Notícias

Leilão brasileiro da faixa 700 MHz do 4G pode ser suspenso

Faixas 4G e TV Digital
Imagem: Jornal Nacional – Rede Globo

Os proprietários do já descontinuado iPhone 5 que tinham esperança de ver seu aparelho ser compatível com a rede 4G no Brasil, talvez tenham que esperar ainda mais. Devido a um problema técnico que pode interferir na frequência da TV Digital, o Congresso Nacional pediu oficialmente a suspensão do leilão da faixa 700MHz, prevista para agosto deste ano.

O iPhone 5 (que não é mais vendido no Brasil) é compatível com a rede 4G americana, na faixa de 700MHz, assim como os atuais modelos 5s e 5c comprados hoje nos Estados Unidos. Esta faixa aqui no país era ocupada pela TV analógica, mas a Anatel pretendia disponibilizá-la para as empresas de telefonia (as teles), para que fosse implementado o 4G.

Porém, estudos mostram que esta faixa é muito próxima daquela usada pela atual TV Digital, que ocupa a faixa entre 500 e 700 MHz, podendo ocorrer interferências uma na outra. Por exemplo, pode haver regiões ou casos em que o sinal 4G fique anulado ou então a transmissão de alguns canais de TV deixem de funcionar, por causa desta interferência.

O pedido de suspensão será encaminhado para o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, para que seja enviada ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e à Anatel. A decisão do conselho atende a pedido da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), que reúne 21 veículos e reivindica a reserva de espaço para garantir a implantação de novos canais públicos.

Ainda não é garantido que a Anatel irá acatar o pedido, mas é muito provável que isto aconteça, devido aos reais problemas técnicos desta faixa. Se isso acontecer, será bem difícil termos 4G pela frequência 700MHz no Brasil, e modelos comprados no exterior que não sejam compatíveis com o padrão brasileiro (4G LTE 2.600MHz), não poderão funcionar pela rede ultrarrápida.

fonte: Jornal Nacional / G1

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados