Notícias

Leilão brasileiro da faixa 700 MHz do 4G pode ser suspenso

Faixas 4G e TV Digital
Imagem: Jornal Nacional – Rede Globo

Os proprietários do já descontinuado iPhone 5 que tinham esperança de ver seu aparelho ser compatível com a rede 4G no Brasil, talvez tenham que esperar ainda mais. Devido a um problema técnico que pode interferir na frequência da TV Digital, o Congresso Nacional pediu oficialmente a suspensão do leilão da faixa 700MHz, prevista para agosto deste ano.

O iPhone 5 (que não é mais vendido no Brasil) é compatível com a rede 4G americana, na faixa de 700MHz, assim como os atuais modelos 5s e 5c comprados hoje nos Estados Unidos. Esta faixa aqui no país era ocupada pela TV analógica, mas a Anatel pretendia disponibilizá-la para as empresas de telefonia (as teles), para que fosse implementado o 4G.

Porém, estudos mostram que esta faixa é muito próxima daquela usada pela atual TV Digital, que ocupa a faixa entre 500 e 700 MHz, podendo ocorrer interferências uma na outra. Por exemplo, pode haver regiões ou casos em que o sinal 4G fique anulado ou então a transmissão de alguns canais de TV deixem de funcionar, por causa desta interferência.

O pedido de suspensão será encaminhado para o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, para que seja enviada ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e à Anatel. A decisão do conselho atende a pedido da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), que reúne 21 veículos e reivindica a reserva de espaço para garantir a implantação de novos canais públicos.

Ainda não é garantido que a Anatel irá acatar o pedido, mas é muito provável que isto aconteça, devido aos reais problemas técnicos desta faixa. Se isso acontecer, será bem difícil termos 4G pela frequência 700MHz no Brasil, e modelos comprados no exterior que não sejam compatíveis com o padrão brasileiro (4G LTE 2.600MHz), não poderão funcionar pela rede ultrarrápida.

fonte: Jornal Nacional / G1

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Túlio

    jogaram uma pedra na minha esperança…

    • Pedro Henrique Alves Corrêa

      Na minha também.. Eu tava feliz hoje quando vi que muitas antenas daqui já tinham sido atualizadas para mandar o sinal 4G. Mas não vai ser agora pra mim.. 🙁

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        Dizem que a nextel vai usar o LTE em 2100Mhz (mesma frequência do 3G) e cujo o iPhone 5 (apenas o da Verizon, se não me engano) além dos 5s/c brasileiros suportam

        • renato

          se for verdade está ótimo pois o meu Iphone 5 é exatamente esse ae o A1429 da Verizon

          • Yay… bem vindo ao clube! Uma raiva que vai me dar alegria (meu iPhone não pega LTE da AT&T ou T-Mobile, mais baratas, só da Verizon, cara para caramba, e Sprint, uma bosta).

        • LEONARDO ANDRADE

          nao existe 4G em 2100mhz, somente em 2500mhz a 2600mhz!!!

          • Vinícius Nascimento

            Você pode implementar o 4G na frequencia de 2100 sim! Basta Diminuir o Slot do 3G e aplicar para o 4G. Não é o ideial mas funciona sim.

          • Luiz Claudio Eudes Corrêa

            Você esta falando da frequência usada no Brasil, mas existe sim LTE em 2100MHZ (banda 1) usada na Asia

          • Luiz Claudio Eudes Corrêa

            Acabou que a nextel acabou usando LTE em 1800MHz (banda 3)

    • J3ff

      Cara. Vende esse seu iPhone. Vá numa operadora e faça um bom plano 4G que vão te dar um belo desconto num iPhone com a frequência daqui. Juntando o valor da venda + o desconto, quem sabe se não vale a pena e Você já sai por aí usando o 4G num Belíssimo 5s!

      • Guilherme

        Minha opinião: Espere 5 meses para lançarem o proximo iphone e entao faça a troca.

  • Anônimo
    • Bira Michels

      Brasil 🙂

      • J3ff

        Sim!
        e também França, Japão, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, …e o próprio EUA com a Verizon.

    • J3ff

      Essa frequência é usada desde a TV Aberta. Acho que naquele tempo não imaginavam que iria ter “um evento desses” que precisaria usá-la pro 4G dos turistas que viriam aqui.
      É um padrão que veio bem depois e tem, e, está sendo discutido! …tem os interesses das Emissoras em jogo, também!

  • Andre Luiz Reis

    Infelizmente se vocês querem as coisas corretas aqui no Brasil é melhor mudar de país. Eu já desisti de muitas coisas no Brasil. O meu sonho é sair daqui.

    • iJef

      Pra mim já nem é sonho…é plano mesmo…

    • willianfrancas

      Ou seja, “O que há de ruim, somos nós”.
      Como vou mudar de país. se quero o correto aqui ?

      • Matheus Felipe

        Pergunta, você vai sozinho em algum lugar fazer passeata?

        Adianta ser uma gota em um mar de ignorância? Meu sonho pessoal é ir pro Japão, desisti de tentar mudar as coisas aqui. A cultura do HUEHUEBR e as Pu*tarias dominam nesse país, infelizmente. Fora a falta de qualidade em qualquer serviço prestado aqui.

        • Andre Luiz Reis

          Não houve planejamento. Isso deveria ter sido pensado a 5 anos atrás e deveria ter sido pesquisado a tendência no resto do mundo para manter a compatibilidade. Agora fazer propaganda de 4G para a Copa do mundo, onde vem um monte de gringo para cá que não tem celular compatível com o 4G do Brasil. Maior propaganda enganosa. É claro que a Globo é que manda no Brasil e decide quando liberar a faixa de 700 MHZ. Agora nós vamos ter para sempre um 4G de péssima qualidade, porque as antenas de 2,4GHz são bem mais caras que as de 700MHz e não tem bom alcance. Resumindo, dentro de edifícios a internet vai estar sempre ruim.

          • Vinicius Marques

            Em compensação, nosso 4G é mais rápido que o dos outros países com banda 700MHZ… tem m os prós e os contras. Mas que seria legal usar essa “banda americana” em conjunto com a que já está em uso seria bem bacana. Impossível, mas bacana.

            • Gustavo

              Nosso 4G só é rápido porquê não tem ninguém usando. Quando encher vai virar bagunça como o 3G.

            • Vinicius Marques

              Pois é cara…

          • Diogo

            Aff… A Globo “manda” no Brasil? Cara, que mania de perseguição! Relaxa aí… A Globo nem sabe que você existe! Não ponha a culpa de suas frustrações na Globo e nem em ninguém. Se você não fizer por você mesmo, continuará sempre assim!

          • carlos

            Não sei a burrada que fizeram, mas a mudança da TV analógica para TV digital está decidida pelo menos desde 2007, inclusive que a frequência UHF das tv abertas analógica ia ser cedida para aos poucos para a TV aberta digital liberando a frequência das TVs abertas em VHF. Agora de uns tempos para cá andei lendo sobre a frequência do 4G e sempre imaginava , isso vai dar m*****. E não é que eu estava certo? 🙂

        • KGB07

          na verdade a cultura da PTaria

          • Wperucci

            Bom dia! Hj vivo fora do Brasil. E garanto a vocês que é esta mesma sem vergonhice que é nosso país! Com um agravante! Aqui vc é estrangeiro! O estrangeiro sempre será visto de 2 formas! 1 – apessoa que veio tomar meu lugar; 2 – este cara tem dindin vamos assaltalo! Então não digam que aí é ruim! Pq todos os lugares são tbm!
            Fika dika!

            • KGB07

              Onde vc mora?

    • renato

      o meu sonho é sair daqui 2

    • J3ff

      o que é o correto pra Você?
      Tirar o 700MHz das emissoras e “passar” pras Teles?
      …agora imagina que Você está vendo o lado das emissoras!
      Não é fácil, não! esse padrão 700MHz já tem a sua utilização comprometida desde as TV’s analógicas (TV’s abertas). Mesmo antes de qualquer ser humano imaginar um telefone celular.

      Tem lugares no próprio EUA que não usam essa frequência (Verizon). Além daqueles diversos países (20) que foram dadas as dicas para comprar um iPhone pra poder usar o 4G aqui no Brasil. Alguns deles: Japão Hong Kong França Holanda Noruega Áustria Portugal…

    • Junior De Assis

      Fiz isso e não me arrependo… A Europa em crise consegue ser melhor que o Brasil… O último a sair apague a luz!

