Como recarregar o iPhone sem ter um adaptador de tomada
A Apple causou uma grande polêmica ao decidir não incluir mais o carregador de tomada dentro da caixa do iPhone. Muita gente reclamou e teve até PROCON/SP aplicando multa na empresa por vender um aparelho “sem a possibilidade de carregar a bateria“.
Desde o começo nós apontamos o modo errado como a Apple fez tudo isso (leia: O erro da Apple ao retirar o carregador da caixa do iPhone), mas aí afirmar que não é possível carregar o aparelho sem o carregador já é exagero, e qualquer um que entenda o mínimo de tecnologia sabe disso.
Dentro da caixa vem um cabo Lightning/USB, o que permite conectá-lo às mais variadas fontes de energia que temos disponíveis seja em casa ou no trabalho.
O maior problema, na verdade, é que os iPhones mais recentes vêm com cabo USB-C, um padrão que ainda não é tão comum quanto o USB-A, dito “normal”. O ideal é você ter sempre com você o modelo “antigo” do cabo, cujo conector é mais comum.
Ou comprar um adaptador baratinho para o seu cabo ficar compatível com mais dispositivos.
Então vamos a algumas sugestões de como você pode carregar seu iPhone sem ter um adaptador de tomada.
1. Ligue o cabo em um computador
A solução mais comum é conectar o iPhone no próprio computador ou em algum por perto. Ao ligar o cabo do celular na saída USB do PC ou Mac, o aparelho começa a ser carregado.
2. Ligue no USB de uma TV
Está sem computador por perto? Então use uma TV!
A maioria das TVs mais modernas possuem uma saída USB. Talvez você nunca tenha se dado conta disso, mas esta saída pode muito bem recarregar seu iPhone. Basta conectar o cabo e esperar carregar.
Isso é bastante útil também em viagens, quando você está no hotel e por alguma razão estiver sem seu carregador. A TV pode salvar seu dia!
3. Use uma bateria portátil
Mais importante até que um adaptador de tomada é uma bateria portátil. A sugestão é que, se você ainda não tem uma, deve comprar.
Isso porque, mesmo você carregando bem a bateria do seu iPhone, haverá certas situações que você precisará de mais energia durante o dia, porque a bateria acabou antes do tempo.
Tendo uma bateria externa sempre por perto, você poderá recarregar seu aparelho onde quer que esteja, ganhando assim um tempo extra de vida.
O ideal é investir em uma com mais de 10.000 mAh, para ter carga suficiente para o dia todo.
4. Use um carregador sem fio
Se o modelo do seu aparelho for a partir do iPhone 8, poderá também trocar o cabo por um carregador por indução, também chamado de “carregador sem fio“.
Com ele, basta apoiar a parte traseira na base e o celular passa a ser carregado.
Pode ser um carregador de indução de qualquer marca, sem necessariamente ser da Apple. Porém, o ideal é que seja de uma potência maior que 7.5W, para carregar mais rapidamente. Dê preferência para um que já venha com o carregador de parede, para não cair no problema inicial tratado neste artigo (a falta do carregador).
Conclusão
Como se pode ver, é sim possível carregar de diversas maneiras o seu iPhone em casos que você não tenha um carregador por perto.
É claro que o ideal é sempre ter um carregador de parede sempre consigo, para ampliar as suas opções de carregamento para o seu iPhone.
E caso você, independente da Apple, esteja realmente preocupado com o meio ambiente e o excesso de lixo eletrônico que assola o mundo, compre um bom carregador (de marca renomada) que vá ficar com você por anos, carregando vários dispositivos diferentes. E por um preço menor do que o cobrado pela maçã.
Eis algumas sugestões para você:
E caso você esteja em uma situação extrema em que esteja ficando sem bateria e não tem como carregar, lembre-se de algumas dicas que demos justamente para manter o iPhone “vivo” o máximo de tempo possível nestes casos: