AppleNotícias

Scott Forstall, o responsável pelo iOS, deixará a Apple no ano que vem

A Apple surpreendeu a todos nesta segunda-feira ao anunciar que seu vice-presidente de Software, encarregado pelo sistema do iPhone e iPad (iOS), Scott Forstall, deixará a empresa no próximo outono (primavera no hemisfério norte).

Forstall era o diretor mais simpático e carismático nas apresentações dos produtos, sendo o que mais se aproxima do estilo de comunicação de Steve Jobs quando está no palco. No ano passado, ele chegou a ser apontado por alguns como possível sucessor do então CEO da Apple.

Coincidência ou não, este anúncio vem justamente em um momento que a Apple é muito criticada pelos diversos problemas com o iOS 6, principalmente com os novos Mapas. Forstall é o responsável direto pelo sistema e é quem responde quando alguma coisa não vai bem.

Sua função será assumida por três pessoas: Jony Ive se ocupará da parte de Interface Gráfica do sistema. Eddy Cue cuidará do Siri e dos Mapas, unindo-os no grupo que hoje toma conta de todos os serviços online da empresa (iTunes Store, App Store, iBookstore e iCloud). E Craig Federighi, que já toma conta do Mac OS, ficará responsável também pelo iOS, reforçando a tendência de unificação das duas plataformas.

A decisão é importante, pois Forstall faz parte da história do iOS. Ele entrou na Apple em 1997, quando Jobs voltou e procurou bons profissionais para ajudá-lo a reerguer a companhia.

Ainda não se sabe a razão para ele sair da empresa, mas que é algo preocupante, isto é, principalmente em um momento em que a companhia anda tomando decisões diferentes do que sempre tomou (como lançar 3 iPads diferentes no mesmo ano). Que rumo tomará o iOS agora?

Atualização: Os Mapas do iOS 6 fizeram o pai do iOS perder o emprego

via BGR

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Caio Cartaxo

    Torcer para o rumo novo ser melhor, torcer muito…

    • Luiz

      Bateu um medo agora

    • Kaio Cesar

      Se pensar bem, são mudanças boas. Agora que o IOS dará a mão definitivamente com o OS.
      Mas que o kra é bom, isso não tem como negar!!!!

      • Caio Cartaxo

        Meu medo é em isso não acontecer, mas também espero que mudem muito o proximo iOS, só que para melhor. Afinal, é sempre bom mudar.

  • Pedro Simon

    Realmente curioso, talvez divulguem o motivo da saída ao se aproximar da data

  • Caio Lemos

    FINALMENTE.

    Essa cara estava acabando com o design do iOS e nenhum dos executivos aguentava mais a falta de inovação e gerenciamento dele.

    O fiasco do Mapas e do Siri foram cruciais nisso.

    O iCal, GameCenter, Passbook e Lembretes são alguns exemplos de aplicativos com design ridículo que tentam imitar coisas da vida real.

    Johny Ive for the win!

    • Cuidado aí. O Jony é bem conhecido por ser fã do “skueomorphismo”, bem mais que o Scott.

      • Caio Lemos

        Não foi o que li depois que essa notícia saiu. Praticamente todos os executivos/empregados não estavam satisfeitos com esse ‘approach’ do Forstall. E ele não era muito querido dentro da empresa.

      • Jan Siqueira

        Na verdade, iLex, o Jonny e outros altos executivos preferem um designs minimalista. Alguns dizem que o Jobs é quem gostava do “skueomorphismo”.

        http://www.fastcodesign.com/1670760/will-apples-tacky-software-design-philosophy-cause-a-revolt

        • iRon

          O que me dá medo não é o skeumorfismo, mas aquela interface tenebrosa metro do windows8. Um monte de quadrados chapados…

      • Homero Machado

        Não seria “skeuomorphismo” ????

      • Homero Machado

        Tim Cook está implantando o seu “modo” na empresa que pode ser visto pelos lançamentos do iPhone 5, iPad 4, mini iPad e outros, quase que simultaneamente. Não se preocupando muito em esconder os novos lançamentos. O “one more thing” morreu. A era Steve Jobs acabou. Isso choca a quem como eu tinha o cara como idolo. Mas daqui em diante será a era Tim Cook e espero que colhamos bons frutos. Quem viver verá.

    • Caio

      Cara você nao reconhece que ele é um gênio

      • Alan Gabriel K

        Tudo na vida tem seus pontos negativos.

      • patrickgouy

        Gênio, com certeza!

        Mas se foi o responsável pelo Podcasts App tem mais é que ser chutado pra fora mesmo !!

    • Dante

      Nem culpo tanto pelo Mapas (que ele nao tem culpa nenhuma, já que a apple quis largar de uma hora para outra o Maps do Google, com certeza nao foi uma imposição dele esta troca), mas acho q ta mais para as falhas do iOS…. nao me recordo qual foi o ultimo iOS que nao teve grandes problemas… os ultimos assim que sairam pouco tempo depois saiu um .0.1 para corrigir alguma coisa… acho q isto foi a gota d’água…

    • Thiago Lino

      Muita cautela nesse momento! Julgar o “skueomorphismo” dessa maneira, que hoje já é traço da Apple, acaba sendo uma via de mão dupla. Concordo que ultimamente os designs de apps da Apple tem pesado nesse aspecto. Pra mim, dois bons exemplos são o app “Lembretes” e o “Buscar meus Amigos”, pois são dois apps que se utilizam desse design “alternativo”, porém pouco trazem benefício ao usuário, pelo contrário, acho que o app “Lembretes” tem sua usabilidade prejudicada por esse fator, enquanto, por exemplo, o famoso app “Clear” cumpre muito bem uma função semelhante num design minimalista.
      Em contrapartida, acho que o fator do “skueomorphismo” está muito relacionado com a intuitividade. Não sei se um iBooks em “Cover Flow”, por exemplo, seria tão intuitivo quanto o modelo de hoje que se inspira numa estante de madeira…

    • Krikaoli

      Parece que foi isso. Ele também não quis assinar a carta pedindo desculpas pelo Apple maps.

      O iOS está defasado em relação a todos os concorrentes.

      Acho que o iOS 7.0 vai ser divisor de águas.

      Eu acho que vai melhorar, alguém aposta?

    • Diogo Senna

      Eu acho o design desses apps muito legais, passbook e game center principalmente.. e o notas, que design você queria? são notas.. ridiculo é esse seu comentario!

      • krikaoli

        Ingênuo…

    • Jcluccas

      Saudades de Scott Forstall….. Olha o pessoal queimando a língua…. Nem 1 ano se passou desses comentários.

  • João

    A Apple nunca será como antes

  • Martinez

    Xii……

  • Mvcmendes

    Já fazia um tempo que existia uma pressão sobre ele por conta não só das decisões relativas ao iOS, mas também por conta da sua relação com o resto do board da Apple, que era no mínimo, menos do que amigável. Ele já havia sido responsável pela saída do SVP de iPod, e no ano passado isso tudo veio à tona com uma matéria que a Business Week fez sobre ele.

    Aparentemente a relação entre ele e o resto das equipes e diretorias era tão tensa, que o Jony Ive e o Bob Mansfield, por exemplo, só concordavam em fazer reuniões com ele se o Tim Cook estivesse presente.

    O prognóstico é bom. Uma integração maior ainda com o Mac OS será muito bem-vinda.

  • Leonardo

    Ou a Apple está fazendo algo incrível para a empresa, mas que nesse momento nós nao conseguimos entender, ou ta fazendo besteira atras de besteira mesmo… espero que seja a primeira opcao!

  • Gui

    Começo o declínio..o

  • Rodolfo Piva

    A pergunta é… Pra onde ele está indo? Fiquem de olho…

    • Icarla

      Samsung …

      • Cal

        Pessoal: Vamos ser francos…
        O cara criou o iOS de uma forma simples de se usar. É o sistema mais fácil de usar e aprender… Porém, é certo que de um tempo pra cá, o sistema vem perdendo o padrão que tinha antigamente…

        O sistema Android ta ai, com novos recursos e coisas realmente novas a cada lançamento… E isso me deixa realmente chateado com a Apple, pois sempre esperamos mais e mais liberdade e coisas novas…. porém, nunca acontece..

        O iCloud da Apple é uma piada de mal gosto. Quando o iCloud ficar igual ao Dropbox, eu fico calado.
        Até hoje não entendo o porquê que o bluetooth do iPhone é “bloqueado”…
        O porquê que não podemos escolher qual será o novo browser padrão…
        Existem funcionalidade simples no Android que eu acho muito boas e que gostaria muito de ve-las no iPhone.

        Com coisas assim, mais pessoas vão começar a ir para o Android, ganhando o mercado da Apple, e isso amigos, PODE SER UMA COISA BOA… Pois eles vão notar isso e dizer: TEMOS QUE FAZE ALGUMA COISA, MOSTRAR COISAS NOVAS, ADICIONAR MAIS COISAS A CADA LANÇAMENTO, DIMINUIR OS PREÇOS…. ESTAMOS PERDENDO MERCADO….

        E sinceramente, com a saída dele da Apple, a Apple deve ter colocado alguma coisa no contrato que o impeça de ir para a concorrente… Android ou Microsoft…
        A apple não seria tão burra a este ponto… Claro….

        Como disse Jobs: A MUDANÇA SEMPRE É UMA COISA BOA.

        • J3ff

          O Bluetooth é “Bloqueado” por razões contratuais com as Gravadoras (para reforçar a adesão ao iTunes). Uns dizem que é mais por questões Anti-pirataria da Própria Apple que não queria que seus Aparelhos “passassem” pra outros celulares sem a devida compra.

