Dicas de iPhone e iPad

Como poupar a bateria do iPhone em situações extremas

Veja o que você pode fazer para poupar a bateria do iPhone em situações extremas em que você não tem como usar uma tomada.


Nós já mostramos aqui diversas dicas para economizar a bateria do iPhone no dia a dia.

Porém, há situações específicas em que ela está com pouca porcentagem e você está sem carregador ou ainda vai demorar um tempo até poder conectar o iPhone na tomada.

Isso é comum em viagens longas ou momentos que você não pode sair de determinado lugar. 

O ideal em casos como este é você reduzir ao máximo o consumo de energia do seu iPhone, para que ele permaneça “vivo” o mais tempo possível. Afinal, ficar sem o celular em uma hora dessas pode ser algo bem complicado.

É por isso que montamos aqui uma lista de coisas que você pode fazer para poupar a bateria do iPhone em situações extremas.



É importante você conhecer essas dicas, decorá-las ou até mesmo guardar este artigo nos seus favoritos, para o momento que precisar.

É bom reforçar que elas são indicadas principalmente para casos extremos. Caso você queira economizar sua bateria sem deixar de usar funções importantes, nós temos outro artigo aqui no BDI com dicas reais de bateria do iPhone para o uso cotidiano.


Para casos emergenciais, você pode reduzir drasticamente o consumo da sua bateria tomando as seguintes atitudes:

1. Use o Modo de Pouca Energia

A primeira coisa a fazer é ativar um recurso disponibilizado pelo próprio iOS, que reduz de modo geral o consumo do sistema.

Ele é bem prático, porque irá desligar de uma vez só algumas funções que usam bastante a bateria.  São eles:

  • Buscar e-mail
  • “E aí Siri”
  • Atualização em 2º Plano
  • Transferências Automáticas
  • Alguns efeitos visuais
  • Bloqueio Automático (padroniza para 30 segundos)
  • Fotos do iCloud (pausado temporariamente)

Isso lhe poupará bastante tempo, principalmente quando voltar para o uso normal e tiver que reabilitar as funções novamente.


2. Ligue o Modo Avião

O Modo Avião desliga as principais conexões sem fio do aparelho: celular e Wi-Fi.

O Bluetooth ele não desliga, porque os padrões 4.0 e 5.0 fazem com que essa conexão seja realmente de muito baixo consumo.

poupar bateria do iPhone em situações extremas

Note que mesmo no Modo Avião, você pode habilitar manualmente o Wi-Fi caso precise. Mas faça isso somente nos momentos que usar.


3. Diminua ao máximo o brilho da tela

Diminuir o brilho é uma dica que normalmente se dá para economizar bateria. Mas em casos extremos, você deve diminuir o máximo que puder, para gastar menos.



4. Desligue o GPS

Em casos extremos, o ideal é você desligar todos os serviços de localização que usem o GPS.

Se na situação que você se encontra não precisar de nenhum app que use a localização, desligue tudo em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Desativar.

poupar bateria do iPhone em situações extremas


5. Não escute música nem veja vídeos

Se você estiver em uma situação extrema, não é hora de ficar usando o aparelho para ouvir música, podcasts ou assistir a vídeos.

Tudo isso gasta uma enorme quantidade de energia e isso é tudo o que você não precisa no momento.

Também evite ao máximo usar aplicativos. Pokémon? Nem pensar!


6. Desligue a vibração

A vibração do celular é uma das coisas mais úteis dele, porque é capaz de nos avisar quando chega notificações ou alguém liga, mesmo se o aparelho estiver no silencioso.

Porém, isso gasta bateria, e se você estiver em uma situação extrema, o melhor é poupar tudo que puder.

Para desligar, vá em Ajustes > Sons e Tato e desligue as duas primeiras opções.

poupar bateria do iPhone em situações extremas


7. Ative o Modo Escuro

Se você tem um iPhone recente com tela OLED (como o X, XS e 11 Pro), pode ajudar usar o Modo Escuro, que transforma os fundos claros em preto.

Um teste recente avaliou o  quanto o modo Escuro do iOS economiza de bateria , e chegou a conclusão que a redução no consumo pode chegar a 30% em tarefas do cotidiano.

Você pode ativar rapidamente isso no atalho da Central de Controle.



8. Desligue o iPhone

Essa sem dúvida é a mais radical de todas as dicas!

Mas o fato é: se você está no limite de sua bateria, não tem como recarregá-la nas próximas horas e precisa ter o aparelho funcionando em uma emergência, você pode simplesmente desligá-lo para não gastar o pouco de bateria que lhe resta, e só ligar quando precisar.

Claro que não serve em casos que você precisa ser contactado ou acessar alguma informação importante na internet.

Mas se você acredita que não for usar o aparelho nos próximos minutos, desligá-lo temporariamente pode ajudar em situações extremas.

Mas isso só serve se você realmente ficar um tempinho sem precisar dele. Porque será inútil se você ficar desligando e ligando várias vezes durante um curto período de tempo, porque o reinício do aparelho também gasta a bateria.

Então, só use essa dica se tiver no mínimo 5% restante e se realmente não for precisar do iPhone nos próximos 20 minutos.


Como dito no início deste texto, essas dicas não são para usar todos os dias, pois elas tiram a plena funcionalidade do seu iPhone, e acredito que você não queira deixar de usar um celular que pagou caro.

Mas, em momentos de extrema necessidade, é importante você entender o que faz a bateria ser consumida e como estender a duração do aparelho quando estiver longe de uma tomada. 😉

Leia mais sobre:

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar