Leilão das novas faixas 4G de 700MHz aconteceu hoje
Conforme já tinha sido anunciado, as três maiores operadoras do país garantiram hoje para si os três grandes lotes disponíveis para a faixa de 700MHz no Brasil, que começará a ser usada para comunicações em 4G.
Com a ausência das operadoras Oi e Nextel, não houve muita concorrência e os valores dos lances ficaram perto do mínimo. A Claro garantiu o primeiro lote, que é a faixa de cobertura que sofre menos interferências dos canais de TV digital. O segundo lote ficou com a TIM e o terceiro, com a Vivo. Segundo especialistas, estes dois últimos lotes podem exigir maiores esforços na implementação da rede, por necessitar de equipamentos especiais que evitem interferência dos canais de TV.
Outra operadora menor, a CTBC (Algar Telecom), arrematou sinais regionais referentes ao leste de Minas, norte de São Paulo e parte de Goiás e Mato Grosso do Sul.
A frequência de 700 MHz tem um poder de penetração muito maior, o que possibilitará que o 4G seja mais facilmente implementado no interior do país. Hoje, a rede 4G das operadoras ainda é muito precário fora das capitais.
Mas não espere que isso aconteça nos próximos meses. O governo só permitirá que as operadoras comecem a usar a faixa de 700 MHz para a rede 4G depois de 12 meses que o sinal da TV analógica for desligado na região, o que deve começar a acontecer somente em 2016.
via Folha