    • Icarla

      Alguma coisa esta acontecendo em Cupertino…alias 2012 foi um ano muito ruim pra Apple ,nao falo financeiramente,mas a Apple esta diferente, nao é mais aquela que a cada evento surpreendia o mundo com novos e bons “conceitos”,que era a parte mais gostosa de tudo!!

      Aguardem novos capítulos!!!

      • iFumachi

        O problema é que estamos em 2012 ;p

        o fim dos tempos!
        kkkkk

        Trocar o corpo de vez em quando é bom, mas ainda existem aqueles que digam que em time que está vencendo não se altera a escalação!

        Não vejo a Apple vencendo, vejo um crescimento grande apenas!

    • luvialca

      Concordo com vc. O destino que o Forstall tomar servirá como um termômetro da situação do comando da Apple…

    • luvialca

      Gostei muito das mudanças. Muito mesmo.
      Já é chegada a hora de levantar a bunda do sofá e se sacudir, pois a concorrência já encostou e já será necessário, logo logo, dar um novo grande salto, deixando novamente as outras empresas trabalhando por anos para encostar denovo.

  • Caio

    Realmente uma pena o cara e um gênio

  • Teta de Frango

    Descontentamento de ambas as partes.

  • Bill

    Fiquei triste, mas sinceramente bate uma esperança de que o iOS melhore pq faz tempo que ta um lixo e sempre mais do mesmo.

  • Marco

    Espero que seja uma mudança para melhor. Desde a morte do Steve Jobs a Apple tem deixado de surpreender. Saudades de ouvir: “one more thing”

  • HenriqueGomez

    Uma pena…. Gostava dele =/

  • Vinícius Manzoni

    Isso é preocupante….. :-/

  • Rodrigo

    Se eu tivesse que pedir desculpa aos meus consumidores com menos de um ano em um cargo de CEO em uma das maiores empresas do mundo eu também demitiria esse cara…

  • Pedro

    Eu gostava do estilo de apresentação do Scott, simpatizei com o cara. Espero que seja pra melhor mesmo essa mudança. Com 3 pessoas agora responsáveis pela função pode ser que os resultados sejam melhores.
    Só o tempo dirá.

  • Saulo Menezes

    Tenho esperança que tim cook realmente saiba o que esteja fazendo. Mas tudo indica que não, é apenas fiasco atrás de fiasco.

  • Copeta

    Deve ter saído pelas criticas negativas a respeito do iOS 6. Tomara que mude de idéia até o ano que vem. É uma pena.

    • Mvcmendes

      Não me parece ter sido exatamente uma decisão dele. heh.

    • daniel

      dificilmente. a apple sempre enfrenta crises com todos os produtos, alguma coisa não está certa….

  • Mvcmendes

    Eu sei que tem gente que vê qualquer coisa como um prenúncio do apocalipse, começo do fim, ou tragédia irreparável. Mas eu queria que alguém expusesse aqui seus motivos por acharem que isso é preocupante ou o começo do declínio.

    O Scott Forstall foi importantíssimo pra concepção do iOS, e a contribuição dele todo mundo carrega no bolso. Não tem o que discutir nesse ponto. o iOS talvez fosse muito diferente e mais limitado se não fosse a pressão dele em colocar o OS X rodando no iPhone.

    Mas de lá pra cá, entre ser apontado aqui e ali como “o aprendiz de Steve Jobs” e o tropeço do Maps, eke siniy naus revezes do que prós. Existia um problema de ego e provavelmente uma falta de liderança que culminou com o aviso de hoje.

    Se o iOS está um lixo que nem o Bill disse, a saída do Scott Forstall pode significar uma coisa muito positiva. Eu inclusive vejo isso como uma coisa muito positiva. Se existe um momento na história do iOS em que ele está sob pressão e sofre com a percepção de que está estagnado, esse momento é exatamente agora. E podemos ter certeza de que lá em Cupertino eles sabem disso também.

    A única dúvida que eu tenho é se ele vai conseguir achar o caminho de casa usando o Maps. heh

    • Mvcmendes

      Pra quem está se perguntando o que “eke siniy naus revezes do que prós” quer dizer, eu também não faço idéia. Era pra ser “ele acumulou mais revezes do que prós”.

      • Marcelo Baltar

        Disse tudo, Mr. Gomes! O tempo do Forstall passou. O cara tá cagando forte no iOS e chegou a hora de mudar.

      • Francis

        Eu já estava encucado. A explicação chegou no tempo certo.!

        • Mvcmendes

          Ha ha. Pra ser muito sincero, no momento em que eu estava escrevendo, entrou uma mariposa no quarto. Eu desviei o olhar pra ver pra onde ela ia, e não parei de escrever. Como tenho por costume fazer isso, não chequei pra ver se estava correto. Tóim.

