Ontem recebi um curioso email da Apple Brasil que me chamou a atenção. Ele mostrava um iPod touch com seu acelerômetro (dispositivo interno que permite identificar os movimentos do aparelho) visivelmente desregulado.
Visto que o suposto aplicativo deveria servir para determinar o nível do horizonte, a posição do aparelho ficou meio estranha. Como a Apple não costuma deixar escapar esse tipo de detalhe, fiquei intrigado.
A resposta veio ao analisar o mesmo email, mas em versão americana. A imagem não era a mesma usada na campanha publicitária mundial e sim uma feita especialmente para o público brasileiro, repare:
Enquanto que o email mundial enfatiza os jogos como uma das melhores facetas do touch, no Brasil o texto destaca outras características menos interessantes, como o recurso Genius ou a tecnologia Wi-Fi, argumentos que já não chamam tanto a atenção assim.
Isso tem uma razão muito clara: a não possibilidade de comprar jogos na App Store brasileira (entenda porque aqui), o que obriga a Apple a mudar sua campanha mundial no nosso país.
Isso é uma pena. Nunca teremos (pelo menos não tão cedo) a oportunidade de ver adaptados para o nosso público as propagandas do iPod touch, que costumam ser as mesmas no mundo todo, nem integrações interativas com sites, como foi feito na Wired, veja:
httpvh://www.youtube.com/watch?v=xx_6DjgNKco
Leitores advogados: o que precisamos fazer, nós consumidores, para alterar a lei brasileira?