    • Cadu Nunes

      Já tive a oportunidade de morar em 5 países diferentes (EUA, Espanha, Chile, China e África do Sul) nos últimos 15 anos por causa do meu trabalho e te afirmo que existem tanto coisas ruins, como coisas boas em qualquer país. Sempre que vejo alguém dizendo que o Brasil não tem mais jeito, que não vê a hora de sair do Brasil lembro de uma história que li há alguns anos:

      Havia um viajante que chegando a certa cidade, indagou a um morador: “Como é esta cidade?”. O morador lhe respondeu com outra pergunta: “Como era a cidade de onde você veio?”. E o viajante respondeu: “Minha cidade não era boa. As pessoas de lá eram orgulhosas, avarentas, invejosas, negativas, pessimistas, não gostavam de trabalhar, criticavam umas as outras e encontravam desculpas pra justificar os próprios erros”. O morador da cidade respondeu: “Esta cidade é igualzinha a sua”.
      O viajante agradeceu e seguiu seu rumo, mas outro viajante se aproximou desse morador e lhe fez a mesma pergunta. E novamente o morador lhe perguntou como era a antiga cidade. O segundo viajante lhe respondeu sorridente, afirmando que sua cidade de origem era muito boa, as pessoas eram amigáveis, honestas, trabalhadoras, positivas, otimistas, hospitaleiras e sempre procuravam socorrer umas às outras. O morador então disse: “Você vai adorar este lugar. As pessoas daqui são iguais às da sua cidade”.

      Ou seja, se você acha o Brasil uma bosta, que não tem mais salvação a responsabilidade é sua também e mudando de país a única coisa que você vai fazer é levar os problemas consigo e em pouco tempo estará reclamando do frio, da comida, da distância dos amigos, que a cultura é diferente, etc, etc, etc.

      • Andre Luiz Reis

        Eu não concordo. Achei sem pé nem cabeça essa historinha que você contou. O nosso país está entre os piores do mundo em educação. Como você pode aceitar uma prova de colégio colocar uma questão sobre a Valesca Popozuda como pensadora contemporânea ? A taxa de homicídios no Brasil são mais altas que a guerra no Iraque. Você já foi nos EUA e viu o sistema de metrô deles? Eu não fui na Europa mas eu sei que é ainda melhor. Você não precisa andar de carro e não tem um engarrafamento do nível daqui. Você já viu como as ruas aqui são sujas? Quantos mendigos na rua? Ninguém respeita sinal de trânsito, não respeita guardas de trânsito, assentos para idosos. Está tudo horrível. Aí vem um político na TV falando que vai melhorar a educação do Brasil com uma propaganda maravilhosa. Meu Deus, eu não sei como você tem coragem de ainda querer que eu acredite nessa sua história. Bem, o melhor a fazer é não ficar pensando nessas coisas e seguir em frente.

  • Aqui no Br não tem nem 3g direito e zé povinho choramingando porque o 4g não vai funcionar kkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos Muniz

    O meu 5s é o 1533 e estou nessa. Pelo jeito, terei que vendê-lo. Não agora, porque o 4G ainda é insuficiente e caro. Mas futuramente, sim.

    • Lucas

      Peguei meu 5S na Claro e o 4G funciona perfeitamente.. Muitos locais que freqüento e onde moro já tem 4G e o plano de internet que tenho (2gb) e exatamente o mesmo preço do 3G, a Claro não distingue mais as conexões e o preço no pós pago e o mesmo tanto pro 3G quanto pro 4G..

      • Matheus Felipe

        4G em 2GB não dá pra nada.

        • Diego Azevedo

          Dá pra MUITA coisa. A maioria dos usuários tem wifi em casa/ trabalho, 2GB para entrar no facebook e ver e-mails dá e sobra. Não rola de ficar no Netflix, mas aí também…

          • Matthew

            A diferença de 3G para 4G para tarefas como acessar uma pagina na internet ou ver e-mails é praticamente imperceptível e até insignificante.

          • Matheus Felipe

            Tenho um GS4 4G e uso cerca de 150MB diários do 4G, depende muito do seu uso.