    • Lucas

      Cara, tua resposta é exatamente a que eu daria. Ainda amo meus dispositivos com iOS, mas sinto que ele está avançando de forma muito lenta. A cada nova versão, eu ouço dizerem que a equipe “olhou todos os cantos” do sistema para fazê-lo melhor; faltava, porém, olhar para o OS como um todo. Olho para o WP8 e para o Android e vejo como eles parecem estar avançando de forma muito mais rápida – cada qual com seus defeitos e virtudes, cada qual com suas propostas, mas de forma mais rápida.
      Penso, sinceramente, que essa mudança será realmente para melhor.

  • PoolS

    A apple pode aproveitar o bom momento financeiro e recrutar pessoas geniais, como Jobs fazia.

  • Leonardo Negrisoli

    Isso está me assutando…..

    • Tiago Guimarães

      A mariposa?

  • Leandro

    Sei não… o iOS 6, acho ele infinitamente superior ao WP e ao Android… pessoas leigas trabalham com o iOS com muita facilidade e acredito que esse kra tenha participação nisso, acho o iOS fantástico… Mas acredito que a pressão e a falta de coordenação entre a equipe seja um problema mais “superior” que o próprio funcionário…

    Acho que seja sim, o começo de uma Nova Apple, estamos sentindo agora a falta do Steve, não achei grande coisa o iPhone 5… o iPad 3 achei um fracasso o lançamento (tanto que nem planejei trocar meu iPad2), agora 7 meses dps a Apple já lança outro e tira o 3 de linha… A Apple ultimamente está meio “Samsung”.

  • digoloureiro

    Éhhhh a Apple esta em um momento ruim! Eu não me empolgo de verdade a anos! Comprei o iPhone 4, iPad 2, iMac e Apple TV e desde então não vejo nada que me faça trocar estes aparelhos. Eles ainda são ótimos de se usar, mas que a concorrência esta chegando perto esta, e os passos da Apple tem sido uma piada.

  • Bruno T

    Odiei o novo design do IOS 6, um horro. O player, iCal…

  • Antônio Neto

    Não gostei disso não…Ele era um gênio, tinha os gostos muito parecidos com o de Jobs e era carismático

  • Fernando

    Digam o que quiserem, mas a morte de Jobs está sim afetando a Apple, sem uma visão como a dele nada mais poderá ser inovador… Digo isso porque depois que ele se foi a empresa demonstrou uma fragilidade e falta de criatividade impressionantes, acho isso tudo muito triste. Sempre atento aos detalhes, assim era Jobs e fará muita falta ainda, todos nós vamos sentir isso.

  • iRon

    Ninguém é insubstituível, nem mesmo o finado CEO.
    Esse temor eu não tenho.

    • Renato Faria

      Substituto de Beethoven? Tem? Não tem.

      Substituto de Einstein? Tem? Não tem.

      Substituto do Senna? Tem? Não tem.

      São todos homens comuns, como você e eu. Mas que conseguiram fazer exatamente aquilo que eles nasceram prá fazer, todos nascemos com dons, mas são poucos que conseguem utilizar seu dom em sua plenitude.

      Steve Jobs foi um destes. Como nenhum dos três que citei antes. Não acho que ele seja substituível.

      • iRon

        Substituir, não significa descartar. A história e os legados daquela pessoa não irão para a lata do lixo, mas o que quero dizer é que não devemos nos apegar em demasia a um paradigma que aquela pessoa criou. Por exemplo, se nos apegássemos ao sistema cartesiano que René Descartes escreveu e que é ensinado em muitas escolas como verdade absoluta, jamais aceitaríamos a relatividade da física quântica de Einstein.
        É difícil para todos nós aceitarmos o novo e abandonar os antigos conceitos e mitos.

    • Bona

      Me perdoe e me permita discordar. Esse jargão na minha humilde opinião é um dos mais controversos que existem, pois ele vem do RH de empresas e faculdades dos anos 90.
      Substituir certas pessoas é incrivelmente dificil e as vezes impossivel.
      A despeito de qualquer tendencia religiosa ou ideologica, ficaria muito dificil substituir pessoas como Jesus Cristo, Dalai Lama, Michelangelo, etc, ou ate mesmo pessoas menos importantes (digo de notoriedade/popularidade) como Jony Ive ou um Vitor Civita ou um Hugh Hefner e por ai vai… ou ate mesmo sua mãe ou seu pai ou um irmão…
      Entao dentro de cada perspectiva as pessoas merecem ter mais consideracao e independentemente de ser ou nao geniais as suas caracteristicas e criatividade sao singulares e as vezes insubstituiveis.

    • Fernando

      Não acho que o Jobs seja substituível… A prova é tudo o que esta acontecendo agora!

