Aqui no Blog nós sempre evitamos de comentar sobre brigas de patentes, por considerarmos um assunto chato, repetitivo e que geralmente gera discussões acaloradas desnecessárias nos comentários (haters x fanboys). Mas há casos que merecem nota, para reflexão sobre o futuro da Apple.
Este é o caso do histórico acordo que a Apple acaba de firmar com a fabricante de celulares HTC, que permite que as duas empresas troquem licenças de uso de tecnologias durante o período de 10 anos.
É histórico porque marca o novo “estilo Cook” de administrar a Apple. Permitir que um dispositivo Android use algumas inovações criadas pela Apple realmente não fazia parte do estilo de Steve Jobs, que queria travar uma verdadeira “guerra termonuclear” contra o sistema do robozinho verde. Na época do início do processo contra a HTC (em março de 2010), Jobs declarou:
Nós podemos sentar e assistir os concorrentes roubarem nossas invenções patenteadas, ou podemos fazer algo a respeito. Nós decidimos fazer algo sobre isso. Achamos que a competição é saudável, mas os concorrentes devem criar sua própria tecnologia original, não roubar a nossa.
Na justiça, a HTC estava perdendo vários processos contra a Apple, por isso era importante para a empresa firmar algum acordo de licenciamento com a Maçã. A HTC já paga para a Microsoft US$5,00 por cada celular com Android, por usar algumas patentes dela.
Pela primeira vez na história, a Apple está licenciando algumas características do iPhone para serem usadas em aparelhos com Android. Os termos do acordo são confidenciais e não se sabe como será feita esta troca de licenciamento, mas tanto HTC quanto Apple poderão usar patentes (atuais e futuras) uma da outra, durante 10 anos, algo pouco imaginável na era Jobs.
Ainda não se sabe qual será o resultado disso, mas será interessante esperar para ver. Seria este o início do fim da já cansativa Guerra de Patentes na indústria? Estaríamos nos encaminhando para uma nova época onde empresas se trocam invenções e inovações, para o bem de todos os usuários? Só o tempo dirá.
Preservar a propriedade intelectual é muito importante e já falamos disso aqui (leia “Entenda por que a propriedade intelectual é tão importante para a indústria“). Por isso mesmo, é muito bom saber que a HTC começará a pagar para usar ideias lançadas pela Apple. Ironicamente, a Apple também andou pisando na bola e terá que desembolsar alguns milhões por ter usado sem autorização uma criação que não foi sua.
Segundo um jornal suíço, a Apple pagou cerca de US$21 milhões à empresa ferroviária do país por ter usado indevidamente o design do clássico relógio da estação de trens de Zurique, em um acordo estabelecido entre as duas empresas. Que bom que a justiça está sendo feita também neste caso.
Muitos acreditam que a decisão de usar este design do Relógio no iOS 6 do iPad tenha sido uma das ideias equivocadas de Scott Forstall, servindo como uma das causas de sua saída do comando da equipe do iOS, junto com os problemas dos Mapas.