iOS 13 facilitará a inclusão de carteiras de identidade digitais no iPhone
O iOS 13 trará diversas novidades, e entre elas uma que nos coloca ainda mais próximos de um futuro cujos documentos pessoais não precisem ser portados em forma de papel.
O novo sistema adotará diversos padrões de comunicação sem fio, adotados por vários países em suas carteiras de identidade, entre eles Alemanha, Japão e Reino Unido.
A partir do iOS 13, o iPhone terá suporte aos protocolos de comunicação ISO 7816, ISO 15693, FeliCa e MIFARE. Isto significa que em muitos países que possuem seus RGs com este protocolo, poderão ser inclusos no iPhone e usados por aproximação, como já se faz atualmente em pagamentos com o Apple Pay.
Os governos do Japão e da Alemanha já confirmaram que o próximo sistema será capaz de escanear e registrar digitalmente seus respectivos DNI (Documento Nacional de Identificação), para serem usados no lugar do papel impresso.
Os padrões suportados pelo iOS 13 são largamente adotados em diversos países europeus, e por isso imagina-se que em breve mais nações irão permitir que se inclua os documentos digitalmente no iPhone.
Ainda não é claro quais modelos de iPhone serão compatíveis com estes padrões, visto que além do software também é necessário uma contrapartida do hardware.
No Brasil, há anos que se está em planejamento a adoção de um documento único de identificação, mais moderno e seguro. Resta a nós torcer para que por aqui seja adotado um dos padrões que permitam, no futuro, também incluirmos nossos RGs digitalmente no iPhone.
Lista completa com mais de 100 novidades do iOS 13
Reveja todos os artigos publicados sobre o iOS 13