  • Diogo Veras

    creio que a apple esta se perdendo! =\

  • Felipe Teodoro

    vish

  • Allan

    Sabe, a Apple não é mais a mesma… Aquela empresa que fazia produtos novos, encarava novos mercados, enfatizava ter os melhores produtos, e como resultado o lucro. Agora a Apple, empresa que vive de seu hype e enfatiza o lucro como objetivo, não como resultado. Hype que não vai durar pra sempre, um dias as pessoas vão perceber outras marcas. Como da ultima vez que o Steve saiu, só que agora ele não vai poder voltar para salvar a Apple no futuro. Todo mundo criticava ele e pensava que ele não fazia nada na Apple, só mostrava os produtos. Agora percebemos que na verdade ele era a cabeça da Apple.

  • Iury

    É o começo de uma crise na Apple. Depois da morte de Jobs, as coisas estão ficando esquisitas. Enquanto isso, temos que concordar que o Google está chegando perto.

  • Felipe Teodoro

    “Craig Federighi, que já toma conta do Mac OS,
    ficará responsável também pelo iOS, reforçando a tendência de
    unificação das duas plataformas.”
    eu gostaria que o multitarefa do ipad fosse igual a do mac ( para quem nao conhece, tres dedos para cima no tochpad) ia ficar muito legal!!! 😉 fica a dica 😉

    • Ale

      No iPad sao 4 dedos pra cima…..

  • André

    Gente, é preocupante mesmo. A impressão de que a Apple nunca mais será a mesma, e se tornará uma empresa bagaceira como a Samsung, não me deixa. A cada momentosos decepcionante!

  • luis carlos

    sou fan da apple mais do jeito que ela esta indo sem controle daqui algum tempo esta em decadência .
    tenso

  • Luciano Hilton

    Nossa, essa me pegou de surpresa… Acho que baixou o espírito de Jobs no Tim Cook pra ele despedir o Scott por causa das falhas no iOS.

  • Anderson

    Nos ainda não podemos, falar se foi bom ou ruim a saída dele, vamos ver como que vai ser, e depois agente compara, o olha o gigantismo do IOS, o sistema operacional mobile mais avançado do mundo, e vi muitas pessoas aqui criticando o cara! Por favor né.

    • Daniel

      Vc realmente acredita que o iOS é o mais avançado do mundo? Eu não tenho mais certeza disso. Na verdade as características do iOS que o tornaram fomoso, já não são mais exclusivas dele. A última versão do Android, além de ser tão estável e fluida quanto o iOS, vem com mais inovação e funções. A única vantagem que o iOS ainda possui e no seu ecossistema e na simplicidade de uso. Vejo de maneira muito positiva a saída de Forstall, o iOS estava estagnado a muito tempo assistindo passivamente a evolução do Android e do Windows. Adoro o iOS, mas detesto ver a concorrência inovando e trazendo mais inovação e recursos que o iOS. Quem tem Jailbreak ou experimenta produtos de ponta da concorrência como eu, sabe o que estou falando.

  • Miguel Dornaes

    Espero que a mudança seja para melhor !!!

  • Caio Otávio

    Eu fiquei preocupado, mas depois de ver quem vai o substituir, essa preocupação diminuiu bastante. Principalmente quando vi o nome do fantástico Jony Ive no meio.

  • Luciano Hilton

    Gente, a Apple não está se perdendo. Ela vai indo muito bem, por sinal. Só estão se modernizando e se adaptando ao mercado, pois não existe mais um santo Steve Jobs o qual todos babavam independentemente da decisão tomada por ele. Ou a empresa corre atrás OU FICA PRA TRÁS!

    • Francis

      Concordo com você e acho até que a Apple está passando por um momento revolucionário obrigatório, talvez e principalmente pela morte de SJ. Tá acontecendo coisas demais por lá. Resta saber como será o movimento seguinte da tal revolução.

  • Beaguinho

    Quem sabe melhora agora né. Aparece um pouco de inovação no iOS 7 🙂

  • Paulo Z

    Não vejo motivo pra tanto alarde!
    Ninguém é insubstituível……

  • Zié

    Pessoal,

    pra vcs terem uma ideia de como problemas administrativos podem fazer mal a uma empresa, leiam a matéria “A década perdida” sobre a estagnação da Microsoft nos anos 2000. Foi publicada na revista piauí de outubro. Segue o link: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-73/questoes-tecno-empresariais/a-decada-perdida

    Espero que a Apple não passe por isso, até porque ela era motivo de admiração na Microsoft. Olha só esse e-mail de um executivo para o Bill Gates: “Eu compraria um Mac hoje se eu não trabalhasse na Microsoft”

    • André Pelegrini

      Zié, li esse artigo no flipboard antes de vir para casa.

      Um verdadeiro retrato do que aconteceu, realmente muito bom.

  • Douglas

    E` melhor o blog do iphone ir achado um novo nome… esse é a ponta do iceberg, não digo que a apple vai acabar, mas JAMAIS sera igual.

    • Saint-Clair Stockler

      Que tal “Blog do Windows Phone”? 😀

  • Igor Camilo

    O povo não se decide. Por um lado, querem novidades em hardware e software. Por outro, dizem que a Apple “não é mais a mesma”.

