se toca duas vezes no botão Início. Porém esta função não ajuda quando recebemos notificações. Mesmo ativando a alcançabilidade, a notificação continua grudada no alto da tela, muitas vezes impossibilitando o usuário de ativá-la se estiver com uma das mãos ocupadas.”

    Mas ao ativar esse recurso, a barra de notificacoes passar a ser acessivel na metade da tela. Então, é possível acessar a barra apenas com uma mão, e acessar a notificação por consequência.

    Muito bom o texto, espero que 80% dele se realize na semana que vem hehehehe

    • Marcus Mendes

      Fala, Phillip! Então, o lógico seria que a barra de notificações passasse a ser acessível na metade da tela, mas não é isso que acontece. Ela continua lá em cima.

      É possível, por exemplo, ativar o Alcançabilidade, e em seguida chamar a Central de Notificações a partir do meio da tela. Mas isso não rola com quando chega com a notificação. Se chega uma notificação e você ativa o Alcançabilidade, e em seguida puxa pra baixo a partir do meio da tela, o iOS entende que você só tocou na tela para desativar o Alcançabilidade, e a tela toda volta lá pra cima novamente.

      • Phillip César

        Sim, de repente isso pode ser um BUG, como tinha o Bug de desligar a lanterna clicando no ícone da câmera… que no iOS 7 estava presente, e no iOS 8 foi corrigido…

        Espero que seja do jeito como você disse mesmo, mas estou contente em ter que esperar a notificação sair e alcançar a barra de notificações na metade da tela hehehehehe.

        Abraços.

        • Diógenes Magnus

          isso era um Bug?
          Em uma das edições de iThing isso veio como uma das dicas para mexer no iPhone. O qual eu achei sensacional, por ser mais rápido de desligar do que ter que acessar a lanterna…
          pena que não exista mais rsrs

          • Phillip César

            Era um bug sim hehehehehe

  • Thiago

    Itens 1 e 2 são ótimos, coisas super simples e que aumentariam muito as chances de recuperação de iPhones em casos de roubo. Fui furtado há 2 semanas e assim que percebi corri pra tentar localizar. Infelizmente desligaram o celular assim que levaram e nunca mais ativaram, impossibilitando a localização dele. Mudanças simples assim evitariam que muita gente passasse pela mesma situação.

  • Marcus Malacarne

    Perfeita a lista…
    Eu achei que era o unico tonto que nunca sabia se o shift estava acionado ou não, kkkkk…
    Quanto ao iCloud, eu acho o serviço ótimo, o funcionamento dele é praticamente perfeito, o único problema são os ridículos 5gb gratis, o que acaba inviabilizando totalmente o uso dele com fotos, a não ser que se compre um plano pago (que como dito, possui um preço acima dos praticados pela concorrência).

    Como já foi dito por outro leitor, gostaria que ao adicionar uma foto a um album de fotos, ela ficasse apenas no album, e não no rolo da camera. Com isso, ao apagar uma foto do album, ela também seria apagada do aparelho. Eu como bom universitário que sou, hahahaha… Direto utilizo a camera do iPhone pra fotografar livros, cadernos, etc… Pra economizar os troco do xerox… Esse material normalmente é necessário por um tempo específico, e quando chega a hora de eliminar (fim do semestre), se torna uma tarefa muito chata, sair procurando tais fotos no meio das fotos normais. Sem contar que quando estamos olhando as fotos do rolo, fica poluído com um monte de lixo que não nos interessa.

  • _Yuli_

    Eu não tenho esse problema com o Shift. Ainda estou usando o iOS 7, mas aqui a tecla não aparece como você mostrou nas imagens.
    A primeira imagem é com as teclas normais, a segunda é com o shift acionado e a terceira é com o caps lock.