            Tenho WiFi na casa e no trabalho. Realmente é dificil em situações normais(WhatsApp, Sincronização, download de um aplicativo ou outro) pesquisas corriqueiras na internet, download de anexo, etc…

        • Lucas

          Uso o 4G desde o lançamento do 5S, que foi quando peguei o meu e nunca precisei de mais do que os 2GB.

          Deixo
          conectado entre 12hrs e 14hrs por dia, (a noite uso wi-fi em casa), e
          durante meu uso acesso e-mail, redes sociais, baixo alguns apps ou os
          atualizo de vez em quando e na pós chego a usar o “acesso pessoal”
          (rotear o 4G e conectar o pc na rede wifi criada pelo iPhone) pra pegar
          uns arquivos no note e etc…

          Honestamente, 2GB ta de bom
          tamanho.. Sempre uso em torno de 1,700 GB do meu plano. Vai do uso de
          cada um, mas acredito que esta cota sirva pra 90% dos usuários 4G

          • joao

            exato da e Sobra, também uso 4G desde que comprei o 5S. Recentemente viajei e levei meu note num apartamento sem internet, fiz compartilhamento com o Iphone e em 11 dias gaste 1,4GB, e da pra usar o 5S pra esquentar chá ainda, pq ele FERVE compartilhando a internet. Não usei o dia TODO, mas usava o note pra navegar quase todas as noites. Quase nunca via videos, mas enfim, 4G ficava ligado o dia todo, 24 hrs.

          • Matheus Felipe

            Ah cara, eu não gosto de viver com cabresto, eu uso isso nas redes WiFi que frequento diariamente(principalmente downloads feitos diretamente na internet.)

    • Thiago

      Nao fala se nao testou, tenho um mini retina.com 4g da civo e é muito bom o sinal e. A velocidade.

  • Thyago Pires

    Marco Civil desmotiva as operadoras a investirem em novas tecnologias, ou seja, o Brasil vai ficar estagnado com o que já tem.

    • Thiago19

      O Marco Civil ainda não está operante, e mesmo operante ele atualmente não tem nada para desmotivar as operadoras.

      • Thyago Pires

        Eu sei que não está operante, mas as operadoras já estão se precavendo, afinal com qual motivação as operadoras vão ter em comprar uma tecnologia para aumentar a velocidade sendo que a proposta é de equiparar a velocidade pra todos.?

        • thiago19

          No caso equiparar seria no mesmo plano, e o marco civil como esta apenas obriga a operadora oferecer o que ela está vendendo sem traffic shapping, ou seja, só vai desmotivar a operadora pq ela vai ter que cumprir o que promete, nada surreal.

          • José Luiz Datena

            Iludido…

      • Krikaoli

        O que desmotiva é a busca desmedida pelo lucro e uma Anatel vendida.

        • J3ff

          Opa!
          Tem os interesses das Emissoras em jogo, não só das Teles !

          • Krikaoli

            Tenho certeza que você está certo.

  • Rafael Luccas

    4G que isso? tenho um iphone 5s e nunca vi mudar lah no cantinho o 3G….. isso eh pra gringo ver e dar risada…..

    • Marcelo

      Cara.. E plano pos pago? E o modelo a1457? Vc ativou o 4g nas configurações?

    • Bruno

      Seu plano com a sua operadora é de 4G? Não é automático, você tem que ter o serviço 4G contratado, além de sua operadora possuir cobertura de 4G na sua região.

      • Thiago19

        A claro e tim já oferecem 4G pré pago, então basta ter 4G na região. Na minha opinião a falta de 4G em algumas regiões seria facilmente resolvida pelo uso da faixa de 700 MHZ

    • Helter Vinicius

      depende se da região onde você mora também ja tem o sinal do 4G, não são “muitos” lugares que tem ainda no pais.

    • Felipe

      Você mora no acre? O Rio de janeiro todo tem 4G quase.

      • Lucas Alvarez

        Então beleza, só existe Acre e Rio de Janeiro no Brasil. Além disso, o Rio capital é que tem, em várias cidades que passei não consegui usar.