    Querem uma novidade? Vamos ver o que os outros caras vão fazer, oras!

    • Mvcmendes

      Mas uma coisa é certa: Pela primeira vez dá pra afirmar com relativa certeza que “Isso não teria acontecido se o Steve Jobs estivesse vivo”. ha ha ha ha

  • Costa

    É o começo de um novo fim para a Apple. O problema é que Steve não está mais entre nós para salvá-la. Então, como ficará a Maça??? Dúvidas, angústias etc.

  • Johny

    vai virar samsung 🙂

  • Renan

    I’m deeply sad : (

  • Luiz Martini

    – Ele tinha um jeito de examinar minhas idéias e dizer: “Isto é bom, isto não é muito bom, gosto disto”. E depois eu me sentava na platéia e ele falava daquilo como se fosse idéia sua. Presto uma atenção insana para entender de onde vem uma idéia, a ponto de encher cadernos com minhas idéias. Por isso dói quando ele assume a autoria de um de meus designs.
    J. Ive.

  • Marcos

    Ultimamente ando muito decepcionado com a apple .. depois que jobs morreu realmente nada foi o mesmo..

  • Mitocondria

    Apple, custo crer, mas tudo indica, afundará num ritmo tão veriginoso quanto subiu.

    É triste, já me acostumei com os sistemas, mas hj ao ver bons Androids lançados por metade do preço de iPhones, só sendo burro para desconsiderar uma migração. Antes só havia iOS, mas agora já há algumas alternativas no mínimo boas.

  • Nightrider

    – Novo (velho) Ipad substituído com apenas 7 meses.

    IOS 6:
    – Mapas inúteis
    – wi-fi capenga
    – youtube extirpado
    – adaptador Mini DisplayPort para HDMI que não funciona mais

    Apple, não me faz te pegar nojo!

  • Daniel

    é acho que ja avia visto um filme parecido quando jobs saiu da APPLE.

  • Stefano Angelo

    OMG!!!

  • Marcelo

    Alguém ai e explique o que é skueomorphismo!?!?!

    • Scott

      “Skeuomorphism” é um elemento de design que busca simular materiais e equipamentos reais, em um ambiente diferente.

      Um bom exemplo é esse App de podcast da Apple: http://i.imgur.com/cbTXT.jpg

  • Marcelo

    Brasileiros com mania de superioridade , achando que o mercado do pais é imprensidível para a APPLE, se fosse não seríamos sempre o entre os últimos mercados contemplados pelos novos lançamentos!
    Acordemos, tupiniquins!

  • Alisson

    Isso é bom, uma nova visão, novo estilo. Ja que muitos cobram mudanças então muda o cabeça. E vai dar certo pois é a oportunidade da vida deles.

  • Pilot

    Ja vai tarde!

    Aquele cara, até hoje nao colocou uma coisa que eu acho basica ter q o Android tem, os atalhos puxando de cima pra baixo na tela. para ligar wifi, 3g, entre outros….

  • Eduardo

    Foi uma decisão acertada, faz tempos o iOS está estagnado. Com exceção da siri(beta e aidna disponível em poucos idiomas) e a central de notificações(copiada do android) o que de fato mudou no iOS? Integração com redes sociais e cloud é padrão, todos tem que ter pois as pessoas usam bastante.

  • Julio

    O cara pode até ser simpático e ter sido importante na consolidação do sistema, mas é inegável que o iOS está estagnado, com sua interface de Palm Pilot desde 2007. O mercado móvel não é igual ao de PCs. É muito mais dinâmico. Muita gente que é usuário desde o início começa a se incomodar com essa interface limitada. A última grande novidade em termos de usabilidade foi a central de notificações, que além de copiada do Android, foi implementada pela metade porque não tem um mísero atalho para wifi ou 3G. Já vai tarde! Renovação já!

  • Saint-Clair Stockler

    Acho que a explicação está aqui, ó: “No ano passado, ele chegou a ser apontado por alguns como possível sucessor do então CEO da Apple.” O cara foi preterido pelo Tio Cook e não gostou. A merdalância que é o iOS6 foi a gota-d’água.

    Quer apostar como ele vai pro Google? Ou, talvez, pra Microsoft? Mas aposto (quase) todas as minhas fichas no robozinho verde…

    Apple, Apple, Apple… O que está se passando com você? #preocupado

  • Mauricio Oliveira

    Acho engraçado essa galera que acha que entende de corporativismo, e ACHA MESMO que o Steve era o UNICO SENHOR LORD DE TODAS AS COISAS da Apple.

    Há MUITO mais gente por trás do steve, que a maioria não deve nem conhecer, só que aconteceu de o Steve ser o cara carismático.

