Notícias

Leilão do 4G no Brasil acontecerá no dia 30 de setembro

4G brasileiro

O tão esperado leilão da faixa de 700MHz para uso da rede 4G no país já tem data marcada: 30 de setembro. Isto interessa bastante a usuários de iPhone 5 e iPad 3 e 4 no país, que poderão ficar compatíveis com o 4G brasileiro.

Quando a Apple adotou a compatibilidade com redes 4G/LTE no iPhone 5, os brasileiros ficaram decepcionados ao saber que no Brasil, o recurso não iria funcionar. Enquanto o produto da Apple era compatível com a faixa de 700 MHz (entre algumas outras), no Brasil o 4G apenas operava pela faixa de 2.600 MHz. No ano passado, os novos modelos (5s, 5c, iPad Air) ganharam compatibilidade com nossa rede, mas os que tinham comprado o modelo anterior ainda guardavam a esperança de, um dia, ver seu aparelho funcionar com a rede rápida no Brasil.

Esta esperança está prestes a virar realidade. Depois de muita discussão, a faixa de 700 MHz (antes usada pela TV analógica) já tem data marcada para ser adquirida pelas operadoras nacionais.

Além de beneficiar ainda muitos usuários de iPhone que não trocaram seu aparelho (ou aqueles que optaram comprar novos modelos nos EUA), a frequência de 700 MHz tem maior alcance, demanda menos antenas e é mais apropriada para regiões menos populosas. Isto significa que a expansão do 4G pode acontecer muito mais rapidamente, não ficando limitada à regiões próximas de capitais, como acontece hoje.

O governo fez de tudo para antecipar o leilão, apesar da pressão feita pelas operadoras para que ele só fosse realizado em 2015, na esperança que os preços ficassem menores. Apesar do leilão ser no mês que vem, ainda não se sabe quando os consumidores poderão se beneficiar da nova faixa de 700 MHz.

Com informações da Folha

Botão Voltar ao topo