2012AppleARQUIVONotícias

Apple ganha e perde brigas de patentes neste final de semana

Aqui no Blog nós sempre evitamos de comentar sobre brigas de patentes, por considerarmos um assunto chato, repetitivo e que geralmente gera discussões acaloradas desnecessárias nos comentários (haters x fanboys). Mas há casos que merecem nota, para reflexão sobre o futuro da Apple.

Este é o caso do histórico acordo que a Apple acaba de firmar com a fabricante de celulares HTC, que permite que as duas empresas troquem licenças de uso de tecnologias durante o período de 10 anos.

É histórico porque marca o novo “estilo Cook” de administrar a Apple. Permitir que um dispositivo Android use algumas inovações criadas pela Apple realmente não fazia parte do estilo de Steve Jobs, que queria travar uma verdadeira “guerra termonuclear” contra o sistema do robozinho verde. Na época do início do processo contra a HTC (em março de 2010), Jobs declarou:

Nós podemos sentar e assistir os concorrentes roubarem nossas invenções patenteadas, ou podemos fazer algo a respeito. Nós decidimos fazer algo sobre isso. Achamos que a competição é saudável, mas os concorrentes devem criar sua própria tecnologia original, não roubar a nossa.

Na justiça, a HTC estava perdendo vários processos contra a Apple, por isso era importante para a empresa firmar algum acordo de licenciamento com a Maçã. A HTC já paga para a Microsoft US$5,00 por cada celular com Android, por usar algumas patentes dela.

Pela primeira vez na história, a Apple está licenciando algumas características do iPhone para serem usadas em aparelhos com Android. Os termos do acordo são confidenciais e não se sabe como será feita esta troca de licenciamento, mas tanto HTC quanto Apple poderão usar patentes (atuais e futuras) uma da outra,  durante 10 anos, algo pouco imaginável na era Jobs.

Ainda não se sabe qual será o resultado disso, mas será interessante esperar para ver. Seria este o início do fim da já cansativa Guerra de Patentes na indústria? Estaríamos nos encaminhando para uma nova época onde empresas se trocam invenções e inovações, para o bem de todos os usuários? Só o tempo dirá.

Preservar a propriedade intelectual é muito importante e já falamos disso aqui (leia “Entenda por que a propriedade intelectual é tão importante para a indústria“). Por isso mesmo, é muito bom saber que a HTC começará a pagar para usar ideias lançadas pela Apple. Ironicamente, a Apple também andou pisando na bola e terá que desembolsar alguns milhões por ter usado sem autorização uma criação que não foi sua.

Segundo um jornal suíço, a Apple pagou cerca de US$21 milhões à empresa ferroviária do país por ter usado indevidamente o design do clássico relógio da estação de trens de Zurique, em um acordo estabelecido entre as duas empresas. Que bom que a justiça está sendo feita também neste caso.

Muitos acreditam que a decisão de usar este design do Relógio no iOS 6 do iPad tenha sido uma das ideias equivocadas de Scott Forstall, servindo como uma das causas de sua saída do comando da equipe do iOS, junto com os problemas dos Mapas.

Botão Voltar ao topo