Tutoriais

Como recarregar o iPhone sem ter um adaptador de tomada

A Apple causou uma grande polêmica ao decidir não incluir mais o carregador de tomada dentro da caixa do iPhone. Muita gente reclamou e teve até PROCON/SP aplicando multa na empresa por vender um aparelho “sem a possibilidade de carregar a bateria“.

Desde o começo nós apontamos o modo errado como a Apple fez tudo isso (leia: O erro da Apple ao retirar o carregador da caixa do iPhone), mas aí afirmar que não é possível carregar o aparelho sem o carregador já é exagero, e qualquer um que entenda o mínimo de tecnologia sabe disso.

Dentro da caixa vem um cabo Lightning/USB, o que permite conectá-lo às mais variadas fontes de energia que temos disponíveis seja em casa ou no trabalho.

O maior problema, na verdade, é que os iPhones mais recentes vêm com cabo USB-C, um padrão que ainda não é tão comum quanto o USB-A, dito “normal”. O ideal é você ter sempre com você o modelo “antigo” do cabo, cujo conector é mais comum.

Ou comprar um adaptador baratinho para o seu cabo ficar compatível com mais dispositivos.

Por menos de R$15 você faz seu cabo USB-C ser compatível com a maioria dos dispositivos

Então vamos a algumas sugestões de como você pode carregar seu iPhone sem ter um adaptador de tomada.

1. Ligue o cabo em um computador

A solução mais comum é conectar o iPhone no próprio computador ou em algum por perto. Ao ligar o cabo do celular na saída USB do PC ou Mac, o aparelho começa a ser carregado.

A foto é antiga mas mostra como o velho método ainda funciona

2. Ligue no USB de uma TV

Está sem computador por perto? Então use uma TV!

A maioria das TVs mais modernas possuem uma saída USB. Talvez você nunca tenha se dado conta disso, mas esta saída pode muito bem recarregar seu iPhone. Basta conectar o cabo e esperar carregar.

Isso é bastante útil também em viagens, quando você está no hotel e por alguma razão estiver sem seu carregador. A TV pode salvar seu dia!

3. Use uma bateria portátil

Mais importante até que um adaptador de tomada é uma bateria portátil. A sugestão é que, se você ainda não tem uma, deve comprar.

Isso porque, mesmo você carregando bem a bateria do seu iPhone, haverá certas situações que você precisará de mais energia durante o dia, porque a bateria acabou antes do tempo.

Tendo uma bateria externa sempre por perto, você poderá recarregar seu aparelho onde quer que esteja, ganhando assim um tempo extra de vida.

Uma bateria portátil pode salvar você em momentos mais intensos

O ideal é investir em uma com mais de 10.000 mAh, para ter carga suficiente para o dia todo.

4. Use um carregador sem fio

Se o modelo do seu aparelho for a partir do iPhone 8, poderá também trocar o cabo por um carregador por indução, também chamado de “carregador sem fio“.

Com ele, basta apoiar a parte traseira na base e o celular passa a ser carregado.

Pode ser um carregador de indução de qualquer marca, sem necessariamente ser da Apple. Porém, o ideal é que seja de uma potência maior que 7.5W, para carregar mais rapidamente. Dê preferência para um que já venha com o carregador de parede, para não cair no problema inicial tratado neste artigo (a falta do carregador).

Conclusão

Como se pode ver, é sim possível carregar de diversas maneiras o seu iPhone em casos que você não tenha um carregador por perto.

É claro que o ideal é sempre ter um carregador de parede sempre consigo, para ampliar as suas opções de carregamento para o seu iPhone.

E caso você, independente da Apple, esteja realmente preocupado com o meio ambiente e o excesso de lixo eletrônico que assola o mundo, compre um bom carregador (de marca renomada) que vá ficar com você por anos, carregando vários dispositivos diferentes. E por um preço menor do que o cobrado pela maçã.

Eis algumas sugestões para você:

E caso você esteja em uma situação extrema em que esteja ficando sem bateria e não tem como carregar, lembre-se de algumas dicas que demos justamente para manter o iPhone “vivo” o máximo de tempo possível nestes casos:

Botão Voltar ao topo