2009ARQUIVO

Vade Mecum: a legislação brasileira no seu iPhone ou iPod touch

Vade MecumOutro dia eu estava rindo com uma série de aplicativos italianos que têm o nome de “iLex” (para quem não sabe, “Lex” quer dizer lei em latim). Eles trazem grande parte das leis italianas para o formato iPhone e aí pensei que era uma pena que não tínhamos uma versão brasileira com a mesma função. Pelo menos com a Constituição Brasileira ou, quem sabe, o Código Penal. Já é um bom começo, visto que é bastante coisa, não é mesmo?

Pois esta semana tive uma ótima surpresa ao conhecer um novo aplicativo brasileiro chamado Vade Mecum (que em latim é algo como “vai comigo“), da Max Systems.

A legislação brasileira na palma da mão

O aplicativo é impressionante e vale muito a pena ser conferido, pois é um dos mais completos já feitos no Brasil.

O Vade Mecum é um aplicativo que contém as principais leis brasileiras de uso corrente, para serem consultadas facilmente pelo profissional do Direito, estudantes ou até mesmo por qualquer cidadão. E o melhor de tudo: sem a necessidade de nenhuma conexão internet! As leis ficam todas lá, dentro do seu aparelho, para serem acessadas de onde você estiver.

68 legislações sempre à mão

Eu mesmo não acreditei quando vi. São nada mais, nada menos que 68 legislações completas dentro do programa, entre elas:

– Constituição Federal
– Código Civil
– Código Penal
– Código de Defesa do Consumidor
– Código de Trânsito Brasileiro
– Código Eleitoral
– Estatudo da OAB
– Código de Ética e Disciplina da OAB
– Leis do Trabalho
– Estatudo da Criança e do Adolescente
– Declaração Universal dos Direitos Humanos
– entre outros

Ele contém praticamente todas as principais legislações do país. Eu mostrei a um amigo que faz direito e ele também não acreditou no que viu. Ficou tão impressionado que disse que até compraria um iPhone (ele ainda não tem um) para poder ter todas essas leis sempre na palma da mão.

Buscas pelo número do artigoBuscas por palavras
clique nas imagens para ampliá-las

Ele possui uma função de busca por palavras, o que facilita muito na hora de procurar sobre algum caso específico dentro de alguma legislação. Também é possível buscar pelo número do artigo em cada legislação específica.

A pergunta que naturalmente vem à cabeça é: “Com tudo isso, quanto pesa este aplicativo?“. Para o download, ele não tem mais de 2,6MB de tamanho e descompactado ocupa 10MB de espaço no aparelho (equivalente a três músicas MP3).

Vade Mecum

O coordenador do projeto, Max Malta, me contou que foram 4 meses de trabalho árduo para desenvolvê-lo e um grande investimento financeiro. A sua equipe contou com mais de 15 pessoas envolvidas e o resultado ficou excelente, na minha opinião.

O aplicativo pode ser comprado na App Store mais próxima (link) pelo preço de 9,99$ (pouco mais de 20 reais). Considerando que a versão impressa custa bem mais que isso, a praticidade do aplicativo faz o preço valer muito a pena. Compatível com iPhone e iPod touch com firmware 2.1 ou posterior.

 

Códigos Promocionais do aplicativo Vade Mecum

Temos à disposição alguns códigos promocionais deste ótimo aplicativo para distribuir entre os nossos leitores. Mas não faremos isso hoje e sim na segunda-feira, dia 6 de abril, durante o dia. Se você deseja ser o feliz ganhador de um deles, fique ligado. :)

Botão Voltar ao topo