    Tambéma cho engraçado essa galera reclamando que “hur apresentações não me empolgam mais”

    P***A, apple transformou APRESENTAÇÕES DE APARELHOS ELETRONICOS em SUPER EVENTOS, com direito a cobertura internacional simultanea e o escambau, coisa que há 10 anos atrás você ficava sabendo por flyers e propagandas na tv, e que agora alguns até desmarcam compromissos pra assistir.

    Mas o que mais me irrita são as pessoas que dizem “COmeço do fim, rip steve, GG apple”e afins, sem NENHUMA prova/base/demonstração de que a apple vai mal das pernas…

    SObre o caso “IOS não inova”, Vocês acham que o ultimo iphone se chamou 5 e não “New iphone”porque?
    Por que vende igual AGUA. SImples, em time que está ganhando não se mexe. ENquanto eles faturarem rios de dinheiro com a atual EXCELENTE combinação de ios+iphone no estado em que estão, continuarão assim.

    • Adriano Camargo

      Maurício, pelo visto voce leu a biografia do Steve Jobs.
      Voce esta certíssimo, esse pessoal nao tem a mínima noção de corporativismo, são usuários apenas usuários. Só lembrando que Steve nunca foi um Deus, e nem um perfeccionista, ele ta muito longe disso, muitomesmo, basta ver os erros que ele cometeu no passado. Pessoal, Apple nao é e nunca vai ser apenas comunicação, o nicho de mercado deles eu ainda arrisco falar que eh muito maior nos computadores. Quando Steve foi afastados da sua própria empresa em meados dos anos 80, a Apple passou mal, todos falaram que ela ia fechar, tanto eh que fizeram a proposta para ele fechar, agora foi a morte, nao tem como trazer ele de volta, e nem fazer reuniões mediunicas para criar novos conceitos e produtos. Ninguém matou o velho “novo iPad” , nem ninguém muito menos a Apple. Isso eh tecnologia, marketing, ou vc cria um produto concorrente ou fica obsoleto. A Apple adotou isso por algum motivo, mas ninguém no mercado financeiro, que investe em ações da Apple, eu diga-se de passagem, ficou triste com a retirada de mercado.
      Desculpe gente defenestrar tantas palavras, mas equação que muitos aqui tem muito mais a aprender do que ficar apenas alfinetando. Se nao ta feliz com seu iOS, iPhone, iPad ouseja lá qual for o seu iGadget, o mercado ta ai, tem muitas outras varias opções para compra.

  • Dorinha

    Vai ver o Scott Forstall tem um new iPad 😛 …
    E deve ter ficado muito P da vida assim como eu e outros milhões!!!

  • salles

    uma empresa como a apple tem que estar em constate mudanças , inovando errando e aprendendo com erros ,ultimamente mesmo com erros saindo ,muito mais , a , apple não aprendia . os ios não agradou ou inovou ou simplificou , esta com muitos bugs ,então é hora de recomeçar errou ? refaça .olha a ggl o que mostrou hj ? nada x nada dois tablets apagadinhos sem inovação alguma ,e um smatphone inferior ao antecessor .

  • Luís M.

    Gostava dele. Um cara muito inteligente

  • Geraldo

    Agora vai…

  • Felipe Massiere

    Bom, pra quem andava dizendo que a Apple não sabia mais fazer surpresas… ta aí! Tchan-Daaaan!!!

  • Roberto

    acho q jah era a apple depois q o SJ morreu… pelo menos pro iPhone e pros Tablets

  • O próximo Iphone vai usar android

  • Fabricio

    Nossa :/

  • Fabricio

    Nossa, e agr???

  • Fernando Augusto

    Acredito que irá ter melhorias com essas mudanças.

  • Douglas

    Acho melhor eu esperar mais um pouco para comprar o iphone 5.

  • JanjaBoy

    Pode trocar, mandar pra rua, fazer qualquer coisa.
    Eu como usuário final quero uma coisa que funcione. (ponto)

  • Yuri

    O iOS já vinha se deteriorando a cada ano. Cada lançamento vinha com mais falhas que o anterior.
    Mas não sabemos o que se passa lá dentro, vai que o cara precisava de mais tempo pra melhorar o SO, mas a Apple exigia um lançamento antes, por isso tantas falhas.

  • Helbert

    Estou vendo o império da Apple desmoronar!!!!!!! Também depois de tirar o New ipad com 7 meses de vida tem que levar ferro mesmo, só pensa em dinheiro.
    Que falta está fazendo o Steve Jobs!!!!!!!

  • SamuEX

    Vivíamos ouvindo aparelhos auto-denominados “Iphone Killers”, “iPad Killers”… em suma: Apple Killers.
    Porém sempre soube do óbvio: Só a Apple pode se destruir, e é exatamente isso que está acontecendo.
    Um iPhone no mínimo estranho, um iPad se efeito “wow”, um iPad pequeno sem sentido, um novo iPad só para trocar um conector matando seu antecessor que não completou nem um ano de vida, um novo aplicativo, mapas, que só deu dor de cabeça, e tudo isso rodando um iOS que não chama mais a atenção como chamava antes indo para o periogoso patamar de SO “normal”.