    • Rodrigo Rodrigues Diguinho

      Tem que trocar o chip também para um que aceite 4G

  • Daniel Chiochetti

    E como fica a galera que vai vir pra Copa? Vai ter que trazer/comprar um aparelho que tenha o 4G LTE 2600?? Imagem a enxurrada de críticas pra mais isso…

    • Thiago19

      O que forem compatíveis funcionaram, os que não forem terão que usar roaming de 3G, ao que estou vendo será montada toda uma estrutura em volta dos estádios para melhorar o 3G, ou seja quem vier para a copa vai poder usar internet boa quando estiver no estádio, ao sair de lá e ir para o hotel por exemplo vai se deparar com o 3G que temos no Brasil atualmente.

    • Daniel, incompatibilidade de rede 4G existe no mundo todo. Os americanos que visitam a França também não conseguem captar a rede 4G francesa, e vice-versa.
      Enquanto houver padrões diferentes de LTE, será sempre assim. O que não dá é pensar na adoção de padrões nacionais só por causa de um evento que dura um mês.

      • Daniel Chiochetti

        Isso é verdade, iLex.

        Agora eu não sei se o padrão adotado aqui tem alguma vantagem técnica em cima do 700mhz, ou se ele foi adotado por algum “interesse”.
        Espero que o 2600mhz seja melhor mesmo.

        • A frequência 700MHz, por ser menor, é de maior alcance, passando mais facilmente por muros e paredes.

          O grande problema é que a TV Digital “pegou primeiro” a faixa abaixo disso e agora, implementar um outro serviço na faixa de 700MHz realmente atrapalharia as duas redes.

          Faltou planejamento prévio da divisão das frequências de acordo com a evolução da tecnologia. Agora, não tem muito o que se fazer, pois todos os aparelhos de TV vendidos hoje já são compatíveis com a TV Digital. Seria inviável mudar este padrão de uma hora para outra, pios há muito mais gente que usa TV do que o 4G.

          • Daniel Chiochetti

            Grande iLex, obrigado pelo esclarecimento.

            Então já eras o 4G do meu iphone 5 funcionar por essas bandas 🙁

          • Nello

            iLex, você está equivocado. A TV Digital não “pegou” a faixa de 700Mhz. Essa faixa hoje é usada pela TV ANALÓGICA (VHF e UHF). Para a Anatel fazer o leilão da faixa, ela teria que ser desocupada pela TV ANALÓGICA. E as discussões de interferência vão resultar em: vão determinar uma faixa de segurança entre a frequência da TV Digital e a frequência que será destinada ao 4G. Digamos que a faixa de 4G será usada à partir dos 720MHz, para não causar interferência no sinal da TV Digital.

          • Eddy

            Papo furado da Abert. Não comprem esta notícia. Nos EUA a alocaçao de frequencias é identica e não há interferencias. Há bandas adjacentes em diversos serviços em todo o espectro. Quem entende sabe que a razão NÃO é esta.

  • Patrick Rademaker Burke

    Não entendo muito disso, mas na minha cabeça o 4G no Brasil é folclore, ainda mais aqui para onde me mudei, São Luis/MA

  • Thiago19

    No fórum fiz um tópico com o mesmo assunto, postei e fui ver as noticias, o Ilex colocou a noticia aqui também. “cry”
    Mas eu acho que o Brasil pode arrumar uma forma de utilizar a mesma banda como se fosse uma multiplexação da mesma forma como muitos serviços transmitidos hoje em dia. Creio que o que estão fazendo é arrumar desculpa para não terem o trabalho de fazer relocação de banda. O Brasil está nas mãos das redes de Tv isso é algo triste, o beneficio seria maior se usado pelo 4G pois a tv aberta não tem nem programação decente.

  • Rafael

    Ainda continua sem sentido o 4G: velocidade absurda com franquia q vc torra em 1 minuto.. não faz sentido.

    • Matheus Felipe

      Pois é, tenho um GS4 e em um dia chego a torrar 150MB da franquia total em um dia. Piada.

  • Allan Redante

    Duvído que façam isso…

    Acha que eles vão deixar os estrangeiros sem 4G?

    Se essa é a faixa utilizada em vários países aqui.

    Ficamos sem TV, mas os gringos tem que ter 4G!