    Eu também tenho umas sugestões que não seriam tão difíceis de implementar:

    1-text to speech para ler livros ou outros documentos de texto, páginas da internet e etc.
    Não sei se essa função existe no iOS 8 pela Siri, mas mesmo assim seria interessante que ela existisse sem precisar usar a internet e que pudesse continuar mesmo com a tela bloqueada. Assim qualquer livro poderia se transformar em um audiobook improvisado, o que é ótimo para quem não tem muito tempo para ler e não consegue ler dentro de ônibus ou trens.

    2-possibilidade de criar grupos de contatos direto do iPhone/iPad. Acho que quem não tem um Mac não consegue administrar essa função.

    3-acesso a contatos relacionados. Por exemplo, se quiser ligar para a mãe de uma pessoa, entro no contato da pessoa e lá terão as informações de parentesco. Tocando no nome de alguém, eu sou mandado direto para as informações de contato dessa pessoa. Atualmente você toca no nome e não acontece nada.

    4-possibilidade de adicionar apps à wishlist da app store direto do iPhone/iPad. Se tem como fazer isso, até hoje eu não descobri.

  • Marccus Phillipe

    Faço das suas opiniões sobre Apps nativos e Central de Controle as minhas.

  • Júlio César

    Para os problemas com Screenshots, eu uso o IFTTT… tem uma receita para organizar em uma pasta separada os Screenshots!!

  • ⠀⠀⠀⠀⠀GABRIEL GONZAGA

    Pra mim, a melhoria que a Apple faria seria mexer com vibracall do celular .. porque é um dos mais fracos que já vi ate hoje!

  • fabio

    Falta também o suporte a gif animado, tomara que o ios9 resolva isso!

  • Arley Martins

    Se fosse implementado a metade do que foi dito ja estaria ótimo. Eu particularmente gostaria que fosse incluído no acesso rápido os 3G/4G deixando nos personalizarmos o acesso e não fosse possível desligar o iphone quando estivesse bloqueado por senha.

  • Murilo Matos

    uma coisa que me imcomoda muito é quando to vendo um video e quero abaixar o volume e aparece aquele aviso gigante no meio da tela do volume, ai tenho q pausar o video ou ate voltar por causa desse maldito aviso, podia ser q nem no snapchat la em cima bem discreto

  • Gustavo Guiscem Soares

    Uma coisa que não me agrada é que quando chega notificação de algum app e eu vejo essa notificação em outra plataforma que não seja Apple (PC, Android…), a notificação continua ali. O contrário não acontece, se eu vejo a notificação no iOS, ela já some do Android.

    Não entendi a utilidade de conversar em texto com a Siri. Se tem como vc digitar uma mensagem pra ela, não seria mais fácil vc fazer direto o que vc quer que ela faça?

  • GustavoHdO

    Interface escura, por favor.

  • Jonas

    Uma coisa que eu gostaria é que arrumassem o bug no app iTunes Store do iPhone.
    A anos eu tenho dificuldade de baixar filmes no iPhone com ele em stand by. As vezes o downloads para do nada , ou da erro sendo que o sinal e a velocidade do Wi-Fi estão ótimos. Com app do Play Filmes do concorrente nao da esse problema.

    Uma função interessante que me agradaria muito, seria a possibilidade de traduzir um texto selecionando na hora ao invés de ter que copiar e colar no Google tradutor

  • andre

    Siri poderia ser renomeada, vc dar o nome que quiser para sua assistente virtual, maria, j.a.r.v.i.s, sei lá… Escolher o nome…

    Tinha um tweek do jailbreak que era uma das duas coisas o qual me faziam adotar o jailbreak, primeiro era o app ifile, segundo era a swipe, tweek que fazia deslizar o cursor de texto, em vez de clicar no meio do texto tentando acertar o lugar exato, você desliza o dedo no teclado pra direita ou esquerda e o cursor de texto move…

    Isso pra mim seria essencial.

  • Uma boa ideia de esconder ícones dos aplicativos é ativando a função de bloqueio e selecionar os aplicativos. Na época que eu usava Jailbreak, meu navegador padrão era o Chrome, então eu ia lá no bloqueio e marcava o Safari pra ele sumir do springboard.