    Só a Apple tem capacidade de se destruir. E isso ela tem feito com maestria.
    Tenho dito.

  • Davi Batista

    Quando a Apple estava no buraco, Jobs reergueu-a, porém agora não da mais para ficar brincando de administrador de empresa, pois Jobs não volta 🙁 já pensou daqui uns anos nos jornais, na TV, no Radio e na Internet: HOJE A EMPRESA APPLE DECLARA FALÊNCIA … Seria muito tenso, melhor nem imaginar rs

  • Adriano Camargo

    Apenas gostaria de salientar quer ” skueomorphismo” que todos estão falando não é apenas a Apple que usa, e que isso eh herança dos brasileiro Everaldo Coelho que deu inicio a isso com o design da interface do iCal, find my friends, iCloud, mail, entre outros, um iconografista deprimira eu considero, mas um grande erro de a Apple colocar ele para fazer design das interfaces, isso encontra-serem uma revista da área do mês passado. Muito boa a reportagem. Mas eu como designer nao vejo o skueomorphismo como um grande vilão, eh um conceito, uma identidade que funciona. Uma pena o Scott Forstall estar dando adeus a companhia, pois qdo foi “recrutado”, Steve se preocupou em trazer os melhores, como o próprio iLex escreveu.
    Bem vamos ver o que vem por ai. Mas nao vejo o fim da Apple como muitos estão prevendo.

  • Jrbs

    Galera… o cara fez caca! O mercado é assim! Não importa se ele era legal e fazia boas apresentações.

    Poderes para “Campo de distorção da realidade” é para poucos e, as vezes, esses morrem!

  • Danilo Bezerra

    Diante de todas essas mudanças, a única coisa que vejo é que um ciclo está terminando, para que outro possa começar….

    Natureza da vida…

  • Adriano Camargo

    Só mais um detalhe.
    Ninguém sabe sobre o motivo real da saída dele, posso garantir pra vcs que erro ele nao cometeu, por ser uma empresa desse porte, errou ta na rua, trabalho em multinacional e sei como eh. E ninguém anuncia seu aviso prévio com 6 meses de antecedência. Ou vcs acham que ele Já nao esta desenvolvendo o iOS 7???

  • Mvcmendes

    Hoje pintou o depoimento de um executivo da Apple que pediu pra não ser identificado. Traduzindo e adaptando fica assim: “Foi melhor do que ganhar a Copa do Mundo. As pessoas estão empolgadas”.

    É. Ele não tem muitos amigos.

  • Beto

    Bom de uma coisa eu tenho certeza, previdencia e fundo de garantia dele serão bem gordinhas, ôh dó… “,

  • Daniel Barros

    Depois da porcaria do iOS 6 ainda bem que mandaram esse cara embora. iOS 6 ficou uma grande M. Todo bugado, lento, o WIFI cai toda hora derrubando a conexão de aplicativos que o utilizam em background..

  • Leandro

    Pra mim o que aconteceu foi o seguinte: como o Cook tem uma veia muito mais comercial, ele apertou os prazos (coisa comum quando quem manda é um gerente comercial), já que ele não queria perder “mais grana” renovando contrato com o Google. Foi fácil depois colocar a culpa na equipe e dizer que o erro era no software, quando na verdade era de uma decisão precipitada para lançar um produto não finalizado. Agora o cara deve estar saindo por mais pressão que o Cook exerce pra que os “erros” sejam corrigidos, e o software seja entregue no prazo que ele estipulou. Novamente a culpa deve cair sobre os ombros do Scott, e não deve fazer sentido nenhum continuar detonando sua reputação.

    Imagino só o Google correndo atrás desesperadamente desse cara…

    • Faz sentido.
      Eu mesmo só esperava os novos mapas no ano que vem. O próprio Jobs falou, na resposta criada sobre o Locationgate, em 2011, que a captação dos dados de localização era “com o objetivo de proporcionar aos usuários do iPhone um serviço melhor nos próximos dois anos“. Isso foi no ano passado…

  • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

    Dispositivos Apple? Nothing to do here.

  • André

    Browett de fora tbm … 😮 pela 1 vez ganhei medo de ser um usuario Apple :s vamos ver no que vai dar. Deus queira que se mudem para melhor. Abraço a todos no Blog do iPhone 😉

  • Mateus Torres

    Pedro Bial: Vem Forstall, vem ser feliz aqui no Android.

  • Wendell Leon

    A Apple esta me deixando preocupado !

  • Leonardo Freitas

    Por tudo que li, concordo com a saída dele. E eu li muito. Muito mesmo. Mas não cabe ficar detalhando em uma resposta quilométrica.

    Acho que até os gênios podem errar. Tem horas que temos que mudar as coisas pra ver se melhora. 🙂