    • tarlanbrunet

      aham, claro, porque será muito facil e barato instalar novos aparelhos de transmissão só assim, de boas. É mais facil para eles instalarem um mega wifi nos estadios que se dá ao trabalho de instalar uma nova frequencia do 4G.

    • Que teoria linda!
      Quero ver você ficar feliz quando sua televisão supermoderna que você acabou de comprar para assistir a Copa não pegar mais canal HD só porque o Governo mudou a frequência, de uma hora para outra, para o pessoal que comprou iPhone 5 ou celular fora poder pegar 4G…

      Poxa, pessoal, vamos pensar um pouquinho antes de escrever, né? Este é um espaço para discussões inteligentes, não reclamações vãs. 😉

      • J3ff

        Perfeita a sua colocação !!!

      • thiago19

        Realmente eu gostaria de saber quantos brasileiros usar internet no celular e quantos assistem TV digital…

  • Caio Cartaxo

    Nem ligo mais, a Apple já usa a banda 7 em seus aparelhos. Agora é tocar lançamentos para frente e com o nosso 4G

  • Rafa_ss

    Ridículo! Tinha esperanças de usar o 4g no meu iphone 5, mas sou um trouxa de acreditar nisso… A quanto tempo se fala dessa mudança de banda e só agora faltando 4 meses pro leilão que descobrem que a tv digital ocupa a mesma faixa? Que palhaçada!!!!!!!

    • Matheus Felipe

      A frequencia da antena do iPhone 5 é diferente com a frequencia transmitida nesse país, tanto que no exterior, qualquer iPhone 5 é compatível com o 4G.

      • Rafa_ss

        Sim, eu sei, mas quero usar o 4G no Brasil e nao no exterior. O problema é acreditar em coisas que o governo promete mas que desde o início ja são inviáveis como nesse caso.

        • Rafa_ss

          E comprei meu iphone 5 em outubro de 2013, ja pensando em usar o 4g no futuro, já que no momento da compra nao era algo necessário. Fiz um investimento pensando em algo concreto como o leilão. O que me revolta é: a TV digital apareceu hoje nessa freqüência?! NAO. Entao ja seria possível prever isso antes de sequer sugerir a hipótese da mudança do 4G para os 700mhz. Brasil…

        • Matheus Felipe

          Você acredita no governo desse país? Estou lendo o seu comentário nesse momento com um leve sorriso no rosto.

  • Henrique

    Cara, estao jogando fora a possibilidade da expansão da comunicação. Estamos na era digital. Muda a frequencia das tvs.

  • Krikaoli

    Já era aguardado que haveria alguma presepada.

  • Guilherme Paviani

    Pra mim pouco importa, pelo menos por enquanto, aqui na minha cidade pega +- o meu 3g quem dirá 4G …e eu imagino que em outras partes do Brasil não é muito diferente…

  • iLuk

    Pela internet é possivel ver todos esses canais de tv que estao para abrir, que venha o 4G, que mudem a frequencia para baixo das tvs, mais uma cagada para o brasil nao evoluir tecnologicamente.
    Vergonha…

  • Falando a verdade

    Isso eh lobby das empresas de televisão (rede esgoto) para não perder a faixa da tv analógica que muitas vezes eh a única que pega na roça. Com isso eles perdem potencial $$ com anunciantes e claro, também influência política.

  • Pedro

    iPhone no Brasil é igual iPod, só serve pra navegar via WiFi.

    • tarlanbrunet

      E qualquer outro dispositivo que dependa das nossas redes de telefonia celular.

  • João Grillo

    Como sempre, desde o ano de 1500, um país atrasado. Lamentável.

    • J3ff

      Atrasado não !!!
      desde o início “Escolhemos” a melhor frequência para as nossas TV’s. Tanto, que todo mundo está disputando ela !! hehehehehe

  • tarlanbrunet

    Mas é logico que o Lobby da midia brasileira não quer deixar a galera das bolsas esmolas sem TV, senão, como irão controlá-los?

  • Floydbh

    Limitação técnica, jogadas políticas, tentativas de barrar o desenvolvimento …. cade a novidade?

    • J3ff

      O interesse das Emissoras de Rádio e TV. Que por sinal, chegaram bem antes e não podem ser jogadas de lado assim sem mais e sem menos…
      Limitação técnica são dos Smartphones que não aceitam as diversas frequências !!!!

  • Artur

    Vrasil…minha pizza maravilhosa….

    • J3ff

      Quem leva a “pizza maravilhosa”?
      As Emissoras ou as Teles ???

  • Elcin

    pqp pim!

  • AndréF.

    plim plim

  • Falls Dias

    Tenho um iPhone 5c e uso o 4G da Vivo nele no plano de 6 gigas , aqui no RJ tá funcionando muito bem em todos lugares que tenho frequentado .

  • João Gabriel Mendes Corrêa

    iLex, só uma observação: o iPhone 5 ainda continua sendo vendido no país, tanto pelas operadoras, como por lojas varejeiras 🙂

  • Felipe Gustavo

    Provejo o 1800Mhz ganhando força…

  • Marcus Malacarne

    Por mim poderia desativar o sinal da TV Digital, assim como a analógica… Fazem alguns anos que deixei de assistir TV, foi a melhor coisa que eu fiz… Na internet eu tenho tudo o que eu buscava na TV e muito mais, além é claro, de poder consumir o conteúdo quando eu quiser, e não ficar dependente de uma grade de programação.

  • Diego

    Sinceramente, acho que nunca iremos ter a freqüência 700Mhz, já que a TV aberta é extremamente popular, em um pais onde predomina a pobreza, é política para poucos a frequência de 700Mhz

  • Yago Pimentel Diniz

    aFF,acabo com meu dia ;s

  • Antonio Araújo

    Eu não pretendo trocar meu iPhone 5 por 5S. A Apple podia ter muito bem ter se adaptado a esta faixa desde o começo! Eu como consumidor não sou idiota.

  • Rodrigo

    Isso é somente o resultado de falta de planejamento, atraso tecnológico e maus governantes à frente do Brasil! Tudo parece que eh feito de qualquer jeito.. desde ruas, estradas, pontes, até um padrão de frequencia para telefone/internet.

  • Rodrigo

    Só eu percebo que a cada dia que passa o uso da internet por redes móveis diminui?! Na maioria dos lugares que eu saio tem um hotspot da VIRTUA ou redes próprias da operadora (TIM Live, Oi Wifi, Claro Wifi, etc etc). Espero que esse possa ser o futuro

  • Edinho Franciosi

    Bom nem 3g funciona direito aqui mesmo!
    Não muda nada se nossos aparelhos fossem compatíveis o serviço seria (será) deficiente!!

  • Pedro Martins

    É só mais uma manobra do governo para aumentar a venda de iphones no Brasil(carregados com nossos impostos) e diminuir os usuários que compram no exterior.

  • Felipe Munhoz

    Pessoal, o que sei é que a implementação do 4G com a frequencia que o Brasil adotou é dificil e não vai ficar a mesma coisa que seria com os 700Mhz! Essa informação tenho direto de amigos que são engenheiros e trabalham nas diversas operadoras…. 🙁
    Um deles me disse que só conseguiríamos boas velocidades de 4G usando o 700Mhz…. Triste isso…

  • ALessandro

    Acredito que se qualquer modelo de iphone funcionasse com o 4G brasileiro, 95% dos comentários patrióticos sobre desenvolvimento tecnológico fervorosamente postados aqui, não seriam escritos. Acredito até que o próprio post nem seria criado… Rsrsrsrs. Gostei mais ainda da preocupação com os visitantes que não usarão adequadamente o 4G durante a copa, como se estes nunca tivessem ouvido falar de Samsung, Nokia, etc…

    • Thiago19

      Mesmo que todos os iPhones funcionassem ficaria no mesmo impasse dos que funcionam a pouca cobertura, creio que seria ainda mais quente a discussão.

      • ALessandro

        O uso desta banda facilitaria a expansão, mas isto não é um limitador. A proposta do governo seria utilizar a faixa 700 em municípios com menor numero de habitantes no interior dos estados, o que foi até utilizado como vantagem comercial para a aceitação desta tecnologia por parte das operadoras…

  • André Pelegrini

    [OFF Topic]

    Tá rolando uma petição para ser enviada à Vivo a fim de implementar o VVM, quem quiser mais detalhes siga o link do forum do BDI abaixo:

    http://forumdoiphone.com.br/index.php?/topic/27-vivo-vantagens-e-desvantagens-da-operadora/?p=58175

  • Leo Santos

    Duvido que esse leilão realmente não aconteça, tem muito, repito, muito dinheiro envolvido que o governo espera arrecadar com o mesmo.

  • Anderson Camões

    Nunca entendi isso!
    Onde ainda se utiliza Tv aberta analógica????
    No interior usa-se Tv digital ou UHF via parabólica.
    Nas capitais, mais de 90% não usa mais Tv aberta analógica. E mesmo a parte que usa, dificilmente terá esta interferência toda citada.

  • Rodrigo

    Tudo neste país é a farra do boi!! Até tentam organizar, mas no meio vira tudo uma bagunça!

  • Rodrigo

    Tudo neste país é como a farra do boi! até tentam organizar, mas depois vira uma bagunça só!

  • Anne Beatriz

    eu vi uma notícia hoje explicando o porquê.. É que mesmo os 700mhz sendo da TV aberta analógica, pode dar interferência na TV digital e nas ligações de celular. Então a Anatel tem que dar meios de colocar ~filtros~ nas antenas. Pra isso tem que ter um estudo de caso e etv, mas a anatel não quer fazer isso antes de iniciar o leilão, porém uma instituição que representa as emissoras de tv, está exigindo um esclarecimento prévio antes do leilão. Por isso que pode ou não ser adiado. Se a anatel ceder será adiado até terem uma solução para as possível interferências

  • carlos roberto

    Isso é para não tirar a globo fora do ar no analógico , inclusive esse canal 5 em sp seria usado para o radio fm expandido , para migração das radios am para o fm !!!!

  • Dian de Paula

    A dúvida é a seguinte: e o povo que vem de fora para assistir a Copa e as Olimpíadas?
    Os celulares deles tbm não vão funcionar no 4G brasileiro, né?
    ai ai ai..

  • Marcus Vinícius

    Eu tenho uma dúvida desde o início. Tudo bem que daqui a alguns anos deveremos ter celulares com 4G universal e portanto compatíveis com qualquer freqüência independente do país. Mas por enquanto e provavelmente nos próximos anos não teremos, então mesmo que implantem 2,6 e 700 elas não serão complementares, isso é, em geral os aparelhos vão pegar uma ou outra, como é o caso do iPhone…

    A dúvida seria, ao invés de implantar o 700 não seria muito mais interessante implantar o 1,8 (1800Mhz) o que complementaria o 2,6 já, tem um sinal já melhor entre paredes e um alcance maior? A maior parte dos países europeus até onde sei já fazem isso. Fiquei 3 meses na Inglaterra e posso dizer que independente de onde estava, dentro ou fora de um prédio ou até no subsolo o iPhone pegava muito bem no 4G em qualquer lugar, sempre acima de 23 megas. Isso porque as redes se complementavam, isso é, o aparelho pegava 1,8 ou 2,6 dependendo do sinal delas no lugar; dentro de prédios possivelmente pegava 1,8 e sempre com sinal acima de 4 pontos.

    Não que eu acredite nesse serviço eficiente no Brasil, mas a ideia de complementar o 2,6 com o 1,8 me parece mais eficiente e inteligente do que fazer malabarismos pra botar o 700.

    Não acham?

  • A. Sobrinho

    Eu comprei o 5s nos Estados Unidos (A1533), mas, eu sequer tive a expectativa de ter 4G em meu celular. Este modelo não funcionaria em nossa rede mesmo que ocorresse o Leilão. As bandas disponíveis no modelo A1533 são as seguintes: 1, 2, 3, 4, 5, 8, 13, 17, 19, 20, 25. Conversando com um amigo que conhece o assunto, ele me explicou que a banda a ser leiloada na faixa dos 700mhz é a número 28. Essa é conhecida pelo apelido de APAC 700. Nos EUA eles utilizam a faixa de 700mhz nas bandas 12,13,14 e 17; essas são conhecidas pelo apelido de SMH. Assim, a triste notícia para aqueles que ainda tem expectativas é: o A1533 não suporta essa banda.